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Dissertações |
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PÉROLLA RODRIGUES MATIAS
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Modelo de Maturidade de Gestão para Scale-ups
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Orientador : SUZANA DE FRANCA DANTAS DAHER
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
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HELDER GOMES COSTA
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SUZANA DE FRANCA DANTAS DAHER
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Data: 24/03/2023
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Em meio ao cenário mundial de inovação constante, intensifica-se o surgimento de scale-ups: organizações com alta taxa de crescimento, mas que não podem mais ser consideradas startups pelo seu porte. Os modelos de maturidade existentes na literatura não atendem plenamente as suas características dinâmicas, sendo necessário propor um modelo de maturidade mais adequado. Esta pesquisa propõe um estudo sobre maturidade de gestão, propondo um modelo conceitual e dois modelos de avaliação de maturidade de gestão, compatíveis com a desenvoltura acelerada do modelo de negócio de uma scale-up brasileira, que permita a avaliação e suporte adequado ao alto crescimento, competitividade, gestão estratégica, escalabilidade, agilidade, dentre outros, necessários para o alcance dos objetivos estratégicos da organização. A partir da revisão da literatura, identificou-se os gaps para a abordagem de maturidade de gestão e definiram-se critérios mais alinhados às necessidades de uma scale-up. Foram desenvolvidos dois modelos de avaliação de maturidade de gestão organizacional, com duas abordagens distintas para o processo de avaliação dessa maturidade. O primeiro com uma a utilização de um agregador único, estatístico - a mediana; e outro, baseado em um modelo multicritério de apoio a decisão, para a problemática de classificação, aplicando-se o método ELECTRE TRI. Para a validação das propostas, os modelos foram aplicados em uma scale-up do Nordeste brasileiro que possui um crescimento que tem superado a média de 178% nos últimos 3 anos. Com base nisto, demonstrou-se os resultados: sob a ótica da síntese por mediana, tem-se uma visão impessoal dos resultados, e ao considerar a racionalidade do decisor, através da aplicação com MCDM/A, obtém-se os resultados com o direcionamento necessário para a organização medir sua maturidade com a visão do seu gestor principal. Sendo assim, os modelos podem ser replicados para outras scale-ups, impactando-se a sociedade indiretamente, através da melhoria dos seus resultados, gerando transparência e evolução de sua governança, bem como por permitir que inovem mais, provocando o seu crescimento contínuo, resultando em impactos economicamente positivos para as organizações, gerando-se maior número de empregos e, consequentemente, maior PIB (Produto Interno Bruto) para a economia regional e nacional.
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Em meio ao cenário mundial de inovação constante, intensifica-se o surgimento de scale-ups: organizações com alta taxa de crescimento, mas que não podem mais ser consideradas startups pelo seu porte. Os modelos de maturidade existentes na literatura não atendem plenamente as suas características dinâmicas, sendo necessário propor um modelo de maturidade mais adequado. Esta pesquisa propõe um estudo sobre maturidade de gestão, propondo um modelo conceitual e dois modelos de avaliação de maturidade de gestão, compatíveis com a desenvoltura acelerada do modelo de negócio de uma scale-up brasileira, que permita a avaliação e suporte adequado ao alto crescimento, competitividade, gestão estratégica, escalabilidade, agilidade, dentre outros, necessários para o alcance dos objetivos estratégicos da organização. A partir da revisão da literatura, identificou-se os gaps para a abordagem de maturidade de gestão e definiram-se critérios mais alinhados às necessidades de uma scale-up. Foram desenvolvidos dois modelos de avaliação de maturidade de gestão organizacional, com duas abordagens distintas para o processo de avaliação dessa maturidade. O primeiro com uma a utilização de um agregador único, estatístico - a mediana; e outro, baseado em um modelo multicritério de apoio a decisão, para a problemática de classificação, aplicando-se o método ELECTRE TRI. Para a validação das propostas, os modelos foram aplicados em uma scale-up do Nordeste brasileiro que possui um crescimento que tem superado a média de 178% nos últimos 3 anos. Com base nisto, demonstrou-se os resultados: sob a ótica da síntese por mediana, tem-se uma visão impessoal dos resultados, e ao considerar a racionalidade do decisor, através da aplicação com MCDM/A, obtém-se os resultados com o direcionamento necessário para a organização medir sua maturidade com a visão do seu gestor principal. Sendo assim, os modelos podem ser replicados para outras scale-ups, impactando-se a sociedade indiretamente, através da melhoria dos seus resultados, gerando transparência e evolução de sua governança, bem como por permitir que inovem mais, provocando o seu crescimento contínuo, resultando em impactos economicamente positivos para as organizações, gerando-se maior número de empregos e, consequentemente, maior PIB (Produto Interno Bruto) para a economia regional e nacional.
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JOÃO CONRADO PONTE DE ALMEIDA
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BPM APLICADO A INQUÉRITO POLICIAL ENVOLVENDO EXECUÇÃO DE CONVÊNIO ENTRE PREFEITURA MUNICIPAL E A UNIÃO
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Orientador : ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
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DENISE DUMKE DE MEDEIROS
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RENAN FELINTO DE FARIAS AIRES
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Data: 10/08/2023
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Por ter natureza de projeto, um inquérito policial não possui rito formal, muito menos padrão quanto aos atos a serem praticados, requerendo maior esforço. Contudo, existem tipologias cujo modus operandi se aproximam de um modelo, sendo possível, por simplificação, a adoção de um processo com rito básico e atos semipadronizados envolvendo as diligências minimamente exigíveis, requerendo menor esforço. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi, aplicando a abordagem de Business Process Management (BPM), identificar, mapear e analisar os atos e procedimentos relacionados ao tema atualmente adotados pelos delegados, agentes e escrivães da Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros da Superintendência da Polícia Federal no Ceará – DELECOR/DRPJ/SR/PF/CE, seguido do diagnóstico (identificação de gargalos e de oportunidades de melhoria) e racionalização, através da gestão do conhecimento, para proposição de um modelo envolvendo as atividades e o fluxo do processo afeto à investigação de crimes praticados na execução de convênios entre prefeituras municipais e órgãos da União, por ser uma das tipologias mais comuns na Policia Federal e envolver maior quantidade de recursos financeiros. Para tanto, foram realizadas pesquisas em amostra de inquéritos da DELECOR/DRPJ/SR/PF/CE, que envolvem referida tipologia, em busca de dados qualitativos (quais diligências foram determinadas e como foram realizadas tais diligências) e quantitativos (quantas diligências foram determinadas e qual a duração delas) além da aplicação de questionário aos delegados, escrivães e agentes envolvidos a fim de otimizar a aplicação dos recursos disponíveis tornando a investigação mais eficiente. Com a aplicação do modelo proposto espera-se aumentar a capacidade operacional da DELECOR/DRPJ/SR/PF/CE, sem prejuízo à eficácia da investigação.
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Por ter natureza de projeto, um inquérito policial não possui rito formal, muito menos padrão quanto aos atos a serem praticados, requerendo maior esforço. Contudo, existem tipologias cujo modus operandi se aproximam de um modelo, sendo possível, por simplificação, a adoção de um processo com rito básico e atos semipadronizados envolvendo as diligências minimamente exigíveis, requerendo menor esforço. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi, aplicando a abordagem de Business Process Management (BPM), identificar, mapear e analisar os atos e procedimentos relacionados ao tema atualmente adotados pelos delegados, agentes e escrivães da Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros da Superintendência da Polícia Federal no Ceará – DELECOR/DRPJ/SR/PF/CE, seguido do diagnóstico (identificação de gargalos e de oportunidades de melhoria) e racionalização, através da gestão do conhecimento, para proposição de um modelo envolvendo as atividades e o fluxo do processo afeto à investigação de crimes praticados na execução de convênios entre prefeituras municipais e órgãos da União, por ser uma das tipologias mais comuns na Policia Federal e envolver maior quantidade de recursos financeiros. Para tanto, foram realizadas pesquisas em amostra de inquéritos da DELECOR/DRPJ/SR/PF/CE, que envolvem referida tipologia, em busca de dados qualitativos (quais diligências foram determinadas e como foram realizadas tais diligências) e quantitativos (quantas diligências foram determinadas e qual a duração delas) além da aplicação de questionário aos delegados, escrivães e agentes envolvidos a fim de otimizar a aplicação dos recursos disponíveis tornando a investigação mais eficiente. Com a aplicação do modelo proposto espera-se aumentar a capacidade operacional da DELECOR/DRPJ/SR/PF/CE, sem prejuízo à eficácia da investigação.
