Dissertações/Teses

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2024
Dissertações
1
  • ANDERSON BRUNO COSTA
  • GESTÃO DE PESSOAS COMO FERRAMENTA DE GOVERNANÇA HÍDRICA: UMA ANÁLISE NA AGÊNCIA PERNAMBUCANA DE ÁGUAS E CLIMA (APAC)

  • Orientador : RENATA MARIA CAMINHA MENDES DE OLIVEIRA CARVALHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • WALKER GOMES DE ALBUQUERQUE
  • MAIARA GABRIELLE DE SOUZA MELO
  • MICAELLA RAISSA FALCAO DE MOURA
  • RENATA MARIA CAMINHA MENDES DE OLIVEIRA CARVALHO
  • Data: 22/01/2024

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  • A gestão de pessoas como planejamento estratégico de governança hídrica traz à realidade na gestão pública novas possibilidades para contribuir com a maior capacitação das pessoas no exercício de suas atividades e funções organizacionais. Os conceitos de governança corporativa que levam à reflexão da eficiência e eficácia organizacional, o que provoca a necessidade de repensar novas práticas de gestão de pessoas no serviço público e, em especial, numa autarquia que trabalha com gestão de conflitos e gestão participativa em recursos hídricos a nível estadual num Estado tão heterogêneo na questão hídrica, ambiental, climática e sustentável. Dessa forma, entender o papel da APAC na política estadual de recursos hídricos e suas relações em nível federal na gestão integrada em prol da execução da PERH traz a necessidade da eficiente governança hídrica e o fortalecimento da gestão participativa, apresentando a necessidade permanente da capacitação continuada das pessoas que trabalham direta ou indiretamente na APAC, de modo a fortalecer, também, o comportamento humano nas organizações. Nesse sentido, fortalecer a liderança organizacional por meio da gestão de recursos humanos, numa ótica voltada para gestão participativa em recursos hídricos, fortalece a gestão corporativa nas agências de águas.


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  • A gestão de pessoas como ferramenta de governança hídrica traz a realidade na gestão pública novas ferramentas que possam contribuir com a maior capacitação das pessoas no exercício de suas atividades e funções organizacionais. Os conceitos de governança corporativa que leva a reflexão da eficiência e eficácia organizacional o que provoca a necessidade de repensar novas práticas de gestão de pessoas no serviço público e em especial numa autarquia que trabalha com gestão de conflitos e gestão participativa em recursos hídricos a nível estadual num Estado tão heterogêneo na questão hídrica, ambiental, climática e sustentável. Dessa forma, entender o papel da APAC na política estadual de recursos hídricos e suas relações a nível federal na gestão integrada em prol da execução da PERH traz a necessidade da
    eficiente governança hídrica e o fortalecimento da gestão participativa apresentando a necessidade permanente da capacitação continuada das pessoas que trabalham direta ou indiretamente na APAC de modo a fortalecer também o comportamento humano nas organizações.

2
  • VALDEMIRO DA COSTA SILVA
  • PARÂMETROS FÍSICOS DE RESERVATÓRIOS PARA ESTIMATIVA DE VOLUME SUBMERSO.

  • Orientador : ALFREDO RIBEIRO NETO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALFREDO RIBEIRO NETO
  • CAMILO ALLYSON SIMOES DE FARIAS
  • CRISTIANA COUTINHO DUARTE
  • Data: 05/02/2024

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  • No uso das imagens do modelo digital do terreno do sensor LIDAR para a geração das curvas cota-área-volume nos reservatórios, muitas vezes tem-se que as imagens foram elaboradas em períodos onde os reservatórios estavam parcialmente cheios. Com isso não se tem a curva cota-área-volume desde a profundidade zero de toda a bacia hidráulica, consequentemente o volume preciso do reservatório. A pesquisa em estudo procura identificar nos reservatórios uma relação física entre as características dos reservatórios com relação aos coeficientes da geometria desses mesmos, procurando identificar um padrão de correlação (características de semelhança). A partir dos dados da batimetria e dos modelos digitais do terreno, foram elaborados gráficos que relacionam profundidade em comparação ao volume das barragens. A partir desses pontos plotados em gráfico foi gerado uma linha de tendência para cada reservatório. Procurou ajustar melhor os valores dos coeficientes K e α utilizando a ferramenta solver com a métrica Nash–Sutcliffe maximizada. Procurou-se identificar um padrão de correlação entre os coeficientes da geometria dos açudes K e α, com características do mesmo, tendo como resultado inicial a não correlação. Porém, a partir de alguns testes contendo métricas dos erros dos volumes da CAV-MDT e volumes estimados foi identificado um teste com melhor desempenho. Portanto, para reservatórios meio cheio onde não existe informação dos parâmetros, utilizar os coeficientes médios de K e α definidos por Molle (1994) será razoável e capaz de estimar não só a capacidade de armazenamento do reservatório meio cheio como também a sua curva cota-volume.


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  • A pesquisa procura identificar em reservatórios uma relação física entre as características da vizinhança com relação aos coeficientes da geometria desses mesmos. Procurando identificar um padrão de correlação espacial (características de semelhança) com relação aos coeficientes da geometria desses reservatórios. Inicialmente foi definido um universo de 89 Barragens pertencentes ao estado de Pernambuco. A partir dos dados de cota versus volume de alguns reservatórios, elaborado através da batimetria fornecida pela Agencia Pernambucana de Aguas e Clima e a Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais, e dos dados de cota versus volume através do Modelo digital do terreno, com o Sistema de informação geográfica pelas Imagens do Pernambuco tridimensional, foi elaborado gráficos que relacionou Profundidade versus Volume das barragens. A partir desses pontos plotados em gráfico foi gerado uma linha de tendência para cada reservatório. Essa linha de tendência foi tipo potência, igual a descrita pelo pesquisador Molle em 1994, cuja equação de potência é a do volume igual a um coeficiente multiplicado pela profundidade do açude elevado a potência alfa.

