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Dissertações |
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NAYARA KELLY DE MELO SILVA
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TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS: OS DESAFIOS DO INGRESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR ESTADUAL E FEDERAL EM RECIFE-PE
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Orientador : FRANCISCO JATOBA DE ANDRADE
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO JATOBA DE ANDRADE
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ELIANE VERAS SOARES
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ROGÉRIO JERÔNIMO BARBOSA
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Data: 16/02/2023
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As transições educacionais compõem as chaves de análise de desigualdade educacionais. Diante das desigualdades estruturais socioeconômicas, ingressar e permanecer no ensino superior se torna uma árdua tarefa para indivíduos negros e pobres. Com as recentes mudanças decorrentes da aplicação de ações afirmativas no ensino público superior, essa pesquisa se propõe a observar e analisar em contextos macro e microestruturais as dificuldades envolvidas na permanência de estudantes no ensino superior, em específico de estudantes cotistas e/ou negros. Com a utilização de técnicas quantitativas e qualitativas, foram analisados os anos de 2015 a 2019 dos microdados do ENADE e foram entrevistados 13 estudantes, sendo 6 estudantes da UPE e 7 da UFPE, através das estatísticas descritivas e de modelos logísticos binários foram analisados os dados quantitativos. Os dados qualitativos foram codificados e analisados através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos demonstram uma permanência em condições de desigualdade prévias ao ingresso no ensino superior, há uma ocupação diferenciada de negros e mais pobres a depender do prestígio e da área do curso de graduação. As oportunidades acadêmicas são ocupadas também de forma diferente, visto que monitorias e extensão são mais propensas a terem alunos cotistas e beneficiados com auxílio de políticas de permanência estudantil, do que oportunidades de PIBIC e estágio. Por fim, os resultados qualitativos demonstram uma comum percepção entre os estudantes sobre um “não pertencimento” ao ensino superior até o encontro de referenciais negros e da formação de vínculos afetivos na universidade.
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As dissemelhanças na oferta de oportunidades entre estudantes e os desafios inseridos no ensino superior na permanência dos estudantes até alcançar a conclusão da graduação, compõem o objeto de estudo desse projeto de dissertação. Por meio de uma metodologia mista, a investigação se dará através da análise da base de dados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e da realização de entrevistas semi-estruturadas com estudantes das universidades, UFPE e UPE. Nas sessões seguintes, os apontamentos teóricos e o desenho metodológico serão descritos para explanação mais detalhada do projeto.
A sessão “Sobre as desigualdades: estruturas sociais e trajetórias individuais”, descreve brevemente a partir da teoria social, a localização da discussão da trajetória dos individuos a partir das desigualdades, em específico considerando as desigualdades raciais. Para os apontamentos sobre as relações raciais, a sessão “O pluralismo de ser negro no Brasil”, se aprofunda um pouco mais nas questões e se dedica a descrever sobre as definições de “ser negro”, as interferências do racismo na autopercepção, e a complexidade da classificação. Por fim, “Breves apontamentos sobre Ações afirmativa”, une os arcabouços dos tópicos anteriores, para compreender a dinâmica de uma política afirmativa e os impactos de redução de desigualdades no ensino superior. Após as sessões mais teóricas, o desenho metodológico é descrito em “Métodos e técnicas”, e a organização e previsão da realização das etapas em “Cronograma”, seguido pela descrição dos “Resultados esperados”. Dediquei-me a escrever de forma indicar não só os caminhos teóricos que tenho optado, mas o desenho dos – quiçá – futuros capítulos da dissertação que me encontro a construir.
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THALES SILVA DE OLIVEIRA
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Ativismos LGBTI em El Salvador: limites e possibilidades da promoção da diversidade sexual e de gênero nos governos da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN)
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Orientador : GUSTAVO GOMES DA COSTA SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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GUSTAVO GOMES DA COSTA SANTOS
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REMO MUTZENBERG
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AMARAL PALEVI GÓMEZ ARÉVALO
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Data: 23/02/2023
Ata de defesa assinada:
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Este trabalho busca analisar o ativismo LGBTI em El Salvador. Partindo da urgência de discussões mais complexas sobre os ativismos localizados na região da América Central, El Salvador levanta as especificidades características de um ativismo das dissidências sexuais e de gênero no contexto de uma sociedade pós-conflito armado recente. Examina-se através de uma complexa análise histórica do conflito armado, dos processos de negociação pela paz e pelo período posterior no qual ascende no país uma gramática de direitos humanos assistida por instituições democráticas reformadas pelos acordos de paz até a ascensão do partido de esquerda FMLN ao cargo de presidência da república. Discute-se através de uma análise teórica complexa, utilizando-se da literatura sobre movimentos sociais e sua relação com o Estado – em especial Sidney Tarrow, Alberto Melucci e Evelina Dagnino – e os demais sistemas políticos constituintes, como se deu o ativismo LGBTI em El Salvador durante os anos dos governos da FMLN. Aprofunda-se sobre a relação destes movimentos sociais com instâncias criadas durante estes governos como a Direção de Diversidade Sexual e a Mesa LGBTI da Procuradoria de Defesa de Direitos Humanos.
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Abstract
This work seeks to analyse LGBTI activism in El Salvador. Starting from the urgency of more complex discussions about activisms located in the Central American region, El Salvador raises the characteristic specificities of an activism of sexual and gender dissidence in the context of a recent post-armed conflict society. It is examined through a complex historical analysis of the armed conflict, the processes of negotiation for peace and the subsequent period in which a grammar of human rights emerged in the country, assisted by democratic institutions reformed by the peace agreements until the rise of the left-wing FMLN party to the presidency of the republic. It discusses, through a complex theoretical analysis, using the literature on social movements and their relationship with the State – especially Sidney Tarrow, Alberto Melucci and Evelina Dagnino – and the other constituent political systems, how LGBTI activism took place in El Salvador during the years of the FMLN governments. It deepens on the relationship of these social movements with instances created during these governments such as the Directorate of Sexual Diversity and the LGBTI Board of the Attorney for the Defence of Human Rights.
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LUANA LEITE RABELO
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ELES, NÓS E OUTRAS: UMA REVISÃO SOBRE AS DINÂMICAS DE PRODUÇÃO DE ORDEM EM PRISÕES
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Orientador : JOSE LUIZ DE AMORIM RATTON JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE LUIZ DE AMORIM RATTON JUNIOR
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MANUELA ABATH VALENCA
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CLEBER DA SILVA LOPES
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Data: 27/02/2023
Ata de defesa assinada:
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O problema sociológico geral desta dissertação se localiza no campo da Sociologia do Crime e da Violência, voltando-se especificamente para a Sociologia das Prisões. O objetivo do trabalho é identificar, na literatura revisada, os principais aspectos relacionados à produção de ordem e governança nos ambientes prisionais. Para isso, nos utilizamos da revisão sistemática de literatura como método para extração dos dados, guiados por critérios transparentes de coleta dos artigos científicos incluídos na constituição do corpus da pesquisa. Ademais, a partir da análise do conteúdo, orientada pela Teoria Fundamentada nos Dados, buscamos evidenciar quais eixos temáticos, categorias e subcategorias emergiram dos estudos selecionados. A fim de compreender como se dá a produção da ordem em prisões, de acordo com a literatura, abordamos as dinâmicas de poder e legitimidade que se constituem na interação entre pessoas presas e as esferas do Estado; as lógicas de confiança e desconfiança e de formação de grupos que permeiam as relações entre os presos e entre eles e o “mundo de fora”; e, por fim, apontando para futuras pesquisas, discutimos elementos relacionados aos estudos de gênero e sexualidade, tais como especificidades de prisões para mulheres e o exercício de masculinidades, que podem ser estruturadores da ordem social interna a uma prisão.
