|
Dissertações |
|
1
|
-
LAÍS HELLENA ARAUJO DE PAIVA BARROS
-
TRANSPATERNIDADES EM EXISTÊNCIA: repertórios e aproximações sobre a experiência de gestação e cuidado por um homem trans pai
-
Orientador : JORGE LUIZ CARDOSO LYRA DA FONSECA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BENEDITO MEDRADO DANTAS
-
JORGE LUIZ CARDOSO LYRA DA FONSECA
-
MARCOS ANTONIO FERREIRA DO NASCIMENTO
-
Data: 22/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa objetivou analisar os repertórios linguísticos produzidos por um homem trans pai que gestou sua filha. Constatamos que as experiências das pessoas trans no campo dos cuidados reprodutivos assim como o manejo e atenção no âmbito da saúde reprodutiva, quando esta extrapola as necessidades do processo transexualizador - tido como “corretivo” evidenciando o caráter patológico sob o qual a transexualidade é compreendida socialmente - são invisibilizadas. Há um caráter “impensável” (ZAMBRANO, 2006) da questão reprodutiva voltada ao público LGBT – especialmente ao “T” da sigla, uma “esterilidade simbólica” (ANGONESE; SOUSA LAGO, 2017) que coíbe estruturalmente qualquer possibilidade do exercício da parentalidade ou funções de cuidado por pessoas trans. Como suporte teórico utilizamos as concepções de performatividade propostos por Judith Butler sobre gênero, linguagem - que defende como indissociável ao pensarmos sobre as (des)construções identitárias -, e o Transfeminismo como uma alternativa feminista que propõe abarcar a diversidade de sujeitas do feminismo e pautas e demandas não cisgêneras. À sustentação teórico-metodológica, utilizamos o Construcionismo Social, que entende os fenômenos da vida cotidiana como construções sociais e produtos do contexto ao qual estão inseridos. Foram analisadas em contextos de lives veiculadas por Instagrams institucionais do Fórum LGBT de Pernambuco e Coletivo Mangueiras as falas de um homem trans pai que gestou. Esta estratégia considera as novas possibilidades de interação e comunicação considerando as mídias digitais enquanto prática na vida cotidiana, sendo uma alternativa possível de pesquisa. Nas reflexões propostas na análise, definimos três momentos: o período gestacional, o exercício paterno e o puerpério, e o contexto social relativo ao cuidado das transpaternidades, o “berço social”. Entre os aspectos importantes que emergiram, encontramos a escassez de produções sobre o tema, o caráter estrutural na invizibilização das transmasculinidades, e a importância dos movimentos sociais às garantias de direitos.
-
Mostrar Abstract
-
The research had as its goal the analysis of the linguistic repertoires produced by a trans man father who bore his daughter. It was found that the experiences of trans people in the field of reproductive care, as well as management and attention in the context of reproductive health, when it extrapolates the needs of the transsexualizing process - considered as “corrective”, evidencing the pathological character under which transsexuality is socially understood - are made invisible. There is an “unthinkable” character (ZAMBRANO, 2006) of the reproductive issue aimed at the LGBT public – especially the “T” of the acronym, a “symbolic sterility” (ANGONESE; SOUSA LAGO, 2017) that structurally restrains any possibility of exercising parenthood or care functions for trans people. As theoretical support, we use the concepts of performativity proposed by Judith Butler on gender, language - which she defends as inseparable when thinking about identity (de)constructions -, and Transfeminism as a feminist alternative that proposes to encompass the diversity of feminist subjects and agendas and non-cisgender demands. For theoretical-methodological support, we used Social Constructionism, which understands the phenomena of everyday life as social constructions and products of the context in which they are inserted. In the context of lives broadcast by institutional Instagrams of the LGBT Forum of Pernambuco and Coletivo Mangueiras, the speeches of a trans man father who carried his child were analyzed. This strategy considers the new possibilities of interaction and communication considering digital media as a practice in everyday life, being a possible research alternative. In the reflections and proposals in the analysis, we defined three moments: the gestational period, the paternal exercise and the puerperium, and the social context related to the care of transpaternity, the “social cradle”. Among the important aspects that emerged, we find the scarcity of productions on the subject, the structural character in the invisibilization of transmasculinities, and the importance of social movements to the guarantees of rights.
|
|
2
|
-
DIEGO HENRIQUE BARBOSA DA SILVA
-
Significados de autonomia para pessoas idosas residentes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI)
-
Orientador : MARIA ISABEL PATRICIO DE CARVALHO PEDROSA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CIRLENE FRANCISCA SALES DA SILVA
-
MARIA ISABEL PATRICIO DE CARVALHO PEDROSA
-
RENATA LIRA DOS SANTOS ALESSIO
-
Data: 23/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O envelhecimento tem sido discutido mundialmente nas últimas décadas devido às mudanças na expectativa de vida de pessoas com 60 anos ou mais. No Brasil, algumas leis foram implementadas na tentativa de promover e garantir os diretos dessa população. A Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) surge como um equipamento viável para a garantia de direitos dessa população. No entanto, essa instituição é questionada quanto à sua origem, estrutura e finalidade, por vezes controversa, que imporia um controle sobre os residentes ao ponto de perderem sua autonomia, o que iria de encontro às políticas públicas que preconizam esse fator primordial para um envelhecimento ativo. Sendo assim, questiona-se: qual a relação que existe entre as significações de autonomia de pessoas idosas institucionalizadas e o contexto de acolhimento em que vivem? O objetivo geral da pesquisa é investigar os significados de autonomia para pessoas idosas residentes em uma ILPI e indicar como essas significações se relacionam com o ambiente em que vivem e repercutem em seus processos de envelhecimento. Foi selecionada uma instituição privada sem fins lucrativos da Região do Agreste Central de Pernambuco, e oito idosos participaram da pesquisa, de natureza qualitativa, tendo como procedimento de coleta entrevistas semiestruturadas com foco em suas concepções sobre autonomia. Para alcançar o objetivo do trabalho, optou-se pela análise microgenética proposta pela perspectiva teórica da Rede de Significações. Os resultados sugerem uma série de fatores atrelados à percepção que um idoso tem de sua autonomia dentro da ILPI. São eles: decisão de entrada na instituição; busca por possíveis compensações sobre perda de autonomia; credibilidade social de ser uma pessoa autônoma; desenvolvimento de laços socioafetivos entre os integrantes da ILPI; e valores atrelados a ações e decisões que afetam diretamente a concepção de autonomia desses residentes. Mesmo com as dificuldades encontradas para a realização da pesquisa devido à pandemia provocada pela COVID-19, foi possível refletir sobre as implicações desses fatores no processo de autonomia desses residentes. Reconhece-se o caráter inicial dessas discussões frente à temática e à necessidade de um maior aprofundamento dessa investigação em outras instituições com contextos e razões sociais distintos.
-
Mostrar Abstract
-
Aging has been discussed worldwide in recent decades due to changes in the life expectancy of people aged 60 and over. In Brazil, some laws have been implemented to promote and guarantee the rights of this population. Nursing home (Long-Stay Institution for the Elderly - ILPI) appears as a viable equipment to guarantee the rights of this population. However, this institution has been questioned as for its origin, structure, and purpose, sometimes controversial, which would impose a control over residents to the point of their losing autonomy, which would go against public policies advocating this primordial factor for an active aging. Therefore, the question is: what is the relationship between the meanings of autonomy of institutionalized elderly people and the host context in which they live? The general objective of the research is to investigate the meanings of autonomy for elderly people residing in an ILPI and to indicate how these meanings relate to the environment in which they live and have an impact on their aging processes. A non-profit private institution in the Agreste Central region of Pernambuco was selected, and eight elderly people participated in the qualitative research, using semi-structured interviews as a collection procedure focusing on their conceptions of autonomy. To reach the objective of the work, we opted for the microgenetic analysis proposed by the theoretical perspective of the Net of Meanings. The results suggest a series of factors linked to the perception by an elderly person on their autonomy within the ILPI. They are: decision to enter the institution; search for possible compensation for loss of autonomy; social credibility as being an autonomous person; development of socio-affective bonds among the members of the ILPI; and values linked to actions and decisions that directly affect the concept of autonomy of these residents. Even with the difficulties encountered in carrying out the research due to the pandemic caused by COVID-19, it was possible to reflect on the implications of these factors in the process of autonomy of these residents. The introductory character of these discussions on the subject and the need for a greater depth into this investigation in other institutions with different contexts and social reasons are herein recognized.
|
|
3
|
-
LIGIA RIBEIRO FERREIRA
-
Entre a pessoa e a persona: a ontogênese da Drag Queen
-
Orientador : RENATA LIRA DOS SANTOS ALESSIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA PAULA SOARES DA SILVA
-
MARIA ISABEL PATRICIO DE CARVALHO PEDROSA
-
RENATA LIRA DOS SANTOS ALESSIO
-
Data: 24/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Propulsionado pelas reflexões teórico-metodológicas advindas da perspectiva da Rede de Significações (RedSig) e campo teórico do Gênero, o presente trabalho teve como objetivo perscrutar a ontogênese da drag queen. O método desenvolvido pautou-se em entrevistas individuais e semi-estruturadas, que ocorreram em 3 momentos: antes, durante e após a montação. O primeiro encontro se deu com cada participante desmontado, e focou na origem e história da drag queen. O segundo encontro ocorreu durante e após a montação, buscando um aprofundamento na construção corporal da persona. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas sob o prisma microgenético. Três frentes orientaram a construção da análise: os indícios da construção da drag queen, a influência das temporalidades e os aspectos macrossociais. Os resultados indicam o caráter singular de cada drag queen, atravessada por suas temporalidades e sua relação com o meio. São negociadas relações, práticas, linguagens e espaços específicos, tornando única a sua trajetória. Há, também, pontos transversais, associados principalmente a elementos da matriz sócio-histórica, que se referem à disrupção do sistema sexo-gênero, criação de novas formas de ser e fazer drag. Foi possível observar, a dimensão altamente interativa da drag, desde as primeiras montações, no processo de escolha do nome, e durante seu percurso ontogenético. Tal qual o desenvolvimento da pessoa, a trajetória da persona drag queen é multilinear, marcada pela imprevisibilidade e pelo acaso, e pela continuidade e descontinuidade. A maquiagem metaforiza e concretiza esses movimentos não-lineares, assumindo um destaque enquanto processo de montação da persona. Ademais, observamos processos de aproximação e distanciamento na interação entre pessoa e persona. A partir da análise, compreende-se a drag queen como a construção de um novo lugar no mundo, e caracteriza-se a relação entre pessoa e persona como uma dupla via de transformação. Por fim, aponta-se a drag como um processo acontecente, em constante devir.
