OS SENTIDOS DE DEMOCRACIA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DO DISCURSO LEGAL DO PROGRAMA FUTURE-SE (PL Nº 3.076/2020)
Democracia. Educação Superior. Future-se.
O estudo pretende investigar os efeitos de sentido em torno da noção de democracia nas políticas de Ensino Superior durante o governo Bolsonaro (2019-2022), utilizando-se dasdisposições legais do Future-se (PL nº 3.076/2020) na tentativa de se observar as trajetórias dos sentidos de democracia que se constroem (ou não) no bojo dessa política de governo. A referida pesquisa apoia-se na Teoria do Estado Democrático de Direito, em pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso (AD), valendo-se de fontes bibliográficas, legislativas, documentais e midiáticas, bem como de técnicas de cunho histórico e dedutivo. As leituras iniciais demonstram que os discursos, interpelados ideologicamente, carregam simbolismos que favorecem a constituição de novas (ou antigas) formas de controle sobre o povo, de tal modo que nos faz questionar sobre que tipo de democracia estávamos lidando. Assim, têm-se na consciência crítica, mediante atividades desenvolvidas em espaços democráticos, a possível ferramenta de combate ao cerceamento de nossas liberdades, principalmente, no que diz respeito à democratização do acesso à Educação.