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Este projeto pretende compreender as dinâmicas de produção de ordem social no contexto da Colônia Penal Feminina de Buíque (CPFB), em Pernambuco, investigando as possíveis redes que se estabelecem entre as mulheres privadas de liberdade e os processos de interação que as envolvem junto aos agentes institucionais da administração da Colônia Penal e aos atores sociais externos ao sistema prisional. Para tanto, será realizada coleta de dados através de mapeamento das principais concepções sobre produção de ordem em contextos prisionais na literatura; pesquisa documental, visando selecionar os documentos da política prisional do estado de Pernambuco e, especificamente, da Colônia Penal Feminina de Buíque; Entrevistas semiestruturadas com as mulheres privadas de liberdade e os operadores da administração prisional de Buíque a fim de compreender como se estabelecem os processos de regulação e governança da CPFB; e Observação/etnografia do cotidiano interno da CPFB com entradas possivelmente diárias, bem como de momentos específicos como os dias de visitação à Colônia Penal, por cerca de três ou quatro meses. A análise dos dados ocorrerá através do método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009).
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BRUNO LEONARDO FONSECA DO NASCIMENTO
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Práticas de autocuidado na pandemia: condições objetivas e condicionantes do ethos existencial da ralé brasileira
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Orientador : GABRIEL MOURA PETERS
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MEMBROS DA BANCA :
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GABRIEL MOURA PETERS
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SIDARTHA SORIA E SILVA
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IZABELLA GALERA
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Data: 28/02/2023
Ata de defesa assinada:
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Debruçarmos-nos aqui nas análises dos sentidos sociais que orientam as percepções e as práticas sociais dos agentes sociais, em especial as que conformam as formas de ser e estar no mundo social, ou seja, na forma de ethos de classe, capaz de sistematizar as percepções comuns diante de uma existência comum nas experiencias comuns, engendrando neste sentido “produtos de uma sistemacidade não desejada e inconsciente a si mesma” (BOURDIEU, 2015, p. 45) e assim, aptas a orientar os indivíduos por práticas sociais comuns e cotidianas no interior daquele ou deste espaço social vivenciado. Deste modo, por meio de entrevistas biográficas e na realização de atividades em grupos focais (então o recorte temporal não pode ser aquele), buscarmos por meio de análise empírica, compreender sociologicamente como o ethos de classe das classes populares – ou mais especificamente, da ralé estrutural nos termos de Jesse Souza (2018a, 2018b), como veremos. Nesse sentido, essa presente pesquisa analisa as práticas sociais do isolamento social da ralé estrutural brasileira no contexto pandêmico não apenas por meio das condições materiais de existência, mas, sobretudo, pelo condicionamento que estas impõem aos agentes sociais.
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Debruçarmos-nos aqui nas análises dos sentidos sociais que orientam as percepções e as práticas sociais dos agentes sociais, em especial as que conformam as formas de ser e estar no mundo social, ou seja, na forma de ethos de classe, capaz de sistematizar as percepções comuns diante de uma existência comum nas experiencias comuns, engendrando neste sentido “produtos de uma sistemacidade não desejada e inconsciente a si mesma” (BOURDIEU, 2015, p. 45) e assim, aptas a orientar os indivíduos por práticas sociais comuns e cotidianas no interior daquele ou deste espaço social vivenciado. Deste modo, por meio de entrevistas biográficas e na realização de atividades em grupos focais (então o recorte temporal não pode ser aquele), buscarmos por meio de análise empírica, compreender sociologicamente como o ethos de classe das classes populares – ou mais especificamente, da ralé estrutural nos termos de Jesse Souza (2018a, 2018b), como veremos. Nesse sentido, essa presente pesquisa analisa as práticas sociais do isolamento social da ralé estrutural brasileira no contexto pandêmico não apenas por meio das condições materiais de existência, mas, sobretudo, pelo condicionamento que estas impõem aos agentes sociais.
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DANIELE SOLANGE FILGUEIRAS DA SILVA ALVES
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PODE UMA “LOUCA” SER MÃE? Análise interseccional das histórias de vida de mulheres que se tornaram mães durante asilamento psiquiátrico.
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Orientador : ARTUR FRAGOSO DE ALBUQUERQUE PERRUSI
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MEMBROS DA BANCA :
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ARTUR FRAGOSO DE ALBUQUERQUE PERRUSI
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GABRIEL MOURA PETERS
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RAPHAEL GUAZZELLI VALERIO
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Data: 24/03/2023
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Esta investigação identificou relações de poder (re)produzidas no entrelaçamento entre asilamento psiquiátrico, gênero e maternidades de mulheres racializadas. A partir de análise interseccional (CRENSHAW, 2002; BILGDE&COLLINS, 2021) do material empírico, coletado por amostragem de histórias de vida narradas, de mulheres que estiveram gestantes durante asilamento em Hospital Psiquiátrico brasileiro (HPBR). Observou-se que a instituição total (GOFFMAN, 2015) operou como representação social de processos de exclusão e como catalizador de violências de gênero. Os trâmites de admissão em HPBR aliados ao modelo de assistência psiquiátrica da época, impulsionaram a formação de engrenagem social perversa, em que mulheres racializadas, em vulnerabilidade social eram estupradas e encaminhadas grávidas pelos agressores à instituição, concedendo a eles a impunidade e a subnotificação do delito. Em seguida, as mulheres tinham as maternidades reguladas pelo HPBR. Não foi encontrado parâmetro bem definido para a separação compulsória ou a manutenção de convívio pontual, contudo considerou-se que as escolhas perpassaram a subjetivação de uma maternidade idealizada. Outrossim, o estupro se constituiu como uma prática de dominação colonial de mulheres racializadas para mantê-las em seu devido lugar (SEGATO, 2022). Neste estudo foram apresentados, brevemente, os casos encontrados durante pesquisa de campo realizada de março a agosto de 2022. Para preservar a identidade das/dos participantes, as cidades em que os campos de pesquisa foram estabelecidos, assim como os nomes das/os participante não foram revelados. Este estudo possui recorte inédito por abordar a maternidade de mulheres asiladas exclusivamente em instituição psiquiátrica e casos anteriores à Lei da Reforma Psiquiátrica brasileira. A pretensão desta investigação é aumentar a visibilidade de categorias sistematicamente excluídas ao (re)visitar os “porões” manicomiais. Foi escolhida a abordagem metodológica qualitativa interpretativa, por meio de pesquisa biográfica e análise documental, para compor as histórias de vida narradas das mulheres que foram mães em asilamento. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados entrevistas narrativas com as ex-pacientes e familiares, assim como profissionais da saúde mental e equipe dirigente do HPBR, em que estava prevista a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
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O objetivo deste projeto é analisar sociologicamente a relação entre gênero, loucura e maternidade, a partir de mulheres internadas grávidas, que tiveram filhas/ filhos dentro de instituição psiquiátrica brasileira. Enquanto a atribuição da loucura às mulheres foi utilizada para deslegitimar posicionamentos femininos, recorrentemente, o manicômio funcionou como dispositivo de controle social e político. Dessa maneira, identificar como foi estabelecido o convívio entre internadas e suas filhas/ seus filhos, a tutela destas/destes e quais procedimentos foram adotados pela instituição manicomial, nestes casos, é compreender se a experiência asilar sobrepõe a maternidade, constituída socialmente como compulsória. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa, por meio de pesquisa biográfica, utilizando como instrumento de coleta de dados entrevistas narrativas com familiares das internas, equipe dirigente e análise de documentação que regulamentava a instituição psiquiátrica a ser investigada.
