Banca de DEFESA: THIAGO FERREIRA LEÃO LOESER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO FERREIRA LEÃO LOESER
DATA : 29/01/2025
HORA: 09:00
LOCAL: DEFESA REMOTA
TÍTULO:

Síntese e estudo de Docking Molecular de derivados selenilados do Eugenol como inibidores da Catecol O-metiltransferase.


PALAVRAS-CHAVES:

Doença de Parkinson, Eugenol, Compostos de Selênio, Docking Molecular.


PÁGINAS: 116
RESUMO:

A Doença de Parkinson (DP) acomete cerca de 1 a 3% da população acima dos 65 anos. Tremores involuntários, fraqueza muscular, perda de memória e depressão são os principais sintomas de quem sofre com a doença, a qual não tem cura, apenas terapia sintomática. A L-Dopa é o principal fármaco para o tratamento da DP, no entanto é facilmente metabolizada por enzimas no Sistema Nervoso Periférico. Quatro fármacos são usados para auxiliar na não metabolização da L-Dopa: Carbidopa, um inibidor da enzima aminoácido descarboxilase (AADC); Tolcapona, Entacapona e Opicapona, três inibidores da Catecol O-metiltransferase (COMT). Esses últimos possuem inconvenientes relacionados à hepatotoxicidade e fraca ação. Inibidores não-catecólicos são alvos de estudo visando outros mecanismos de ação. O presente trabalho utilizou o Eugenol, um produto natural abundante nas flores de cravo, como precursor para a síntese de novos compostos selenilados candidatos a inibidores da COMT. Inicialmente foi feito um estudo da melhor metodologia de síntese para o andamento do trabalho, sendo a condição ideal a síntese realizada em micro-ondas, visto que foi em menor tempo de reacional, menor gasto energético, maior seletividade e rendimento do produto esperado. O composto 3a apresentou melhor rendimento (sem substituinte no anel aromático), entretanto foi observado um decréscimo no rendimento quando grupos doadores de elétrons estão presentes no anel aromático da porção contendo selênio. Além disso, nucleófilos grandes apresentaram redução significativa no rendimento e nitrogenados não se mostraram adequados para a metodologia utilizada. Subprodutos foram obtidos, abrindo um leque para futuras reações envolvendo a ciclização do eugenol para a síntese de análogos dos indenos selenilados. Os estudos de Docking Molecular mostraram excelentes Energias de Ligação para os compostos 3e (-6,19 kcal.mol-1), 4e (-6,60 kcal.mol-1) e 4i (-6,63 kcal.mol-1), devido à presença do cloro, acetil e hidroxila alquílica, respectivamente. Além disso, os três denotaram geometria favorável para reação com o cofator SAM, sendo bons candidatos a inibidores da COMT.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MÁRCIO SANTOS DA SILVA - UFPel
Presidente - 1062478 - ELTON DE LIMA BORGES
Interno - 1301548 - MARCELO NAVARRO
Notícia cadastrada em: 16/01/2025 10:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07