Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCONE FRANCISCO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCONE FRANCISCO DA SILVA
DATA : 22/11/2024
LOCAL: POR VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

Uma análise da experiência educativa dos estudantes (apenados) sob a perspectiva da (trans)formação genuína do (sujeito): Um aceno para a pertinência da promoção da cultura de paz na Escola Estadual Nossa Senhora das Graças no Presídio Frei Damião Bozzano.


PALAVRAS-CHAVES:

Reintegração, pacificação social, experiência educativa.


PÁGINAS: 87
RESUMO:

Esta pesquisa, fundamentalmente qualitativa, exploratório-descritiva e de lógica indutiva,  tem como objeto empírico a experiência educativa dos apenados na Escola Estadual Nossa Senhora da Graças. Seu objetivo geral consiste em analisar o significado atribuído, a repercussão e efetividade da experiência educativa dos estudantes (apenados), sob a perspectiva da (trans)formação genuína do (sujeito), da reintegração e pacificação social intra e extramuros. Em plano secundário visa-se igualmente: mapear as expectativas, os aprendizados, as carências e as dificuldades experenciadas pelos estudantes no que diz respeito à transformação das relações, intra e interpessoais; analisar a infraestrutura física e de pessoal da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças; levantar os componentes curriculares e  abordagens adotadas; investigar o nível de aproveitamento  dos discentes considerando aspectos qualitativos e quantitativos e; demonstrar a importância e a pertinência de  construção de uma cultura de paz para a qualidade da vida  dos sujeitos de pesquisa  e seus relacionamentos. O estudo será norteado pela seguinte questão norteadora: Qual o significado, a ressonância e a efetividade da experiência educativa para (trans)formação da qualidade de vida dos apenados discentes na Escola Estadual Nossa Senhora da Graças? Complementarmente, responderá às indagações: Em que medida a experiência (trans)forma (a pessoa), inclui, reintegra, estimula a cria ou resgate dos laços de afetividade e pertencimento e pacifica os estudantes? A infraestrutura física e de pessoal atendem às demandas do projeto pedagógico e as expectativas dos discentes? Quais os pontos de inadequação ou de divergência de interesses ou necessidade? Para consecução dos objetivos propostos, optou-se pelo método de levantamento como método de procedimento, lançando mão da triangulação de instrumentos de coleta (transversal), quais sejam, entrevista, observação não participante e análise documental. Elegeu-se como sujeitos da pesquisa os discentes apenados matriculados nos últimos 5 anos (2019 a 2023), docentes, assistentes sociais e gestores. Considerando que a educação para paz tem como pilar a não discriminação,  a produção desse texto dissertativo afastará qualquer forma de estereotipização. Os sujeitos de pesquisa serão tratados desta seção em diante apenas como estudantes. Como método de análise de dados, optou-se pela análise de conteúdo, lançando mão de técnicas da 

estatística descritiva para tratamentos pontuais. A expectativa de resultado é que seus achados possam mostrar o quão significativa  pode ser a construção de uma cultura de paz para a melhoria da vida das pessoas envolvidas, dentro e fora do cárcere. O objetivo geral é analisar o significado atribuído, a repercussão e efetividade da experiência educativa dos estudantes (apenados), sob a perespectiva da (trans)formação genuína do (sujeito), da reintegração e pacificação social intra e extramuros.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSE DE LIMA ALBUQUERQUE
Presidente - 2133398 - MARIA JOSE DE MATOS LUNA
Interna - ***.970.325-** - YUMARA LÚCIA VASCONCELOS - UFRPE
Notícia cadastrada em: 12/11/2024 10:46
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