Banca de QUALIFICAÇÃO: EWERTON MATIAS DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EWERTON MATIAS DE LIMA
DATA : 23/08/2024
LOCAL: DEFESA REMOTA
TÍTULO:

IMPLEMENTAÇÃO DAS EQUAÇÕES DE TAXAS NO JOYSPECTRA: UM ESTUDO DAS POPULAÇÕES DOS NÍVEIS DE ENERGIAS DE COMPLEXOS COM ÍONS LANTANÍDEOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Algoritmo, cinética, transferência de energia, equações de taxa.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Os estudos sobre sistemas que envolvem íons lantanídeos focam intensamente no desenvolvimento teórico, visando o design de novos materiais. Uma maneira de contribuir para a química teórica é através da busca por métodos de análise computacional, utilizando algoritmos que favoreçam a resolução de problemas que demandam longos tempos de processamento. O estudo teórico de sistemas com Lnn+ é bastante peculiar devido às suas propriedades intrínsecas de fotoluminescência, resultantes das transições f-f. Um ponto fraco desses sistemas é a baixa absortividade molar, que pode ser compensada pela criação de complexos entre ligantes orgânicos com alta absortividade molar e o Lnn+. Isso permite uma transferência eficiente de energia e um preenchimento populacional do nível emissor. O entendimento dinâmico do processo de transferência de energia intramolecular, por meio da resolução das equações de taxas de transferência intramolecular, é fundamental para o estudo da fotofísica de compostos com lantanídeos. O presente trabalho tem como objetivo incluir essa funcionalidade na plataforma web JOYSpectra, oferecendo uma ferramenta para o entendimento das taxas de absorção, transferência de energia direta e indireta, população dos níveis de energia, descrição efetiva das propriedades fotofísicas e rendimento quântico. A implementação contou com a criação de um algoritmo na linguagem Python, baseado na teoria das transferências de energia intramolecular, para compreender a propagação populacional dos níveis de energia. Os testes iniciais da nova funcionalidade incluíram uma análise das populações de seis níveis no sistema modelo Eu(tta)3H2O, utilizando o algoritmo desenvolvido, aplicando variações nas taxas de absorção do nível singleto excitado dos ligantes e nos métodos de resolução das equações diferenciais: Radau, BDF e LSODA. A nova funcionalidade permite a criação de gráficos que mostram o comportamento das populações ao longo do tempo para cada nível de energia. Os gráficos indicam que as mudanças populacionais no nível fundamental dos ligantes (S0) tendem a se manter estáveis devido à alta taxa k61, que mantém o sistema iterando. Além disso, os níveis T1 e S1 indicam que as transições diretas são mais efetivas nesse sistema, em contraste com as transições inversas. O perfil dos gráficos revela que o nível emissor |5⟩ apresenta um aumento populacional destacado ao longo do tempo. Por fim, a mudança dos métodos aplicados não mostra distinção significativa nas populações finais entre eles. Como conclusão, o algoritmo, em seu estágio atual, apresenta resultados adequados para os seis níveis de energia em sistemas com Eu3+, permitindo manipulações das taxas, tempo de propagação e tipos de resolução. O aumento no número de níveis de energia, no formato em que o código em Python foi concebido, é de fácil implementação, sendo uma das principais perspectivas desse trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALBANO NETO CARNEIRO NETO
Externo à Instituição - EDUARDO DE CASTRO AGUIAR - UFRPE
Presidente - 1130924 - OSCAR MANOEL LOUREIRO MALTA
Interno - 1134371 - RICARDO LUIZ LONGO
Notícia cadastrada em: 08/08/2024 10:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09