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Dissertações |
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MARINA DE FREITAS CARVALHEDO CORREIA
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ANÁLISE MULTICRITÉRIO PARA PRIORIZAÇÃO DAS AÇÕES DE MELHORIA A SEREM IMPLEMENTADAS EM UMA EMPRESA DE PESCA
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Orientador : EDUARDA ASFORA FREJ
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MEMBROS DA BANCA :
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DANIELLE COSTA MORAIS
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EDUARDA ASFORA FREJ
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JOAO CARLOS CORREIA BAPTISTA SOARES DE MELLO
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Data: 26/08/2021
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Este trabalho propõe a construção de um modelo multicritério para ordenação de ações de melhoria, originadas a partir dos fatores críticos de sucesso evidenciados na análise SWOT, durante o Planejamento Estratégico de uma empresa produtora e distribuidora de pescados. Estas ações, foram utilizadas como alternativas em um modelo que teve sua construção apoiada no framework de 12 etapas e refinamentos sucessivos, para resolução de problemas de decisão multicritério. No contexto deste estudo, o método utilizado foi o FITradeoff para problemática de ordenação. Sua utilização, permitiu uma priorização eficaz das ações para alcance dos objetivos traçados para o estudo. Também foi possível implementar uma gestão mais organizada a partir do momento que as ações foram dispostas na Matriz de Decisão, utilizada como referência para o entendimento do que era necessário realizar. A visualização das ações por ordem de prioridade, permitiu que a comunicação entre os gestores e o restante da equipe fosse alinhada, além de ter ficado evidente que haveria ganhos econômicos para empresa, que passaria a direcionar melhor seus recursos. Para o estudo, uma lista com 32 ações, que derivaram dos fatores críticos de sucesso da análise SWOT, e 4 critérios, foi utilizada. Um ranking satisfatório, foi obtido após 6 perguntas de elicitação flexível e mais 2 perguntas de avaliação holística, chegando a 25 posições. A combinação destes dois tipos de avaliação melhora o processo de modelagem de consequências já que aumenta sua eficiência e consistência. A análise de sensibilidade, realizada pelo SAD, também demonstrou a robustez do resultado obtido, que teve a maior parte das posições do ranking inalteradas após uma variação de +-10% nos valores das consequências de todos os critérios. A tomada de decisão de forma estruturada, pôde garantir maior segurança por parte dos gestores promovendo maior assertividade em suas escolhas evitando custos desnecessários. A implementação de ações de melhoria na empresa, eram realizadas de forma aleatória e o estudo demonstrou que algumas ações listadas, poderiam ser implementadas antes de outras, que inclusive já estavam em execução. O método foi reconhecido também, como forte aliado para uma futura elaboração dos planejamentos de curto, médio e longo prazo.
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Este trabalho propõe a construção de um modelo multicritério para ordenação de ações de melhoria, originadas a partir dos fatores críticos de sucesso evidenciados na análise SWOT, durante o Planejamento Estratégico de uma empresa produtora e distribuidora de pescados. Estas ações, foram utilizadas como alternativas em um modelo que teve sua construção apoiada no framework de 12 etapas e refinamentos sucessivos, para resolução de problemas de decisão multicritério. No contexto deste estudo, o método utilizado foi o FITradeoff para problemática de ordenação. Sua utilização, permitiu uma priorização eficaz das ações para alcance dos objetivos traçados para o estudo. Também foi possível implementar uma gestão mais organizada a partir do momento que as ações foram dispostas na Matriz de Decisão, utilizada como referência para o entendimento do que era necessário realizar. A visualização das ações por ordem de prioridade, permitiu que a comunicação entre os gestores e o restante da equipe fosse alinhada, além de ter ficado evidente que haveria ganhos econômicos para empresa, que passaria a direcionar melhor seus recursos. Para o estudo, uma lista com 32 ações, que derivaram dos fatores críticos de sucesso da análise SWOT, e 4 critérios, foi utilizada. Um ranking satisfatório, foi obtido após 6 perguntas de elicitação flexível e mais 2 perguntas de avaliação holística, chegando a 25 posições. A combinação destes dois tipos de avaliação melhora o processo de modelagem de consequências já que aumenta sua eficiência e consistência. A análise de sensibilidade, realizada pelo SAD, também demonstrou a robustez do resultado obtido, que teve a maior parte das posições do ranking inalteradas após uma variação de +-10% nos valores das consequências de todos os critérios. A tomada de decisão de forma estruturada, pôde garantir maior segurança por parte dos gestores promovendo maior assertividade em suas escolhas evitando custos desnecessários. A implementação de ações de melhoria na empresa, eram realizadas de forma aleatória e o estudo demonstrou que algumas ações listadas, poderiam ser implementadas antes de outras, que inclusive já estavam em execução. O método foi reconhecido também, como forte aliado para uma futura elaboração dos planejamentos de curto, médio e longo prazo.