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RENATO MADSEN ARRUDA
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PREVISÃO DE DEMANDA E CONSTRUÇÃO DE MODELO DE PLANEJAMENTO AGREGADO NO ÂMBITO DA POLÍCIA FEDERAL
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Orientador : EDUARDA ASFORA FREJ
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MEMBROS DA BANCA :
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DANIELLE COSTA MORAIS
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EDUARDA ASFORA FREJ
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SERGIO EDUARDO GOUVEA DA COSTA
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Data: 11/08/2023
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Na última década, a Polícia Federal consolidou metodologia de gestão mediante a estruturação, em ferramentas de business intelligence, de dados sobre a prestação de serviços de Polícia Judiciária (investigação policial) e de Polícia Administrativa (controle preventivo de atividades e condutas) realizados pelas unidades operacionais, e também de dados dos respectivos orçamentos e força de trabalho. Com tais dados, surge a oportunidade de desenvolvimento de um Planejamento Agregado, assim entendido o processo de balanceamento, entre as unidades operacionais, da previsão da demanda futura e os recursos disponíveis. Mesmo diante da necessidade de aprimoramentos constantes, a demanda futura e a capacidade produtiva das unidades operacionais devem sempre ser buscadas, pois tais informações são necessárias para a tomada de decisões necessárias ao cumprimento do planejamento estratégico. As pesquisas revelaram a família de serviços prioritários pela gestão estratégica, e sua dispersão geográfica entre os Estados, permitindo a realização de testes de metodologias de cálculos para a previsão da demanda futura, e a identificação daqueles com menor índice de erro. O confronto da previsão da demanda para 2023 em cada unidade operacional com seus recursos disponíveis apontam pela identificação da necessidade reequilíbrio da demanda e dos recursos, para que se evite a sobrecarga e a subcarga, que implicam em custo de produção desnecessário e risco de perda de qualidade, além de impactos diretos na motivação do efetivo. Os resultados confirmam a necessidade de implementação de um Planejamento Agregado com o objetivo otimizar os recursos e trazer mais eficiência à Polícia Federal, o que corresponde, imediatamente, em menor impunidade, maior satisfação do cidadão com a prestação de serviços de Polícia Administrativa e também de seus servidores.
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Na última década, a Polícia Federal consolidou metodologia de gestão mediante a estruturação, em ferramentas de business intelligence, de dados sobre a prestação de serviços de Polícia Judiciária (investigação policial) e de Polícia Administrativa (controle preventivo de atividades e condutas) realizados pelas unidades operacionais, e também de dados dos respectivos orçamentos e força de trabalho. Com tais dados, surge a oportunidade de desenvolvimento de um Planejamento Agregado, assim entendido o processo de balanceamento, entre as unidades operacionais, da previsão da demanda futura e os recursos disponíveis. Mesmo diante da necessidade de aprimoramentos constantes, a demanda futura e a capacidade produtiva das unidades operacionais devem sempre ser buscadas, pois tais informações são necessárias para a tomada de decisões necessárias ao cumprimento do planejamento estratégico. As pesquisas revelaram a família de serviços prioritários pela gestão estratégica, e sua dispersão geográfica entre os Estados, permitindo a realização de testes de metodologias de cálculos para a previsão da demanda futura, e a identificação daqueles com menor índice de erro. O confronto da previsão da demanda para 2023 em cada unidade operacional com seus recursos disponíveis apontam pela identificação da necessidade reequilíbrio da demanda e dos recursos, para que se evite a sobrecarga e a subcarga, que implicam em custo de produção desnecessário e risco de perda de qualidade, além de impactos diretos na motivação do efetivo. Os resultados confirmam a necessidade de implementação de um Planejamento Agregado com o objetivo otimizar os recursos e trazer mais eficiência à Polícia Federal, o que corresponde, imediatamente, em menor impunidade, maior satisfação do cidadão com a prestação de serviços de Polícia Administrativa e também de seus servidores.
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ANA CAROLINA PREVIATELLO DA SILVA
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GESTÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA COM O USO DO BIM: PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO DO BIM PARA SPO/DPP UFPE
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Orientador : LUCIANA HAZIN ALENCAR
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MEMBROS DA BANCA :
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LUCIANA HAZIN ALENCAR
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DENISE DUMKE DE MEDEIROS
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BIANCA MARIA VASCONCELOS VALERIO
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Data: 21/08/2023
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O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um BEP (Plano de Execução do BIM) na Diretoria de Planos e Projetos, vinculada à Superintendência de Projetos e Obras da Universidade Federal de Pernambuco, com o intuito de facilitar o processo de implementação da tecnologia BIM. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se a metodologia DSRM - Design Science Research Methodology, que consiste em duas etapas distintas. Na primeira etapa, a pesquisa se concentrou na compreensão da problemática. Para isso, foram identificados os principais requisitos para o desenvolvimento de um BEP baseado em publicações recentes sobre o assunto, bem como o mapeamento do fluxo de valor dos processos existentes associado às entrevistas com os projetistas e suas chefias. Isso contribuiu para o desenvolvimento de novos fluxos de trabalho baseados nos conceitos da metodologia BIM, como trabalho colaborativo, transparência e gestão das informações. Na segunda etapa do DSRM, o foco foi o desenvolvimento do artefato, ou seja, a aplicação das ideias no mundo real. Assim, foi desenvolvido um plano para a implementação do BIM na DPP como produto, o BEP. Este plano tem como finalidade o planejamento de todas as etapas do projeto, estabelecendo fluxos e processos baseados nas necessidades do BIM, visando a diminuição de erros e recursos, ganhos de qualidade do projeto e aumento de produtividade. Com o BEP editável como produto, os setores da DPP poderão ter acesso a uma ferramenta prática e funcional para a implementação do BIM em seus projetos. Além disso, o BEP permitirá uma padronização nos fluxos e processos de trabalho, melhorando a comunicação e a colaboração entre os membros da equipe. Dessa forma, espera-se que a implementação do BIM na DPP da UFPE seja facilitada e que os benefícios dessa tecnologia sejam amplamente aproveitados. A metodologia DSRM adotada nesta pesquisa permitiu uma abordagem mais estruturada e eficaz na busca pela solução do problema e no desenvolvimento do artefato final.
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O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um BEP (Plano de Execução do BIM) na Diretoria de Planos e Projetos, vinculada à Superintendência de Projetos e Obras da Universidade Federal de Pernambuco, com o intuito de facilitar o processo de implementação da tecnologia BIM. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se a metodologia DSRM - Design Science Research Methodology, que consiste em duas etapas distintas. Na primeira etapa, a pesquisa se concentrou na compreensão da problemática. Para isso, foram identificados os principais requisitos para o desenvolvimento de um BEP baseado em publicações recentes sobre o assunto, bem como o mapeamento do fluxo de valor dos processos existentes associado às entrevistas com os projetistas e suas chefias. Isso contribuiu para o desenvolvimento de novos fluxos de trabalho baseados nos conceitos da metodologia BIM, como trabalho colaborativo, transparência e gestão das informações. Na segunda etapa do DSRM, o foco foi o desenvolvimento do artefato, ou seja, a aplicação das ideias no mundo real. Assim, foi desenvolvido um plano para a implementação do BIM na DPP como produto, o BEP. Este plano tem como finalidade o planejamento de todas as etapas do projeto, estabelecendo fluxos e processos baseados nas necessidades do BIM, visando a diminuição de erros e recursos, ganhos de qualidade do projeto e aumento de produtividade. Com o BEP editável como produto, os setores da DPP poderão ter acesso a uma ferramenta prática e funcional para a implementação do BIM em seus projetos. Além disso, o BEP permitirá uma padronização nos fluxos e processos de trabalho, melhorando a comunicação e a colaboração entre os membros da equipe. Dessa forma, espera-se que a implementação do BIM na DPP da UFPE seja facilitada e que os benefícios dessa tecnologia sejam amplamente aproveitados. A metodologia DSRM adotada nesta pesquisa permitiu uma abordagem mais estruturada e eficaz na busca pela solução do problema e no desenvolvimento do artefato final.
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GUILHERME AUGUSTO CAMPOS TORRES NUNES
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COMBATE AO TERRORISMO NO BRASIL: AS OPERAÇÕES FALLACIS E HASHTAG DA POLÍCIA FEDERAL SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS JOGOS
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Orientador : FRANCISCO DE SOUSA RAMOS
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO XAVIER FERREIRA GLASER MIGON
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ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
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FRANCISCO DE SOUSA RAMOS
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Data: 22/08/2023
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O terrorismo pode ser definido como o uso premeditado ou ameaça de uso de violência ou força por indivíduos ou grupos subnacionais para obter um objetivo político ou social por meio da intimidação, buscando a publicidade com grande audiência, além das vítimas imediatas. Segundo o GTD – Global Terrorism Database – desde 1970 até 2019 há registros de mais de 200.000 (duzentos mil) incidentes terroristas. No Brasil, o terrorismo é legalmente previsto na Constituição Federal de 1988, sendo citado por duas vezes. Em 2016, houve a regulamentação do conceito de terrorismo e previsão de crimes associados, com a edição da Lei n. º 13.260. Nessa lei, foi previsto que a investigação do terrorismo é atribuição da Polícia Federal (PF), que já possuía unidade de enfrentamento ao terrorismo desde o início dos anos 2000. A PF já realizou investigações e operações de repressão ao terrorismo ao longo dos anos, dentre as quais a Operação Fallacis, deflagrada no ano de 2015 e que identificou um brasileiro foreign fighter (pessoa que foi ao local de conflito terrorista, a Síria, e lutou ao lado do autointitulado Estado Islâmico ou DAESH), e a Operação Hashtag, deflagrada no ano de 2016 e que identificou célula do DAESH no Brasil), no contexto dos Jogos Olímpicos de 2016. Este trabalho aplica a Teoria dos Jogos às duas referidas operações, criando um modelo de jogo que analisa as interações entre o Estado, representado pela PF, e a célula terrorista, bem como as relações entre os Estados nas medidas tomadas para o enfrentamento ao terrorismo. Modelou-se o jogo do tipo Dilema do Prisioneiro, relativo às interações entre o Estado Brasileiro, que pode tomar medidas passivas de segurança (tais como reforço no policiamento ou revista em locais de aglomeração de pessoas) ou ações proativas de investigação (tais como instauração de inquérito e cumprimento de medidas judiciais cautelares de busca e apreensão domiciliar e de prisão), e um grupo terrorista, que pode executar ações de proselitismo na mídia ou ataques reais à população ou ao próprio Estado. Neste jogo, o resultado é o ideal para a sociedade se houver a expectativa de punição aos terroristas. Também se modelou um jogo tipo Caça ao Cervo, relativo às interações entre o Brasil e um Estado Estrangeiro, no que se refere à cooperação ou não no enfrentamento ao terrorismo. Neste caso, o resultado ideal para a sociedade somente ocorre quando é criada comunicação e confiança entre os Estados.
