O PENSAMENTO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE BELL HOOKS PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
bell hooks. Direitos Humanos. Educação. Feminismo Negro.
Esta dissertação é fruto das reflexões acerca do pensamento político-pedagógico de bell hooks
– professora negra, teórica feminista, historiadora da educação e crítica cultural –, a qual narra
o seu pensamento a partir da sua própria vida. Seu fazer pedagógico crítico e revolucionário é
inspirado no educador e filósofo Paulo Freire mas, sobretudo, na sua experiência como aluna
no período da segregação racial e, posteriormente, como docente universitária. Suas reflexões
sobre a educação como prática de liberdade trazem evidências teórico-analíticas acerca das
metodologias e processos pedagógicos que naturalizam as desigualdades atravessadas por
relações de poder, e que atribuem ao patriarcado capitalista imperialista de supremacia branco
uma posição dominante sobre os demais sujeitos. Sendo assim, a proposta central desse estudo
é analisar as contribuições do pensamento político-pedagógico da referida autora para a
educação em direitos humanos. São examinadas as teorias, os conceitos e metodologias que
hooks utiliza para definir a educação como prática de liberdade; o modo como o seu pensamento
dialoga com os fundamentos epistemológicos, sociais e culturais da pedagogia crítica de Paulo
Freire e do feminismo negro; e a dimensão política da pedagogia crítica da filósofa com a
interseção das categorias de raça, gênero e classe social. Para tanto, foi conduzido um estudo
bibliográfico, cujo foco é averiguar no material teórico - conceitos, fundamentos e um conjunto
de ações estruturadas, acerca da educação como prática de liberdade cunhada por hooks.