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Teses |
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ANDRÉA BIANCA GONÇALVES FERREIRA COUTINHO
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“TCHAU, QUERIDA!”: A articulação do impeachment de Dilma Rousseff pelo Movimento Brasil Livre no Facebook
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Orientador : JONATAS FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO PAULO DE MORAIS REZENDE
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ARTUR FRAGOSO DE ALBUQUERQUE PERRUSI
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CRISTINA TEIXEIRA VIEIRA DE MELO
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JONATAS FERREIRA
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SILKE WEBER
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Data: 14/02/2023
Ata de defesa assinada:
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A presente tese se propõe a analisar a atuação do Movimento Brasil Livre (MBL) no Facebook, no contexto das mobilizações que, entre dezembro de 2015 e agosto de 2016, resultaram no impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff (PT). Examina-se os sentidos articulados ao discurso do MBL no esforço de construir uma hegemonia em defesa da cassação da presidenta. Observa-se a importância da estrutura de redes do Facebook para o compartilhamento de informações e a visibilidade que o movimento alcançou nacionalmente ao longo desse processo. Problematiza-se a atuação do MBL no Facebook a partir da teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe tendo em vista que se trata de uma luta por hegemonia, uma relação de representação na qual uma força política, a partir de condições específicas, consegue articular diferentes demandas por meio de uma relação de disputa. Considera-se que, embora as lutas por hegemonia envolvam disputas por apropriação de significados, no presente caso ela assumiu contornos específicos, pois não se tratava de convencer racionalmente, mas de uma confirmação de expectativas através da disseminação de conteúdos com base em crenças compartilhadas. Em função disso, esta análise também foi conduzida à luz das teorias sobre pós-verdade, um fenômeno complexo que explora crenças e preconceitos que o destinatário cultiva fazendo com que elas se sobreponham à fatualidade dos acontecimentos.
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Meu trabalho visa discutir o papel das mídias digitais nas disputas políticas recentes a partir da atuação do Movimento Brasil Livre (MBL) no Facebook tomando como referência sua participação na campanha favorável ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff, entre 2015 e 2016. Pretendo observar como esse movimento articulou a necessidade de afastamento da presidenta; como construiu seu discurso e quais sentidos foram empregados nesse processo tomando como referência um contexto marcado pelo revigoramento do que tem sido definido como pós-verdade, quando “[...] os fatos objetivos são menos influentes em formar a opinião pública do que os apelos à emoção e à crença pessoal” (D’ANCONA, 2018, p.20).
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INDIRA CORBAN BRITO GUERRA
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Regime do Inconsciente Colonial Capitalístico: entendendo seus mecanismos e buscando pistas para saídas decoloniais a partir das resistências micropolíticas de mestres e mestras da tradição
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Orientador : PAULO HENRIQUE NOVAES MARTINS DE ALBUQUERQUE
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MEMBROS DA BANCA :
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DIOGIVANIA MARIA DA SILVA
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GILIANE CORDEIRO GOMES
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GUSTAVO GOMES DA COSTA SANTOS
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JOSIMAR JORGE VENTURA DE MORAIS
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PAULO HENRIQUE NOVAES MARTINS DE ALBUQUERQUE
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Data: 23/02/2023
Ata de defesa assinada:
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A partir de um aporte teórico e epistemologico que coloca em diálogo os pensamentos decoloniais e o pensamento rizomático dos filosofia Gilles Deleuze e Félix Guattarri, a pesquisa faz uma excursão pela colonialidade em sua dobra atual nomeada por Suelly Rolnik de Regime do inconsciente Colonial Capitalístico, para depois identificar as microresistências ativas de mestres e mestras na tradição e as suas potências de descolonização das subjetividades. Para isso utiliza-se da metodologia da cartografia para olhar os diagramas que compõe tais resistências, atentando para as linhas de fuga que apontam para caminhos de liberação dos potenciais germinativos dos desejos e subjetividades. Como resultado a pesquisa chega em algumas pistas de rotas para a descolonização trazidas pelas resistências colocadas em curso pelas mestras e mestres da tradição escutadas durante o processo de campo. A escuta ganha lugar fundamental na investigação, que foi feita a partir das narrativas das mestras e mestres, sendo apreciada desde uma perspectiva onde as próprias narrativas tem autonomia.
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Meu projeto busca investigar a relação entre patroas e empregadas no contexto pós aprovação da lei n 72, mais conhecida como lei das domésticas; atentando especificamente para os efeitos intencionais e não intencionais desta PEC na relação existente entres tais partes a partir de um olhar para as experiências cotidianas dessas mulheres. Assim, busco entender como esse novo marco legal se encontra com uma antiga gramática emocional historicamente construída, afetando as subjetividades, as práticas, criando tensões e estratégias e reorganizando as experiências vivenciadas no interior desses vínculos já existentes. Aqui me interessa olhar a um só tempo para o contexto macro e meso que produzem as estruturas sobre as quais essas experiências se desenvolvem, e para as experiências em um nível ordinário, detalhado, performatizadas nas práticas do dia a dia. Sabe-se que toda teoria, método e técnica de pesquisa delimitam um recorte específico da realidade investigada, construindo um olhar que dialoga com as trajetórias e acúmulos da pesquisadora que propõe debruçar-se sobre determinado tema. O que implica dizer que cada uma das escolhas feitas tem ligação forte com os afetos, o envolvimento político, as inclinações estéticas etc. de cada uma que se coloca em uma caminho de pesquisa.
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ALYNE ISABELLE FERREIRA NUNES
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DA MULATA À PROSTITUTA ORGÂNICA: como raça, gênero, classe e sexualidade moldaram o imaginário da acompanhante de luxo
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Orientador : REMO MUTZENBERG
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MEMBROS DA BANCA :
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REMO MUTZENBERG
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GUSTAVO GOMES DA COSTA SANTOS
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LIANA LEWIS
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GUILHERME FIGUEREDO BENZAQUEN
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JOYCE AMANCIO DE AQUINO ALVES
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VALDENICE JOSE RAIMUNDO
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Data: 24/02/2023
Ata de defesa assinada:
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O ponto de partida para a pesquisa é a observação das práticas discursivas e os sentidos elaborados encontrados no universo da prostituição, especificamente no mercado de luxo do sexo, que podem operar para reforçar os estigmas raciais impostos às mulheres negras, garantindo a manutenção das hierarquias no imaginário erótico desse universo. Busca-se analisar as produções discursivas sobre a sexualidade das mulheres negras e brancas a partir da noção de imagens de controle. Ao analisarmos os discursos das acompanhantes de luxo sobre suas vivências no mercado do sexo, compreendemos que a Análise Crítica do Discurso nos possibilita acessar como são reforçadas as imagens de controle aplicadas as mulheres negras que as designam com uma sexualidade desviante enquanto mulheres brancas são definidas pelas virtudes da piedade, pureza, submissão e domesticidade. Dessa forma, acompanhantes de luxo brancas e negras, apesar de ocuparem o mesmo espaço, são compreendidas a partir de lugares diferentes. Este estudo buscou analisar como as acompanhantes brancas e negras são posicionadas no imaginário racial erótico do segmento de luxo sob uma perspectiva interseccional, considerando que a prostituição no Brasil, com o histórico escravocrata, se estrutura a partir da raça, classe, gênero e sexualidade.
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A pesquisa tem como objetivo a análise do mercado do sexo de luxo, tendo como referência raça e classe social. Recorre ao método qualitativo, isto é, relatos da experiência das mulheres como dimensões que constroem a realidade, reconhecendo a objetividade e distanciamento como posturas impraticáveis que limitam o processo de conhecimento. Complementado com informações colhidas em sites e revistas na área. O campo empírico elege-se prostitutas de luxo da cidade do Recife,podendo ampliar para outras localidades. A técnica a ser utilizada será a da bola de neve.
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MANUELLA RIANE AZEVEDO DONATO
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“ADENTRO Y EN CONTRA”: a agenda feminista de igualdade de gênero e empoderamento das mulheres na política internacional de desenvolvimento
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Orientador : GUSTAVO GOMES DA COSTA SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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GUSTAVO GOMES DA COSTA SANTOS
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ALEXANDRE ZARIAS
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PAULO HENRIQUE NOVAES MARTINS DE ALBUQUERQUE
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GISELLE MARIA NANES CORREIA DOS SANTOS
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JULIANA MERCIA GUILHERME VITORINO
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Data: 27/02/2023
Ata de defesa assinada:
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O discurso de desenvolvimento tem passado por transformações significativas desde a sua emergência na política internacional, na década de 1940, como parte da estratégia da política externa dos EUA. As organizações intergovernamentais multilaterais, particularmente o Banco Mundial e as Organizações das Nações Unidas, refletem parte das disputas em torno da concepção de desenvolvimento. A partir da década de 1970, as contribuições feministas institucionalizadas no âmbito das organizações internacionais são consolidadas por meio da abordagem intitulada Mulheres em Desenvolvimento, e, a partir da década 1990, por meio da abordagem nomeada de Gênero e Desenvolvimento. A trajetória de incorporação de abordagens feministas no campo da política internacional de desenvolvimento é discutida, neste trabalho, com o objetivo de identificar as contribuições realizadas e os limites enfrentados pelas redes feministas transnacionais para incidir sobre o discurso do desenvolvimento a partir de suas reflexões teóricas e práticas políticas no âmbito institucional das relações internacionais.