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O terrorismo pode ser definido como o uso premeditado ou ameaça de uso de violência ou força por indivíduos ou grupos subnacionais para obter um objetivo político ou social por meio da intimidação, buscando a publicidade com grande audiência, além das vítimas imediatas. Segundo o GTD – Global Terrorism Database – desde 1970 até 2019 há registros de mais de 200.000 (duzentos mil) incidentes terroristas. No Brasil, o terrorismo é legalmente previsto na Constituição Federal de 1988, sendo citado por duas vezes. Em 2016, houve a regulamentação do conceito de terrorismo e previsão de crimes associados, com a edição da Lei n. º 13.260. Nessa lei, foi previsto que a investigação do terrorismo é atribuição da Polícia Federal (PF), que já possuía unidade de enfrentamento ao terrorismo desde o início dos anos 2000. A PF já realizou investigações e operações de repressão ao terrorismo ao longo dos anos, dentre as quais a Operação Fallacis, deflagrada no ano de 2015 e que identificou um brasileiro foreign fighter (pessoa que foi ao local de conflito terrorista, a Síria, e lutou ao lado do autointitulado Estado Islâmico ou DAESH), e a Operação Hashtag, deflagrada no ano de 2016 e que identificou célula do DAESH no Brasil), no contexto dos Jogos Olímpicos de 2016. Este trabalho aplica a Teoria dos Jogos às duas referidas operações, criando um modelo de jogo que analisa as interações entre o Estado, representado pela PF, e a célula terrorista, bem como as relações entre os Estados nas medidas tomadas para o enfrentamento ao terrorismo. Modelou-se o jogo do tipo Dilema do Prisioneiro, relativo às interações entre o Estado Brasileiro, que pode tomar medidas passivas de segurança (tais como reforço no policiamento ou revista em locais de aglomeração de pessoas) ou ações proativas de investigação (tais como instauração de inquérito e cumprimento de medidas judiciais cautelares de busca e apreensão domiciliar e de prisão), e um grupo terrorista, que pode executar ações de proselitismo na mídia ou ataques reais à população ou ao próprio Estado. Neste jogo, o resultado é o ideal para a sociedade se houver a expectativa de punição aos terroristas. Também se modelou um jogo tipo Caça ao Cervo, relativo às interações entre o Brasil e um Estado Estrangeiro, no que se refere à cooperação ou não no enfrentamento ao terrorismo. Neste caso, o resultado ideal para a sociedade somente ocorre quando é criada comunicação e confiança entre os Estados.
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DANIEL MICHELETTO
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APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE NA ATIVIDADE CORREICIONAL DA POLÍCIA JUDICIÁRIA PARA A MELHORIA CONTÍNUA
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Orientador : DENISE DUMKE DE MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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DENISE DUMKE DE MEDEIROS
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MAISA MENDONCA SILVA
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ERYKA FERNANDA MIRANDA SOBRAL
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Data: 01/09/2023
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A prestação de serviços públicos com qualidade e eficiência são um dos maiores anseios da nossa sociedade e para garantir a presença constante de tais elementos na administração das instituições públicas é necessário assegurar a existência de uma sistemática capaz de mensurar o desempenho dos processos de trabalho e dos elementos que os integram. Os gestores públicos têm o crescente desafio, dia após dia, de oferecer melhores serviços e otimizar seus recursos. Neste sentido, buscando-se atender a tais anseios e verificar o bom andamento das atividades desempenhadas pelos seus servidores é indispensável haver meios de controle, que, alinhados com objetivos institucionais, normativos internos e dispositivos legais, possam assegurar o bom desempenho dos processos de trabalho e a melhoria contínua da qualidade dos serviços públicos. O presente trabalho pretende apresentar a atividade correicional como ferramenta de gestão estratégica nas atividades de polícia judiciária e a aplicação subsidiária de ferramentas da qualidade, e outros métodos, como o ciclo PDCA, que irão possibilitar a adoção de um processo sistêmico que permitirá a análise dos problemas e a eliminação das falhas detectadas nos processos de trabalhos englobados no desempenho das atividades de polícia judiciária realizadas pela Polícia Federal. A partir de indicadores de processo e problemas detectados no exercício da atividade correicional foram demonstrados métodos e ferramentas que possibilitaram uma análise detalhada dos problemas e suas possíveis causas, sendo propostas ações corretivas destinadas à eliminação ou minimização de seus efeitos em um fluxo capaz de garantir continuamente a melhoria do sistema. O trabalho demonstra que a metodologia proposta, já comumente aplicada no setor fabril e em outras instituições privadas, pode ser igualmente aplicável nas instituições públicas, sendo fundamental que no processo de melhoria contínua haja a participação de seus colaboradores.
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A prestação de serviços públicos com qualidade e eficiência são um dos maiores anseios da nossa sociedade e para garantir a presença constante de tais elementos na administração das instituições públicas é necessário assegurar a existência de uma sistemática capaz de mensurar o desempenho dos processos de trabalho e dos elementos que os integram. Os gestores públicos têm o crescente desafio, dia após dia, de oferecer melhores serviços e otimizar seus recursos. Neste sentido, buscando-se atender a tais anseios e verificar o bom andamento das atividades desempenhadas pelos seus servidores é indispensável haver meios de controle, que, alinhados com objetivos institucionais, normativos internos e dispositivos legais, possam assegurar o bom desempenho dos processos de trabalho e a melhoria contínua da qualidade dos serviços públicos. O presente trabalho pretende apresentar a atividade correicional como ferramenta de gestão estratégica nas atividades de polícia judiciária e a aplicação subsidiária de ferramentas da qualidade, e outros métodos, como o ciclo PDCA, que irão possibilitar a adoção de um processo sistêmico que permitirá a análise dos problemas e a eliminação das falhas detectadas nos processos de trabalhos englobados no desempenho das atividades de polícia judiciária realizadas pela Polícia Federal. A partir de indicadores de processo e problemas detectados no exercício da atividade correicional foram demonstrados métodos e ferramentas que possibilitaram uma análise detalhada dos problemas e suas possíveis causas, sendo propostas ações corretivas destinadas à eliminação ou minimização de seus efeitos em um fluxo capaz de garantir continuamente a melhoria do sistema. O trabalho demonstra que a metodologia proposta, já comumente aplicada no setor fabril e em outras instituições privadas, pode ser igualmente aplicável nas instituições públicas, sendo fundamental que no processo de melhoria contínua haja a participação de seus colaboradores.
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WALLACE LUIZ SARAIVA DE ALBUQUERQUE
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APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE PARA ANÁLISES DE INFORMAÇÕES USADAS NAS INVESTIGAÇÕES CRIMINAIS NA DELECOR/DRCOR/SR/PF/PE
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Orientador : MAISA MENDONCA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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MAISA MENDONCA SILVA
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ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
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ANA CLARA CÂNDIDO
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Data: 05/09/2023
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A Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros de Pernambuco tem seu capital humano composto por agentes, delegados e escrivães e dentro dinâmica da delegacia, os agentes são demandados pelos delegados a responder a alguns aspectos das investigações sendo necessário, para isso, analisar diversos bancos cujo conteúdo vem aumentando de volume nos últimos anos e inviabilizando uma análise aceitável desses dados com o uso apenas da mente humana, sendo necessária a utilização de ferramentas de BI para auxiliar nessa análise e tornar exequíveis tais atividades. Dessa forma, o estudo propõe a formulação de um processo em sigilo que se utilize de procedimentos para a produção de relatórios de investigação através da exploração de bancos de dados analisados com auxílio de ferramentas de BI. Para isso, o trabalho aborda inicialmente o processo pelo qual as demandas são encaminhadas para os analistas abordando as diversas fases e os sistemas utilizados. Em seguida, é apresentado a forma da eleição dos bancos de dados mais representativos para serem explorados pelas ferramentas de BI. Posteriormente, é detalhado o conteúdo dos bancos mais representativos para a DELECOR: RIF, SIMBA, DF, SITTEL e TOME CONTAS, assim como as ferramentas de BI adequadas para auxiliar na análise desses bancos: Qlik sense, Power BI, Python, IBM i2 Analyst’s Notebook e Copernic. Por fim, é proposta a forma de analisar o banco de dados RIF, através de um estudo de caso, utilizando as ferramentas de BI: Qlik sense, Python, IBM i2 Analyst’s Notebook onde os resultados são apresentados quantitativamente, utilizando métodos estatísticos e matemáticos, e demonstrados por meio de planilhas, gráficos e diagramas.