-
Mostrar Abstract
-
Propelled by theoretical and methodological reflections of the Network of Meanings (Rede de Significações) and Gender Theories, this work aimed to scrutinize the ontogeny of the drag queen. The method was based on individual semi-structured interviews that happened in 3 different moments: before, during and after getting into drag. The first meeting took place with each participant out of drag, and focused on the origin and history of the drag queen. The second meeting happened during and after getting into drag, seeking a deeper understanding of the persona's body construction. The interviews were recorded, transcribed and analyzed under the microgenetic prism. Three aspects guided the construction of the analysis: the clues of the construction of the drag queen, the influence of temporalities and the macrosocial aspects. The results indicate the singularity of each drag queen, intertwined by their temporalities and their relationship with the environment. In their developmental processes, they negotiate relationships, practices, languages and spaces, making their trajectory unique. There are also transversal components, mainly associated with elements belonging to their socio-historical matrix, that refer to the disruption of the sex-gender system, and the creation of new ways of being and doing drag. It was also observed the highly interactive dimension of the drag, since the first few times getting into drag, in the process of choosing the name, and in its ontogenetic path. As well as the development of the person, the drag queen's trajectory is multilinear, marked by predictability and unpredictability, continuity and discontinuity. The makeup metaphorizes and concretizes these non-linear movements, as a prominent place in the process of getting into drag. In addition, we observed processes of approximation and distancing in the interaction between person and persona. Based on the analysis, the drag queen is understood as the construction of a new place in the world, and the relationship between person and persona is characterized as a double path of transformation. Finally, we point out the drag as a happening process, in constant state of becoming.
|
|
4
|
-
KAROLINA MIRELLA OLIVEIRA PEREIRA COSTA
-
AS ATUALIZAÇÕES DO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 POR PROFISSIONAIS DOS CAPS'S DE PERNAMBUCO
-
Orientador : KARLA GALVAO ADRIAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCOS RIBEIRO MESQUITA
-
KARLA GALVAO ADRIAO
-
LUIS FELIPE RIOS DO NASCIMENTO
-
Data: 25/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação analisou as atualizações do cuidado nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) durante diferentes fases da pandemia da COVID-19. A análise foi feita a partir do relato de profissionais mulheres que compuseram a equipe mínima do referido serviço em quatro cidades do estado de Pernambuco. O estudo parte de uma orientação epistemológica feminista decolonial e pós-estruturalista. Em consonância com as regras de distanciamento, produziu-se os dados sob o formato online. Aconteceu, primeiramente, um encontro individual e foi aplicado um questionário sociolaboral. Em seguida, foram realizadas três oficinas coletivas. Utilizaram-se, em todas as oficinas, os recursos artísticos a partir dos métodos do Teatro do Oprimido e da Dançaterapia. Para a análise, foram utilizadas as perspectivas metodológicas da Cartografia e da Análise Temática. Os encontros coletivos suscitaram debates conduzidos a partir dos sentidos construídos nas relações com/entre as interlocutoras. Dessa forma, as discussões dos dados foram agrupadas em dois eixos. O primeiro eixo explicitou como aconteceram as oficinas e mostrou como os recursos artísticos se tornaram ferramentas potentes para que as atualizações do cuidado, no campo digital, pudessem acontecer. O segundo eixo apreciou como as diferentes fases da pandemia foram determinantes para o funcionamento dos CAPS e para a produção do cuidado. Além disso, pôde-se observar uma série de fragilidades presentes nos serviços, que foram intensificados com a pandemia. No segundo eixo, também se discutiu como as atualizações do cuidado nos CAPS foram atravessadas por questões de território, gênero, classe e raça. Concluiu-se que para a efetivação da produção do cuidado em saúde mental, nesse contexto de emergência e crise, se fazia necessária uma negociação incessante entre as novas possibilidades de agir e as práticas já vigentes. Essa negociação contínua teria por base a corresponsabilização ético-política de cada profissional
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation analyzed care updates in Psychosocial Care Centers (CAPS) during different phases of the COVID-19 pandemic. The analysis was based on the report of women professionals who made up the minimum team of the referred service in four cities in the state of Pernambuco. The study starts from a decolonial and poststructuralist feminist epistemological orientation. In line with the rules of distancing, data were produced in an online format. First, an individual meeting took place and a socio-labor questionnaire was applied. Then, three collective workshops were held. In all workshops, artistic resources based on the methods of Teatro do Oprimido and Dançaterapia were used. For the analysis, the methodological perspectives of Cartography and Thematic Analysis were used. The collective meetings raised debates based on the meanings constructed in the relationships with/between the interlocutors. Thus, data discussions were grouped into two axes. The first axis explained how the workshops took place and showed how artistic resources became powerful tools so that care updates, in the digital field, could happen. The second axis appreciated how the different phases of the pandemic were decisive for the functioning of CAPS and for the production of care. In addition, it was possible to observe a series of weaknesses present in the services, which were intensified with the pandemic. In the second axis, it was also discussed how the updates of care in the CAPS were crossed by issues of territory, gender, class and race. It was concluded that for the effectiveness of the production of mental health care, in this context of emergency and crisis, an incessant negotiation between the new possibilities of acting and the practices already in force was necessary. This continuous negotiation would be based on the ethical-political co-responsibility of each professional.
|
|
5
|
-
TAMIRES LIMA DA SILVA
-
Desconforto sonoro em pessoas com transtorno de pânico e autorrelato de sintomas sensoriais concomitantes
-
Orientador : MARIA LUCIA DE BUSTAMANTE SIMAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSÉ LINO OLIVEIRA BUENO
-
MARIA LUCIA DE BUSTAMANTE SIMAS
-
RENATA MARIA TOSCANO BARRETO LYRA NOGUEIRA
-
Data: 07/03/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Há relatos clínicos de suscetibilidade a certos sons em indivíduos com Transtorno de Pânico (TP) e esta suscetibilidade pode se traduzir no que chamamos de desconforto sonoro. A partir disso, o presente estudo teve como objetivo, avaliar se determinados sons causam desconforto em pessoas com TP. Participaram da pesquisa 42 voluntários, independente de gênero, com idade entre 20 e 49 anos, divididos em dois grupos, 21 do grupo clínico com TP (GP) e 21 do grupo controle, com voluntários sem transtorno neuropsiquiátrico (GC). Foram enviados a ambos os grupos: o BAI, o BDI e o IPEEB adaptados. Depois dos questionários respondidos, foi marcado um encontro remoto via Google Meet. Nesta etapa foram aplicados: o questionário para verificar os aspectos sociodemográficos e sintomas clínicos de TP relatados, a ArASP e o TAS. Os dados coletados mostram que o GP não apresentou quaisquer desconforto auditivo com as varreduras de frequências sonoras puras, entretanto, mostrou sensibilidade e desconforto com duas sequências reversas dos extratos da música “Play The Game”. Na ArASP, o GP quando comparado com o GC, apresentou diferenças significativas em todas as alterações analisadas: visuais, auditivas, olfatórias, gustatórias e alterações corporais. Entre estas alterações, a auditiva e as alterações corporais foram as que mais se destacaram. Considerando os inventários adaptados que utilizamos para rastreamento e para evidenciar os sintomas clínicos de cada grupo, nossos resultados evidenciam níveis altos nas variáveis: ansiedade, depressão e estresse. Entretanto, o TAS não correlacionou com os testes de rastreio, nem com os sintomas clínicos relatados de TP. Porém, a ArASP correlacionou significante e fortemente com BAI e significante e moderadamente com sintomas de pânico, com BDI e com Estresse. Consideramos a baixa tolerância auditiva observada para alguns extratos musicais no caso do GP, como sinais precoces de sofrimento sensorial possivelmente relacionado ao TP.