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The discourse of development has been going through meaningful changes since its emergence in international politics in the 1940s as part of US foreign policy strategy. The multilateral intergovernmental organizations, particularly the World Bank and the United Nations, reflect part of the disputes around the concept of development. From the 1970s, feminist contributions within international organizations are consolidated through the approach entitled Women in Development, and, from the 1990s, through the approach known as Gender and Development. The trajectory of incorporating feminist approaches in the field of international development policy is discussed in this study, in order to identify the contributions made and the limits faced by transnational feminist networks in influencing the discourse of development based on their theoretical reflections and political practices in the institutional arena of international relations.
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VILMA BARBOSA FELIX
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DOS PROTESTOS DE RUA ÀS PETIÇÕES ON-LINE - O INDIVIDUALISMO CONTEMPORÂNEO E SEU IMPACTO AS NOVAS FORMAS DO AGIR COLETIVO
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Orientador : JONATAS FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO JORGE DE SIQUEIRA
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ELIANE MARIA MONTEIRO DA FONTE
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JONATAS FERREIRA
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JOSIAS VICENTE DE PAULA JUNIOR
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REMO MUTZENBERG
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Data: 28/02/2023
Ata de defesa assinada:
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Este projeto tem como objetivo analisar em que medida o individualismo característico do modelo neoliberal pode criar uma nova concepção de ativismo e influenciar as ações coletivas e a formação das identidades coletivas, essenciais para criação e manutenção dos movimentos sociais. Assim, perguntamos: estaria em curso uma nova forma de mobilização social não valorizada pelas teorias dos novos movimentos sociais e que só pode ser contemplada como formas de ações coletivas, mas igualmente capazes de gerar mudanças? A partir desta pergunta estabelecemos nosso objetivo de testar em que medida o individualismo, dentro do contexto das novas tecnologias e do neoliberalismo, que parece se expressar nessas ações, destroem ou acentuam a centralidade das identidades coletivas para a compreensão dos movimentos sociais atuais. Para esta empreitada pretendemos analisar especificamente o fenômeno das petições on-line sob a ótica das teorias dos novos movimentos sociais (Melucci) e da mobilização de recursos e oportunidades políticas (Tarrow), nas quais se afirma a centralidade das identidades coletivas. Essas teorias serão costuradas pela discussão das relações hegemônicas de Laclau e Gramsci em sociedades complexas, profundamente impactadas pelas novas tecnologias da comunicação e sua relação com o neoliberalismo como sustentação do capitalismo contemporâneo, segundo as críticas de Harvey, Boltanski e Chiapello. Metodologicamente pretendemos realizar uma abordagem qualitativa em um trabalho de campo que envolva a observação e netnografia em pelo menos duas plataformas de petições online, além de entrevistas em profundidade com os autores, os apoiadores dessas petições e também tentaremos entrevistar representantes dessas plataformas, por acreditarmos que esses atores apresentam camadas distintas ou diferentes versões e tipos de ativismos e objetivos. Sendo fundamental recorrer à análise de discurso e de conteúdo e documental para tentar destrinchar os elementos e nuances discursivas desses atores e suas interações, com o objetivo maior de compreender como se move e que tipo de ativismo essa prática estabelece.
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Este projeto tem como objetivo analisar em que medida o individualismo característico do modelo neoliberal pode criar uma nova concepção de ativismo e influenciar as ações coletivas e a formação das identidades coletivas, essenciais para criação e manutenção dos movimentos sociais. Assim, perguntamos: estaria em curso uma nova forma de mobilização social não valorizada pelas teorias dos novos movimentos sociais e que só pode ser contemplada como formas de ações coletivas, mas igualmente capazes de gerar mudanças? A partir desta pergunta estabelecemos nosso objetivo de testar em que medida o individualismo, dentro do contexto das novas tecnologias e do neoliberalismo, que parece se expressar nessas ações, destroem ou acentuam a centralidade das identidades coletivas para a compreensão dos movimentos sociais atuais. Para esta empreitada pretendemos analisar especificamente o fenômeno das petições on-line sob a ótica das teorias dos novos movimentos sociais (Melucci) e da mobilização de recursos e oportunidades políticas (Tarrow), nas quais se afirma a centralidade das identidades coletivas. Essas teorias serão costuradas pela discussão das relações hegemônicas de Laclau e Gramsci em sociedades complexas, profundamente impactadas pelas novas tecnologias da comunicação e sua relação com o neoliberalismo como sustentação do capitalismo contemporâneo, segundo as críticas de Harvey, Boltanski e Chiapello. Metodologicamente pretendemos realizar uma abordagem qualitativa em um trabalho de campo que envolva a observação e netnografia em pelo menos duas plataformas de petições online, além de entrevistas em profundidade com os autores, os apoiadores dessas petições e também tentaremos entrevistar representantes dessas plataformas, por acreditarmos que esses atores apresentam camadas distintas ou diferentes versões e tipos de ativismos e objetivos. Sendo fundamental recorrer à análise de discurso e de conteúdo e documental para tentar destrinchar os elementos e nuances discursivas desses atores e suas interações, com o objetivo maior de compreender como se move e que tipo de ativismo essa prática estabelece.
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DANIEL MONTEIRO DO NASCIMENTO
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“HUEHUEHUE OR DIE”?: Huerage e apropriações videolúdicas das noções de trolagem, identidade gamer e brasilidade na comunidade on-line brasileira de League of Legends
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Orientador : JONATAS FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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JONATAS FERREIRA
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PAULO HENRIQUE NOVAES MARTINS DE ALBUQUERQUE
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PAULO MARCONDES FERREIRA SOARES
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CRISTINA TEIXEIRA VIEIRA DE MELO
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LUCAS VICTOR SILVA
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Data: 28/02/2023
Ata de defesa assinada:
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A partir de uma investigação acerca as práticas comunicativas emergentes na experiência videolúdica de WoW e LoL, proponho-me a pensar e analisar – histórica, descritiva e criticamente – as discursividades sobre a identidade nacional brasileira que circulam entre os/as jogadores/as organizados/as nas comunidades virtuais desses jogos. Em minhas reflexões tenho o intuito de: a) Apresentar uma breve discussão teórica sobre alguns conceitos clássicos da sociologia, entre eles os de identidade, nação, cultura e comunidade, com o objetivo de reconstrui-los, teoricamente, a partir de uma perspectiva pós-colonial; b) Observar e participar da dinâmica de uso e apropriação dos MMOS e das NTICs nessas organizações que permitam identificar algumas inscrições discursivas particulares: vocábulos específicos, gírias e, primordialmente, emoticons, gifs, memes. c) Realizar um trabalho de construção do trajeto e de escuta dos sentidos que são discursivizados acerca das práticas comunicativas consideradas normativas e disruptivas, com base nos conceitos da análise do discurso (AD) de filiação foucaultiana (FAIRCLOUGH, 2001; 2010), sobretudo os macroconceitos de discurso/interdiscursividade/intertextualidade e poder/ideologia/hegemonia; d) Analisar como as discursividades sobre a zuera e sobre a identidade huebr podem ressignificar as relações socioculturais e imaginárias entre a produção simbólico-discursiva acerca a identidade nacional brasileira; a partilha de um sentimento de “brasilidade” e a dinamização dos imaginários sociais – tanto nacional quanto tecnológico – nas comunidades virtuais dos MMOs supracitados.
