Banca de DEFESA: MARCONDES LEANDRO DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCONDES LEANDRO DE LIMA
DATA : 21/08/2024
HORA: 14:30
LOCAL: por videoconferência
TÍTULO:

A CLÍNICA DE DIREITOS HUMANOS: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA A PRÁTICA DE DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS JURÍDICOS DO RECIFE.


PALAVRAS-CHAVES:

Clínica de Direitos Humanos; Cursos de Direito; Educação em Direitos Humanos; Educação Jurídica.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

A Educação em Direitos Humanos tem sido, nos últimos anos, um processo de conquistas e,
ao mesmo tempo, de muitos desafios. As conquistas podem ser percebidas através do impulso
dado ao tema por organizações internacionais e principalmente pelos movimentos sociais, os
quais têm desempenhado um papel crucial na promoção da educação em direitos humanos.
Outro ponto, inclui a incorporação de direitos humanos nos currículos dos vários níveis de
ensino, inclusive no ensino superior. Porém, apesar dos avanços, infelizmente a educação em
direitos humanos tem apresentado seus desafios, principalmente em relação ao método de
ensino-aprendizagem utilizado nos cursos de direito. Estes, por sua vez, geralmente
apresentam direitos humanos mediante um método tradicional, marcado pela exposição do
conteúdo, sem a devida conexão entre teoria e prática. Por este motivo, o presente trabalho
busca analisar o papel da clínica de direitos humanos, como alternativa metodológica de
ensino-aprendizagem no campo dos direitos humanos nos cursos jurídicos na Região
Metropolitana do Recife. A abordagem do tema é realizada por meio dos postulados da Teoria
Crítica de Direitos Humanos combinado com o referencial teórico-metodológico do
pensamento decolonial, com orientação instrutiva da pedagogia do oprimido de Paulo Freire,
além das reflexões sobre clínicas de Lapa. O método utilizado em nossa pesquisa foi do tipo
exploratória e se ancora na abordagem qualitativa, o que permitiu um conhecimento mais
adequado sobre a proposta da Clínica de Direitos Humanos para os cursos de direito.
Utilizou-se, neste trabalho, a análise documental do projeto pedagógico de curso de direito da
Faculdade de Direito do Recife (FDR/UFPE) e da Universidade Católica de Pernambuco
(UNICAP), como também, informações sobre as clínicas que funcionam nestas mesmas
universidades. Por fim, a pesquisa observou que as clínicas jurídicas se mostram como
espaços relevantes para o processo de ensino-aprendizagem dos direitos humanos, nos cursos
jurídicos da cidade do Recife.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.570.745-** - ALINE DAIANE NUNES MASCARENHAS - UFBA
Interna - 1672788 - ANA MARIA DE BARROS
Externa à Instituição - HELENA CRISTINA GUIMARÃES QUEIROZ SIMÕES - UNIFAP
Notícia cadastrada em: 16/08/2024 17:07
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