-
Mostrar Abstract
-
There are clinical reports of susceptibility to certain sounds in individuals with this disorder and suchs susceptibility may lead to some sort of sound discomfort. The present study investigated whether certain sounds may cause discomfort in people with PD. Thus, 42 volunteers, regardless of gender, (20-49 years old), were divided into two groups: 21 from the clinical group with PD (PG) and 21 from the control group composed of, volunteers without neuropsychiatric disorder (CG). The BAI, the adapted BDI and adapted IPEEB were sent by email to individuals from both groups. After the questionnaires were answered, a remote meeting was arranged via Google Meet. At this stage: a questionnaire to verify the sociodemographic aspects and the reported PD clinical symptoms, the ArASP , the TAS were individually run. Results showed that the PG did not present any auditory discomfort tot the pure sound frequency sweeps, however, PG showed high sensitivity and significant discomfort with two reverse sequences of the musicextracts from “Play The Game”. In this scale, the PG, when compared to the CG, showed significant differences in all the analyzed alterations: visual, auditory, olfactory, gustatory and body sensations. Among these alterations, audition is one of the most outstanding, surpassed only by bodily sensations. As for the adapted inventories that we used for screening as well as to assess the clinical symptoms of each group, our results show high levels of anxiety, depression and stress. The Sound Appreciation Test did not correlate with any of the screening tests, nor with any clinical symptoms, however, ArASP did correlate significantly and strongly with BAI, and significantly and moderately with all: panic symptoms, BDI and Stress. We consider the low auditory tolerance observed for some music extracts in the case of the GP, as early signs of sensory suffering possibly related to the PD.
|
|
6
|
-
TACIANA ELAINE DE MOURA DIAS
-
Construção de significados de memória por idosos residentes em uma cidade do interior de Pernambuco
-
Orientador : EDCLECIA REINO CARNEIRO DE MORAIS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANYELLE ALMEIDA DE ANDRADE
-
EDCLECIA REINO CARNEIRO DE MORAIS
-
LASSANA DANFA
-
Data: 07/03/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Ao longo do desenvolvimento, podem ocorrer alterações na redução da velocidade de processamento da informação, afetando o desempenho cognitivo, em especial a memória. O presente estudo tem como objetivo compreender os diferentes significados atribuídos à memória por idosos. Para tal, escolheu-se o suporte teórico da Rede de Significações. A pesquisa foi realizada na cidade de Buenos Aires, Pernambuco, e contou com a participação de 8 idosos, de ambos os sexos e com idades entre 67 e 101 anos. O local de coleta dos dados foi acordado com cada participante, levando-se em consideração sua disponibilidade e as medidas de segurança. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da análise temática de conteúdo que suscitaram em 6 categorias temáticas em torno do foco memória. Observou-se que os significados apresentados estão circunscritos por questões de ordem subjetivas e que a importância da memória surge atrelada a sua função enquanto capacidade cognitiva. Contudo, ressalta-se que ela também assegura a manutenção e estabelecimento das relações sociais. Partindo de uma construção singular, a memória está atravessada por processos grupais, sociais e por diferentes contextos, assume papel de reconhecimento social. O uso de novas tecnologias digitais aparece como prejudicial ao assumirem processos considerados função da memória. Uma questão que se sobressai, são as queixas de memórias e o modo com o qual os idosos se organizam, e estabelecem estratégias e atribuem significados. Embora sejam expressões individuais, a construção de significados sobre memória são atravessados por questões oriundas do desenvolvimento humano, por meio das vivências e das histórias partilhadas, ou seja, por elementos sociais e culturais e pelos contextos nos quais estão imersos.
-
Mostrar Abstract
-
Memory is one of the cognitive skills that can be affected by aging. Throughout the development, there may occur alterations in the reduction of information processing speed, affecting the cognitive development, in special the memory. The present study has the goal to understand the different meanings assigned to memory by elderly people. For such, it was chosen for the theoretical support of the Network of Meanings (RedSig). The research was executed in the Buenos Aires city, Pernambuco, and it had the participation of 8 elderly, from both sex and ages between 67 and 101 years. The local for data collecting was agreed with each participant, taking into consideration its availability and the security measures. The instruments utilized were a sociodemographic survey and a semistructured interview. The data was analyzed through the Content Thematic Analysis that aroused 6 thematic categories around the focus in memory. It was observed that the meanings presented are circumscribed by questions in subjective order and that the importance of the memory emerges tied up to its function while cognitive capacity. However, it is highlighted that it can ensure the maintenance and establishment of social relations. Starting from a singular construction, the memory is crossed by group processes, social and different contexts, and it assumes a social recognition role. The use of new digital technologies appears harmful when they take over processes considered as functions of the memory. One question that stands out are the complaints about memories and the way in which the elderly people organize themselves, establishing strategies and assigning meanings. Although they are individual expressions, the constructions of meanings about memory are crossed by questions from human development, through experiences and sharing histories. In other words, by social and cultural elements and by contexts in which they are immersed
|
|
7
|
-
ANA REBECA PAULINO PORTELA
-
Violência Obstétrica como campo de disputa: Repertórios Linguísticos na mídia
-
Orientador : JORGE LUIZ CARDOSO LYRA DA FONSECA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JORGE LUIZ CARDOSO LYRA DA FONSECA
-
VIVIAN MATIAS DOS SANTOS
-
CARMEN SIMONE GRILO DINIZ
-
Data: 15/06/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar os efeitos do veto do Ministério da Saúde quanto ao uso do termo Violência Obstétrica, suas repercussões midiáticas, e quais as vozes que ocuparam o cerne da discussão. Para tanto, realizou-se o levantamento de matérias do Jornal Folha de São Paulo, publicadas no período de maio de 2019 a julho de 2019, que tivessem relação com a temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com inspirações no Construcionismo Social e com posicionamento epistemológico a partir do Feminismo Interseccional. As matérias selecionadas tiveram como corpus de análise o conceito de incidentes críticos e controvérsias a partir da discussão sobre repertórios linguísticos. Encontramos como resultados que dentro do campo da Violência Obstétrica existe uma disputa entre atrizes e atores e que o incidente crítico do veto quanto ao uso do termo evidenciou posicionamentos antagônicos. Dentre esses posicionamentos encontrou-se uma tentativa de enfraquecimento do discurso de mulheres vítimas de Violência Obstétrica, em detrimento do fortalecimento do discurso institucional médico- centrado de que não existe intencionalidade no ato, portanto, não pode ser denominado violento. Também se constatou um movimento de resistência e tensionamento, sobretudo de movimentos sociais, que defendem a continuação do uso do termo. Fica em evidência, nessa atual conjuntura política, a tentativa de desmonte das políticas públicas relacionadas à justiça reprodutiva, o que cria barreiras de acesso sobretudo para mulheres negras e pobres.
-
Mostrar Abstract
-
This research had the general objective of analyzing the effects of the veto of the Ministry of Health regarding the use of the term Obstetric Violence, its media repercussions, and which voices occupied the core of the discussion. For this, a survey of articles from the Folha de São Paulo newspaper, published in the period from May 2019 to July 2019, which were related to the theme, was conducted. This is a qualitative research, with inspirations in Social Constructionism and with epistemological positioning from Intersectional Feminism. The selected articles had as corpus of analysis the concept of critical incidents and controversies from the discussion about linguistic repertoires. We found as results that within the field of Obstetric Violence there is a dispute between actresses and actors and that the critical incident of the veto regarding the use of the term showed antagonistic positions. Among these positions it was found an attempt to weaken the discourse of women victims of Obstetric Violence, at the expense of strengthening the medical-centered institutional discourse that there is no intentionality in the act, therefore, it can not be called violent. It was also found a movement of resistance and tension, especially social movements, which defend the continued use of the term. The attempt to dismantle public policies related to reproductive justice, which creates barriers to access, especially for black and poor women, is evident in the current political situation.
|
|
8
|
-
TULIO VINICIUS ANDRADE SOUZA
-
ATENÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE PARA PESSOAS LGBT NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: narrativas com profissionais de psicologia
-
Orientador : BENEDITO MEDRADO DANTAS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BENEDITO MEDRADO DANTAS
-
BRUNO ROBSON DE BARROS CARVALHO
-
VIVIANE MELO DE MENDONCA
-
Data: 06/07/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a produção de sentidos sobre atenção psicológica online a pessoas LGBT, no contexto da pandemia de COVID-19, a partir de narrativas construídas junto a profissionais de psicologia. Enquanto realizávamos a revisão da literatura científica para aproximarmo-nos da temática de saúde mental e dissidências sexuais e de gênero, o mundo enfrentava a incerteza das consequências de uma pandemia. Nesse sentido, foram observadas implicações na saúde mental da população em geral e, mais ainda, de populações historicamente vulnerabilizadas, como a LGBT. Assistia-se, também, a um aumento do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação para ofertar serviços de atenção psicológica que, de acordo com pesquisas preliminares, precisa ser estudado mais profundamente. Dessa maneira, definimos os nossos objetivos na interface entre essa controvérsia histórica e fundamentamo-nos em uma orientação teórico-metodológica qualitativa em psicologia social, embasada no (pós)construcionismo e leituras feministas interseccionais, seguindo princípios e estratégias de análise das práticas discursivas e produção de sentidos. Realizamos entrevistas narrativas com oito profissionais de psicologia, tendo como resultado a coprodução de textos e linhas discursivas. A criação/manutenção de redes de atenção psicológica fez parte do nosso campo-tema e, por isso, todos os psicólogos/as deveriam estar facilitando grupos online para pessoas LGBT. A partir dos deslocamentos produzidos pelos diálogos, elaboramos como eixos de análise: (1) a produção de sentidos sobre saúde mental da população LGBT em tempos de pandemia; (2) demandas contínuas e cenários desordenados: a expansão dos atendimentos online e (3) atenção psicológica em rede: grupos online como categoria de análise. Organizamos as narrativas de modo a evidenciar “linhas, curvas e sombras”, na tentativa de, respectivamente, explorar (1) aspectos comuns, conexões; (2) caminhos distintos, desvios e (3) não ditos, espaços de tensionamento. Na esperança de contribuir com outras possibilidades de pesquisas, tecemos considerações sobre nossos alcances e limitações.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to analyze the production of meanings about online psychological care to LGBT people in the context of COVID-19 pandemic, based on narratives made with psychology professionals. While we were carrying out a review of the scientific literature to approach the issue of mental health and sexual and gender dissidence, the world was facing the uncertainty consequences of a pandemic. In this sense, implications were observed for the mental health of the population in general and, even more, of historically vulnerable populations, such as the LGBT. There was also an increase in the use of Information and Communication Technologies to offer psychological care services that, according to preliminary research, need to be studied more deeply. In this way, we define our objectives at the interface between this historical controversy. We are based on a qualitative theoretical- methodological orientation in social psychology, grounded on (post)constructionism and intersectional feminist readings, following principles and strategies to analyze discursive practices and production of meanings. We conducted narrative interviews with eight psychology professionals, resulting in the co-production of texts and discursive lines. The creation/maintenance of psychological care networks was part of our field-theme and, therefore, all psychologists should be facilitating online groups for LGBT people. From the displacements produced by the dialogues, we elaborated as axes of analysis: (1) the production of meanings about the mental health of the LGBT population in times of pandemic; (2) ongoing demands and disordered scenarios: the expansion of online services and (3) psychological care in a network: online groups as a category of analysis. We organize the narratives in order to highlight “lines, curves and shadows”, in an attempt to, respectively, explore common aspects, connections; distinct paths, deviations and unsaid, spaces of tension. Hoping to contribute to other research possibilities, we make considerations about our achievements and limitations.