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In Brazil, since 2013, there has been a growing media and academic visibility of a set of “typically” Brazilian communicative practices, popularly known as “huerage”. Huerage can be seen, in particular, in social interactions on multiplayer online games (MOG) and in their online services and environments centered, but also in digital platforms and social media formed by people interested in pop culture and geek culture products. In fact, some journalistic, infotainment and scientific texts relate the huerage to a particular type of Brazilian humor on the internet, called "zuera", and to trolling (online prank), sometimes in a creative way, sometimes in a problematic way. That is, jokes, sarcastic criticism, hazing, unethical attitudes and disruptive behaviors that address both knowledge and shared experiences about the MOG and sensitive topics, everyday and media issues, as well as certain concepts attributed to the notion of Brazilianness, including "cordialidade", "malandragem", "jeitinho brasileiro" and "viralatismo cultural". Based on the critical discourse analysis of texts found in MOG's online forum, especially in the Brazilian official League of Legends online forum and texts published in Brazilian news portals and blogs, this thesis seeks to understand how Brazilian gamers apprehend and express the huerage, thus re-signifying certain notions of trolling, gamer identity and Brazilianness In this sense, one sees the need to reflect on video-ludic coloniality: a facet of the coloniality process that is manifested, mainly, by the normalization of a business context of consumption of high-cost computer games aimed at a trained target audience, especially , by men. Finally, it is concluded that the huerage materializes from linguistic and technological appropriations that seek to either increase fun and provoke laughter no matter who it hurts, or manifest identity affirmation, individual protection and collective resistance in on-line communities targeting MOG.
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KARINA AREIAS DE OLIVEIRA MELO
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Religião, Espaço Público e Educação - Ensino Religioso: Debates e Embates, Avanços e Retrocessos
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Orientador : JOANILDO ALBUQUERQUE BURITY
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MEMBROS DA BANCA :
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ELISA RODRIGUES
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FRANCISCO JATOBA DE ANDRADE
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GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO
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GUSTAVO GOMES DA COSTA SANTOS
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JOANILDO ALBUQUERQUE BURITY
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Data: 28/02/2023
Ata de defesa assinada:
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O Ensino Religioso reflete uma luta que ultrapassa o limite do campo educacional e não apenas no Brasil. Os conflitos pela inserção de diversas religiões nos espaços públicos, que também são fruto da mesma secularização e laicização das ordens políticas modernas, fazem-se presentes em diversos países. As soluções e tratamentos dados a esta questão diferem-se entre os países e mesmo, dentro deles. Ao se acompanhar a história recente do ER no Brasil percebe-se uma gama de questões relativas ao processo histórico, político, social e cultural mais abrangente. Ele nos aproxima da realidade educacional do país, da diversidade de maneiras de tratar o ER nos vários estados brasileiros, da inegável presença e forte atuação da Igreja Católica na provisão do ER ao longo da história brasileira, da inserção de entidades religiosas e de diversas religiões no espaço público, na educação e na política. Neste contexto, este projeto visa a identificar e analisar os diversos discursos que norteiam as práticas em torno do Ensino Religioso na conjuntura atual, bem como avaliar como estes discursos e estas disputas incidem no âmbito da educação pública.
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O Ensino Religioso reflete uma luta que ultrapassa o limite do campo educacional e não apenas no Brasil. Os conflitos pela inserção de diversas religiões nos espaços públicos, que também são fruto da mesma secularização e laicização das ordens políticas modernas, fazem-se presentes em diversos países. As soluções e tratamentos dados a esta questão diferem-se entre os países e mesmo, dentro deles. Ao se acompanhar a história recente do ER no Brasil percebe-se uma gama de questões relativas ao processo histórico, político, social e cultural mais abrangente. Ele nos aproxima da realidade educacional do país, da diversidade de maneiras de tratar o ER nos vários estados brasileiros, da inegável presença e forte atuação da Igreja Católica na provisão do ER ao longo da história brasileira, da inserção de entidades religiosas e de diversas religiões no espaço público, na educação e na política. Neste contexto, este projeto visa a identificar e analisar os diversos discursos que norteiam as práticas em torno do Ensino Religioso na conjuntura atual, bem como avaliar como estes discursos e estas disputas incidem no âmbito da educação pública.
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JULIANA GOMES DE MORAES
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MERCADOS, INSTITUIÇÕES E AGRICULTURA FAMILIAR: o caso dos agricultores da CECAF e da Feira de Orgânicos no CEASA-PE
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Orientador : MARIA LUIZA LINS E SILVA PIRES
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MEMBROS DA BANCA :
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ALTIVO ROBERTO ANDRADE DE ALMEIDA CUNHA
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CONCEIÇÃO MARIA DIAS DE LIMA
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ELIANE MARIA MONTEIRO DA FONTE
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JOSEFA SALETE BARBOSA CAVALCANTI
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MARIA LUIZA LINS E SILVA PIRES
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Data: 12/04/2023
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Esta tese analisa as dinâmicas sociais que caracterizam a CECAF e a Feira de Orgânicos, ambas situadas no CEASA-PE, a partir dos aparatos regulatórios que definem a rotina de comercialização e o conjunto das estratégias utilizadas pelos agricultores. Os impactos da pandemia do COVID-19 sobre seus mecanismos de funcionamento e suas implicações sobre as estratégias desenvolvidas pelos agricultores também integram os propósitos desta tese. Os resultados apontam para os pormenores das lógicas internas dos negócios, das dinâmicas coletivas que compõem as instâncias políticas da regulação de mercados voltados à agricultura familiar. Os casos estudados demonstram uma incipiente participação das cooperativas e das associações representantes dos agricultores, contrariando os projetos de criação desses espaços, e que levam a ampliação do poder de barganha da gestão institucional, da iniciativa privada e dos atravessadores na gestão dos negócios. Panorama este que predomina na CECAF, quando comparada à Feira de Orgânicos, onde os agricultores gozam de maior autonomia. O protagonismo da agricultura familiar está presente na criação de uma logística, no aumento do seu portfólio de vendas, na criação de acordos informais e em vendas online, via whatsapp. As evidências da pesquisa sugerem que a estabilidade da agricultura familiar nos mercados atacadistas brasileiros depende, em grande medida, da ampliação da participação em espaços estratégicos de tomada de decisão regulatória deste comércio.
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O objetivo geral da pesquisa é investigar como se processam as dinâmicas sociais de funcionamento dos mercados de produtos frescos – as frutas legumes e verduras (FLVs) – instaladas pela Central de Abastecimento logístico de Pernambuco (CEASA-PE), considerando as estratégias cotidianas de comercialização da agricultura familiar, bem como a sua participação na constituição dos mecanismos de regulação desses espaços de comercialização. Foram escolhidas, como unidades de análise, a Central de Comercialização da Agricultura Familiar (CECAF) e a Feira de Orgânicos do CEASA-PE. A problemática gira das estratégias de comercialização e dos mecanismos de regulação desses mercados. Como objetivos específicos, elencamos compreender a constituição histórica do sistema público de abastecimento atacadista brasileiro, indicando a trajetória do CEASA-PE na sua atuação no atendimento à agricultura familiar; situar o aparato normativo estatal que regula a inserção da agricultura familiar no sistema público de abastecimento atacadista brasileiro; identificar as estratégias de comercialização estabelecidas nos galpões, sinalizando para os mecanismos regulatórios formais e/ou informais que favorecem ou restringem a atuação dos atores. Será realizado um recorte da população de participantes dos galpões, segundo os cadastros elaborados em 2016 pelo CEASA-PE. A pesquisa de campo estará apoiada em incursões exploratórias nos moldes da observação direta e aplicação de entrevistas semiestruturadas. Como marco teórico, abordaremos o mercado como um ambiente político de ação social, apoiando-nos em um conjunto de estudos localizados, sobremaneira, na área da Sociologia Econômica e dos mercados.