3
  • ARTHUR RONALSON MARINHO DA COSTA
  • TURISMO PEDAGÓGICO HIDROAMBIENTAL NO ESTUÁRIO DO RIO UNA, SÃO JOSÉ DA COROA GRANDE, PERNAMBUCO: METODOLOGIAS ATIVAS

  • Orientador : JAIME JOAQUIM DA SILVA PEREIRA CABRAL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JAIME JOAQUIM DA SILVA PEREIRA CABRAL
  • JANAINA MARIA OLIVEIRA DE ASSIS
  • PAULO FRASSINETE DE ARAUJO FILHO
  • Data: 23/02/2024

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  • O presente artigo aborda a prática da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em
    Problemas em instituições de ensino de nível fundamental e médio, através de expedições
    pedagógicas no estuário do rio Una, para realização de análises físicas, químicas e
    microbiológicas da água. Os estuários são um dos ecossistemas úmidos mais ricos em matéria
    orgânica do planeta e, além disso, são importantes áreas de desovas de diversos vertebrados e
    invertebrados. O Brasil possui 120 unidades de conservação com manguezais incluindo
    também os ecossistemas dos recifes coralíneos. No entanto, no Brasil, atualmente, existem
    problemas em relação à conservação dos ambientes costeiros. Diante dos desafios atuais
    interpostos à educação de distintos níveis, modalidades e contextos, é premente retomar o
    significado, o sentido, as teorias e as possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica
    por meio de metodologias ativas, evidenciando a relevância dessa inovação na prática da
    Educação ambiental. No processo, almeja-se aprimorar a educação em temas referentes à
    água e ao meio ambiente, tornando-a um modelo de trabalho formal gerador de emprego e
    renda no estuário da bacia hidrográfica do rio Una através do ramo de organização de viagens,
    em específico Turismo Pedagógico.


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  • Os estuários são uns dos ecossistemas úmidos mais ricos em matéria orgânica do planeta e além disso são importantes áreas de desovas de diversos vertebrados e invertebrados. O Brasil possui 120 unidades de conservação com manguezais no interior incluindo também os ecossistemas dos recifes coralíneos. No entanto, no Brasil, atualmente, existem problemas em relação a conservação dos ambientes costeiros. É necessário incentivo à Educação Ambiental, criando dentro da Política Pública uma disciplina integrada ao Plano Político Pedagógico (PPP) de instituições de ensino fundamental e médio.

4
  • PEDRO HENRIQUE RODRIGUES FERREIRA
  • GOVERNANÇA DA ÁGUA NO CONSELHO GESTOR DE
    AÇUDE FRANCISCO SABÓIA (POÇO DO CRUZ), IBIMIRIM, PERNAMBUCO: PERCEPÇÃO
    E ATUAÇÃO DO COLEGIADO

  • Orientador : RENATA MARIA CAMINHA MENDES DE OLIVEIRA CARVALHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EDNEIDA RABELO CAVALCANTI
  • MICAELLA RAISSA FALCAO DE MOURA
  • RENATA MARIA CAMINHA MENDES DE OLIVEIRA CARVALHO
  • Data: 26/02/2024

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  • Política Nacional de Recursos Hídrico, conhecida como a Lei das Águas, por mais claros que sejam
    os avanços alcançados se faz necessário pontuar que ainda existem falhas e lacunas a serem corrigidas,
    principalmente no âmbito da governança das águas e gestão participativa. Dessa maneira, uma região
    que merece ênfase no cenário nacional é o Nordeste brasileiro, devido às suas peculiaridades e
    complexidades, especialmente pela condição de escassez de águas presente no semiárido. Em
    Pernambuco, por exemplo, uma dessas peculiaridades está relacionada aos organismos colegiados
    participantes na gestão dos recursos hídricos, são a existências de Conselhos Gestores de Açudes. A

    impreterível relevância dos reservatórios para a gestão e segurança hídrica no Nordeste, foi advinda
    de uma visão de grandes obras de infraestrutura como principal política pública adotada para a
    promoção do combate às secas. Dessa maneira, fica claro que é preciso que as grandes infraestruturas
    já implementadas, desta vez, devem ser trabalhadas e geridas para se adequarem ao meio ambiente,
    biodiversidade, múltiplos usos, relações de gênero e saberes tradicionais locais, constituindo assim
    esses conselhos como importantes espaços em um processo de consolidação da gestão descentralizada
    e integrada de recursos hídricos. Um dos principais conselhos de açude em Pernambuco e que merece
    destaque é o do reservatório Engenheiro Francisco Sabóia (Poço da Cruz), Ibimirim. O açude está
    inserido em meio a problemáticas de cruciais significâncias, como gerenciamento de suas águas para
    atender um perímetro irrigado, gestão das águas provenientes da transposição do Rio São Francisco,
    gerenciamento de conflitos, efeitos provenientes das mudanças climáticas e alcance das metas
    previstas na Agenda 2030. Tendo em vista essa relação, buscou-se analisar a atuação do desempenho
    do CONSU Poço da Cruz, em vistas a proposições e diretrizes para o fortalecimento deste fórum de
    discussão de recursos hídricos. Os resultados indicam que a evolução da governança de um organismo
    de bacia vai além da simples participação pública. Nesse contexto, é evidente a necessidade de
    promover o acesso transparente às informações para o público, além de estabelecer parcerias e
    colaborações em rede com setores público e privado, sociedade civil organizada e a comunidade em
    geral, com ênfase na gestão de recursos hídricos. As entrevistas revelaram que a governança hídrica
    praticada pelos órgãos públicos está consideravelmente abaixo das diretrizes estabelecidas pela
    Política Nacional de Recursos Hídricos. Foi observada uma situação em que órgãos centrais, como
    ANA, DNOCS e APAC, demonstram maior interesse em influenciar as deliberações do conselho para
    favorecer a agenda pública. Como proposição de indicadores para o aperfeiçoamento deste sistema
    indica-se propõe-se reforçar a governança de recursos hídricos no conselho do açude Poço da Cruz,
    situado no semiárido pernambucano. Isso implica na criação e implementação de políticas e práticas
    destinadas a promover a gestão sustentável da água, bem como um maior engajamento dos órgãos
    públicos na região. O conselho prioriza fortemente a modernização do perímetro irrigado, enquanto
    outras questões e desafios são deixados em segundo plano. Isso resulta na menor atenção a temas
    como mudanças climáticas, metas para o desenvolvimento sustentável, impactos ambientais e as
    complexidades associadas às águas provenientes da transposição do Rio São Francisco.