|
|
9
|
-
NATHÁLIA REGINA RODRIGUES ROCHA DE SANTANA
-
A Mídia Católica e a Desigualdade de Gênero no Brasil: Estratégias Modernas de Colonização
-
Orientador : VIVIAN MATIAS DOS SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ERIKA DE SOUSA MENDONÇA
-
KARLA GALVAO ADRIAO
-
MARIA LUCIA CHAVES LIMA
-
VIVIAN MATIAS DOS SANTOS
-
Data: 01/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A partir da minha percepção e vivência pessoal em situações de opressão de gênero no contexto religioso escolhi olhar para o tema enquanto pesquisadora, uma vez que me senti afetada por experiências frequentes de discursos sexistas segundo padrões patriarcais e cis-heteronormativos, não raramente, fundamentados por argumentos políticos e religiosos. Pensando nisso, esse estudo tem como objetivo evidenciar os processos de subjetivação de gênero, provocados e/ou assegurados pelas configurações católicas no Brasil, a partir de suas diferentes configurações de poder, abarcando os espaços social e virtual. Para tanto, me proponho a contribuir com o rompimento de uma base epistêmica colonial civilizatória limitante, democratizando, assim, o pensar e o sentir, através da reflexão do si mesmo em contato com o mundo, por meio de uma escrita autobiográfica, amparada pela epistemologia decolonial, a qual se propõe ao rompimento de conceitos estagnados que servem ao sistema de dominação, performando um caráter desobediente e insurgente, que causa inquietação nos dispositivos de controle social como as instituições católicas, mas que vem se alastrando e ganhando espaço nas Universidades, tendo sido desenvolvida principalmente por estudiosos latino-americanos no campo dos feminismos, da Psicologia e outras ciências humanas e sociais. A pesquisa evidencia, por fim, que a adesão da Igreja Católica aos dispositivos midiáticos on-line pode ter propiciado ao conservadorismo judaico-cristão configurações de poder ainda mais eficientes para a reprodução da opressão de gênero no Brasil, através da propagação e defesa de estereótipos cis-heterossexistas que legitimam e reafirmam as representações sociais do feminino e dos modos de 'Ser Mulher' pautadas pelo determinismo religioso. Espera-se, portanto, que este trabalho possa contribuir para o estímulo de pensamentos e posicionamentos crítico-reflexivo frente à proliferação de imposições sociais até então reproduzidas como naturais.
-
Mostrar Abstract
-
From my perception and personal experience with situations of gender oppression in the religious context, I chose to look into the topic as a researcher, since I felt affected by frequent experiences of sexist discourses according to patriarchal and cis-heteronormative patterns, not rarely, based on political and religious arguments. With this in mind, this study aims to highlight the processes of gender subjectivation, provoked and/or ensured by the Catholic settings in Brazil, from its different power configurations, encompassing the social and virtual spaces. To do so, I propose to contribute to the disruption of a limiting epistemic colonial civilizing base, democratizing, thus, thinking and feeling, through the reflection of the self in contact with the world, through an autobiographical writing, supported by decolonial epistemology, which proposes the disruption of stagnant concepts that serve the system of domination, It performs a disobedient and insurgent character, which causes uneasiness in the devices of social control such as Catholic institutions, but has been spreading and gaining space in universities, having been developed mainly by Latin American scholars in the field of feminism, psychology and other human and social sciences. The research evidences, finally, that the adhesion of the Catholic Church to online media devices may have propitiated to the Judaic-Christian conservatism power configurations even more efficient for the reproduction of gender oppression in Brazil, through the propagation and defense of cis-heterosexist stereotypes that legitimate and reaffirm the social representations of the feminine and of the ways of 'Being Woman' guided by religious determinism. It is hoped, therefore, that this work can contribute to the stimulation of critical-reflexive thoughts and positions in the face of the proliferation of social impositions that have hitherto been reproduced as natural.
|
|
10
|
-
TATIANA DRIELY VASCONCELOS MACHADO
-
Sentidos em disputa sobre o hospital na atenção em saúde mental por estudantes de psicologia em Recife
-
Orientador : WEDNA CRISTINA MARINHO GALINDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JULIANA MONTEIRO COSTA
-
KLAYLIAN MARCELA SANTOS LIMA MONTEIRO
-
WEDNA CRISTINA MARINHO GALINDO
-
Data: 30/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A instituição hospitalar ocupa um importante lugar na assistência em saúde mental. Historicamente esteve presente de formas diferentes (hospital psiquiátrico/ hospital geral) e com participações diversas nos serviços ofertados na rede de saúde mental. Tais características propiciaram um espaço para que sentidos fossem construídos e consolidados em relação ao seu papel na assistência. Essa pesquisa teve como objetivo analisar os sentidos da atenção hospitalar na assistência à saúde mental para estudantes de graduação em psicologia, partindo do princípio que é pertinente a compreensão de como esses sujeitos percebem a temática pois em breve estarão no mercado de trabalho como profissionais. Participaram da pesquisa cinquenta e um estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação em Psicologia no município de Recife/PE, respondendo questionário on-line sobre o assunto. O conceito de dispositivo preconizado por Foucault e o entendimento do discurso como prática entrelaçado às relações de poder e sociais nortearam a discussão do material reunido, cujo tratamento e análise foram apoiados na Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Foi identificado que a instituição hospitalar se encontra em disputa no campo discursivo, com referências a aspectos associados à luta antimanicomial e indicações de conteúdos que podem ser associados ao paradigma manicomial. Entendemos que a Contrarreforma Psiquiátrica em curso no Brasil pode estar sustentando esse campo em disputa. A participação da psicologia na assistência em saúde mental desde o hospital também aparece em tensão. Ora este núcleo de saber é apresentado como guardião de processos humanizados junto à população, como acolher, escutar. Ora a atuação de psicólogas/os parece reduzida ao clássico setting terapêutico da psicologia clínica A formação em psicologia tem diante de si a tarefa de buscar afastar-se do ensino alinhado ao paradigma manicomial, para que as transformações preconizadas pelo Movimento de Reforma Psiquiátrica possam capacitar os profissionais em formação para atuação na rede de atenção em saúde mental. Recomenda-se que pesquisas futuras aprofundem conhecimentos sobre as práticas profissionais em torno da saúde mental no ambiente hospitalar. Investigações sobre concepções de sujeito usuário do hospital junto a profissionais de saúde também serão bem-vindas.
-
Mostrar Abstract
-
The hospital institution exercises an important place in mental health care. Historically, it was present in different ways (psychiatric hospital/general hospital) and with different participation in the services offered in the mental health network. These characteristics provided a space for meanings to be constructed and consolidated in relation to their role in care. This research aimed to analyze the meanings of hospital care in mental health care for undergraduate psychology students, assuming that it is pertinent to understand how these individuals realize the subject as they will soon be in the job market as professionals. Fifty-one students regularly enrolled in undergraduate courses in Psychology in the city of Recife/PE participated in the research, answering an online questionnaire about the subject. The concept of device transmitted by Foucault and the understanding of discourse as a practice interlaced with power and social relations guided the discussion of the material, which the treatment and analysis were supported by the Content Analysis proposed by Bardin. It was identified that the institution is associated with a dispute with anti-asylum disciplines and that it cannot be a paradigm. It was identified that the hospital is in dispute in the discursive field, with references to aspects associated with the anti-asylum struggle and indications of content that can be associated with the asylum paradigm. We understand that the Psychiatric Counter-Reform, in progress in Brazil, may be supporting this disputed field. The participation of psychology in mental health care from the hospital also appears in tension. Sometimes this knowledge is presented as a guardian of humanized processes with the population, as welcoming or listening. Sometimes the role of psychologists seems reduced to the classic therapeutic setting of clinical psychology. The teaching in psychology has the task of seeking to move away from teaching aligned with the asylum paradigm, so that the transformations designated by the Psychiatric Reform Movement can capacitate professionals in developing to work in the mental health care network. It is recommended that future research deepens knowledge about professional practices around mental health in the hospital environment. Investigations about hospital patients conceptions with health professionals will also be welcome.