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A Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros de Pernambuco tem seu capital humano composto por agentes, delegados e escrivães e dentro dinâmica da delegacia, os agentes são demandados pelos delegados a responder a alguns aspectos das investigações sendo necessário, para isso, analisar diversos bancos cujo conteúdo vem aumentando de volume nos últimos anos e inviabilizando uma análise aceitável desses dados com o uso apenas da mente humana, sendo necessária a utilização de ferramentas de BI para auxiliar nessa análise e tornar exequíveis tais atividades. Dessa forma, o estudo propõe a formulação de um processo em sigilo que se utilize de procedimentos para a produção de relatórios de investigação através da exploração de bancos de dados analisados com auxílio de ferramentas de BI. Para isso, o trabalho aborda inicialmente o processo pelo qual as demandas são encaminhadas para os analistas abordando as diversas fases e os sistemas utilizados. Em seguida, é apresentado a forma da eleição dos bancos de dados mais representativos para serem explorados pelas ferramentas de BI. Posteriormente, é detalhado o conteúdo dos bancos mais representativos para a DELECOR: RIF, SIMBA, DF, SITTEL e TOME CONTAS, assim como as ferramentas de BI adequadas para auxiliar na análise desses bancos: Qlik sense, Power BI, Python, IBM i2 Analyst’s Notebook e Copernic. Por fim, é proposta a forma de analisar o banco de dados RIF, através de um estudo de caso, utilizando as ferramentas de BI: Qlik sense, Python, IBM i2 Analyst’s Notebook onde os resultados são apresentados quantitativamente, utilizando métodos estatísticos e matemáticos, e demonstrados por meio de planilhas, gráficos e diagramas.
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ANA CECILIA LOUREIRO ACCIOLY SILVA
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MODELO PARA PRIORIZAÇÃO DAS INVESTIGAÇÕES DE CRIMES DE CORRUPÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL
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Orientador : DANIELLE COSTA MORAIS
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MEMBROS DA BANCA :
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DANIELLE COSTA MORAIS
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EDUARDA ASFORA FREJ
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MARIANA RODRIGUES DE ALMEIDA
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Data: 22/09/2023
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As infrações penais, quando praticadas por organizações criminosas, causam impactos significativos ao país como um todo, especialmente nos casos de crimes de corrupção relacionados ao desvio de recursos públicos destinados a serviços de assistência à coletividade. No entanto, o número de demandas de investigações é consideravelmente superior ao de policiais lotados na Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros da Superintendência de Polícia Federal em Pernambuco – DELECOR/DRPJ/SR/PF/PE, unidade competente para conduzir investigações dessa natureza no Estado. Além disso, a complexidade que caracteriza esses crimes, associada à superveniência de cenários que podem influenciar no curso das investigações, evidencia a necessidade de priorizá-las de acordo com a sua relevância, com vistas a uma alocação mais efetiva dos recursos disponíveis. Ante o exposto, o presente trabalho tem por finalidade propor um modelo de decisão para ordenar as investigações sobre crimes de corrupção no âmbito da DELECOR/DRPJ/SR/PF/PE, levando em consideração a sua relevância ao tempo do processamento da decisão. O desenvolvimento do modelo proposto segue um framework recursivo de doze etapas para construção de modelos de apoio a decisão, utilizando-se da abordagem VFT (Value Focused Thinking, em português, Pensamento Focado no Valor) e do método multicritério FITradeoff. Por meio da implementação do referido modelo, busca-se fornecer ao decisor uma ferramenta eficiente para a alocação dos recursos, tendo por objetivo principal aprimorar a efetividade dos trabalhos desenvolvidos por essa delegacia regional de Polícia Federal, órgão de reputado prestígio e confiança perante a sociedade brasileira.
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As infrações penais, quando praticadas por organizações criminosas, causam impactos significativos ao país como um todo, especialmente nos casos de crimes de corrupção relacionados ao desvio de recursos públicos destinados a serviços de assistência à coletividade. No entanto, o número de demandas de investigações é consideravelmente superior ao de policiais lotados na Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros da Superintendência de Polícia Federal em Pernambuco – DELECOR/DRPJ/SR/PF/PE, unidade competente para conduzir investigações dessa natureza no Estado. Além disso, a complexidade que caracteriza esses crimes, associada à superveniência de cenários que podem influenciar no curso das investigações, evidencia a necessidade de priorizá-las de acordo com a sua relevância, com vistas a uma alocação mais efetiva dos recursos disponíveis. Ante o exposto, o presente trabalho tem por finalidade propor um modelo de decisão para ordenar as investigações sobre crimes de corrupção no âmbito da DELECOR/DRPJ/SR/PF/PE, levando em consideração a sua relevância ao tempo do processamento da decisão. O desenvolvimento do modelo proposto segue um framework recursivo de doze etapas para construção de modelos de apoio a decisão, utilizando-se da abordagem VFT (Value Focused Thinking, em português, Pensamento Focado no Valor) e do método multicritério FITradeoff. Por meio da implementação do referido modelo, busca-se fornecer ao decisor uma ferramenta eficiente para a alocação dos recursos, tendo por objetivo principal aprimorar a efetividade dos trabalhos desenvolvidos por essa delegacia regional de Polícia Federal, órgão de reputado prestígio e confiança perante a sociedade brasileira.
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ACIR DE OLIVEIRA JUNIOR
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PROPOSTA DE MODELO MULTICRITÉRIO DE APOIO A DECISÃO NA INVESTIGAÇÃO DE CRIME DE MOEDA FALSA COM BASE NO MÉTODO FITRADEOFF
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Orientador : RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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JONATAS ARAUJO DE ALMEIDA
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RICARDO PIRES DE SOUZA
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RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
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Data: 26/09/2023
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A falsificação da moeda nacional é um problema que afeta gravemente as funções essenciais da moeda, ou seja, sua credibilidade e confiança como meio de troca e reserva de valor. Além disso, essa prática criminosa tem impactos significativos na economia e na população, especialmente nos segmentos mais desfavorecidos. Devido às limitações operacionais e financeiras das instituições de segurança pública, é necessário buscar alternativas que maximizem os esforços no combate a essa atividade ilegal, utilizando os recursos disponíveis para minimizar os impactos tanto no sistema financeiro quanto nas consequências sociais desse crime. Assim, a presente pesquisa se debruçou na temática do combate à falsificação de moedas nacionais realizado pela Polícia Federal, procurando por meio dos dados registrados somadas às experiências de policiais que já realizaram investigações dessa natureza, propor um modelo multicritério de apoio à tomada de decisão, visando definir uma ordem de priorização de casos de maior relevância, não com o objetivo de restrição, mas como um referencial investigativo de modo a permitir a concentração de esforços objetivando potencializar os resultados na redução de cédulas falsas no meio circulante por meio do desmantelamento dos principais laboratórios produtores. Na fase de diagnóstico da situação-problema foi aplicada uma metodologia de estruturação de problemas conhecida como Soft System Methodology (SSM), que permitiu não somente perceber e melhor expressar a situação-problema, como definir um modelo conceitual que em confronto com o sistema nocional do mundo real revelou a oportunidade de propor melhorias, dentre elas a identificação de 7 (sete) critérios para melhor avaliar as alternativas. Por sua vez, o conjunto de alternativas, representadas pelas classes de falsificação, após refinamentos sucessivos, resultou num espaço de ações com 15 alternativas, de 328 iniciais. Ainda no processo de modelagem do problema foi identificada a estrutura de preferências e racionalidade do decisor, bem como escolhido o método de apoio à decisão que foi o FITradeoff. Do resultado da aplicação do método de elicitação flexível resultou o ordenamento das 15 alternativas, em que as 4 primeiras posições apresentaram robustez diante das análises de sensibilidade realizadas. As demais alternativas apresentaram grande sensibilidade diante dessa análise, justificada pela proximidade das performances dos seus critérios. O modelo proposto contribui significativamente para a concentração, orientação e direcionamento das ações policiais, uma vez que um espaço de ações definido em 15 alternativas, o que representa 4,6% das classes de falsificação, representa 59% da previsão de apreensão de cédulas falsas no ano de 2023. Se for considerado apenas as 4 primeiras alternativas na ordenação proposta no modelo, o que significa 1,2% das classes de falsificação, os esforços investigativos ficam concentrados em 43% da previsão de apreensão de cédulas falsas em 2023. Sem desconsiderar o contexto cultural e organizacional identificado na estruturação do problema, conclui-se que o modelo proposto é adequado para ser implementado como um modelo institucional de apoio à decisão na priorização dos casos de investigação de moeda falsa.
