Banca de DEFESA: MARCONE FRANCISCO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCONE FRANCISCO DA SILVA
DATA : 29/08/2025
HORA: 08:00
LOCAL: por videoconferência
TÍTULO:

Uma analise da experiencia educativa dos estudantes (apenados) sob a perspectiva da (trans)formacao genuina do (sujeito): Um aceno para a pertinencia da promocao da cultura de paz na Escola Estadual Nossa Senhora das Gracas no Presidio Frei Damiao Bozzano


PALAVRAS-CHAVES:

Reintegração Social; Educação; Cultura de Paz.


PÁGINAS: 87
RESUMO:

Esta pesquisa, tem como locus de investigação a Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, no SistemaPrisional Frei Bozzano. Buscamos uma possível intervenção quanto ao conhecimento e a atuação da educação para paz, dada a importância da mudança subjetiva do reeducando/estudantes e consequentemente a diminuição da violência e da reincidência. É uma pesquisa fundamentalmente qualitativa, exploratório-descritiva e de lógica indutiva, tem como objeto empírico a experiência educativa dos apenados. Seu objetivo geral consiste em analisar o significado atribuído, a repercussão e efetividade da experiência educativa dos estudantes (apenados), sob a perspectiva da (trans)formação genuína do (sujeito), da reintegração e pacificação social intra e extramuros. Em plano secundário visou-se igualmente, mapear as expectativas, os aprendizados, as carências e as dificuldades experienciadas pelos estudantes no que diz respeito à transformação dessas relações; analisar a infraestrutura física e de pessoal da escola; levantar os componentes curriculares e abordagens adotadas; investigar o nível de aproveitamento dos discentes considerando aspectos qualitativos e quantitativos e; demonstrar a importância e a pertinência de construção de uma cultura de paz para a qualidade da vida dos sujeitos da pesquisa, e, se possível, propor uma intervenção nas escolas estaduais dentro do sistema prisional. O estudo é norteado pela seguinte questão: Qual o significado, a ressonância e a efetividade da experiência educativa para (trans)formação da qualidade de vida dos apenados discentes? Complementarmente, responderá às indagações: em que medida a Cultura de Paz (trans)forma (a pessoa), inclui, reintegra, estimula e resgata laços de afetividade e pertencimento e pacífica os estudantes? A infraestrutura física e de pessoal atendem às demandas do projeto pedagógico e as expectativas dos discentes? Quais os pontos de divergência de interesses ou necessidade deles? Para consecução dos objetivos propostos, optou-se pelo método de levantamento de dados como método de procedimento, lançando mão da triangulação de instrumentos de coleta (transversal), quais sejam, entrevista, observação não participante e análise documental. Elegeu-se como sujeitos da pesquisa os discentes apenados matriculados nos últimos 5 anos (2019 a 2023), docentes, assistentes sociais e gestores. Como método de análise de dados, optou-se pela análise de conteúdo, lançando mão de técnicas da Estatística descritiva para tratamentos pontuais. Os resultados culminaram em uma proposta de intervenção para a construção de uma cultura de paz, enfatizando a melhoria da vida das pessoas envolvidas, dentro e fora do cárcere.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSE DE LIMA ALBUQUERQUE - UFRPE
Interno - 1796776 - JUNOT CORNELIO MATOS
Presidente - 2133398 - MARIA JOSE DE MATOS LUNA
Notícia cadastrada em: 26/08/2025 10:40
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