|
|
11
|
-
NATÁLIA COSTA PORTO
-
PRODUÇÃO DE SENTIDO NO COTIDIANO DE MULHERES ENCARCERADAS: estudos de caso na Colônia Penal Feminina Bom Pastor
-
Orientador : ELAINE MAGALHAES COSTA FERNANDEZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDREA ALMEIDA CAMPOS
-
ELAINE MAGALHAES COSTA FERNANDEZ
-
KLAYLIAN MARCELA SANTOS LIMA MONTEIRO
-
Data: 04/11/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como objetivo promover a compreensão do que é produzido, mantido e modificado com a experiência cotidiana carcerária feminina na Colônia Penal feminina Bom Pastor em Recife. Com base epistemológica nos estudos de poder em M. Foucault, o trabalho se fundamenta teoricamente na compreensão das mulheres encarceradas enquanto sujeitos ativos nas produções de sentido em seus cotidianos, considerando-as cidadãs que vivenciaram restrição de suas liberdades. Dessa forma, há um olhar atento para as questões de gênero, classe, raça, sexualidade, idade e escolaridade, compreendendo as mulheres encarceradas para além dos supostos crimes cometidos. A pesquisa é qualitativa e transversal, de caráter exploratório e conta com a participação de 3 mulheres que estiveram encarceradas na Colônia Penal Feminina Bom Pastor. Há, então, a aplicação de uma entrevista semiestruturada que propõe a investigação do espaço, das relações, das atividades desempenhadas, dos afetos e demais informações sobre o cotidiano no cárcere. Utilizando a análise do decurso, foi possível confirmar a hipótese de que os sentidos produzidos e atribuídos ao cotidiano giram em torno de relações interiores e exteriores ao cárcere, relações com o ambiente carcerário (celas, pátio, fábrica...), atividades cotidianas (conversa, trabalho, alimentação) e afetos. Com isso, concluiu-se que é importante estar atento ao cotidiano feminino no cárcere para compreender as necessidades dessas cidadãs com o objetivo de que sejam garantidos o direito à dignidade e à saúde, suprimindo temporariamente unicamente o direto à liberdade. Na perspectiva psicológica, diversos elementos dificultam a manutenção da saúde mental no cárcere, o que justifica a necessidade de Políticas Públicas que ampliem intervenções psicossociais a esse público no cárcere.
-
Mostrar Abstract
-
The present work aims to promote the understanding of what is produced, maintained and modified with the daily female prison experience in the Bom Pastor Female Penal Colony in Recife. With an epistemological basis in Foucault's studies of power, the work is theoretically based on the understanding of incarcerated women as active subjects in the production of meaning in their daily lives, considering them citizens who have experienced restriction of their freedom. In this way, there is an attentive look at issues of gender, class, race, sexuality, age and education, including women incarcerated beyond the alleged crimes committed. The research is qualitative and transversal, exploratory in nature and has the participation of 3 women who were incarcerated in the Bom Pastor Feminine Penal Colony. There is, then, the application of a semi-structured interview that proposes the investigation of space, relationships, activities performed, affections and other information about daily life in prison. Using the analysis of the courses, it was possible to confirm the hypothesis that the meanings produced and attributed to everyday life revolved around internal and external relationships to the prison, relationships with the prison environment (cells, patio, factory...), activities (conversation, work, food) and affections. With this, it was concluded that it is important to be aware of the daily life of women in prison to understand the needs of these citizens in order to guarantee the right to dignity and health, temporarily suppressing only the right to freedom. For psychology, there are several elements that make it difficult to maintain mental health in prison, so there is a need for public policies that expand psychosocial interventions to this public in prison.
|
|
|
Teses |
|
1
|
-
ALEXANDRA RIBEIRO LEITE
-
HOMOSSEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO: A AMIZADE COMO “MODO DE VIDA” HOMOSSEXUAL
-
Orientador : LUIS FELIPE RIOS DO NASCIMENTO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JAILEILA DE ARAUJO MENEZES
-
KARLA GALVAO ADRIAO
-
LUIS FELIPE RIOS DO NASCIMENTO
-
MARILYN DIONE DE SENA LEAL
-
TACINARA NOGUEIRA DE QUEIROZ
-
Data: 25/04/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O estudo se propôs a compreender as experiências de idosos homossexuais ao longo do curso de vida, e como estas foram trazendo consequências em sua percepção e/ou vivência do envelhecimento. Assim, utilizando os princípios de uma pesquisa qualitativa de caráter narrativo realizei entrevistas em profundidade com foco biográfico com três homens homossexuais entre cinquenta e seis e sessenta e seis anos. A partir da dupla-hermenêutica, buscamos desvelar os sentidos que os participantes construíram de suas próprias ações e experiências, balizando e comparando com o sentido que eu, munida do meu referencial teórico-metodológico, construí das ações, experiências e interpretações de meus interlocutores. Assim, a partir dessas narrativas, percebi que desde a infância eles precisaram enfrentar os estigmas direcionados a sua sexualidade e a amizade, desde essa época, vem se configurando inicialmente enquanto rede de apoio e ao longo de suas vidas, como nova possibilidade de se relacionar e como alento diante do medo da solidão na velhice. Outra questão trazida por eles foi como percebem o envelhecimento como algo que ainda está por vim, e não como o agora. Dessa forma, eles afirmam que vão “vivendo o hoje, enquanto der”.
-
Mostrar Abstract
-
The study aimed to understand the experiences of elderly homosexuals throughout their lives, and how these have had consequences on their perception and/or experience of aging. Thus, using the principles of a qualitative research with a narrative character, I conducted in-depth interviews with a biographical focus with three homosexual men between fifty-six and sixty-six years old. From the double-hermeneutics, I sought to reveal the meanings that the participants built from their own actions and experiences, marking and comparing with the meaning that I, armed with my theoretical-methodological framework, constructed from the actions, experiences and interpretations of my interlocutors. Thus, from these narratives, I realized that since childhood they had to face the stigmas directed to their sexuality and friendship, since that time, it has been initially configured as a support network and throughout their lives, as a new possibility of relating and as encouragement in the face of the fear of loneliness in old age. Another question raised by them was how they perceive aging as something that is yet to come, and not as now. In this way, they claim that they are “living today, as long as possible”.
|
|
2
|
-
ROBERTA GRACYELLE DE LIMA FERREIRA CUNHA
-
Cartografias de experiências e afetos de técnicas socioeducativas em instituição de privação de liberdade em Pernambuco
-
Orientador : JAILEILA DE ARAUJO MENEZES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA LÚCIA FRANCISCO
-
JAILEILA DE ARAUJO MENEZES
-
LUCIANA LOBO MIRANDA
-
VALERIA NEPOMUCENO TELES DE MENDONCA
-
WANDERSON VILTON NUNES DA SILVA
-
Data: 30/06/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho realizou uma pesquisa-intervenção com técnicas socioeducativas de uma unidade de privação de liberdade do Estado de Pernambuco com o objetivo de cartografar as experiências e afetos das profissionais nas relações que produzem com o espaço de trabalho. Mais especificamente, buscou identificar a relação saber/poder/verdade que perpassa seus processos de subjetivação na relação que elas estabelecem com a Política de Atendimento Socioeducativo bem como seus posicionamentos de corroboração e/ou resistência em relação à política de responsabilização da adolescência que se envolve com infração. Buscou ainda investigar como as profissionais significam as implicações sociais, educativas e políticas da medida na vida dos jovens e desenvolver com elas um espaço de articulações ético-estético-políticas no contexto socioeducativo. Além da perspectiva teórico-metodológica da pesquisa-intervenção, utilizou-se, como principais interlocutores conceituais, as perspectivas da biopolítca de Michel Foucault (2005) e da necropolítica de Achille Mbembe (2018). Em termos metodológicos lançou mão da abordagem cartográfica delineada por meio de oficinas semanais realizadas com as técnicas na própria instituição onde atuam. Como instrumentos de registro utilizou-se gravador de áudio e diário de anotações. As análises das experiências e afetos – das técnicas e meus – foram tecidas por meio dos analisadores que emergiram nos encontros e foram discutidos em articulação com dispositivos históricos, políticos, teóricos e conjecturais que compõe o campo e que atravessam as participantes. Como principais afetações observamos que uma das vias de precarização das vidas dos adolescentes no sistema socioeducativo é a precarização das vidas e práticas das profissionais responsáveis por atendê-los. Isso se dá, sobretudo, por meio de relações de poder-saber que operam a fragilização do coletivo de forças das trabalhadoras no cotidiano da medida, produzindo falhas e ausências na comunicação que, de forma cíclica, reverberam em dinâmicas de silenciamento e isolamento entre as profissionais da unidade e, consequentemente, em seus processos de adoecimento.