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INÃ CÂNDIDO DE MEDEIRO
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MODOS DE SABER-FAZER E DE RESISTIR: os desafios dos produtores familiares de queijo de coalho artesanal no Agreste Pernambucano
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Orientador : JOSEFA SALETE BARBOSA CAVALCANTI
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSEFA SALETE BARBOSA CAVALCANTI
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REMO MUTZENBERG
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RENATA MENASCHE
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SÔNIA DE SOUZA MENDONÇA MENEZES
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LUDOVIC ALEXANDRE JACQUES AUBIN
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Data: 16/05/2023
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Esta tese versa sobre a dinâmica socioeconômica das famílias produtoras de queijo de coalho artesanal ao terem que lidar e resistir às lógicas de modernização do campo, sobretudo reforçadas pelas regulações sanitárias. Baseadas em avaliações de qualidade e controles de riscos internacionais, essas formas de prescrições e controles externos geram uma série de dilemas e impedimentos para a produção, consumo e comercialização de queijo de coalho de leite cru no Agreste Pernambucano. Diante de tais imposições e levando em consideração o contexto da pandemia da Covid-19, a tese tem como objetivo principal compreender como as famílias produtoras desses territórios, principalmente dos espaços rurais de São Bento do Una, Capoeiras e seus arredores organizam o seu trabalho, sua sobrevivência e seu modo de vida. As situações vividas pelos produtores familiares para a elaboração e comercialização desses alimentos artesanais serão investigadas com base nas contribuições de teóricos que há décadas estudam o campesinato, como objeto legítimo das Ciências Sociais. Assim, optou-se por compreender as famílias que vivem na região produtora investigada para além do que se convencionou chamar de “camponeses puros” com foco em práticas e valores éticos e morais, que estão presentes em maior ou menor grau no cotidiano dos produtores de queijo, segundo uma articulação ambivalente entre a “tradição” e a “modernidade”. Como instrumentos teórico-metodológicos, a partir de uma abordagem qualitativa, privilegiou-se o uso da observação direta de estabelecimentos produtivos, feiras do queijo, entre outros; entrevistas semiestruturadas com produtores familiares, lideranças locais e agentes sanitários; e o levantamento prévio de documentos relacionados às normas sanitárias. A pesquisa de campo foi realizada de 2019 a 2022, sendo os dados obtidos por meio das observações nas unidades produtivas e de outras localidades com o uso do gravador de voz, os quais foram sistematizados no diário de campo e registros imagéticos. Posteriormente, os dados e as entrevistas em profundidade foram transcritos, o que possibilitou a categorização e análise do material obtido. Por fim, pode-se constatar que as famílias produtoras gozam de uma ética campesina e dos seus saberesfazeres locais, que lhes garantem uma autonomia relativa para enfrentar os controles externos, sobretudo nas esferas atreladas às atividades agropecuárias, às trocas mercantis e aos cuidados multidimensionais presentes em cada unidade produtiva, como estratégia de reprodução socioeconômica. E, assim sendo, elas não assumem uma forma única e linear de atuação; essas variam conforme a dinâmica familiar, o ciclo de vida, os arranjos produtivos e os meios de resistência frente às pressões e controles externos sobre os seus territórios.
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O presente projeto versa sobre as estratégias alternativas de reprodução social e formas de resistência das famílias produtoras na Bacia Leiteira de Pernambuco para lidar com as regulações sanitárias dos seus queijos. Esse produto alimentar, produzido artesanalmente, de longa tradição no Nordeste brasileiro, muitas vezes, é considerado impróprio para o consumo humano e venda, segundo os requisitos de qualidade da legislação vigente no país, por meio de diversas leis e normas, geralmente apresentados como neutras e científicas. No centro das controvérsias, está a exigência da pasteurização dos queijos, presente em normas internacionais (Codex Alimentarius). A partir desses pressupostos, o objetivo desse estudo será compreender como os produtores familiares de queijo artesanal, organizam o seu trabalho, seu modo de vida e sua sobrevivência, frente aos impedimentos sanitários para a produção e comercialização de seus produtos. O levantamento bibliográfico inicial está ancorado nos seguintes temas-chaves: segurança alimentar e nutricional, racionalização do direito moderno, reciprocidade e trocas mercantis, estratégias e formas de resistência dos agricultores familiares e os sentidos das qualidades e riscos agroalimentares. Como instrumentos metodológicos, pretendem-se utilizar: técnicas de abordagem etnográfica e de observação direta nos espaços rurais, principalmente nos municípios de São Bento do Una e Cachoeirinha, levantamento do Censo Pecuário e dos dados da ADAGRO, aplicação de questionários junto aos consumidores de queijo artesanal, entrevistas semiestruturadas com os principais atores políticos e sociais envolvidos na produção queijeira desse território local; pesquisa de documentos sobre as normas sanitárias e de fontes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Slow Food Brasil, referentes aos selos das IGs (Indicação Geográfica)
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DANIEL COSTA FARIAS
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PROCESSOS DE CIVILIZAÇÃO E SOFRIMENTO: uma interpretação do pensamento de Norbert Elias
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Orientador : GABRIEL MOURA PETERS
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MEMBROS DA BANCA :
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GABRIEL MOURA PETERS
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ARTUR FRAGOSO DE ALBUQUERQUE PERRUSI
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JOSE LUIZ DE AMORIM RATTON JUNIOR
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SIMONE MAGALHAES BRITO
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THIAGO PANICA PONTES
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Data: 19/06/2023
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Esta pesquisa teórica buscou analisar a relação entre sofrimento e os processos sociogenéticos de individualização, nos trabalhos de Norbert Elias. Com isso, investigamos a natureza do sofrimento na obra do sociólogo com o intuito de estabelecer as deficiências e qualidades da sua explicação sociológica sobre essa temática. Na primeira parte, demonstro as principais ideias, noções e conceitos como interligadas à sua teoria dos processos civilizadores. Nesse sentido, procuramos conectar a sua principal teoria, a interiorização dos controles sociais e o autocontrole das emoções, com as mudanças provocadas pela composição e pacificação do Estado, com seus outros estudos, mostrando que esse é o fio norte do trabalho do sociólogo. Na segunda parte, dividida em dois capítulos, procuramos mostrar a noção de sofrimento por meio de sua teoria sociológica. Assim, descrevemos e analisamos as principais formas de sofrimento que aparecem no decorrer da obra de Elias. Debatemos as principais características das dores e misérias humanas, sua gênese e como se apresentam durante a história. Nessa etapa, qualificamos a noção de sofrimento como relevante em sua obra. Por fim, na última parte do trabalho, relacionamos os principais conceitos de Elias, como sociogênese e individualização, com a ideia de sofrimento, determinando as contribuições e deficiências da explicação sociológica eliasiana. Nesse ponto, os principais aspectos da sua tese são questionados. Para Elias, o sofrimento é processual, relacional e socio-histórico. Assim, nas sociedades modernas, os processos de individualização alteram as configurações onde o sofrimento está inserido. Ou seja, conforme avançam os processos de individualização aumenta a sensibilidade para as dores e misérias. Refletimos acerca da análise do autor no que diz respeito à correlação entre estruturas sociais e estruturas de personalidade. Por conseguinte, a sua explicação da formação deficitária do habitus social como causa de sofrimentos também é averiguada, pelo fato ser pouco falseável. Concluímos essa tese afirmando que, mesmo com a originalidade e contribuição de sua proposta e perspectiva socio-histórica para a sociologia, e ao renovar o paradigma freudiano do mal-estar na civilização, a análise eliasiana apresenta deficiências principalmente no que diz respeito ao seu caráter explicativo dos processos sociais que geram sofrimento.
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Este projeto propõe uma análise de como Norbert Elias pensa a influência dos processos sociogenéticos de individualização nas formas de sofrimento psíquico. Para tanto seguiremos quatro etapas. Na primeira, analisaremos os conceitos de sociogênese e psicogênese em Elias, partindo de seus principais escritos, caracterizando o contexto histórico e intelectual em que o autor escreve e os seus principais conceitos analíticos. Na segunda etapa, verificaremos como o autor entende a noção de sofrimento, demonstrando a importância dessa concepção em seus textos. Depois, buscaremos compreender de que modo o sociólogo entende o transtorno mental, tendo como base os textos em que Elias se debruça sobre essa temática. Por fim mostraremos as relações entre sociogênese e sofrimento psíquico. Nessa última etapa, vamos evidenciar a importância, segundo Elias, dos processos de formação do indivíduo nas sociedades modernas e seus pontos de equilíbrio e desequilíbrio na economia psíquica. Como procedimento de análise para o desenvolvimento de nossa tese, utilizaremos a pesquisa bibliográfica, envolvendo não apenas os escritos do próprio sociólogo alemão como também um montante significativo da literatura especializada sobre o autor, especialmente quando ela se mostrar relevante para as questões que mais nos interessam. Sem deixar de reconhecer a pertinência dessa literatura, acreditamos que o presente trabalho se justifica precisamente pelo fato de que essas temáticas têm sido pouco exploradas nas interpretações do pensamento de Norbert Elias.
