PESQUISA-AÇÃO: CONSTRUINDO METODOLOGIAS PARA COMBATER A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NUMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO CRAJUBAR
Educação em Direitos Humanos. Violência contra a mulher. Metodologias lúdicas.
É importante trazer para o cotidiano escolar, seja das/dos estudantes e do corpo docente práticas reflexivas a respeito da violência contra a mulher. Este projeto de pesquisa propõe como objetivo geral analisar como os docentes de uma escola pública de nível médio da região CRAJUBAR abordam temas correlatos a violência doméstica contra a mulher. Essa região é formada pelos municípios de Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte, juntos eles concentram altos índices de violência contra a mulher no estado do Ceará. Para alcançarmos os objetivos deste trabalho desenvolvemos um jogo de tabuleiro com base nos tipos de violência doméstica descritos pela Lei Maria da Penha (11.340/2006). Através do método de pesquisa-ação realizaremos uma pesquisa exploratória e baseada em dados qualitativos. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes e gestão da escola em foco e também através da coleta de feedback após a aplicação do jogo proposto neste projeto. Busca-se através da pesquisa compreender quais métodos são utilizados pelos docentes, de quais formas e com que frequência as temáticas ligadas a violência doméstica contra a mulher são abordadas no contexto escolar.