-
Mostrar Abstract
-
In this study, a study-intervention using socioeducative techniques was conducted in a deprivation of liberty unit in Pernambuco State to map the experiences and affections of professionals in the relations produced in the workspace. Specifically, this study aimed to identify the knowledge/power/truth relation that permeates the subjective processes in the relations established by the Socioeducative Attendance Policy and the corroboration and/or resistance positioning toward the adolescence liability policy that involves the infringement. It was investigated how the professionals signify the social, educative, and political implications of the measures in the teenager lives and develop with them a space of ethical-aesthetic-political articulations in the socioeducative context. In addition to the theorical-methodological perspective, as theoretical interlocutors, the biopolitical and necropolitical perspectives of Michel Foucault (2005) and Achille Mbembe (2018), respectively, were utilized. Considering the methodology, a cartographical approach was applied using weekly meetings conducted in the unit where the professionals work. As recording tools, an audio recorder and notes diary were used. The analyses of experiences and affections – from the techniques and from the researcher – were developed using the analyzers that emerged during the meetings and were discussed considering historical, political, theoretical, and conjectural instruments that compose the field and pervade the participants. As the main affectations, one of the precarization paths of the teenager lives in the socioeducation system is the precarization of the lives and practices of the professionals responsible for assisting the teenagers. This occurs by means of the power-knowledge relations that weaken the workforce in its entirety in the daily routine, producing flaws and lack of communication that cyclically reverberate in silencing and isolation dynamics among the professionals and, as a result, their sickness.
|
|
3
|
-
GILIANE CORDEIRO GOMES
-
"EU TRABALHO COM A TRADIÇÃO": Um estudo decolonial e feminista sobre as narrativas das rezadeiras do município de Arcoverde – PE.
-
Orientador : ROSINEIDE DE LOURDES MEIRA CORDEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ROSINEIDE DE LOURDES MEIRA CORDEIRO
-
JAILEILA DE ARAUJO MENEZES
-
VIVIAN MATIAS DOS SANTOS
-
DIOGIVANIA MARIA DA SILVA
-
LUCIANA KIND DO NASCIMENTO
-
Data: 08/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
As rezadeiras tratam-se de mulher que carrega um saber pouco difundido nos dias atuais. São saberes e práticas ancestrais protagonizados por um gênero definido, racializado, com classe social demarcada, e que nesta tese teve como Lócus de enunciação desde o Sul do Mundo ao interior pernambucano, especificamente, no município de Arcoverde - PE. A tese teve como objetivo investigar como se constituem as práticas de cura de mulheres rezadeiras do sertão pernambucano na composição de suas experiências como mulheres guardiãs de um saber tradicional direcionado ao cuidado à saúde. Articula a discussão de epistemologias que partem da crítica da monocultura da ciência e que propõem um debate capaz de dialogar com a diversidade de saberes do mundo, sendo elas, a Epistemologia Fronteiriça, as Epistemologias do Sul e os feminismos decolonial e negro. Tem com base teórico- metodológica a pesquisa narrativa baseada em autoras(es) como Jaber Gubrium e James Holstein (2009), Jean Clandinin e Michael Connelly (2015), Sandra Jovchelovitch e Martin Bauer (2015), e Catherine Reissman (2008). Utilizou como instrumentos de pesquisa a observação do cotidiano, o diário de campo e a entrevista narrativa. Adotou a noção de campo-tema para abordar a relação que a pesquisadora estabelece com o assunto em sua experiência pessoal, em sua revisão de literatura e durante seu contato com as rezadeiras nos Encontros de Saberes da Caatinga em Exu – PE, e com as rezadeiras no município de Arcoverde – PE. Compreende-se, a partir da análise das narrativas co-produzidas junto com as rezadeiras, que estas possuem uma importante função no cuidado à saúde de diferentes parcelas da sociedade que apresentam afinidade com as suas práticas de cura. Conclui-se que as práticas de cura narradas pelas mulheres rezadeiras do município de Arcoverde - PE, constituem-se como um saber ancestral, dinâmico e plural, defendidos como saberes e práticas per si decoloniais.
-
Mostrar Abstract
-
The rezadeiras are women who carry a little-knowns knowledge nowadays. They are ancestral knowledge and practices carried out by a defined, racialized gender, with a demarcated social class and which in this thesis had as its locus of enunciation from the South of the world to the interior of Pernambuco, specifically, in the municipality of Arcoverde – PE. The thesis aimed to investigate how the healing practices of women praying in the Pernambuco hinterland are constituted in the composition of their experiencies as guardian women of a traditional knowledge directed to health care. It articulates the discussion of epistemologies that star from the critique of the monoculture of Science and that propose a debate capable of dialoguing with the diversity of knoledge in the world, namely, Border Epistemology, Southern Epistemologies and decolonial and black feminisms. Its theoretical-methodological basis is the narrative research based on authors such as Jaber Gubrium and James Holstein (2009), Jean Clandinin and Michael Connelly (2015), Sandra Jovchlovitch and Marton Bauer (2015), and Catherine Reissman (2008). The Observation of daily life, the field diary and the narrative interview were used as research instruments. Is adopted the notion of field-theme to approach the relationship that the researcher stablishes with the subject in her personal experience, in her literature review and during her contact with the rezadeiras in the Encontros de Saberes da Caatinga in Exu – PE, and with the rezadeiras, in the municipality of Arcoverde – PE. From the analysis of the narratives co- produced together with the mourners, it is understood that thay have an important role in the health care of diferent parts of society that have an affinity with their healing pratices. It is concluded that the healing practices narrated by the prayer women in the municipality of Arcoverde – PE, constitute an ancestral, dynamic and plural nowledge and practices per si.
|
|
4
|
-
MARIA NATÁLIA MATIAS RODRIGUES
-
MULHERES NEGRAS COMPOSITORAS NA CENA CULTURAL DE ALAGOAS: modos de resistência através da música
-
Orientador : JAILEILA DE ARAUJO MENEZES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUCIANA RODRIGUES
-
FLAVIA DA SILVA CLEMENTE
-
IDILVA MARIA PIRES GERMANO
-
JAILEILA DE ARAUJO MENEZES
-
VIVIAN MATIAS DOS SANTOS
-
Data: 31/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esse trabalho apresenta discussões inseridas no campo teórico-metodológico da Psicologia Social. Nosso campo/tema de estudo envolve as experiências mulheres negras compositoras alagoanas considerando os atravessamentos de gênero, raça e o campo da música, buscando responder a seguinte problemática: quais são e como têm acontecido as experiências de resistência de mulheres negras compositoras alagoanas? Assim, objetivamos entender as experiências de resistência de mulheres negras compositoras alagoanas através da produção musical. Especificamente, identificar aspectos da intersecção de gênero e raça que se presentificam nas músicas produzidas por essas mulheres, destacar pontos de aproximação e distanciamento entre as experiências de resistência e analisar as estratégias de enfrentamento às desigualdades de gênero e raça nas experiências de mulheres negras compositoras alagoanas. No que se refere à metodologia, foram realizadas conversas com 8 interlocutoras, mulheres negras compositoras alagoanas, e feita a análise a partir da interseccionalidade dessas conversas e de 8 músicas compostas por elas. No processo de análise enfocamos as questões relacionadas ao gênero e à raça, mas também à vivência como artistas, à construção de sua identidade e às experiências de resistência ligadas à expressão sonora/artística/cultural como elementos da subjetividade e os importantes atravessadores em suas vidas. Nossas interlocutoras sabem dos desafios que enfrentam por serem mulheres, negras e artistas e relatam experiências de racismo e sexismo já na infância e adolescência, experiências essas que continuam a ser vivenciadas após a inserção delas no contexto da música. A música, para essas mulheres, tem sido um espaço de resistência e, nesse sentido, suas composições se configuram em formas de falar sobre essas opressões, suas lutas e desafios, uma forma de erguerem suas vozes e resistirem. Essas mulheres negras com suas experiências refletem dinamismos do plano coletivo que podem incitar experiências de protagonismos ao construírem em suas vivências, através da música, modos de resistência.
-
Mostrar Abstract
-
This work presents discussions within the theoretical-methodological field of Social Psychology. Our field/theme of study involves the experiences of black women composers from Alagoas considering the crossings of gender, race and the field of music, seeking to answer the following problem: what are and how have the experiences of resistance of black women composers in Alagoas happened? Thus, we aim to understand the experiences of resistance of black women composers from Alagoas through musical production. Specifically, to identify aspects of the intersection of gender and race that are present in the songs produced by these women, highlight points of approximation and distance between the experiences of resistance and analyze the strategies to face gender and race inequalities in the experiences of black women composers from Alagoas . Regarding the methodology, conversations were carried out with 8 interlocutors, black women composers from Alagoas, and the analysis was made from the intersectionality of these conversations and 8 songs composed by them. In the analysis process, we focused on issues related to gender and race, but also to the experience as artists, the construction of their identity and the experiences of resistance linked to sound/artistic/cultural expression as elements of subjectivity and the important intermediaries in their lives. . Our interlocutors are aware of the challenges they face as women, blacks and artists and report experiences of racism and sexism already in childhood and adolescence, experiences that continue to be experienced after their insertion in the context of music. Music, for these women, has been a space of resistance and, in this sense, their compositions are configured in ways of talking about these oppressions, their struggles and challenges, a way to raise their voices and resist. These black women with their experiences reflect dynamisms of the collective plan that can incite experiences of protagonism by building in their experiences, through music, modes of resistance.
