CONSTRUINDO CULTURA DE PAZ NA ESCOLA: O IMPACTO DOS CÍRCULOS RESTAURATIVOS NA PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA.
Palavras-chave: Cultura de Paz. Círculos Restaurativos. Violência Escolar. Direitos Humanos.Pesquisa ação.
As escolas emergem como espaços de formação e convivência, onde possam se expressar, opinar, dialogar e buscar coletivamente soluções para os desafios cotidianos. As práticas restaurativas, através dos círculos restaurativos surgem como ferramentas essenciais que possibilitam o diálogo e devem orientar práticas pedagógicas que promovam a efetivação dos direitos humanos, comprometidas com a justiça social e a equidade. Nesta perspectiva, a presente dissertação, tem como objeto de estudo o impacto dos círculos restaurativos na promoção da cultura de paz e consequente diminuição da violência escolar na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Professor Leal de Barros. O objetivo geral da pesquisa é analisar o resultado da aplicação de práticas restaurativas, através dos círculos restaurativos no enfrentamento da violência escolar, de maneira que a escola seja um espaço que acolha as diferenças, promovendo de modo intencional e permanente, o respeito à pessoa humana e aos seus direitos. Garantindo aos estudantes serem protagonistas do processo de escolarização. Os objetivos específicos: a) Compreender como a violência se manifesta no cotidiano da escola pesquisada, considerando suas dimensões física, verbal, simbólica e estrutural. b) Investigar o funcionamento e a atuação política-pedagógica da escola, identificando se há práticas e políticas já voltadas à cultura de paz. c) Analisar como a escola vem se articulado com práticas de justiça restaurativa, especialmente os círculos restaurativos, verificando sua implementação e receptividade. d) Avaliar os impactos da aplicação dos círculos restaurativos na promoção da cultura de paz e na prevenção/redução de episódios de violência escolar. Traz como pergunta norteadora da investigação: De que maneira a aplicação de práticas restaurativas, por meio dos círculos restaurativos, podem contribuir para a promoção de uma cultura de paz e para a redução da violência escolar na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Professor Leal de Barros, fortalecendo a cidadania e os direitos humanos no ambiente escolar. Metodologicamente é uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, uma vez que além de explorar a realidade a pesquisa vai entregar um manancial de descrições relativa ou local da coleta, em que foi utilizado o método da pesquisa-ação, teve como objetivo compreender as percepções dos professores, gestores e alunos do ensino fundamental sobre violência escolar, e desenvolver uma ação educativa para sua prevenção.Como instrumento de coleta de dados, optou-se pela observação participante, grupo focal e questionário. Os dados coletados, foram submetidos à análise temática indutiva e apresentados em duas etapas: momento investigativo e momento educativo. Reconheceu-se dificuldades e problemas prevalentes no ambiente escolar, experiências de violência escolar entre professores/gestores e estudantes e as estratégias que eles utilizavam para a prevenção da violência escolar. A partir dos problemas identificados foi realizado os Círculos de Restaurativos, como ação educativa. Essa ação foi elaborada baseada no modelo dialógico de Paulo Freire, que permitiu abordar a compreensão dos professores sobre os conceitos de conflitos e de violência escolar, promovendo reflexões sobre as habilidades direcionadas à gestão construtiva de conflitos e prevenção da violência. Em linhas gerais, ações pedagógicas voltadas para uma cultura de paz, utilizando-se de práticas restaurativas são eficazes na promoção da paz e efetivação dos Direitos Humanos, mas é necessário um trabalho de conscientização, valorizando a importância do diálogo e da escuta ativa na construção e formação dos jovens dentro da escola.