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A falsificação da moeda nacional é um problema que afeta gravemente as funções essenciais da moeda, ou seja, sua credibilidade e confiança como meio de troca e reserva de valor. Além disso, essa prática criminosa tem impactos significativos na economia e na população, especialmente nos segmentos mais desfavorecidos. Devido às limitações operacionais e financeiras das instituições de segurança pública, é necessário buscar alternativas que maximizem os esforços no combate a essa atividade ilegal, utilizando os recursos disponíveis para minimizar os impactos tanto no sistema financeiro quanto nas consequências sociais desse crime. Assim, a presente pesquisa se debruçou na temática do combate à falsificação de moedas nacionais realizado pela Polícia Federal, procurando por meio dos dados registrados somadas às experiências de policiais que já realizaram investigações dessa natureza, propor um modelo multicritério de apoio à tomada de decisão, visando definir uma ordem de priorização de casos de maior relevância, não com o objetivo de restrição, mas como um referencial investigativo de modo a permitir a concentração de esforços objetivando potencializar os resultados na redução de cédulas falsas no meio circulante por meio do desmantelamento dos principais laboratórios produtores. Na fase de diagnóstico da situação-problema foi aplicada uma metodologia de estruturação de problemas conhecida como Soft System Methodology (SSM), que permitiu não somente perceber e melhor expressar a situação-problema, como definir um modelo conceitual que em confronto com o sistema nocional do mundo real revelou a oportunidade de propor melhorias, dentre elas a identificação de 7 (sete) critérios para melhor avaliar as alternativas. Por sua vez, o conjunto de alternativas, representadas pelas classes de falsificação, após refinamentos sucessivos, resultou num espaço de ações com 15 alternativas, de 328 iniciais. Ainda no processo de modelagem do problema foi identificada a estrutura de preferências e racionalidade do decisor, bem como escolhido o método de apoio à decisão que foi o FITradeoff. Do resultado da aplicação do método de elicitação flexível resultou o ordenamento das 15 alternativas, em que as 4 primeiras posições apresentaram robustez diante das análises de sensibilidade realizadas. As demais alternativas apresentaram grande sensibilidade diante dessa análise, justificada pela proximidade das performances dos seus critérios. O modelo proposto contribui significativamente para a concentração, orientação e direcionamento das ações policiais, uma vez que um espaço de ações definido em 15 alternativas, o que representa 4,6% das classes de falsificação, representa 59% da previsão de apreensão de cédulas falsas no ano de 2023. Se for considerado apenas as 4 primeiras alternativas na ordenação proposta no modelo, o que significa 1,2% das classes de falsificação, os esforços investigativos ficam concentrados em 43% da previsão de apreensão de cédulas falsas em 2023. Sem desconsiderar o contexto cultural e organizacional identificado na estruturação do problema, conclui-se que o modelo proposto é adequado para ser implementado como um modelo institucional de apoio à decisão na priorização dos casos de investigação de moeda falsa.
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THIAGO JONATAN SILVA XAVIER
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PROPOSIÇÃO DE METODOLOGIA DE APOIO AO GERENCIAMENTO DE RISCOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO: ESTUDO DE CASO NUMA USINA DE TRATAMENTO MECÂNICO BIOLÓGICO
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Orientador : MARCELO HAZIN ALENCAR
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MEMBROS DA BANCA :
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MARCELO HAZIN ALENCAR
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RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
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BIANCA MARIA VASCONCELOS VALERIO
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Data: 04/10/2023
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Os riscos de incêndios inerentes aos processos produtivos crescem conforme aumenta a concepção de novas tecnologias e processos produtivos, assim como, a complexidade destas operações e sistemas. O estudo de caso é apresentado, a partir dos aspectos reais observados numa instalação de usina de compostos orgânicos situada na Região Centro-Oeste do Brasil. Diante deste cenário, o presente estudo visa analisar a dinâmica do Gerenciamento de Risco envolvendo a proteção contra incêndio em plantas de instalações industriais, propondo uma padronização dos processos internos através de ferramentas como checklist dos requisitos de habilitação técnica mínimos exigíveis ao processo licitatório, checklist dos itens mais relevantes na análise e revisão dos projetos de proteção contra incêndio, além da incorporação da metodologia FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) voltada à formulação de um plano de ação operacional para manutenção do sistema de proteção contra incêndio. A pesquisa aponta que o aperfeiçoamento da operacionalização do processo decisório no tocante ao gerenciamento de risco envolvendo incêndios em ambientes industriais pode ser obtido por meio da integração de ferramentas simples, através de métodos de baixo custo financeiro. Os resultados apresentados pelo presente estudo a partir das ferramentas de padronização dos processos internos nas fases de aquisição, revisão e manutenção do sistema proteção contra incêndio mostraram-se satisfatórios quanto ao fornecimento de critérios objetivos no processo de tomada de decisão ligado ao gerenciamento de risco de incêndio envolvendo grandes empreendimentos públicos. A partir da metodologia proposta, foi possível alcançar também, de forma indireta, a ampliação de estudos técnicos científicos ligados à discussão de elementos essenciais ao cenário de sistemas de proteção contra incêndio, assim como, o fornecimento de um modelo estruturado do processo de tomada de decisão fundamentado no procedimento de gerenciamento de riscos, Essa padronização do processo permite subsidiar o processo de tomada de decisão que pode ser replicado por servidores públicos no que tange o arcabouço de contratação, revisão e manutenção de sistemas de proteção contra incêndios dentro dos órgãos da esfera pública ou adaptado aos aspectos específicos relacionados à esfera privada.
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Os riscos de incêndios inerentes aos processos produtivos crescem conforme aumenta a concepção de novas tecnologias e processos produtivos, assim como, a complexidade destas operações e sistemas. O estudo de caso é apresentado, a partir dos aspectos reais observados numa instalação de usina de compostos orgânicos situada na Região Centro-Oeste do Brasil. Diante deste cenário, o presente estudo visa analisar a dinâmica do Gerenciamento de Risco envolvendo a proteção contra incêndio em plantas de instalações industriais, propondo uma padronização dos processos internos através de ferramentas como checklist dos requisitos de habilitação técnica mínimos exigíveis ao processo licitatório, checklist dos itens mais relevantes na análise e revisão dos projetos de proteção contra incêndio, além da incorporação da metodologia FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) voltada à formulação de um plano de ação operacional para manutenção do sistema de proteção contra incêndio. A pesquisa aponta que o aperfeiçoamento da operacionalização do processo decisório no tocante ao gerenciamento de risco envolvendo incêndios em ambientes industriais pode ser obtido por meio da integração de ferramentas simples, através de métodos de baixo custo financeiro. Os resultados apresentados pelo presente estudo a partir das ferramentas de padronização dos processos internos nas fases de aquisição, revisão e manutenção do sistema proteção contra incêndio mostraram-se satisfatórios quanto ao fornecimento de critérios objetivos no processo de tomada de decisão ligado ao gerenciamento de risco de incêndio envolvendo grandes empreendimentos públicos. A partir da metodologia proposta, foi possível alcançar também, de forma indireta, a ampliação de estudos técnicos científicos ligados à discussão de elementos essenciais ao cenário de sistemas de proteção contra incêndio, assim como, o fornecimento de um modelo estruturado do processo de tomada de decisão fundamentado no procedimento de gerenciamento de riscos, Essa padronização do processo permite subsidiar o processo de tomada de decisão que pode ser replicado por servidores públicos no que tange o arcabouço de contratação, revisão e manutenção de sistemas de proteção contra incêndios dentro dos órgãos da esfera pública ou adaptado aos aspectos específicos relacionados à esfera privada.
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CHRISTIAN GOMES BEZERRA DOS SANTOS
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PROPOSIÇÃO DE UM PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO DE ADERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM OPERAÇÃO A PROCESSOS DE NEGÓCIO
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Orientador : ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDSON PINHEIRO DE LIMA
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ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
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LUCIANA HAZIN ALENCAR
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Data: 06/10/2023
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Muitas organizações públicas e privadas, operando em diversos segmentos, experimentam a divergência entre a usabilidade e a fidedignidade dos sistemas de informação que utilizam com o processo de negócio que lhe dá fundamento. O sistema não se comporta da forma esperada pelo usuário que lida com o processo. É consenso na literatura de Sistemas de Informação (SI) que o sistema deve se adequar ao processo, não o contrário. Em muitas situações, a dimensão normativa envolvida no processo parece estar ausente do SI cuja finalidade precípua é automatizar, padronizar, enfim, tornar livre de erros e, portanto, mais eficiente, as atividades da organização que envergam recursos e tempo na construção ou aquisição de um sistema. O objetivo desta pesquisa é estabelecer um procedimento que poderá ser utilizado para medir a distância entre o processo (realidade do negócio) e o SI em uso - fator denominado de “grau de aderência”, para, a partir de determinados parâmetros, sugerir a sua alteração ou até mesmo o seu descarte. O procedimento é desenvolvido em etapas e possui propriedades que habilitam o seu emprego em qualquer aferição processo-sistema, fundado na metodologia Design Science. Como aplicação prática, o procedimento é utilizado no sistema GESP – Gestão Eletrônica da Segurança Privada, da Polícia Federal, cujo resultado é demonstrado. Ao final, o modelo oriundo desta pesquisa e consubstanciado numa ferramenta de análise sugere a tomada de decisão objetivando o ajuste ou readequação, parcial ou integral (descarte) do sistema, sem o que poderiam ficar comprometidos os resultados da organização, mormente em tempos de alta dependência de tecnologia da informação.