|
|
5
|
-
RAISSA RODRIGUES FALCAO
-
NARRATIVAS SOBRE (DES)ESPERANÇA ENTRE JOVENS EGRESSOS DE INSTITUCIONALIZAÇÕES: uma inter-invenção psicanalítica-contracolonial-feminista
-
Orientador : KARLA GALVAO ADRIAO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
HENRIQUE FIGUEIREDO CARNEIRO
-
JAILEILA DE ARAUJO MENEZES
-
KARLA GALVAO ADRIAO
-
KLAYLIAN MARCELA SANTOS LIMA MONTEIRO
-
MARCOS RIBEIRO MESQUITA
-
Data: 02/09/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta tese teve por objetivo analisar as narrativas sobre (des)esperança entre pessoas jovens cis egressas de institucionalizações habitantes do Recife-PE. Mais especificamente, buscou também compreender se e como as narrativas sobre esperança estão relacionadas com o cumprimento de medidas socioprotetivas e socioeducativas e/ou marcadas pelas desigualdades de raça, classe, gênero e sexualidade, além de refletir se e como o aqui chamado método psicanalítico-contracolonial-feminista pôde contribuir para a (re)construção de narrativas sobre (des)esperança entre tais jovens. De modo geral, existem poucos estudos sobre esperança, tanto na Psicanálise, como na Psicologia. O esperançar é constituído pela noção psicanalítica do princípio da esperança, que realiza uma função de organização da vida psíquica, e da noção filosófica da esperança como afetação interligada com o medo, a qual denominamos de “medança?”. Ele tem uma função política, social e de sustentação subjetiva e segue o seu curso de desenvolvimento desde que este esteja sendo construído com ambientes facilitadores e aquilombadores. Foram realizadas entrevistas a partir do uso de imagens e produção de uma história em quadrinhos, totalizando dois encontros com cada uma das seis pessoas interlocutoras. Através da análise de narrativas, localizamos os pontos mais coletivos e os mais singulares das entrevistas, embora interdependentes. Os resultados demonstraram que as narrativas mais marcadas pela desesperança estiveram ligadas ao tempo de cumprimento das medidas nas instituições, às relações com as famílias de origem, traumas e culpas engendradas pelas desigualdades de raça, classe, gênero e sexualidade. Já as narrativas mais ligadas à esperança envolveram a presença de uma pessoa considerada salvadora, a profissionalização e construção de uma nova família. O estudo demonstrou a importância da democratização do acesso à escuta psicanalítica constituída por uma discussão contracolonial e feminista, além da necessária luta pela garantia de direitos juvenis em instituições socioprotetivas e socioeducativas.
-
Mostrar Abstract
-
This thesis aimed to analyze the narratives about hope and hopeless among young people from institutionalization who live in Recife-PE. More specifically, it also sought to understand if and how narratives about hope are related to the fulfillment of socio-protective and socio-educational measures and/or marked by inequalities of race, class, gender and sexuality, in addition to reflecting on whether and how the so-called psychoanalytic method- countercolonial-feminist could contribute to the (re)construction of narratives about (dis)hope among such young people. In general, there are few studies on hope, both in Psychoanalysis and Psychology. Hope is constituted by the psychoanalytic notion of the principle of hope, which performs a function of organizing psychic life, and the philosophical notion of hope as an affectation intertwined with fear, which we call “medança?”. It has a political, social and subjective support function and follows its course of development as long as it is being built with facilitating and shady environments. Interviews were carried out based on the use of images and the production of a comic book, totaling two meetings with each of the six interlocutors. Through the analysis of narratives, we located the most collective and the most singular points of the interviews, although interdependent. The results showed that the narratives most marked by hopelessness were linked to the time of compliance with the measures in the institutions, the relationships with the families of origin, traumas and guilt engendered by inequalities of race, class, gender and sexuality. The narratives more linked to hope involved the presence of a person considered savior, the professionalization and construction of a new family. The study demonstrated the importance of democratizing access to psychoanalytic listening constituted by a counter-colonial and feminist discussion, in addition to the necessary struggle to guarantee youth rights in socio-protective and socio-educational institutions.
|
|
6
|
-
KARLA KELY DA SILVA CABRAL
-
JUVENTUDES, EDUCAÇÃO E RACISMO: um estudo das Representações Sociais da educação escolar e dos projetos de vida de estudantes do Ensino Médio Integral.
-
Orientador : FATIMA MARIA LEITE CRUZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDCLECIA REINO CARNEIRO DE MORAIS
-
FATIMA MARIA LEITE CRUZ
-
ISABELA AMBLARD
-
LASSANA DANFA
-
RAMON DE OLIVEIRA
-
Data: 29/09/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa teve por objetivo compreender as representações sociais da educação escolar e suas relações com os projetos de vida de estudantes das escolas públicas estaduais do ensino médio integral em PE. O aporte teórico-metodológico da pesquisa foi a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, e a abordagem Estrutural, de Jean-Claude Abric. A pesquisa foi realizada em duas escolas de Recife-PE com estudantes na faixa etária entre 14 e 19 anos. A pesquisa foi qualitativa e plurimetodológica, se caracterizou por três procedimentos na coleta e análise dos dados. Na primeira etapa, 145 estudantes responderam a uma ficha sociodemográfica e ao questionário de associação livre de palavras (QALP) no formato on line. Na análise o software RTemis que faz correspondências múltiplas (ACM) e o IRAMUTEQ na análise prototípica. Na segunda etapa, 13 estudantes participaram da entrevista semiestruturada on line analisada pela análise de conteúdo de Bardin (2009). Na terceira etapa, aplicação de uma escala de objetivos de vida para correlacionar as respostas às etapas de pesquisa. Os resultados apontam o ensino médio integral com contribuição superficial na construção do projeto de vida dos estudantes; a educação escolar colabora por meio das relações sociais construídas e os conteúdos ampliaram a concretização dos planos, embora, reconheçam as fragilidades da escola pública. Houve diferenciação entre escola pública x privada e os estudantes ancoraram sua valorização na relação de inferioridade x superioridade, respectivamente. A escola de referência foi ancorada como estratégia compensatória dentro da rede pública. Os elementos do núcleo central denotam um sentido compartilhado de diferenças educacionais pelo pertencimento social e racial; situações de racismo e/ou outros tipos de violência foram protagonizados por alunos e também por alguns professores. Os estudantes planejam seus projetos de vida de maneira gradativa, ‘esperandar’, a partir do seu campo de possibilidades, circunscrito histórico e culturalmente.
-
Mostrar Abstract
-
This study has aimed to understand social representations of schooling and its relationships with the life projects of full-time state high school students in Pernambuco, Brazil. The theoretical and methodological approach of the study was the Theory of Social Representations by Serge Moscovici, with the Structural approach by Jean-Claude Abric. The study was performed in two schools in Recife, Pernambuco, with students between 14 and 19 years of age. The study was qualitative and multi-methodological, characterized by three procedures in the collection and analysis of data. In the first stage, 145 students filled in a socio-demographic form and a free word-association test in the online format. For analyzing, RTemis makes multiple correspondences, with IRAMTEQ for the prototypical study. In the second stage, 13 students participated in a semi-structured online interview and the results were put under the lens of Bardin’s (2009) analysis of content. At the third stage, a scale of life objectives was applied to correlate the answers to phases of the study. The results show that full time high school study made a superficial contribution for students’ life project construction; school education collaborates by way of constructed social relationships. The content amplifies the realization of their plans, although they recognize the fragilities of public schools. A distinction between public and private schools was highlighted and students pinned a contrast to an axis of inferiority versus superiority contrast. Public schools pointed out as leading references were valued as a strategy to compensate. The elements of the central nucleus show a shared sentiment for educational differences due to social belonging and race. Situations of racism and/or other types of violence were created by fellow students and by some teachers too. The students display caution in their life project planning, ‘walking in hope’, in relation to the field of possibilities and where they are positioned historically and culturally.
|
|
7
|
-
PAULA PRISCILLA HOULY LOPES FALCÃO
-
O lar invade o trabalho, o trabalho invade o lar: Representações sociais e “Trabalho em home office” no contexto da pandemia do Covid 19.
-
Orientador : MARIA DE FATIMA DE SOUZA SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA
-
LUCIANA MOURÃO CERQUEIRA E SILVA
-
ANA KARINA MOUTINHO LIMA
-
MARIA DE FATIMA DE SOUZA SANTOS
-
RENATA LIRA DOS SANTOS ALESSIO
-
Data: 07/10/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A pandemia do Covid19 ocasionou impactos e mudanças em todas as esferas da sociedade, incluindo o trabalho. Diante das quarentenas no país, a alternativa de muitas empresas foi implementar o home office. Considerando os impactos dessa modalidade de trabalho incorporada na vida dos trabalhadores, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as representações sociais construídas sobre o trabalho em home office no contexto da pandemia do Covid19. Como aporte teórico, utilizou-se a Teoria das Representações Sociais. Foi aplicado um questionário de Associação Livre de Palavras com 97 participantes e 10 entrevistas semiestruturadas. Os dados do questionário foram analisados com o software Iramuteq, por meio de análises prototípicas e classificação hierárquica descendente, e as entrevistas foram analisadas com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que o trabalho aparece, de forma central, relacionado à responsabilidade e à realização pessoal, o cumprimento de uma missão para o outro. O contexto da pandemia acrescentou à atividade de trabalho os sentimentos de incerteza, adaptação, cansaço, insegurança, ansiedade e gratidão por continuar trabalhando diante da crise. O trabalho em home office representou flexibilidade, responsabilidade e disciplina, levando a sentimentos de conforto e cansaço diante das dificuldades em conciliar o trabalho com os afazeres domésticos e o cuidado com os filhos. Os sujeitos destacaram a autonomia no trabalho como liberdade e responsabilidade. As expectativas do período pós pandemia representam, mesmo diante de incertezas sobre o futuro, uma tendência a um novo estilo de vida e trabalho, com um futuro trabalho híbrido. Ressalta-se a importância da análise do contexto social na constituição das estruturas das representações sociais dos objetos analisados e as articulações acerca dos diferentes níveis de análise possíveis, do individual ao societal. Destaca-se as necessidades de atenção à qualidade de vida do trabalhador, garantindo maior distância entre o trabalho e as outras esferas da vida social.