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  • Ao analisar a trajetória da Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), conhecida como a Lei das Águas, percebe-se que por mais claros que sejam os avanços alcançados se faz necessário pontuar que ainda existem falhas e lacunas a serem corrigidas, em especial ligadas ao processo de descentralização, para que essa lei venha a funcionar em toda a sua plenitude, principalmente no âmbito da governança das águas e gestão participativa. Dessa maneira, uma região que vem merecendo ênfase no cenário nacional é o Nordeste brasileiro, devido às suas peculiaridades e complexidades, especialmente pela condição de escassez de águas presente no semiárido. Em Pernambuco, por exemplo, uma dessas particularidades está relacionada aos organismos colegiados participantes na gestão dos recursos hídricos, são a existências de Conselhos Gestores de Açudes (CONSUs), originalmente denominados Conselhos de Usuários de Açudes. Portanto, nessa conjuntura de mudanças climáticas, Agenda 2030, gestão de recursos hídricos, participação cidadã e no contexto dos retrocessos enfrentados nesses últimos anos nas áreas ambientais, esse plano de projeto propõem-se a realizar uma análise da atuação e diagnóstico do desempenho do CONSU Poço da Cruz, em vistas a proposições e diretrizes para o fortalecimento deste fórum de discussão de recursos hídricos. Tendo em vista a importância do CONSU Poço da Cruz e do PIMOX para o Estado de Pernambuco.

2023
Dissertações
1
  • WAGNER FILIPE SILVA
  • SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO NA GEOESPACIALIZAÇÃO DE ÁREAS HÍDRICAS E VERDES NO EIXO NORTE DO PISF EM PERNAMBUCO

  • Orientador : LEIDJANE MARIA MACIEL DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DIEGO CEZAR DOS SANTOS ARAÚJO
  • LEIDJANE MARIA MACIEL DE OLIVEIRA
  • SUZANA MARIA GICO LIMA MONTENEGRO
  • Data: 26/01/2023

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  • A seca no Semiárido brasileiro é um problema que atravessa gerações de sertanejos. O Projeto de Integração do São Francisco (PISF) vem somando esforços no intuito de atenuar a situação e melhorar a qualidade de vida da população. Mas para isso é necessário o pleno funcionamento dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos para garantir a gestão do recurso hídrico. E quando se falam das águas do PISF, a fiscalização e a outorga devem regular efetivamente o uso para garantir que a água percorra todos os quilômetros do canal e chegue também ao destino final. As técnicas de Sensoriamento Remoto (SR) são de fundamental importância para o monitoramento, fiscalização e análise dos recursos hídricos e vegetais. O presente trabalho teve o objetivo identificar áreas hídricas e vegetadas ao longo do eixo norte do canal do PISF utilizando a ferramenta de SR e ser subsídio aos órgãos gestores. Para o estudo utilizou-se dados pluviométricos da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e imagem do sensor OLI do satélite Landsat8 disponibilizados pelo Serviço Geológico Americano (USGS) para realizar comparações entre os anos de 2013 a 2021 através de índices espectrais de água e vegetação. Os resultados obtidos, mostraram a existência de água em reservatórios, onde foram detectados através do pixel representado ao longo do trecho estudado na comparação das imagens de datas diferentes. As análises realizadas contribuem para uma melhor interpretação acerca da distribuição espaço-temporal da superfície bem como auxílio para uma melhor gestão do recurso hídrico.


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  • A seca no semiárido brasileiro é um problema que atravessa gerações de sertanejos. O Projeto de Integração do São Francisco (PISF) vem somando esforços no intuito de atenuar a situação e melhorar a qualidade de vida da população. Mas para isso é necessário o pleno funcionamento dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos para garantir a gestão do recurso hídrico. E quando se falam das águas do PISF, a fiscalização e a outorga devem regular bem o uso para garantir que a água percorra todos os quilômetros do canal e chegue também ao destino final. Nesse cenário, o presente trabalho tem o objetivo de identificar áreas hídricas e vegetadas ao longo do eixo norte do canal do PISF no município de Salgueiro e Verdejante - PE utilizando a ferramenta de sensoriamento remoto e auxiliar os órgãos fiscais no cadastramento de usuários que utilizam os recursos hídricos. Para isso utilizaram-se dados pluviométricos da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e imagem do sensor OLI do satélite Landsat8 disponibilizados pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) para realizar comparações entre dois períodos, uma antes da operação do canal e outra após o funcionamento. Os resultados obtidos, até o momento, mostraram a existência de três reservatórios ao longo do trecho estudado na comparação das imagens de anos diferentes.

