Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISABETH FRANCISCA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISABETH FRANCISCA DA COSTA
DATA : 15/10/2024
LOCAL: POR VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

COMPREENSÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE A VIOLÊNCIA SEXUAL IMPETRADA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM PERNAMBUCO


PALAVRAS-CHAVES:

Violência sexual, Crianças e adolescentes, Direitos humanos, Profissionais de saúde, Pernambuco.


PÁGINAS: 76
RESUMO:

A pesquisa visa aprofundar a compreensão sobre a atuação dos profissionais de saúde envolvidos no acolhimento e assistência às crianças e adolescentes em situação de violência sexual no estado de Pernambuco. A pergunta central que orienta este estudo é: de que maneira os profissionais de saúde de um serviço de referência compreendem o atendimento a essas vítimas, considerando a integralidade do cuidado e a garantia de proteção dos direitos humanos?
O objetivo geral da pesquisa é descrever a compreensão dos profissionais sobre a violência sexual e os desafios enfrentados no atendimento especializado, no período de 2023 a 2024. Além disso, pretende-se caracterizar o perfil sociodemográfico dos profissionais e investigar como eles percebem os aspectos relacionados à violência sexual, tendo em vista os desafios do cuidado integral e da proteção dos direitos humanos.
A fundamentação teórica do estudo aborda a história dos direitos humanos para a infância e adolescência, destacando as violações que marcaram esses grupos ao longo do tempo. Também se analisa o contexto brasileiro e internacional de proteção, além dos desafios contemporâneos enfrentados por profissionais da saúde na prestação de um cuidado humanizado e eficiente.
Adota-se uma abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando entrevistas semiestruturadas e um roteiro de entrevista com perguntas abertas a ser aplicado com os profissionais que atuam em um hospital da alta complexidade e especializado em atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. As respostas serão analisadas por meio de uma abordagem hermenêutica.
Os resultados esperados incluem a identificação dos impactos físicos, emocionais e sociais da violência nas vidas das crianças e dos adolescentes os desafios enfrentados pelos serviços especializados para proporcionar um atendimento adequado. Espera-se que a pesquisa contribua para o aprimoramento do exercício profissional e à formulação de políticas públicas eficazes no enfrentamento à violência sexual infantojuvenil.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1999257 - BERNADETE PEREZ COELHO
Externo à Instituição - DARLINDO FERREIRA DE LIMA
Presidente - 3859490 - JOSE MARCOS DA SILVA
Externo ao Programa - 1039126 - JOSE RONALDO VASCONCELOS NUNES - null
Notícia cadastrada em: 09/10/2024 16:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa01.ufpe.br.sigaa01