-
Mostrar Abstract
-
The Covid19 pandemic caused impacts and changes in all spheres of society, including work. Faced with the quarantines in the country, the alternative for many companies was to implement the home office. Considering the impacts of this modality of work incorporated in the lives of workers, the general objective of this research was to analyze the social representations built on working from home in the context of the Covid19 pandemic. As a theoretical contribution, the Theory of Social Representations was used. A Free Word Association questionnaire was applied to 97 participants and 10 semi-structured interviews. Data from the questionnaire were analyzed using the Iramuteq software, through prototypical analysis and descending hierarchical classification, and the interviews were analyzed using the content analysis technique. The results showed that work appears centrally related to responsibility and personal fulfillment, the fulfillment of a mission for the other. The context of the pandemic added to the work activity feelings of uncertainty, adaptation, fatigue, insecurity, anxiety and gratitude for continuing to work in the face of the crisis. Home office work represented flexibility, responsibility and discipline, leading the subjects to feelings of comfort and tiredness in the face of difficulties in reconciling work with household chores, caring for children. The subjects highlighted autonomy as freedom and responsibility. The expectations of the post-pandemic period represent, even in the face of uncertainties about the future, a trend towards a new lifestyle and work, with a future hybrid work. The importance of the analysis of the social context in the constitution of the structures of the social representations of the analyzed objects and the articulations about the different possible levels of analysis, from the individual to the societal, is highlighted. The need for attention to the worker's quality of life is highlighted, ensuring greater distance between work and other spheres of social life.
|
|
8
|
-
CÁSSIA DE CASTRO BEZERRA
-
A Formação em Psicologia no Contexto de Expansão e Interiorização das Universidades Públicas: a Experiência de Alagoas
-
Orientador : ELAINE MAGALHAES COSTA FERNANDEZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DELIANE MACEDO FARIAS DE SOUSA
-
ELAINE MAGALHAES COSTA FERNANDEZ
-
FATIMA MARIA LEITE CRUZ
-
JEFFERSON DE SOUZA BERNARDES
-
RENATA LIRA DOS SANTOS ALESSIO
-
Data: 04/11/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo visa compreender os significados produzidos por docentes e discentes sobre a formação em Psicologia no contexto de interiorização das Universidades Públicas, tomando como referência o curso de Psicologia na cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas. Nesse sentido, toma-se como cenário de investigação a expansão das universidades públicas para as cidades de pequeno porte na região nordeste, considerando que este deslocamento produz mudanças diversas na profissão, uma vez que este contexto de formação difere do contexto em que os saberes e práticas da Psicologia foram tradicionalmente engendrados. O estudo foi orientado pelo referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural no contexto da pesquisa qualitativa. Assim, utilizou-se dois instrumentos metodológicos: a Análise Documental e a Roda de Conversa. O documento escolhido foi o Projeto Pedagógico do Curso, considerando ser um documento fundamental para compreender o contexto e as condições de operacionalização da formação graduada proposta pelo curso investigado. O segundo momento foi marcado pela realização de duas Rodas de Conversa com os docentes e discentes com a finalidade de aprofundar os sentidos e significados desta formação interiorizada. Para a análise do Projeto pedagógico utilizou-se a estratégia analítica produzida por Seixas et al. (2013), e para a análise das rodas de conversa adotou-se a técnica de análise de conteúdo com foco no referente. Os resultados foram analisados de modo complementar e integrado e indicaram que o projeto pedagógico do curso carrega reproduz concepções disciplinares e conservadoras sustentadas pelo modelo educacional orientado pelo Currículo Mínimo. Fato que influencia nas ações e relações produzidas no cotidiano do curso, expressas pelos dilemas e disputas epistemológicas, e nas contradições existentes nas condições de efetivação da expansão das universidades públicas.
-
Mostrar Abstract
-
The present study aims to understand the meanings produced by teachers and students about training in Psychology in the context of internalization of Public Universities, taking as a reference the Psychology course in the city of Palmeira dos Índios, in Alagoas. In this sense, the expansion of public universities to small cities in the northeast region is taken as a research scenario, considering that this displacement produces diverse changes in the profession, since this training context differs from the context in which knowledge and Psychology practices were traditionally engendered. The study was guided by the theoretical framework of Historical-Cultural Psychology in the context of qualitative research. Thus, two methodological instruments were used: the Document Analysis and the Conversation Circle. The document chosen was the Pedagogical Project of the Course, considering it to be a fundamental document to understand the context and conditions of operationalization of the graduate training proposed by the investigated course. The second moment was marked by the holding of two Conversation Rounds with teachers and students in order to deepen the senses and meanings of this internalized training. For the analysis of the pedagogical project, the analytical strategy produced by Seixas et al. (2013), and for the analysis of conversation circles, the technique of content analysis was adopted, focusing on the referent. The results were analyzed in a complementary and integrated way and indicated that the pedagogical project of the course reproduces disciplinary and conservative conceptions supported by the educational model guided by the Minimum Curriculum. A fact that influences the actions and relationships produced in the daily life of the course, expressed by epistemological dilemmas and disputes, and in the contradictions existing in the conditions of effecting the expansion of public universities.
|
|
9
|
-
JORGE DELLANE DA SILVA BRITO
-
A PSICANÁLISE E O PODER DE SUA REPRESENTAÇÃO: uma psicossociologia crítica do conhecimento psicanalítico
-
Orientador : MARIA DE FATIMA DE SOUZA SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDMUNDO DE OLIVEIRA GAUDÊNCIO
-
KLAYLIAN MARCELA SANTOS LIMA MONTEIRO
-
LASSANA DANFA
-
MARIA DE FATIMA DE SOUZA SANTOS
-
WEDNA CRISTINA MARINHO GALINDO
-
Data: 22/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A partir de uma articulação entre a Teoria das Representações Sociais e a Análise de Discurso Crítica – além de outros aportes - o trabalho analisou os processos psicossociais envolvidos na construção representacional-discursiva acerca do universo extrapsicanalítico, por parte de uma instituição psicanalítica lacaniana brasileira. Tomando-se matérias difundidas entre 2004 e 2016 por um de seus veículos de divulgação, o estudo documental concentrou-se em quatro instâncias do extrapsicanalítico, assim hierarquizadas: o “social”; a “ciência”; a “universidade” e; o “mundo psi”. Reconstituindo a história da psicanálise freudiana e de seus ulteriores desenvolvimentos pelo movimento lacaniano, a pesquisa descreveu/interpretou como e por que cada um desses objetos sociais foi construído representacional e discursivamente, com vistas à produção de um estranhamento radical entre a psicanálise e o extrapsicanalítico, condição estratégica necessária para a pretensa imunidade à crítica social e, ao mesmo tempo, para sua reprodução social, em especial na universidade e nos cursos de graduação em psicologia. Com textos voltados para um público psicanalítico ampliado – a incluir professores universitários e estudantes de psicologia – as representações sociais veiculadas discursivamente foram lidas não apenas como instrumento de difusão de uma leitura possível de mundo, mas como meios de produção de subjetividades a serviço de interesses políticos de certa comunidade psicanalítica lacaniana. Nesse sentido, a investigação ampliou a abordagem original da psicanálise pela psicologia social, tal como efetivada por Serge Moscovici em sua tese A psicanálise, sua imagem e seu público, tomando-a não como objeto representacional, mas como fonte de representações da alteridade social, necessariamente articuladas a processos de poder e ideologia. Ao final, explicitada a importância de se tomar a psicanálise como objeto social, a pesquisa se propôs a enriquecer um campo pouco explorado de estudos, caracterizado como uma “psicologia social da psicanálise” ou, mais especificamente, uma “psicossociologia do conhecimento psicanalítico”.
-
Mostrar Abstract
-
From an articulation between the Theory of Social Representations and Critical Discourse Analysis - in addition to other contributions - the work analyzed the psychosocial processes involved in the representational-discursive construction about the extrapsychoanalytic universe, by a Brazilian Lacanian psychoanalytic institution. Taking materials published between 2004 and 2016 by one of its vehicles of dissemination, the documentary research focused on four instances of the extrapsychoanalytic, thus hierarchized: the “social”; the “science"; the “university” and; the “psy-world”. Reconstituting the history of Freudian psychoanalysis and its further developments by the Lacanian movement, the research described/interpreted how and why each of these social objects were constructed representationally and discursively, with a view to producing a radical estrangement between psychoanalysis and the extrapsychoanalytic, necessary strategic condition for the alleged immunity to social criticism and, at the same time, for its social reproduction, especially at the university and in undergraduate psychology courses. With texts aimed at an expanded psychoanalytic audience - to include university professors and psychology students - the social representations discursively conveyed were read not only as an instrument for disseminating a possible reading of the world, but as means of producing subjectivities in the service of political interests of a certain Lacanian psychoanalytic community. In this sense, the investigation expanded the original approach of psychoanalysis by social psychology, as carried out by Serge Moscovici in his thesis Psychoanalysis, its image and its public, taking it not as a representational object, but as a source of representations of social alterity, necessarily linked to processes of power and ideology. In the end, having explained the importance of taking psychoanalysis as a social object, the research proposed to enrich a little explored field of studies, characterized as a “social psychology of psychoanalysis” or, more specifically, a “psycho-sociology of psychoanalytic knowledge”.
|
|