FORTALECENDO A COMPREENSÃO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO: UMA ABORDAGEM COM ELEMENTOS INVESTIGATIVOS NO ENSINO MÉDIO
Ensino de Biologia; Imunologia; Ensino por investigação; Alfabetização científica; Educação em saúde.
A imunologia é um tema fundamental no ensino de Biologia, pois possibilita a compreensão
dos mecanismos de defesa do organismo humano. No entanto, sua abordagem nos livros
didáticos (LD) do Ensino Médio, frequentemente fragmentada e descontextualizada, dificulta
a aprendizagem significativa dos estudantes. Diante desse cenário, este estudo, de caráter
qualitativo, exploratório e descritivo, teve como objetivo analisar a organização dos conteúdos
de imunologia nos LD aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2017
e 2021 e propor uma sequência didática baseada no ensino por investigação. A pesquisa foi
realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Natalícia Figueiroa - ERNAF, em
Surubim-PE, e incluiu a análise de materiais didáticos e a construção de estratégias pedagógicas
voltadas ao ensino do sistema imunológico. Os resultados evidenciaram lacunas na abordagem
dos conceitos de imunidade inata, adaptativa, vacinação e doenças autoimunes. A sequência
didática elaborada buscou suprir essas deficiências por meio de metodologias ativas,
promovendo maior engajamento e protagonismo estudantil. A adoção do ensino por
investigação demonstrou potencial para estimular a alfabetização científica, tornando os
estudantes mais críticos e preparados para aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos
reais. Conclui-se que a reformulação das estratégias pedagógicas para o ensino de imunologia
é essencial para promover a educação em saúde e contribuir para a formação de cidadãos
cientificamente letrados.