Banca de DEFESA: WELLEN KAREN MARCELINO SERAFIM
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WELLEN KAREN MARCELINO SERAFIM
DATA : 10/06/2024
HORA: 09:00
LOCAL: DEFESA REMOTA
TÍTULO:
COMPOSIÇÃO MULTIELEMENTAR DE AMOSTRAS CRUAS E COZIDAS DE BATATA INGLESA, CENOURA E CHUCHU USANDO ICP OES E FOTOMETRIA DE CHAMA.
PALAVRAS-CHAVES:
Cidades pernambucas, batata inglesa, cenoura, chuchu, cocção, minerais.
PÁGINAS: 102
RESUMO:
A batata inglesa, a cenoura e o chuchu representam alguns dos alimentos vegetais mais consumidos e produzidos globalmente. Logo, éimportante desenvolver métodos analíticos capazes de avaliar a composição mineral desses alimentos, especialmente após serem cozidos. Entre os procedimentos empregados para decompor a matéria orgânica de amostras alimentares, tem se destacado a digestão por via úmida, utilizando ácidos oxidantes com auxílio de radiação micro-ondas. Neste estudo, foi estabelecido um método de decomposição para batata inglesa, utilizando uma combinação de HNO3 e H2O2, visando à determinação de minerais (Al, Ca, Cr, Cu, Fe, K, Mn, Na e Pb) por meio da Espectrometria de Emissão Óptica com Plasma Indutivamente Acoplado (ICP OES) e Espectrometria de Emissão Atômica com Chama (FAES). Para a decomposição do material, foi empregado um planejamento fatorial 23 , realizado em triplicata, com inclusão do ponto central. As variáveis investigadas foram: concentração de HNO3, tempo e temperatura de digestão. As respostas analíticas consideradas foram o teor de carbono (RCC) e acidez residual (RA), priorizando a condição que resultasse em menores teores dessas variáveis. Após a análise estatística dos resultados obtidos, a condição selecionada foi: 500 mg de amostra, 6 mL de HNO3 1 mol L-1 , 2 mL de H2O2 30%, 15 minutos de digestão no
topo da rampa de aquecimento, a uma temperatura de 170 oC. A condição estabelecida para batata inglesa, também foi aplicada em amostras de cenoura e chuchu de diferentes regiões do estado de Pernambuco, tanto cruas quanto cozidas em panela e em forno micro-ondas. Os resultados mostram que diferentes métodos de cozimento afetam a composição mineral dos alimentos. Destaca-se o aumento da concentração de alumínio em amostras de batata inglesa, cenoura e chuchu após o cozimento em panela. Também houve aumento de Cu e Fe, enquanto o K diminuiu na maioria das amostras. Além disso, não houve uma tendência clara de aumento ou diminuição para os outros minerais durante o processo de cocção.
MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - WANESSA MELCHERT MATTOS - USP
Presidente - 1482206 - ANA PAULA SILVEIRA PAIM
Externo à Instituição - JOSÉ FRANCIELSON QUEIROZ PEREIRA - UFRPE