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Muitas organizações públicas e privadas, operando em diversos segmentos, experimentam a divergência entre a usabilidade e a fidedignidade dos sistemas de informação que utilizam com o processo de negócio que lhe dá fundamento. O sistema não se comporta da forma esperada pelo usuário que lida com o processo. É consenso na literatura de Sistemas de Informação (SI) que o sistema deve se adequar ao processo, não o contrário. Em muitas situações, a dimensão normativa envolvida no processo parece estar ausente do SI cuja finalidade precípua é automatizar, padronizar, enfim, tornar livre de erros e, portanto, mais eficiente, as atividades da organização que envergam recursos e tempo na construção ou aquisição de um sistema. O objetivo desta pesquisa é estabelecer um procedimento que poderá ser utilizado para medir a distância entre o processo (realidade do negócio) e o SI em uso - fator denominado de “grau de aderência”, para, a partir de determinados parâmetros, sugerir a sua alteração ou até mesmo o seu descarte. O procedimento é desenvolvido em etapas e possui propriedades que habilitam o seu emprego em qualquer aferição processo-sistema, fundado na metodologia Design Science. Como aplicação prática, o procedimento é utilizado no sistema GESP – Gestão Eletrônica da Segurança Privada, da Polícia Federal, cujo resultado é demonstrado. Ao final, o modelo oriundo desta pesquisa e consubstanciado numa ferramenta de análise sugere a tomada de decisão objetivando o ajuste ou readequação, parcial ou integral (descarte) do sistema, sem o que poderiam ficar comprometidos os resultados da organização, mormente em tempos de alta dependência de tecnologia da informação.
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CIRO CORRÊA VIEIRA DE MELO
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MODELO DE DECISÃO: PRIORIZAÇÃO DE POLICIAIS PARA ATUAREM EM OPERAÇÕES DA POLÍCIA FEDERAL
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Orientador : JONATAS ARAUJO DE ALMEIDA
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MEMBROS DA BANCA :
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JONATAS ARAUJO DE ALMEIDA
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RICARDO PIRES DE SOUZA
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RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
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Data: 10/10/2023
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A Polícia Federal Brasileira é responsável por investigar crimes envolvendo a União. Algumas dessas investigações demandam técnicas mais invasivas ou medidas judiciais complexas, recebendo a denominação de Operação Policial. Uma das fases da Operação Policial é a deflagração, que consiste no cumprimento de medidas cautelares. Durante a fase de deflagração das Operações Policiais muitos policiais são necessários para executarem as medidas cautelares. A demanda nessa fase pode ser maior que o contingente pertencente ao estado, sendo necessário que outro forneça servidores para complementar o quantitativo. Contudo, diante das opções disponíveis para prestar apoio ao outro estado da federação, surge o problema de qual melhor conjunto de servidores atenderá as necessidades de negócio. A dissertação aqui presente propõe um modelo de decisão multicritério com base no método de elicitação flexível, FITradeoff, para atender as indigências de outro estado federado. Por outro lado, quando estamos diante da decisão de priorizar policias para atuarem dentro do próprio estado de lotação, o decisor demostrou necessidade de maior agilidade no processo decisório, assim o método SMARTER se mostrou mais alinhado, situação em que deve ser posteriormente seguida por um problema de designação para otimizar o processo. Os resultados indicam que o modelo permitiu encontrar a priorização de policiais, alinhada com os interesses corporativos, com uma abordagem flexível e cognitivamente mais acessível para a tomada de decisão.
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A Polícia Federal Brasileira é responsável por investigar crimes envolvendo a União. Algumas dessas investigações demandam técnicas mais invasivas ou medidas judiciais complexas, recebendo a denominação de Operação Policial. Uma das fases da Operação Policial é a deflagração, que consiste no cumprimento de medidas cautelares. Durante a fase de deflagração das Operações Policiais muitos policiais são necessários para executarem as medidas cautelares. A demanda nessa fase pode ser maior que o contingente pertencente ao estado, sendo necessário que outro forneça servidores para complementar o quantitativo. Contudo, diante das opções disponíveis para prestar apoio ao outro estado da federação, surge o problema de qual melhor conjunto de servidores atenderá as necessidades de negócio. A dissertação aqui presente propõe um modelo de decisão multicritério com base no método de elicitação flexível, FITradeoff, para atender as indigências de outro estado federado. Por outro lado, quando estamos diante da decisão de priorizar policias para atuarem dentro do próprio estado de lotação, o decisor demostrou necessidade de maior agilidade no processo decisório, assim o método SMARTER se mostrou mais alinhado, situação em que deve ser posteriormente seguida por um problema de designação para otimizar o processo. Os resultados indicam que o modelo permitiu encontrar a priorização de policiais, alinhada com os interesses corporativos, com uma abordagem flexível e cognitivamente mais acessível para a tomada de decisão.
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GEYSE MAIA DA SILVA
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AVALIAÇÃO MULTICRITÉRIO DE EMPRESAS PARA POTENCIAIS INVESTIMENTOS NO ESTADO DE PERNAMBUCO UTILIZANDO OS MÉTODOS FITRADEOFF E VFT
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Orientador : EDUARDA ASFORA FREJ
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDA ASFORA FREJ
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LEONARDO ANTONIO MONTEIRO PESSOA
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RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
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Data: 30/10/2023
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Este trabalho tem como objetivo estruturar o problema de busca ativa de empresas para potenciais investimentos no Estado de Pernambuco, utilizando a abordagem do Value Focused Thinking - VFT e desenvolvendo um modelo de decisão multicritério com base no método FITradeoff aplicado na Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. A estruturação do problema possibilita uma melhor compreensão do processo de tomada de decisão dos investidores e a definição dos objetivos buscados pelo estado de Pernambuco com os investimentos. Isso resulta em uma abordagem mais persuasiva ao abordar empresas que possam estar interessadas em investir na região. O modelo multicritério é desenvolvido com base no framework para construção de modelos de decisão com base em refinamentos sucessivos proposto por de Almeida (2013), utilizando a combinação de paradigmas de elicitação de preferências (elicitação por decomposição e avaliação holística) no âmbito do método FITradeoff, permitindo uma modelagem de preferências interativa e flexível. Um conjunto de 25 alternativas foi definido e avaliado em relação a seis critérios, possibilitando a busca por uma ordem completa para as alternativas. As recomendações resultantes apontam para as empresas mais promissoras para investir em Pernambuco. Além disto, este estudo proporciona à Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco um padrão metodológico para avaliar o alcance dos objetivos e guiar as decisões de investimento durante o processo de prospecção de empreendimentos.
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Este trabalho tem como objetivo estruturar o problema de busca ativa de empresas para potenciais investimentos no Estado de Pernambuco, utilizando a abordagem do Value Focused Thinking - VFT e desenvolvendo um modelo de decisão multicritério com base no método FITradeoff aplicado na Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. A estruturação do problema possibilita uma melhor compreensão do processo de tomada de decisão dos investidores e a definição dos objetivos buscados pelo estado de Pernambuco com os investimentos. Isso resulta em uma abordagem mais persuasiva ao abordar empresas que possam estar interessadas em investir na região. O modelo multicritério é desenvolvido com base no framework para construção de modelos de decisão com base em refinamentos sucessivos proposto por de Almeida (2013), utilizando a combinação de paradigmas de elicitação de preferências (elicitação por decomposição e avaliação holística) no âmbito do método FITradeoff, permitindo uma modelagem de preferências interativa e flexível. Um conjunto de 25 alternativas foi definido e avaliado em relação a seis critérios, possibilitando a busca por uma ordem completa para as alternativas. As recomendações resultantes apontam para as empresas mais promissoras para investir em Pernambuco. Além disto, este estudo proporciona à Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco um padrão metodológico para avaliar o alcance dos objetivos e guiar as decisões de investimento durante o processo de prospecção de empreendimentos.