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NAYMME TATYANE ALMEIDA MORAES
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"HOJE, A ARTE É ESTE COMUNICADO": conceitualismo e prática social em Paulo Bruscky.
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Orientador : PAULO MARCONDES FERREIRA SOARES
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MEMBROS DA BANCA :
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PAULO MARCONDES FERREIRA SOARES
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JOSIMAR JORGE VENTURA DE MORAIS
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JONATAS FERREIRA
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MOACIR TAVARES RODRIGUES DOS ANJOS
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ARTUR CORREIA DE FREITAS
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Data: 01/08/2023
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A presente pesquisa busca analisar sociologicamente o experimentalismo do trabalho conceitual do artista pernambucano Paulo Bruscky e as relações sociais dele resultantes, que constituíram a base de uma nova forma artística fundamentada em novas preocupações estéticas e inquietações sociais contemporâneas. Interessa-nos com esse estudo aliar às críticas social e política, o questionamento da natureza do objeto artístico, a exploração de materiais e objetos inusitados, além da subversão do suporte. A investigação centra-se na aproximação entre arte e sociedade, desviando o olhar para um novo questionamento do social que encontra, na sociologia da arte, seu método de análise, já que as preocupações dessa disciplina envolvem os artistas, as obras de arte, o público e as suas inter-relações. Para alcançar tal objetivo, apoiamo-nos nas pesquisas de Nathalie Heinich sobre sociologia pragmática. Nelas, a ideia de autonomia artística está centrada nas relações entre contexto histórico e condições sociais de regulamento para as normas do meio artístico funcionarem.
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As décadas de 1960 e 1970 foram um momento caracterizado por acirrados embates políticos e intensas experimentações artísticas no Brasil, formuladas no trânsito entre a ação artística e a ação política e social. Sob um cenário de opressão política, estabeleceu-se um espaço artístico contemporâneo onde a arte produzida caracterizou-se por se opor às instituições e aos antigos padrões de linguagem. Diante disso, este projeto de pesquisa objetiva propor um redirecionamento do olhar sobre a arte contemporânea a partir de uma nova abordagem, a de uma sociologia das práticas sociais, que só se tornou possível a partir de um novo paradigma que nasce junto com a própria arte contemporânea. Propõe investigar de que maneira o experimentalismo artístico pernambucano dos anos 1960 e 1970 se desenvolveu a partir da criação de uma nova linguagem, das mediações que estabeleceu com o cenário político do período, o público, a crítica e instituições, a partir de noções como espaço público, representação social e intervenção na linguagem, procedimentos próprios da arte pós-duchampiana e suas relações com os espaços sociais, as instituições, a economia, a política, gênero, raça e identidade, a arte se torna por si mesma uma prática social. Para isso o projeto parte das pesquisas de Pierre Bourdieu no diz respeito a ideia de campo para ampliá-la, já que a hipótese é que essa teoria não cabe mais no novo paradigma inaugurado pela arte contemporânea. Para ajudar a pensar esse novo problema, a teoria do desvio de Howard Becker e sua ênfase na contingência e no comportamento de grupo será o aporte teórico fundamental. Levando em consideração que, as pesquisas em artes visuais constituem um campo de estudos multidisciplinar, em um primeiro momento objetivei estabelecer uma breve teoria contemporânea da arte, partindo de suas especificidades e contingências, ou seja, de suas condições de possibilidade, voltando-me para o seu objeto, o social, repensando assim o lugar do político e da cultura na arte, através do reposicionamento das categorias vulgarizadas de base e superestrutura, reintegrando a arte ao seu lugar de prática social.
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VITOR TAVARES BAHIA
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AS BASES MORAIS DA DESIGUALDADE SOCIAL: uma investigação teórica
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Orientador : JOSE LUIZ DE AMORIM RATTON JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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BRUNO LAZZAROTTI DINIZ COSTA
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GUILHERME FIGUEREDO BENZAQUEN
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JOSE LUIZ DE AMORIM RATTON JUNIOR
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LEONARDO NOBREGA DA SILVA
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MARIANA CAVALCANTI ROCHA DOS SANTOS
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NAÍDE TEODÓSIO VALOIS SANTOS
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Data: 25/08/2023
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A desigualdade social, sobretudo em sua dimensão econômica, se tornou um lugar-comum das discussões políticas na última década. Geralmente vista como o grande desafio do nosso tempo, superá-la seria o principal caminho para reduzir as injustiças sociais. No entanto, embora esteja quase sempre relacionada a essa dimensão normativa da vida societária, o debate sobre seus aspectos morais tem se limitado à ideia de que a desigualdade suscita questões de justiça/injustiça. O presente trabalho parte de um pressuposto diferente: as bases morais da desigualdade constituem parte fundamental da produção, reprodução, estruturação e justificação das desigualdades sociais contemporâneas. Com isso, o objetivo é investigar os aspectos morais da desigualdade em seus diversos níveis: seus fundamentos filosóficos, sua relação com o desenvolvimento da Economia e sua dimensão propriamente sociológica. Como resultado desta investigação teórica, identificamos a moralidade da desigualdade como: a) justificativa filosófica para pressupostos igualitaristas; b) mecanismos teóricos, políticos e metodológicos do desenvolvimento da Economia enquanto disciplina científica; c) parte fundamental das relações de classe, raça e gênero; d) elemento subjetivo das experiências de mobilidade social; e) mecanismos de produção da desigualdade durável; f) aspecto central da produção de sentimentos e tipos emocionais da desigualdade; g) dimensão elementar da meritocracia enquanto sistema de justificação e negação das desigualdades.
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A desigualdade social é aquele fenômeno que, por ser visto como óbvio, corre o risco de se tornar banal. Apenas alguns meses foram necessários para que os espantosos achados da pesquisa da organização não-governamental (ONG) Oxfam caíssem no “esquecimento tácito” da vida cotidiana. Amplamente divulgada pela imprensa, a notícia mostrava que seis bilionários brasileiros concentram renda equivalente à metade mais pobre da população do país. A desigualdade social no Brasil só o é dessa maneira porque subjaz à economia política uma economia moral de legitimação dos modos de vida desiguais, tornando possível um cenário no qual “servos” e “super-ricos” ocupem vossos lugares de maneira “natural”, sem maiores problemas para a manutenção da ordem social. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é investigar as relações entre uma desigualdade distributiva e uma desigualdade moral (representações simbólicas sobre o mundo). A ideia é analisar de que maneira aspectos objetivos e objetivados condicionam um “sentimento” ou uma “experiência” de humilhação que, a olho nu, tem efeitos meramente subjetivos, os quais independeriam da estrutura material e simbólica “antecedente” à percepção do mundo e à percepção de si. Em outros termos, a pesquisa tentará compreender em que medida uma “expectativa moral” das relações sociais é uma “expectativa de posição de classe”.