2
  • PEDRO HENRIQUE CORDEIRO FREITAS
  • SUGESTÕES DE DIRETRIZES PARA A GESTÃO DE ÁREAS NO ENTORNO DE RESERVATÓRIOS DO PISF COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS DE SENSORIAMENTO REMOTO

  • Orientador : LEIDJANE MARIA MACIEL DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALFREDO RIBEIRO NETO
  • JANAINA MARIA OLIVEIRA DE ASSIS
  • LEIDJANE MARIA MACIEL DE OLIVEIRA
  • Data: 27/01/2023

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  • A água é um recurso natural fundamental aos seres vivos e não se encontra distribuída da mesma forma no planeta. Sendo muitas vezes fator determinante para fixação e desenvolvimento de cidades ou limitante para o desenvolvimento econômico. O Brasil apesar de ser considerado rico em recursos hídricos, também apresenta a distribuição irregular em virtude de sua extensão territorial e variações climáticas, sendo o semiárido da região Nordeste, a que apresenta menores índices pluviométricos e inúmeros pontos de escassez, fato que dificulta a sobrevivência da população nas áreas semiáridas. Nesse contexto foi desenvolvido o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) com a transposição de suas águas em dois eixos (norte e leste) ao longo de 477 km, como forma de melhorar a disponibilidade hídrica para a região. O presente trabalho procurou propor diretrizes para processos de ocupação do território a partir da nova configuração hídrica, por meio de ferramentas de Sensoriamento Remoto, por meio de aplicação de índices espectrais, como forma observar o ordenamento territorial ao longo dos canais. E com uma discussão acerca da relação entre gestão de recursos hídricos e o uso e ocupação do solo e a qualidade da água. Os resultados obtidos corroboram com a crescente aplicação de ferramentas de SR para o monitoramento ambiental. Os índices NDVI e NDWI apresentaram valores próximos de resultados alcançados por outros trabalhos na região. E permitiu visualizar uma necessidade maior de sincronização de uma gestão ambiental integrada quanto aos recursos hídricos e o ordenamento territorial.


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  • O Brasil apesar de ser considerado rico em recursos hídricos, também apresenta a distribuição irregular em virtude de sua extensão territorial e variações climáticas, sendo a região Nordeste, a que apresenta menores índices pluviométricos e inúmeros pontos de escassez, fato que dificulta a sobrevivência da população nas áreas semiáridas. Nesse contexto foi desenvolvido o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) com a transposição de suas águas em dois eixos (norte e leste) ao longo de 477 km, como forma de melhorar a condição hídrica da região. O presente trabalho procurou analisar os processos de ocupação do território a partir da nova configuração hídrica, por meio de ferramentas de Sensoriamento Remoto, por meio de aplicação de índices espectrais, como forma observar o ordenamento territorial ao longo dos canais.

3
  • PRISCILA MADEIRA DA COSTA SANTOS
  • UNIDADE DE CONSERVAÇÃO NATURAL LAGOA DO ARAÇÁ NA CIDADE DO RECIFE: LAZER E LUTAS AMBIENTAIS

  • Orientador : JAIME JOAQUIM DA SILVA PEREIRA CABRAL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALFREDO RIBEIRO NETO
  • ANDREZA TACYANA FELIX CARVALHO
  • JAIME JOAQUIM DA SILVA PEREIRA CABRAL
  • Data: 31/01/2023

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  • A área de estudo é a Lagoa do Araçá, que está localizada no bairro da Imbiribeira na cidade de Recife no estado de Pernambuco. Em 1998 virou Unidade de Conservação da Natureza (UCN) através de um decreto municipal. Possui uma área de 14,81 hectares e 109.000 m² de espelho d’água. A lagoa está ligada com o Rio Tejipió através de um canal de 200 m e sofre a influência  do  movimento  das  marés.  Devido  à  urbanização  e  outros  fatores,  a  lagoa  se encontra degradada e precisando ser revitalizada. No ano de 2020 foi regulamentada a UCN – ARIE Lagoa do Araçá e aprovado o Plano de Manejo da mesma. Assim, o Plano de Gestão de Recursos Hídrico tem uma grande importância na sua revitalização e manutenção. Atualmente com plano de manejo o presente trabalho visa analisar toda a gestão da Lagoa do Araçá.


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  • De toda água existente no planeta, um percentual muito pequeno é de água próprio para consumo humano e dessedentação animal. Sendo um recurso finito, a degradação ambiental vem causando diminuição da água potável disponível. A área de estudo é a Lagoa do Araçá, que está localizada no bairro da Imbiribeira na cidade de Recife no estado de Pernambuco. Em 1998 virou Unidade de Conservação da Natureza (UCN) através de um decreto municipal. Possui uma área de 14,81 hectares e 109.000 m² de espelho d’água. A lagoa está ligada com o Rio Tejipió através de um canal de 200 m e sofre a influência das águas do mar. Devido à urbanização e outros fatores, a lagoa se encontra degradada e precisando ser revitalizada. No ano de 2020 foi regulamentada a UCN – ARIE Lagoa do Araçá e aprovado o Plano de Manejo da mesma. Assim, o Plano de Gestão de Recursos Hídrico tem uma grande importância na sua revitalização e manutenção. Atualmente com plano de manejo o presente trabalho visa analisar toda a gestão da Lagoa do Araçá.

4
  • EDUARDO FELICIO BARBOSA
  • ADUTORAS DE MONTAGEM RÁPIDA NO CEARÁ: UMA ANÁLISE DO CENÁRIO DE CONCEPÇÃO E O PLANEJAMENTO PARA A GESTÃO DA MANUTENÇÃO.

  • Orientador : JOSE ALMIR CIRILO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALFREDO RIBEIRO NETO
  • JOSE ALMIR CIRILO
  • SAULO DE TARSO MARQUES BEZERRA
  • Data: 19/05/2023

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  • A seca na região Nordeste iniciada em 2012 trouxe para a sociedade cearense várias estratégias de resposta que foram adotadas pelos municípios. Dentre essas estratégias diversas infraestruturas hídricas foram construídas para minimizar os impactos da seca, entre elas as Adutoras de Montagem Rápida (AMR). Diante disso, percebeu-se que tão importante quanto o investimento para construção dessas infraestruturas hídricas é a manutenção das mesmas, contudo entende-se que os recursos são limitados e o gestor público precisa gastar certo e de forma otimizada, mas para isso ele precisa de ferramentas que lhe auxiliem na tomada de decisão. Nesse sentido, o trabalho coletou registros e projetos que pudessem analisar a concepção das principais adutoras de montagem rápida desenvolvidas como estratégias de mitigação à seca. O intuito de registrar essas ações adotadas é compreender como foi a convivência da sociedade com a seca nesse período. Além disso, esse trabalho buscou apresentar uma metodologia que pudesse definir uma hierarquização na prioridade de investimentos para aplicação de recursos financeiros de manutenção em adutoras de montagem rápida. A base de informações para a metodologia apresentada foram as fichas de inspeções, denominadas de checklist e a aplicação de métodos de tomada de decisão multicritério (MCDM). Ao final, a metodologia conseguiu hierarquizar as adutoras analisadas diante das variáveis vulnerabilidade e importância estratégica, e dessa forma obteve-se a prioridade de investimentos em manutenção.