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ANTÔNIO CARLOS GARCIA MENDES
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Modelo de decisão aplicado aos concursos de remoção na Polícia Federal
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Orientador : CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
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MEMBROS DA BANCA :
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CRISTIANO TOREZZAN
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CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
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CRISTIANO ALEXANDRE VIRGINIO CAVALCANTE
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Data: 16/11/2023
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A alocação de pessoal nas unidades da Polícia Federal requer a utilização de critérios objetivos que visam atender aos princípios da impessoalidade, legalidade, oportunidade e conveniência. Em função disso, há quase vinte anos foi criado um mecanismo de pontuação, que é atribuído aos servidores que se candidatam à mudança de sua lotação atual, por intermédio do concurso de remoção, principal alvo deste trabalho. Com esse sistema, é possível que haja o primeiro desempate para os interessados em disputar uma vaga em determinada localidade. Estabelecido por instrução normativa em 2003, foi criada uma estratificação das unidades com a atribuição de pontuação diária com variação de 1 a 3 pontos, além de alguns adicionais atribuídos por desempenho de função chefia. Após sete alterações, os pontos das unidades sofreram pequenos ajustes com o aumento da pontuação máxima passando para 4,5 pontos e outros fatores foram criados para pontuação adicional (relativos a outras atividades). O estudo se restringe ao trata- mento das informações referentes aos cargos de Agente de Polícia Federal-APF, Delegado de Polícia Federal-DPF e Escrivão de Polícia Federal-EPF por representarem o maior contingente de pessoal e, principalmente, por estarem presentes em todas as unidades. A pesquisa utiliza dados obtidos em fontes secundárias de informação, baseada em bases públicas, nos históricos dos concursos de remoção realizados até junho de 2022 e em outras informações disponíveis na Polícia Federal. Nenhuma informação sigilosa será apresentada, bem como serão observadas as normas para uso de dados pessoais em consonância com a Lei 13.709/2018 (BRASIL, 2018). Este trabalho abordou a realização do Concurso de Remoção dos Servidores da Polícia Federal com a utilização de técnicas estatísticas de agrupamento e análise de multicritérios para o cál- culo da pontuação baseados em atributos ambientais, econômicos e operacionais das 123 uni- dades – delegacias e superintendências regionais – da Polícia Federal, não sendo consideradas as unidades centrais. Espera-se que este trabalho forneça ao Gestor de Recursos Humanos in- formações necessárias para o estabelecimento de um critério mais objetivo no score das lota- ções nas diversas localidades, de forma dinâmica bem como permitir ao servidor acompanhar sua pontuação e respectiva posição no ranking. Além disso, sugerir a criação de diversas formas de incrementação da pontuação individual para fins de remoção.
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A alocação de pessoal nas unidades da Polícia Federal requer a utilização de critérios objetivos que visam atender aos princípios da impessoalidade, legalidade, oportunidade e conveniência. Em função disso, há quase vinte anos foi criado um mecanismo de pontuação, que é atribuído aos servidores que se candidatam à mudança de sua lotação atual, por intermédio do concurso de remoção, principal alvo deste trabalho. Com esse sistema, é possível que haja o primeiro desempate para os interessados em disputar uma vaga em determinada localidade. Estabelecido por instrução normativa em 2003, foi criada uma estratificação das unidades com a atribuição de pontuação diária com variação de 1 a 3 pontos, além de alguns adicionais atribuídos por desempenho de função chefia. Após sete alterações, os pontos das unidades sofreram pequenos ajustes com o aumento da pontuação máxima passando para 4,5 pontos e outros fatores foram criados para pontuação adicional (relativos a outras atividades). O estudo se restringe ao trata- mento das informações referentes aos cargos de Agente de Polícia Federal-APF, Delegado de Polícia Federal-DPF e Escrivão de Polícia Federal-EPF por representarem o maior contingente de pessoal e, principalmente, por estarem presentes em todas as unidades. A pesquisa utiliza dados obtidos em fontes secundárias de informação, baseada em bases públicas, nos históricos dos concursos de remoção realizados até junho de 2022 e em outras informações disponíveis na Polícia Federal. Nenhuma informação sigilosa será apresentada, bem como serão observadas as normas para uso de dados pessoais em consonância com a Lei 13.709/2018 (BRASIL, 2018). Este trabalho abordou a realização do Concurso de Remoção dos Servidores da Polícia Federal com a utilização de técnicas estatísticas de agrupamento e análise de multicritérios para o cál- culo da pontuação baseados em atributos ambientais, econômicos e operacionais das 123 uni- dades – delegacias e superintendências regionais – da Polícia Federal, não sendo consideradas as unidades centrais. Espera-se que este trabalho forneça ao Gestor de Recursos Humanos in- formações necessárias para o estabelecimento de um critério mais objetivo no score das lota- ções nas diversas localidades, de forma dinâmica bem como permitir ao servidor acompanhar sua pontuação e respectiva posição no ranking. Além disso, sugerir a criação de diversas formas de incrementação da pontuação individual para fins de remoção.
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FÁBIO MACHADO DA SILVA
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ESTRUTURAÇÃO DO PROCESSO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO NAS CORREGEDORIAS DA POLÍCIA FEDERAL
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Orientador : DANIELLE COSTA MORAIS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
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DANIELLE COSTA MORAIS
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MISCHEL CARMEN NEYRA BELDERRAIN
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Data: 27/11/2023
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As ocorrências criminais encaminhadas à Polícia Federal aumentaram consideravelmente nos últimos anos. Foi preciso criar plataformas de processamento desses registros para dinamizar a análise e manter o controle dos mesmos. Nesse contexto, a lacuna de uma gestão de informação uniforme para tratamento destes registros nos estados resultou no desenvolvimento de diferentes fluxos, impactando negativamente no tempo das análises pelas corregedorias. Nesse sentido, este estudo visa estruturar o processo da gestão de informação de polícia judiciária nas diversas plataformas existentes, bem como propor uma sistemática para o uso nos diversos sistemas de informações na Polícia Federal, a fim de melhorar a eficiência das análises que tramitam no órgão. Para tanto, foi utilizada a abordagem Strategic Options Development and Analysis (SODA) para estruturar e melhorar o entendimento do problema da gestão da informação pelos corregedores na Polícia Federal. A análise estruturada do problema proporcionou uma compreensão abrangente da situação enfrentada pelos corregedores, orientando ações para evoluir da situação problemática para um cenário ideal na gestão da informação na Polícia Federal. Diante disso, foi possível propor uma sistemática para gestão da informação da Polícia Judiciária nas corregedorias da Polícia Federal a fim de fornecer melhor subsídio para decisão e promover conhecimento para o decisor, reduzindo o custo dos recursos (humanos e de tempo) e melhorando a eficiência dos resultados estratégicos da Polícia Federal.
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As ocorrências criminais encaminhadas à Polícia Federal aumentaram consideravelmente nos últimos anos. Foi preciso criar plataformas de processamento desses registros para dinamizar a análise e manter o controle dos mesmos. Nesse contexto, a lacuna de uma gestão de informação uniforme para tratamento destes registros nos estados resultou no desenvolvimento de diferentes fluxos, impactando negativamente no tempo das análises pelas corregedorias. Nesse sentido, este estudo visa estruturar o processo da gestão de informação de polícia judiciária nas diversas plataformas existentes, bem como propor uma sistemática para o uso nos diversos sistemas de informações na Polícia Federal, a fim de melhorar a eficiência das análises que tramitam no órgão. Para tanto, foi utilizada a abordagem Strategic Options Development and Analysis (SODA) para estruturar e melhorar o entendimento do problema da gestão da informação pelos corregedores na Polícia Federal. A análise estruturada do problema proporcionou uma compreensão abrangente da situação enfrentada pelos corregedores, orientando ações para evoluir da situação problemática para um cenário ideal na gestão da informação na Polícia Federal. Diante disso, foi possível propor uma sistemática para gestão da informação da Polícia Judiciária nas corregedorias da Polícia Federal a fim de fornecer melhor subsídio para decisão e promover conhecimento para o decisor, reduzindo o custo dos recursos (humanos e de tempo) e melhorando a eficiência dos resultados estratégicos da Polícia Federal.
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JORGE CLEY DE OLIVEIRA ROSA
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RISCO DE CORRUPÇÃO: A PRIORIZAÇÃO DE MUNICÍPIOS ALAGOANOS PARA INVESTIGAÇÃO
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Orientador : ISIS DIDIER LINS
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MEMBROS DA BANCA :
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REMIS BALANIUK
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EDUARDA ASFORA FREJ
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ISIS DIDIER LINS
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Data: 14/12/2023
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Este trabalho apresenta um modelo para ordenar os municípios alagoanos em investigações a serem realizadas pela Polícia Federal em Alagoas, por desvio de recursos públicos, levando em consideração os valores repassados pela União e os indicadores sociais desses municípios. Para tanto, a partir da análise descritiva dos dados socioeconômicos municipais e dos valores transferidos pela União, com a aplicação de conhecimentos da estatística multivariada para agrupamentos, da análise das demonstrações contábeis apresentadas nas juntas comerciais pelos fornecedores e uso do FITradeoff, foi possível ordenar os municípios considerando o indicativo de risco de corrupção. O uso do modelo contribui para o desenvolvimento da proatividade nas investigações, uma vez que parte da própria Polícia Federal, prioriza os municípios que apresentam menor desempenho nos indicadores sociais, além de permitir a apuração dos crimes de corrupção em menor tempo, haja vista que a investigação iniciará próximo da ocorrência do crime, evitando desta forma maior desvio de dinheiro público.
