ARQUEOLOGIA CEMITERIAL NO RECIFE OITOCENTISTA: OS SIGNOS DISCURSIVOS E ICONOGRÁFICOS PRESENTES NAS LÁPIDES DO CEMITÉRIO DE SANTO AMARO NOS ANOS DE 1850 A 1900.
Arqueologia histórica; arqueologia cemiterial; representações de morte; lápide, epitáfio.
A presente pesquisa versa acerca os signos de morte utilizados no suporte
da lápide no cemitério Senhor Bom Jesus da Redenção, em Recife- PE, no
decorrer dos anos de 1851 a 1900. Para tal, utilizamos as concepções
teóricas e metodológicas da Arqueologia Funerária, Arqueologia
Cemiterial e Arqueologia Histórica, assim como recorremos a outras áreas
para dar um maior embasamento na pesquisa, como a História, Análise do
Discurso e Arte. Desse modo, compreende-se nesse trabalho o cemitério
como um espaço de representação do morto, mas também da sociedade
dos vivos, onde não opera como um espelho, mas como um lugar
contínuas tensões que nos permite compreender a sociedade em que se
insere e inseriu. Os signos de morte utilizados são dotados de
intencionalidade e colocam o morto em um novo lugar de memória. Esses
signos podem sofrer modificações e transformações com o tempo,
principalmente com mudanças sociais na sociedade dos vivos. Portanto,
utilizamos o cemitério Senhor Bom Jesus da Redenção para compreender
quais signos de morte estão presentes no Recife na segunda metade do
século XIX, uma vez que o período é de intensas tensões e mudanças no
cenário brasileiro e pernambucano, tanto no âmbito das práticas
funerárias quanto no social. Para tal, a metodologia utilizada partiu de
registros fotográficos dos jazigos, lápides e seus detalhes, onde através do
uso de triagem dos elementos discursivos e simbólicos foram classificados
segundo as variáveis que abarcavam desde o tipo do jazigo até as
tipografias de impressão dos elementos lapidais. Por fim, relacionamos as
classificações dos jazigos entre si a partir de sua disposição espacial
dentro do cemitério, assim como pela temporalidade, quantidade de
sepultamentos, tipo de sepultamentos, tipo de propriedade, elementos
discursivos e iconográficos.