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ALBERTO BORGES DE ARAÚJO FILHO
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MUDANÇA BASEADA EM PROCESSOS: UM FRAMEWORK PARA ADEQUAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES A MUDANÇAS REGULATÓRIAS
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Orientador : ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
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CAROLINA LINO MARTINS POMPEO DE CAMARGO
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LUCIANA HAZIN ALENCAR
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Data: 28/10/2021
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Mudanças regulatórias são um fenômeno conhecido do mundo empresarial, com interferência direta no dia a dia dos negócios, que deve se adaptar a novas exigências de modo recorrente. Este trabalho dissertativo objetiva propor a estruturação de um framework para apoiar organizações a lidar com as mudanças no ambiente regulatório, partindo da compreensão da nova norma até a implementação dos requisitos para adequação, utilizando os processos de negócio como elemento central de mudança. A proposição do framework utilizou como método a abordagem de processos proposta, principalmente, por Ken Platts. Além da descrição do modelo conceitual, estruturado em seis etapas sucessivas para implementação, foi discutida a utilização do framework na preparação de uma organização de saúde para a mudança regulatória trazida pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) do governo brasileiro. Como conclusão, identificou-se que a aplicação do framework permitiu a observância dos requisitos regulatórios de modo articulado aos objetivos organizacionais. Assim, espera-se que o framework proposto tenha condição de entregar às organizações um recurso consistente para identificar os principais processos afetados por inovações regulatórias, analisar eventuais impactos para a organização e iniciar ações para a implementação de mudanças que podem ter naturezas diversas (infraestruturais, procedimentais, tecnológicas, de gestão, de conhecimento etc.), apoiando as organizações em como lidar com mudanças regulatórias.
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Mudanças regulatórias são um fenômeno conhecido do mundo empresarial, com interferência direta no dia a dia dos negócios, que deve se adaptar a novas exigências de modo recorrente. Este trabalho dissertativo objetiva propor a estruturação de um framework para apoiar organizações a lidar com as mudanças no ambiente regulatório, partindo da compreensão da nova norma até a implementação dos requisitos para adequação, utilizando os processos de negócio como elemento central de mudança. A proposição do framework utilizou como método a abordagem de processos proposta, principalmente, por Ken Platts. Além da descrição do modelo conceitual, estruturado em seis etapas sucessivas para implementação, foi discutida a utilização do framework na preparação de uma organização de saúde para a mudança regulatória trazida pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) do governo brasileiro. Como conclusão, identificou-se que a aplicação do framework permitiu a observância dos requisitos regulatórios de modo articulado aos objetivos organizacionais. Assim, espera-se que o framework proposto tenha condição de entregar às organizações um recurso consistente para identificar os principais processos afetados por inovações regulatórias, analisar eventuais impactos para a organização e iniciar ações para a implementação de mudanças que podem ter naturezas diversas (infraestruturais, procedimentais, tecnológicas, de gestão, de conhecimento etc.), apoiando as organizações em como lidar com mudanças regulatórias.
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BRUNO VICTOR FERNANDES SANTOS
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MODELO DE DECISÃO PARA DEFINIÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DE UMA NOVA FÁBRICA DE PAPEL RECICLADO
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Orientador : RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTONIO VANDERLEY HERRERO SOLA
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EDUARDA ASFORA FREJ
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RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
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Data: 29/10/2021
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A crescente demanda por embalagens de papel e papelão ondulado tem exigido cada vez mais do setor de papel e celulose. Dentro deste cenário, há uma preocupação com a oferta de papéis reciclados para garantia e sustentabilidade da cadeia e, com isto, uma necessidade de ampliação da produção destes. O objetivo geral dessa dissertação foi avaliar as opções de localização para uma nova fábrica de papel reciclado utilizando um modelo construído a partir das teorias de localização com base em princípios logísticos e de processos decisórios. Como parte desse estudo, foram identificados os critérios necessários para avaliação de localização para uma fábrica de papel reciclado, identificado o estado da arte nas teorias de localização, construído um modelo com base nas teorias de localização, avaliado o modelo aplicado sob as perspectivas dos decisores, realizada análise de sensibilidade e sinalizada a melhor opção de localização em um estudo de caso. As análises realizadas evidenciaram a relação da indicação da alternativa mais viável com os custos logísticos envolvidos, comprovando a robustez do modelo. Dentre os principais resultados, pode-se destacar a possibilidade de economia de custos operacionais e logísticos com a alternativa recomendada na ordem de R$ 30 milhões anuais quando comparado a algumas alternativas.
