Banca de DEFESA: IZABEL CRISTINA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZABEL CRISTINA DA SILVA
DATA : 22/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: POR VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

POLÍTICA DE CONTROLE DO TABAGISMO, AUTONOMIA DO SUJEITO E PRÁTICAS DE CUIDADO: a perspectiva dos usuários da Cidade de Recife.


PALAVRAS-CHAVES:

tabagismo; promoção à saúde; autonomia do sujeito.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Este estudo analisa o Programa de Controle do Tabagismo na Cidade de Recife e as perspectivas dos usuários com referência à prática do cuidado no tratamento do tabagismo. Ressalta-se que o uso do fumo é um grave problema de saúde pública no mundo e o Brasil tem sido um líder global na adoção de políticas para seu controle. Desse modo, se destaca a Política Nacional de Promoção da Saúde, interligada na prevenção e controle do tabagismo, buscando melhorar a qualidade de vida da população. O objetivo geral dessa pesquisa é analisar o Programa de Controle do Tabagismo da Cidade do Recife e sua efetividade à luz da perspectiva da autonomia do sujeito no período de 2021 a 2023. Como objetivos específicos propusemos: descrever a rede de atenção à saúde proposta pelo Programa de Controle do Tabagismo da Cidade do Recife no período de junho de 2021 a dezembro de 2023; analisar a percepção e autonomia dos usuários em relação às etapas do tratamento realizado pelo Programa de Controle do Tabagismo da Cidade do Recife; apresentar as condições do Programa de Controle do Tabagismo na Cidade do Recife, a partir de 2019; caracterizar a dinâmica da relação terapêutica entre a equipe profissional e os usuários do serviço. A pesquisa propõe uma abordagem qualitativa, exploratória, analítica, utilizando a metodologia da pesquisa-ação e as técnicas para coleta de dados como diário de bordo e entrevistas semiestruturadas. A partir desse conjunto de dados, surgiram respostas para a proposição de estratégias de ação frente às unidades de saúde que atendem aos usuários tabagistas. Como resultado dessa investigação, conseguimos mapear as dificuldades no acesso à informação sobre o Programa e o atendimento aos usuários fumantes e percebemos ainda que a estrutura dos locais de atendimento não foi pensada de acordo com as demandas específicas e necessárias ao tratamento. Apesar disso, os usuários atendidos pelo Programa demonstraram ter estabelecido uma relação saudável com os profissionais da rede de atendimento municipal. Os processos de análise desenvolvidos pela pesquisa resultaram na percepção de que é possível a elaboração de estratégias para atendimento aos usuários em que a autonomia do sujeito se desenvolva, a partir das suas múltiplas realidades. As intervenções propostas neste trabalho foram estruturadas a partir de um conjunto de argumentos e ferramentas analíticas obtidas durante a pesquisa e que está presente em toda a narrativa da dissertação, a fim de compreender esse processo de formação da autonomia do sujeito dentro do Programa de Controle do Tabagismo na Cidade do Recife.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1999257 - BERNADETE PEREZ COELHO
Interno - 3859490 - JOSE MARCOS DA SILVA
Externo à Instituição - MARCUS TULIO CALDAS
Notícia cadastrada em: 14/10/2024 09:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01