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Este trabalho apresenta um modelo para ordenar os municípios alagoanos em investigações a serem realizadas pela Polícia Federal em Alagoas, por desvio de recursos públicos, levando em consideração os valores repassados pela União e os indicadores sociais desses municípios. Para tanto, a partir da análise descritiva dos dados socioeconômicos municipais e dos valores transferidos pela União, com a aplicação de conhecimentos da estatística multivariada para agrupamentos, da análise das demonstrações contábeis apresentadas nas juntas comerciais pelos fornecedores e uso do FITradeoff, foi possível ordenar os municípios considerando o indicativo de risco de corrupção. O uso do modelo contribui para o desenvolvimento da proatividade nas investigações, uma vez que parte da própria Polícia Federal, prioriza os municípios que apresentam menor desempenho nos indicadores sociais, além de permitir a apuração dos crimes de corrupção em menor tempo, haja vista que a investigação iniciará próximo da ocorrência do crime, evitando desta forma maior desvio de dinheiro público.
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JOSÉ JOAQUIM DA SILVA NETO
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AVALIAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE DIMENSIONAMENTO DE SOBRESSALENTES BASEADO NO NSGA-II APLICADO NA MANUTENÇÃO DE VEÍCULOS EM OPERAÇÕES MILITARES
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Orientador : RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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GILBERTO REYNOSO MEZA
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MARCELO HAZIN ALENCAR
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RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
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Data: 20/12/2023
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Para manter uma operação eficiente, com alto índice de disponibilidade, os custos de manutenção têm impacto significativo na gestão de uma frota. Seja no setor público ou privado, esses custos tendem a aumentar na medida em que aumenta o tempo de vida dos veículos, máquinas e equipamentos sobre os quais se tem gestão. O presente trabalho apresenta a avaliação de uma política de dimensionamento de sobressalentes baseada no algoritmo genético multiobjetivo NSGA-II, aplicado na manutenção corretiva de veículos em um contexto de operações militares. A política analisada busca priorizar as aquisições de um portfólio de itens considerando os custos de aquisição e o nível de serviço para uma dada solução. A quantidade de peças críticas e a dificuldade de estimar o modo de falha de cada um dos componentes são características centrais do problema. Uma aproximação com base na distribuição de Poisson foi utilizada com objetivo de determinar uma quantidade de estoque que não seja superada por uma futura demanda de falhas. O apoio à decisão das aquisições, para definição do estoque de sobressalentes para um período anual foi analisado em um contexto de operações militares para cenários de orçamento limitado. Dentre as principais contribuições da pesquisa pode-se evidenciar que a utilização do NSGA-II no dimensionamento de sobressalentes nesse contexto apresentou um impacto operacional e econômico, com estimativa de redução de 25% do estoque médio de peças, uma vez que foi capaz de melhorar significativamente o processo de aquisição, considerando as limitações de custos e o atendimento de critério de nível de serviço, mesmo para uma combinação grande de itens, o que não seria possível obter por meio de um método exaustivo, além de aumentar potencialmente o giro do estoque, dado que aquisições mais assertivas são direcionadas mais rapidamente para as demandas apresentadas, diminuindo a quantidade de itens armazenados em estoque por mais de um ciclo, reduzindo custos de armazenamento e controle.
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Para manter uma operação eficiente, com alto índice de disponibilidade, os custos de manutenção têm impacto significativo na gestão de uma frota. Seja no setor público ou privado, esses custos tendem a aumentar na medida em que aumenta o tempo de vida dos veículos, máquinas e equipamentos sobre os quais se tem gestão. O presente trabalho apresenta a avaliação de uma política de dimensionamento de sobressalentes baseada no algoritmo genético multiobjetivo NSGA-II, aplicado na manutenção corretiva de veículos em um contexto de operações militares. A política analisada busca priorizar as aquisições de um portfólio de itens considerando os custos de aquisição e o nível de serviço para uma dada solução. A quantidade de peças críticas e a dificuldade de estimar o modo de falha de cada um dos componentes são características centrais do problema. Uma aproximação com base na distribuição de Poisson foi utilizada com objetivo de determinar uma quantidade de estoque que não seja superada por uma futura demanda de falhas. O apoio à decisão das aquisições, para definição do estoque de sobressalentes para um período anual foi analisado em um contexto de operações militares para cenários de orçamento limitado. Dentre as principais contribuições da pesquisa pode-se evidenciar que a utilização do NSGA-II no dimensionamento de sobressalentes nesse contexto apresentou um impacto operacional e econômico, com estimativa de redução de 25% do estoque médio de peças, uma vez que foi capaz de melhorar significativamente o processo de aquisição, considerando as limitações de custos e o atendimento de critério de nível de serviço, mesmo para uma combinação grande de itens, o que não seria possível obter por meio de um método exaustivo, além de aumentar potencialmente o giro do estoque, dado que aquisições mais assertivas são direcionadas mais rapidamente para as demandas apresentadas, diminuindo a quantidade de itens armazenados em estoque por mais de um ciclo, reduzindo custos de armazenamento e controle.
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SANDRO LUIZ DO VALLE PEREIRA
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MODELO DE APOIO A DECISÃO PARA PRIORIZAÇÃO DE NOTÍCIAS CRIME DE MOEDA FALSA NO ÂMBITO DO PROJETO PROMETHEUS DA POLÍCIA FEDERAL
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Orientador : CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
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MEMBROS DA BANCA :
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CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
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RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
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LEONARDO ANTONIO MONTEIRO PESSOA
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Data: 28/12/2023
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A presente pesquisa visa propor um modelo de apoio a decisão para a melhoria da priorização de tratamento de notícias-crime de moeda falsa, tratadas no âmbito do projeto Prometheus na Polícia Federal. O projeto formaliza, em síntese, a seletividade mitigada das investigações criminais na organização policial, visando a adequação das instaurações e conduções dos trabalhos aos limites orçamentários e de pessoal. No Prometheus busca-se identificar e agregar investigações semelhantes, evitando a repetição de tarefas e concentrando diversos casos em apenas uma operação especial. Através de decisões empíricas atualmente realizadas na Polícia Federal, a média anual de instaurações de investigações individuais a respeito do crime de moeda falsa reduziu de 3.057 entre os anos de 2013 a 2018 para 2.455 a partir do início do projeto em 2019, até 2021. Enquanto isso, nos mesmos períodos, houve um aumento das médias anuais de operações especiais de 2,5 para 22,3. Assim, o objetivo central deste trabalho é melhorar a tomada de decisões do projeto Prometheus, através do fornecimento de instrumentos científicos para agrupamento de notícias-crime por determinados critérios e parâmetros. Além disso, tem-se o intuito de ordenar os casos policiais mediante ferramentas de apoio a decisão, identificando- se assim as condições mais adequadas para a instauração das investigações criminais em bloco ou aglutinar em investigações já em curso. A metodologia multicritério proposta se mostrou estruturada e eficaz na análise das notícias-crime de moeda falsa. O critério Tempo de fabricação da moeda falsa foi ressaltado como essencial na representação da natureza dinâmica e evolutiva dos desafios enfrentados pela Polícia Federal no combate a este tipo de crime.
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A presente pesquisa visa propor um modelo de apoio a decisão para a melhoria da priorização de tratamento de notícias-crime de moeda falsa, tratadas no âmbito do projeto Prometheus na Polícia Federal. O projeto formaliza, em síntese, a seletividade mitigada das investigações criminais na organização policial, visando a adequação das instaurações e conduções dos trabalhos aos limites orçamentários e de pessoal. No Prometheus busca-se identificar e agregar investigações semelhantes, evitando a repetição de tarefas e concentrando diversos casos em apenas uma operação especial. Através de decisões empíricas atualmente realizadas na Polícia Federal, a média anual de instaurações de investigações individuais a respeito do crime de moeda falsa reduziu de 3.057 entre os anos de 2013 a 2018 para 2.455 a partir do início do projeto em 2019, até 2021. Enquanto isso, nos mesmos períodos, houve um aumento das médias anuais de operações especiais de 2,5 para 22,3. Assim, o objetivo central deste trabalho é melhorar a tomada de decisões do projeto Prometheus, através do fornecimento de instrumentos científicos para agrupamento de notícias-crime por determinados critérios e parâmetros. Além disso, tem-se o intuito de ordenar os casos policiais mediante ferramentas de apoio a decisão, identificando- se assim as condições mais adequadas para a instauração das investigações criminais em bloco ou aglutinar em investigações já em curso. A metodologia multicritério proposta se mostrou estruturada e eficaz na análise das notícias-crime de moeda falsa. O critério Tempo de fabricação da moeda falsa foi ressaltado como essencial na representação da natureza dinâmica e evolutiva dos desafios enfrentados pela Polícia Federal no combate a este tipo de crime.
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