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  • A sólida política de gestão de água do estado do Ceará, bem como a segurança hídrica para os seus múltiplos usuários passa inevitavelmente pela garantia da operacionalidade das suas infraestruturas hídricas em especial as adutoras de água bruta. Percebe-se que tão importante quanto o investimento para construção de infraestruturas hídricas é a manutenção dessas estruturas. Nesse sentido o trabalho coletou registros e projetos que pudessem analisar a concepção das principais adutoras de montagem rápida desenvolvidas como estratégias de mitigação à seca. O intuito de registrar essas ações adotadas é compreender como foi a convivência da sociedade com a seca nesse período. Além disso esse trabalho buscou apresentar uma metodologia que pudesse definir uma hierarquização na prioridade de investimentos para aplicação de recursos financeiros de manutenção em adutoras. A base de dados para a metodologia apresentada foram as fichas de inspeções formais, denominadas de checklist. Ao final a metodologia conseguiu hierarquizar as adutoras diante dos parâmetros vulnerabilidade e importância estratégica, para dessa forma obter a prioridade de investimentos em manutenção.

5
  • ANNA BEATHRIZ DE SOUZA XAVIER
  • AVALIAÇÃO DO PAPEL DA ENERGIA RENOVÁVEL NA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA

  • Orientador : MARIA DO CARMO MARTINS SOBRAL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LEIDJANE MARIA MACIEL DE OLIVEIRA
  • MARIA DO CARMO MARTINS SOBRAL
  • ROBERTA FALCÃO DE CERQUEIRA PAES
  • Data: 20/07/2023

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  • O aumento da população e o desenvolvimento industrial vem provocando aumento da demanda pela energia, em suas diversas formas. O Brasil ocupa um espaço privilegiado no cenário mundial no que diz respeito à sua matriz energética, com mais de 50% proveniente de hidroelétricas, como também tem aumentado o uso de energia eólica e solar, principalmente no Nordeste brasileiro. Em paralelo, a busca pelo aumento da eficiência energética tem crescido nos últimos anos, e isso se dá, principalmente, pela redução da qualidade ambiental que tem sido comprometida pelas ações antrópicas. Pensar na renovação da matriz energética envolve não só uma maior e melhor geração de energia, como também uma melhor gestão de recursos naturais e a diminuição de impactos ambientais, além do desenvolvimento de políticas de desenvolvimento regional que auxiliem no desenvolvimento de comunidades locais. O objetivo desta dissertação é avaliar o papel da energia renovável na matriz energética brasileira. A metodologia adotada contempla uma revisão bibliográfica com principais documentos e artigos científicos sobre o tema, além de consultas a órgãos de controle ambiental da área e reuniões técnicas com especialistas. Fez-se uma avaliação da participação das fontes de energia hidráulica, solar e eólica nos períodos de escassez hídrica, observando como a energia solar e a eólica auxiliaram na compensação do déficit de energia gerado pela baixa geração de energia hidrelétrica. Como produto técnico da pesquisa, visa-se à elaboração de uma cartilha educativa que compile os principais impactos ambientais e respectivas medidas mitigadoras, bem como uma simplificação do processo de licenciamento ambiental para implantação de empreendimentos de geração de energia solar e eólica. A cartilha será distribuída junto à população local do respectivo município


  • Mostrar Abstract
  • A busca pelo aumento da eficiência energética tem crescido nos últimos anos, e isso se dá, principalmente, pela qualidade ambiental que tem sido comprometida pelas ações antrópicas. Pensar na renovação da matriz energética envolve maior e melhor geração de energia, melhor gestão de recursos e a diminuição de impactos ambientais, além do desenvolvimento de políticas de desenvolvimento regional que auxiliem no desenvolvimento de comunidades rurais no litoral e no sertão do país. O Brasil ocupa um espaço privilegiado em sua matriz energética e, embora ainda tenha a maior parte de sua geração de energia ligada à hidrelétrica, tem crescido consideravelmente no uso de energia eólica e solar. Com base nisso, o objetivo desta dissertação é avaliar o papel da energia renovável na matriz energética brasileira. Utilizou-se de revisão bibliográfica, visitas a órgãos da área e reuniões com especialistas. Para estudo de caso, selecionou-se 2 parques de energia eólica e 2 de energia solar no RN. Espera-se como resultado, a elaboração de uma cartilha com os principais impactos ambientais e medidas mitigadoras relacionadas, além do processo de licenciamento ambiental das unidades de geração de energia solar e eólica. A distribuição será junto a escolas e a população próximos a esses empreendimentos.

