Uma análise da experiência educativa dos estudantes (apenados) sob a perspectiva da (trans)formação genuína do (sujeito): Um aceno para a pertinência da promoção da cultura de paz na Escola Estadual Nossa Senhora das Graças no Presídio Frei Damião Bozzano.
Reintegração, pacificação social, experiência educativa.
Esta pesquisa, fundamentalmente qualitativa, exploratório-descritiva e de lógica indutiva, tem como objeto empírico a experiência educativa dos apenados na Escola Estadual Nossa Senhora da Graças. Seu objetivo geral consiste em analisar o significado atribuído, a repercussão e efetividade da experiência educativa dos estudantes (apenados), sob a perspectiva da (trans)formação genuína do (sujeito), da reintegração e pacificação social intra e extramuros. Em plano secundário visa-se igualmente: mapear as expectativas, os aprendizados, as carências e as dificuldades experenciadas pelos estudantes no que diz respeito à transformação das relações, intra e interpessoais; analisar a infraestrutura física e de pessoal da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças; levantar os componentes curriculares e abordagens adotadas; investigar o nível de aproveitamento dos discentes considerando aspectos qualitativos e quantitativos e; demonstrar a importância e a pertinência de construção de uma cultura de paz para a qualidade da vida dos sujeitos de pesquisa e seus relacionamentos. O estudo será norteado pela seguinte questão norteadora: Qual o significado, a ressonância e a efetividade da experiência educativa para (trans)formação da qualidade de vida dos apenados discentes na Escola Estadual Nossa Senhora da Graças? Complementarmente, responderá às indagações: Em que medida a experiência (trans)forma (a pessoa), inclui, reintegra, estimula a cria ou resgate dos laços de afetividade e pertencimento e pacifica os estudantes? A infraestrutura física e de pessoal atendem às demandas do projeto pedagógico e as expectativas dos discentes? Quais os pontos de inadequação ou de divergência de interesses ou necessidade? Para consecução dos objetivos propostos, optou-se pelo método de levantamento como método de procedimento, lançando mão da triangulação de instrumentos de coleta (transversal), quais sejam, entrevista, observação não participante e análise documental. Elegeu-se como sujeitos da pesquisa os discentes apenados matriculados nos últimos 5 anos (2019 a 2023), docentes, assistentes sociais e gestores. Considerando que a educação para paz tem como pilar a não discriminação, a produção desse texto dissertativo afastará qualquer forma de estereotipização. Os sujeitos de pesquisa serão tratados desta seção em diante apenas como estudantes. Como método de análise de dados, optou-se pela análise de conteúdo, lançando mão de técnicas da
estatística descritiva para tratamentos pontuais. A expectativa de resultado é que seus achados possam mostrar o quão significativa pode ser a construção de uma cultura de paz para a melhoria da vida das pessoas envolvidas, dentro e fora do cárcere. O objetivo geral é analisar o significado atribuído, a repercussão e efetividade da experiência educativa dos estudantes (apenados), sob a perespectiva da (trans)formação genuína do (sujeito), da reintegração e pacificação social intra e extramuros.