PRINCÍPIO DA FRATERNIDADE E JUSTIÇA RESTAURATIVA: o Elo para o Enfrentamento da Violência nas Escolas através de uma Cultura Educacional de Paz.
Fraternidade. Justiça Restaurativa. Violência. Cultura de Paz.
A pesquisa proposta, concentrada na área dos Direitos Humanos e Sociedade, apresentase através de uma abordagem qualitativa, adotando as estratégias de investigação etnográfica e pesquisa-ação e perspectiva epistemológica na Teoria-Crítica da Escola de Frankfurt. O estudo objetiva promover a conscientização e a transformação das relações de violência em escolas da rede pública municipal na cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE, qualificando professores, diretores e demais colaboradores nos princípios dos Direitos Humanos, da Fraternidade e da Justiça Restaurativa. A investigação parte da premissa de que a violência escolar é um fenômeno complexo, enraizado em estruturas de poder e desigualdades sociais e que as abordagens punitivas tradicionais são insuficientes. Utilizando-se de uma metodologia etnográfica na fase de diagnóstico, a pesquisa emprega observação participante, entrevistas semiestruturadas, análise documental e questionário para compreender criticamente as dinâmicas da violência no cotidiano escolar. Além disto, será efetuada pesquisa bibliográfica acerca da gênese, universalismo e aspecto político e social da Fraternidade à luz da antropologia, neurobiologia e da filosofia, bem considerações e contextualização da Justiça Restaurativa. A partir dessa análise, a intervenção se dá por meio de oficinas temáticas participativas, círculos de diálogos, restaurativos, estudo de casos, com o propósito de construir, de forma colaborativa, um plano de ação para a mudança. Espera-se que o processo leve à ressignificação das práticas pedagógicas, ao fortalecimento dos laços de convivência e à promoção de uma cultura escolar mais justa e dialógica, contribuindo para a discussão acadêmica sobre metodologias transformadoras e para a formulação de políticas públicas mais eficazes.