6
  • RICARDO BRUNO RODRIGUES DA SILVA
  • AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA NO RIO CAPIBARIBE EM LIMOEIRO, PERNAMBUCO, BRASIL

  • Orientador : SUZANA MARIA GICO LIMA MONTENEGRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA DO CARMO MARTINS SOBRAL
  • MARIA TEREZA DUARTE DUTRA
  • SUZANA MARIA GICO LIMA MONTENEGRO
  • Data: 28/08/2023

  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo faz parte da linha de pesquisa 1.1 Ferramentas Aplicadas aos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos, do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. A qualidade da água nos corpos hídricos está diretamente associada com diversas causas, dentre elas, o lançamento de efluentes e desmatamento da mata ciliar; corroborando para uma cadeia sucessiva de problemas no ecossistema. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a qualidade da água do rio Capibaribe e suas alterações em um trecho urbano, no município de Limoeiro, por meio de parâmetros para obtenção do Índice de Qualidade da Água. Não desconsiderando os demais instrumentos da PNRH, todavia, nesta pesquisa, foi enfatizado o enquadramento como instrumento principal para discussão sobre a qualidade da água no rio em que foi aplicado o estudo. Por estar inserido em um programa voltado para gestão de recursos hídricos, foi feito o uso da ferramenta PDCA para desenvolvimento de todo trabalho, tendo como objeto de pesquisa o diagnóstico da qualidade da água do rio Capibaribe (principal rio da bacia), em um trecho urbano no município de Limoeiro. As coletas e análises da qualidade da água, no trecho escolhido, aconteceram no período de setembro/2021 a dezembro/2022; totalizando 14 coletas. Todas as ações de monitoramento foram realizadas com uso de vidrarias, reagentes e escalas colorimétricas (para indicação dos resultados de cada parâmetro físico-químico e alguns biológicos) fornecidos pela Fundação SOS Mata Atlântica, por meio do Programa Observando os Rios, que é desenvolvido no município de Limoeiro em parceria com uma Ong ambiental que promove ações em defesa do rio Capibaribe. Com base no IQA correspondente à média de todas as coletas, verificou-se que o rio Capibaribe apresentou uma qualidade da água regular. Ao final desse estudo, como produto final, foi elaborada uma cartilha com o intuito de contribuir para disseminação de informação referentes ao tema e área em que se deu a pesquisa, disponibilizada gratuitamente, em versão digital, para escolas, órgãos públicos municipais responsáveis pela gestão ambiental, e para membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe; como uma maneira de conscientizar e sensibilizar quanto à situação atual do rio e sua importância.


  • Mostrar Abstract
  • O presente estudo faz parte da linha de pesquisa 1.1 Ferramentas Aplicadas aos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos, do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. A qualidade da água nos corpos hídricos está diretamente associada com diversas causas, dentre elas, o lançamento de efluentes e desmatamento da mata ciliar; corroborando para uma cadeia sucessiva de problemas no ecossistema. Sendo assim, o este estudo tem como objetivo analisar a qualidade da água do Rio Capibaribe e suas alterações, em um trecho urbano localizado no município de Limoeiro, por meio dos dados de coleta, análise e monitoramento fornecidos pelo Programa Observando Os Rios, da Fundação SOS Mata Atlântica, no período de setembro/2021 a dezembro/2022. Por estar inserido em um programa voltado para gestão de recursos hídricos, o estudo fez uso da ferramenta PDCA para desenvolvimento de todo trabalho, em que foram planejadas as ações, realizada a pesquisa bibliográfica e as coletas de campo, analisados os dados e, por fim, concluído o estudo. Ao final, propõe-se como produto final, que o mesmo possa contribuir para a ampliação da discussão e realização de pesquisas voltadas para a atualização do enquadramento no rio Capibaribe, tendo por base este e outros diagnósticos realizados em pontos distintos ao longo da bacia.

7
  • WILLIAN COSTA DA SILVA
  • AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE REÚSO DE ÁGUA EM UMA CERVEJARIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

  • Orientador : GILSON LIMA DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GILSON LIMA DA SILVA
  • MARIA DO CARMO MARTINS SOBRAL
  • OSMAR VERAS ARAUJO
  • Data: 17/10/2023

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  • O reuso de água é uma possibilidade sustentável e racional para enfrentar diversos problemas da sociedade como, escassez hídrica, poluição dos recursos hídricos e o consumo de água descontrolado. O reuso pode auxiliar na diversificação das fontes de recursos hídricos, na economia circular, na redução do desperdício e na proteção do meio ambiente. Devido à crescente demanda por água é de suma importância que as indústrias desenvolvam novos métodos sustentáveis para preservação de um recurso natural tão escasso, principalmente quando esse recurso é utilizado como principal matéria prima do seu usuário, como no caso da indústria de bebidas.  O reuso de efluentes industriais ainda encontra-se em estágios iniciais de desenvolvimento no Brasil, existem escassas diretrizes e estudos que possam ser utilizados como parâmetros na indústria de alimentos e bebidas,  por isso este trabalho tem como objetivo avaliar as possibilidades de reuso dos efluentes gerados em uma cervejaria no estado de Pernambuco, através de uma revisão sistemática do tema, caracterização e especificação da área de estudo, coleta de dados, monitoramento, mapeamento dos processos da indústria e determinação dos parâmetros de qualidade. Nessa conjuntura a avaliação do reuso de água na indústria será fundamentada nos volumes de consumo de água por setor, qualidade de acordo com os parâmetros determinados, e o possível ganho econômico com a diminuição do consumo, e a possível cobrança pelo uso da água futuramente. O trabalho apresenta como principal resultado, a viabilidade do reuso de água para uma indústria de bebidas da região do Nordeste, evidenciando os benefícios econômico e ambientais através dos dados obtidos no período de janeiro a junho de 2023, observou-se que existe um elevado potencial de redução do consumo de recursos hídricos, através do reuso e consequente redução dos custos com captação de água em 70% para a indústria.


