RACISMO RELIGIOSO NA EDUCACAO: DESAFIOS PARA A GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DE MATRIZES AFRICANA E AFRO-INDIGENA
Direitos Humanos; Educação; Educação Antirracista; RacismoReligioso;Comunidades Tradicionais de Matrizes Africana e Afro-indígenas.
Apesar do papel das escolas e dos planos político-pedagógicos enquanto espaços de respeito,conhecimento e democracia, muitas dessas instituições funcionam, de fato, como violadoras de direitos, especialmente para os alunos de Comunidades Tradicionais de Matrizes Africana e Afro-indígenas. Os processos históricos de negação e exclusão, enraizados no racismo estrutural e religioso, marginalizam essas comunidades, tornando-as vítimas de práticas discriminatórias repetidas por educadores, gestores e estudantes. O estudo visa analisar essesdesafios, abordar o racismo religioso como violação dos Direitos Humanos, investigar a articulação interinstitucional em defesa desses direitos, avaliar a participação da comunidade escolar no enfrentamento do racismo religioso e refletir sobre soluções por meio da educação em Direitos Humanos e da educação antirracista. A abordagem é qualitativa, com base sócio-histórica e cultural, utilizando a análise de conteúdo de Bardin (1995). O referencial teórico inclui autoras e autores negros como Eliane Cavalleiro, Silvio de Almeida, Kabengele Munanga, Abdias Nascimento, Cida Bento e Wanderson Flor do Nascimento. Apesquisa foi realizada em escolas do município de Paulista, por meio de entrevistas com servidores escolares, familiares e lideranças religiosas de estudantes vítimas de racismo religioso.Espera-se contribuir com a construção de um ambiente escolar inclusivo, livre de racismo religioso, e com políticas públicas e práticas pedagógicas comprometidas com os Direitos Humanos, a educação antirracista e a diversidade religiosa.