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JULIANA TORRES Y PLÁ TREVAS
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Mulheres, afetos e estratégias de sobrevivência em prisões de Pernambuco
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Orientador : GUSTAVO GOMES DA COSTA SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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GUSTAVO GOMES DA COSTA SANTOS
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FRANCISCO JATOBA DE ANDRADE
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JOSE LUIZ DE AMORIM RATTON JUNIOR
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NATÁLIA CORAZZA PADOVANI
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FERNANDO DE JESUS RODRIGUES
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Data: 30/08/2023
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Esta tese busca compreender como as mulheres aprisionadas constroem estratégias de sobrevivência nas prisões femininas de Pernambuco. Considera-se que as estratégias utilizadas são tecidas a partir das experiências de violência vividas por elas durante seus processos de encarceramento e da precariedade das unidades prisionais. As estratégias assumem diversas formas, podendo ser individuais ou coletivas, pontuais ou com duração mais longa. Podem, inclusive, ser compostas por feminilidades baseadas em padrões hegemônicos de gênero. Nesta pesquisa, as unidades prisionais são compreendidas como espaços porosos (PADOVANI, 2015; GODOI, 2015) por reproduzir relações entre pessoas que estão cumprindo suas penas, trabalham na unidade, visitam seus familiares ou cruzam as fronteiras entre a cadeia e o mundão. Dessa forma, forjam-se solidariedade e afetos entre as pessoas que têm suas vidas mediadas pela prisão, abrindo espaço para que a vida resista no cotidiano prisional. A análise desse trabalho foi costurada dentro de uma abordagem etnográfica em pesquisa multimétodos. As conclusões sinalizam que para sobreviver nas unidades prisionais femininas é necessário fazer alianças, amizades, acordos, participar de redes dentro e/ou fora da unidade, se movimentar entre as regras, normas e leis que estabelecem a ordem e o cotidiano da prisão, negociar e reconstruir feminilidades.
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This thesis seeks to understand how imprisoned women build survival strategies in women's prisons in Pernambuco. It is considered that the strategies used are shaped by the violence they experience and witness during their confinement, and the precariousness of prison facilities. The strategies can vary in form, being either individual or collective, short-term or long-lasting. They may even be composed of femininities based on hegemonic gender patterns. In this research, prison units are understood as porous spaces (PADOVANI, 2015; GODOI, 2015) because they reproduce relationships between people who are serving their sentences, work in the unit, visit their families or cross the borders between the prison and the outside world. In this way, solidarity and affection are forged between people who have their lives mediated by prison, allowing life to resist the prison’s routine. The study adopts an ethnographic approach with a multimethod research design. The conclusions indicate that to survive in Pernambuco's female prison units, it is necessary to make alliances, friendships, agreements, participate in networks inside and/or outside the unit, move between the rules, norms and laws that establish the order and the daily life of the prison, negotiate and rebuild femininities.
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ALEXANDRE MACHADO MARQUES DE SOUZA SOBRINHO
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FORMAS ALTERNATIVAS DE PRODUÇÃO E MERCADOS DE QUALIDADE NO VALE DO SÃO FRANCISCO: a experiência do Assentamento de Agricultores(as) Familiares Mandacaru
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Orientador : MARIA LUIZA LINS E SILVA PIRES
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSEFA SALETE BARBOSA CAVALCANTI
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MARIA LUIZA LINS E SILVA PIRES
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MARIA RITA IVO DE MELO MACHADO
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MARIA SALETT TAUK SANTOS
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RUSSELL PARRY SCOTT
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Data: 27/11/2023
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Tomando como referência a ideia de construção dos mercados e de processo de hibridização entre os modelos convencionais e alternativos da agricultura, esta pesquisa tem como objetivo analisar como se processam as dinâmicas produtivas e comerciais do Assentamento de Agricultores Familiares Mandacaru, gestadas a partir de um modelo orgânico de produção de qualidade, como instância de reprodução social das famílias assentadas e de sua inserção nos mercados. A preocupação com a qualidade, com a segurança alimentar, com a provisão, distribuição e consumo envolve tanto os atores que atuam nos circuitos locais de produção como os que operam no âmbito global de distribuição de alimentos. Ambos são movidos por “padrões estritos de qualidade” e por uma “demanda previamente definida e qualificada” (CAVALCANTI, 2004), remetendo a ideia de “hibridização” entre ordens distintas na busca por vantagens competitivas semelhantes (PLOEG, 2008) e do “isomorfismo institucional” (DIMAGGIO; POWELL, 2005), como forma de assegurar vantagens competitivas no ambiente organizacional. A convivência entre dinâmicas distintas - que envolve grupos também distintos – chama a atenção para as estratégias de resistência e adaptação pelas quais pequenos produtores asseguram a sua reprodução social e a sua inserção nos mercados (NIEDERLE, 2009; 2014). Com base nessa discussão, questiona-se: quais as motivações que levam um grupo de agricultores a aderir à produção orgânica e ao uso dos selos a ela relacionados? Como a adoção desses procedimentos tem contribuído para a reprodução das famílias dos agricultores? Quais os limites de sua inserção nos mercados de qualidade? E, finalmente, qual o papel das associações no contexto da organização e estruturação do processo produtivo? De natureza qualitativa e apoiada no método etnográfico, este projeto elege como estudo de caso, o Assentamento de Agricultores Familiares Mandacaru, situado em Petrolina-PE. A reflexão sociológica sobre a construção dos mercados, as interações entre os sujeitos sociais; a análise das suas estruturas de reprodução social familiar; a construção e reconstrução dos espaços de produção e comercialização nos mercados por meio das trocas econômicas e simbólicas serão respaldadas a partir das discussões trazidas pela Sociologia Rural e pela Sociologia da Agricultura, além de outros autores importantes da Sociologia Contemporânea, como Axel Honneth e Pierre Bourdieu. A importância desse trabalho está na possibilidade de aprofundar o conhecimento em torno das formas de reprodução dos agricultores familiares no âmbito da competitiva cadeia frutícola do Vale do São Francisco, dando particular destaque ao uso dos selos de qualidade orgânica como mecanismo de resistência frente às estruturas socioeconômicas do mercado e um meio alternativo para a consolidação das suas lutas por reconhecimento.
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Tomando como referência a ideia de construção dos mercados e de processo de hibridização entre os modelos convencionais e alternativos da agricultura, esta pesquisa tem como objetivo analisar como se processam as dinâmicas produtivas e comerciais do Assentamento de Agricultores Familiares Mandacaru, gestadas a partir de um modelo orgânico de produção de qualidade, como instância de reprodução social das famílias assentadas e de sua inserção nos mercados. A preocupação com a qualidade, com a segurança alimentar, com a provisão, distribuição e consumo envolve tanto os atores que atuam nos circuitos locais de produção como os que operam no âmbito global de distribuição de alimentos. Ambos são movidos por “padrões estritos de qualidade” e por uma “demanda previamente definida e qualificada” (CAVALCANTI, 2004), remetendo a ideia de “hibridização” entre ordens distintas na busca por vantagens competitivas semelhantes (PLOEG, 2008) e do “isomorfismo institucional” (DIMAGGIO; POWELL, 2005), como forma de assegurar vantagens competitivas no ambiente organizacional. A convivência entre dinâmicas distintas - que envolve grupos também distintos – chama a atenção para as estratégias de resistência e adaptação pelas quais pequenos produtores asseguram a sua reprodução social e a sua inserção nos mercados (NIEDERLE, 2009; 2014). Com base nessa discussão, questiona-se: quais as motivações que levam um grupo de agricultores a aderir à produção orgânica e ao uso dos selos a ela relacionados? Como a adoção desses procedimentos tem contribuído para a reprodução das famílias dos agricultores? Quais os limites de sua inserção nos mercados de qualidade? E, finalmente, qual o papel das associações no contexto da organização e estruturação do processo produtivo? De natureza qualitativa e apoiada no método etnográfico, este projeto elege como estudo de caso, o Assentamento de Agricultores Familiares Mandacaru, situado em Petrolina-PE. A reflexão sociológica sobre a construção dos mercados, as interações entre os sujeitos sociais; a análise das suas estruturas de reprodução social familiar; a construção e reconstrução dos espaços de produção e comercialização nos mercados por meio das trocas econômicas e simbólicas serão respaldadas a partir das discussões trazidas pela Sociologia Rural e pela Sociologia da Agricultura, além de outros autores importantes da Sociologia Contemporânea, como Axel Honneth e Pierre Bourdieu. A importância desse trabalho está na possibilidade de aprofundar o conhecimento em torno das formas de reprodução dos agricultores familiares no âmbito da competitiva cadeia frutícola do Vale do São Francisco, dando particular destaque ao uso dos selos de qualidade orgânica como mecanismo de resistência frente às estruturas socioeconômicas do mercado e um meio alternativo para a consolidação das suas lutas por reconhecimento.
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