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  • Na atualidade o aumento do consumo de recursos hídricos e a consequente diminuição da disponibilidade de fontes de água de qualidade, vem se mostrando como um dos mais relevantes problemas que o país vem enfrentando, principalmente nas áreas de maior densidade demográfica. Diante dessa conjuntura, existe a necessidade da realização de programas, iniciativas e estudos que possam contribuir na proteção desse bem comum, entre eles o reuso de água. Entretanto essa prática ainda é pouco disseminada em nosso país. Diante do atual cenário, esse trabalho visa avaliar a viabilidade do reuso de água em cervejarias. A avaliação será realizada em uma cervejaria da região norte do estado de Pernambuco, através da coleta de dados da produção fabril, consumo de água, e caracterizações do efluente residual e do efluente tratado. As águas residuais terão seus parâmetros químicos avaliadas através da Resolução n° 01, de 13 de fevereiro de 2020 do estado de São Paulo. O estudo tem como possível resultado a relação entre o consumo de água e o efluente residual da planta fabril, a identificação dos efluentes passíveis de reuso, e os seus usos mais adequados. Dessa forma a realização do reuso de água em cervejarias, pode ser identificado como um método sustentável em relação ao consumo de recursos hídricos atual.

2022
Dissertações
1
  • WÊNIL ALVES DO NASCIMENTO
  • PROPOSTA E DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA PUBLICAÇÃO DE DADOS METEOROLÓGICOS, ALERTAS DE EVENTOS EXTREMOS E DADOS DE NÍVEL DE RIOS E MARÉ

  • Orientador : SUZANA MARIA GICO LIMA MONTENEGRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RONI VALTER DE SOUZA GUEDES
  • GABRIEL ARAUJO DE OLIVEIRA
  • RENATA MARIA CAMINHA MENDES DE OLIVEIRA CARVALHO
  • SUZANA MARIA GICO LIMA MONTENEGRO
  • Data: 12/12/2022

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  • O Estado de Pernambuco possui diversas bacias hidrográficas caracterizadas pelo histórico de eventos extremos de cheia e enormes prejuízos materiais e vidas perdidas. A Apac (agência pernambucana de águas e clima) é a responsável pela gestão da informação e dados meteorológicos na região, assim como a emissão de alertas de cheia. As previsões meteorológicas emitidas pela Apac são colocadas em segundo plano frente a outros emitidos pelos mais diversos órgãos – mesmo com a existência de radar da agência na região e equipe técnica bem qualificada, provavelmente devido à dificuldade de acessar tais dados. Os alertas emitidos pela Apac sofrem um processo demorado para chegar à população – mesmo em tempos de internet, redes sociais e smartphones. O trabalho aqui consiste em desenvolver um aplicativo mobile para Android que permita ao usuário obter a previsão meteorológica para sua região (dentro do Estado de Pernambuco) e à Apac emitir alertas de eventos extremos diretamente nos smartphones dos usuários. O objetivo aqui é utilizar-se das ferramentas mais atuais no intuito de integrar o usuário à informação da gestão de recursos hídricos de seu interesse, além de utilizar dos conceitos que vem sendo muito fomentados em países desenvolvidos, como é o caso da ciência cidadã.


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  • A bacia do Rio Una é caracterizada pelo histórico de eventos extremos de cheia e enormes prejuízos materiais e vidas perdidas. A APAC (agência pernambucana de águas e clima) é a responsável pela gestão da informação e dados meteorológicos na região, assim como a emissão de alertas de cheia. As previsões meteorológicas emitidas pela APAC são colocadas em segundo plano frente a outras emitidas pelos mais diversos órgãos – mesmo com a existência de radar da agência na região e equipe técnica bem qualificada, provavelmente devido à dificuldade de acessar tais dados. Os alertas emitidos pela APAC sofrem um processo demorado para chegar à população – mesmo em tempos de internet, redes sociais e smartphones. O trabalho aqui consiste em desenvolver um aplicativo mobile para Android que permite ao usuário obter a previsão meteorológica para sua região (dentro do Estado de Pernambuco) e à APAC emitir alertas de eventos extremos diretamente nos smartphones dos moradores da região da bacia do rio Una.

2
  • ALCIONE GAMA DA SILVA
  • ARBOVIROSES, SANEAMENTO BÁSICO E O PROTAGONISMO DOS AGENTES DE SAÚDE AMBIENTAL DE RECIFE: UM ESTUDO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO BEBERIBE, RECIFE – PE.

  • Orientador : RENATA MARIA CAMINHA MENDES DE OLIVEIRA CARVALHO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JANAINA MARIA OLIVEIRA DE ASSIS
  • LEIDJANE MARIA MACIEL DE OLIVEIRA
  • RENATA MARIA CAMINHA MENDES DE OLIVEIRA CARVALHO
  • Data: 30/12/2022

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  • As relações homem-território-saúde são complexas, nesse contexto, optou-se por uma abordagem que evidenciasse as ações de controle das arboviroses e o protagonismo dos ASACE na realidade encontrada na Bacia Hidrográfica do Beberibe numa ótica baseada nos ODS 3 e 6 e na governança dos recursos hídricos. Apresentam-se as transformações na bacia no trecho do Rio Morno, cenário amplamente modificado pela ação antrópica e os desdobramentos que a falta de saneamento básico pode acarretar à saúde da população. O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a incidência das arboviroses na Bacia Hidrográfica do rio Beberibe e sua relação com a falta de saneamento básico bem como, a participação dos ASACES como protagonistas no enfrentamento dessas doenças. A bacia está localizada no município de Recife, Pernambuco, Brasil, e a pesquisa-ação é compartilhada com a população que visa sensibilizar as pessoas através da Educação Popular em saúde ambiental para a sustentabilidade local. Para tanto, realizou-se a pesquisa bibliográfica, a legislação, os conhecimentos teóricos e metodológicos referentes aos conceitos, bem como, a caracterização física e social e a prevalência das moléstias no território. A metodologia deve seguir as concepções de Bezerra (2015), ONU (2015), WHO (2020) e Tucci (2008) realizando as seguintes etapas: caracterização, incidência e identificação. Por fim, propõe-se a elaboração pela Secretaria Municipal de Saúde de uma cartilha educativa confeccionada junto aos ASACES. Pretende-se que os resultados e propostas possam subsidiar o enfrentamento das arboviroses na Bacia Hidrográfica do rio Beberibe fortalecendo a Educação Popular em Saúde no diálogo com o Poder Público através da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Recife.


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  • As doenças de veiculação hídrica vêm se tornando relevante problema de saúde pública, pois devido a sua magnitude e ponderando o contexto de mudanças climáticas são consideradas de importância internacional, A presente pesquisa foi estimulada pelo impulso em conhecer as relações existentes entre a realidade sanitária da bacia do rio Beberibe e o desenvolvimento sustentável a partir da influência da educação para a gestão dos recursos hídricos, acentuada  ]ás transformações na bacia no trecho do Rio morno, cenário amplamente modificado pela ação antrópica e os desdobramentos que a falta de saneamento básico pode acarretar à saúde da população.  O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a incidência das arboviroses na bacia hidrográfica no trecho do Rio Morno, rio Beberibe (GL1), município de Recife, Pernambuco, Brasil e sua relação com a deficiência de saneamento básico, além de discutir a educação popular em saúde como ferramenta de transformação social no âmbito da realidade retratada pelo tema. Trata-se de uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa, inserindo-se numa ação conjunta com a população visando a sensibilização por meio da educação popular em saúde ambiental para a sustentabilidade local. Para tanto, realizar-se-á a pesquisa bibliográfica e documental, para o levantamento dos conhecimentos teóricos e metodológicos referentes aos conceitos, a caracterização socioeconômica e ambiental e a prevalência das arboviroses no território. A metodologia seguirá concepções de Bezerra (2015), Onu (2015), Who (2020) Tucci (2008) realizando as seguintes etapas: caracterização, incidência e identificação, com proposição para elaboração pela Secretaria Municipal de Saúde da cartilha educativa confeccionada junto aos ASACES. Pretende-se que os resultados e propostas possam subsidiar o enfrentamento e mitigação das arboviroses na bacia hidrográfica fortalecendo a educação popular em saúde no diálogo com a Prefeitura Municipal de Recife.

2021
Dissertações
1
  • TIAGO JOSÉ DE BARROS PORTELA
  • GOVERNANÇA PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO COM BACIAS HIDROGRÁFICAS DO NORDESTE SETENTRIONAL

  • Orientador : MARIA DO CARMO MARTINS SOBRAL
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ARISVALDO VIEIRA MELLO JUNIOR
  • MARIA DO CARMO MARTINS SOBRAL
  • SUZANA MARIA GICO LIMA MONTENEGRO
  • Data: 07/12/2021

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  • O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF) surgiu como uma ferramenta para mitigar o grave problema de escassez hídrica no Nordeste Setentrional, sendo seu objetivo aumentar a segurança hídrica das regiões beneficiadas nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte por meio da transferência de volumes de água da bacia do rio São Francisco, cuja oferta é mais estável, para as bacias receptoras, menos estáveis. Não somente como obras de infraestrutura, o PISF abrange processos de governança necessários ao alcance de seu objetivo conceptivo, que estão presentes desde a sua implantação até a operacionalização, como a questão da disponibilidade hídrica, a operação e manutenção das estruturas e equipamentos de adução, o atendimento aos requisitos legais e regulatórios e a sustentabilidade econômica e ambiental do empreendimento. O presente estudo vislumbra a governança da água do PISF, relacionada ao planejamento sobre os recursos hídricos de domínio Federal e estaduais, ao gerenciamento da alocação da água do PISF e o papel dos órgãos gestores e reguladores no âmbito federal e estaduais de recursos hídricos. Diante desses aspectos, o trabalho avalia o papel das instituições e os desafios enfrentados para aplicação dos instrumentos da Política Nacional de recursos Hídricos (PNRH) para a governança do PISF, que estão relacionados ao atendimento da outorga de direito de uso dos recursos hídricos transportados no sistema, a adoção das políticas de administração para operacionalização e manutenção do sistema, distribuição e cobrança da água aduzida, integração da operadora federal e operadoras estaduais dos estados beneficiados, efetivando assim o propósito da concepção do projeto que é o de garantir as premissas da PNRH no tocante a assegurar a atual e as futuras gerações a necessária disponibilidade de água, de forma viável técnica e economicamente, através de diretrizes de gestão e articulação sistemáticas.


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  • O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF) surgiu como uma ferramenta para mitigar o grave problema de escassez hídrica no Nordeste Setentrional, sendo seu objetivo aumentar a segurança hídrica das regiões beneficiadas nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte por meio da transferência de volumes de água da bacia do rio São Francisco, cuja oferta é mais estável, para as bacias receptoras, menos estáveis. Não somente como obras de infraestrutura, o PISF abrange processos de governança necessários ao alcance de seu objetivo conceptivo, que estão presentes desde a sua implantação até a operacionalização, como a questão da disponibilidade hídrica, a operação e manutenção das estruturas e equipamentos de adução, o atendimento aos requisitos legais e regulatórios e a sustentabilidade econômica e ambiental do empreendimento. O presente estudo vislumbra a governança da água do PISF, relacionada ao planejamento sobre os recursos hídricos de domínio Federal e estaduais, ao gerenciamento da alocação da água do PISF e o papel dos órgãos gestores e reguladores no âmbito federal e estaduais de recursos hídricos. Diante desses aspectos, o trabalho avalia o papel das instituições e os desafios enfrentados para aplicação dos instrumentos da Política Nacional de recursos Hídricos (PNRH) para a governança do PISF, que estão relacionados ao atendimento da outorga de direito de uso dos recursos hídricos transportados no sistema, a adoção das políticas de administração para operacionalização e manutenção do sistema, distribuição e cobrança da água aduzida, integração da operadora federal e operadoras estaduais dos estados beneficiados, efetivando assim o propósito da concepção do projeto que é o de garantir as premissas da PNRH no tocante a assegurar a atual e as futuras gerações a necessária disponibilidade de água, de forma viável técnica e economicamente, através de diretrizes de gestão e articulação sistemáticas.

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