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A crescente demanda por embalagens de papel e papelão ondulado tem exigido cada vez mais do setor de papel e celulose. Dentro deste cenário, há uma preocupação com a oferta de papéis reciclados para garantia e sustentabilidade da cadeia e, com isto, uma necessidade de ampliação da produção destes. O objetivo geral dessa dissertação foi avaliar as opções de localização para uma nova fábrica de papel reciclado utilizando um modelo construído a partir das teorias de localização com base em princípios logísticos e de processos decisórios. Como parte desse estudo, foram identificados os critérios necessários para avaliação de localização para uma fábrica de papel reciclado, identificado o estado da arte nas teorias de localização, construído um modelo com base nas teorias de localização, avaliado o modelo aplicado sob as perspectivas dos decisores, realizada análise de sensibilidade e sinalizada a melhor opção de localização em um estudo de caso. As análises realizadas evidenciaram a relação da indicação da alternativa mais viável com os custos logísticos envolvidos, comprovando a robustez do modelo. Dentre os principais resultados, pode-se destacar a possibilidade de economia de custos operacionais e logísticos com a alternativa recomendada na ordem de R$ 30 milhões anuais quando comparado a algumas alternativas.
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LUIZ CARLOS DE PADUA WALFRIDO FILHO
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PROPOSIÇÃO DE METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DA MATURIDADE EM GOVERNANÇA DE TIC
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Orientador : ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
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IVALDIR HONORIO DE FARIAS JUNIOR
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SUZANA DE FRANCA DANTAS DAHER
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Data: 19/11/2021
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A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf, empresa de 71 anos de existência, vem evoluindo na busca da excelência viabilizando a entrega de produtos e serviços com a qualidade exigida pela sociedade, entretanto, ainda não adota plenamente o conceito de Arquitetura Corporativa (EA) para melhoria e alinhamento dos seus principais processos de negócio à estratégia empresarial. Fazer com que os Processos de Negócio tirem o melhor proveito das tecnologias da informação e telecomunicações (TIC) disponíveis é um compromisso difícil de se conseguir, visto que, as duas áreas que lidam diretamente com tecnologia, área de Tecnologia da Informação Corporativa (TI) e a área de Tecnologia da Informação Operacional (TO), não possuem o mesmo nível de maturidade em Governança de TIC. Essas áreas não são avaliadas pela mesma Metodologia, o que as impede de conhecerem os seus respectivos níveis de maturidade, bem como, possuem focos distintos, são auditadas por órgãos de controles diferentes e subordinadas a Diretorias distintas. Tudo isto dificulta a obtenção de uma visão integrada e holística, resultando em perda de sinergia e eventual má utilização de recursos financeiros por não se levar em conta investimentos em infraestrutura tecnológica já realizados por uma das áreas, cujas funcionalidades poderiam ser compartilhada entre si. Este trabalho oferece para as áreas de TIC da Empresa uma Metodologia única que se adequa às suas especificidades, com o objetivo de aferir o nível de Capacidade dos Processos em Governança de TIC, que refletirá o nível de maturidade dessas áreas. Foi proposta uma metodologia de avaliação de maturidade em Governança de TIC baseada no framework Cobit 5.0 e na ferramenta de coleta iGovTI. É importante ressaltar que essa metodologia foi aplicada na Chesf, validada e tida pelos gestores das áreas de TIC como sendo factível de ser utilizada regularmente, agregadora de valor e com potencial para contribuir com o processo de melhoria do nível de maturidade em tecnologia da empresa. Com a aplicação da metodologia foram obtidos resultados que denotam uma maior maturidade da área de TI em relação à de TO, fato já esperado, visto que, desde 2007 com a implementação dos controles para os processos que atendem à SOX (Sarbane & Oxley) a área de TI vem evoluindo e tratando deste tema, ao contrário da área de TO que tem focado seus esforços no cumprimento das metas Operacionais relativas ao Sistema Elétrico sob sua responsabilidade. Como contribuição deste trabalho destaca-se o impacto econômico positivo que ele pode proporcionar, pois, a melhoria da governança contribui diretamente para a melhoria dos resultados empresariais e consequentemente, para o aumento de receita, bem como, aos aspectos relacionados a otimização de recursos humanos e financeiros, que também impactam diretamente no resultado e nos ganhos da Empresa.
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A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf, empresa de 71 anos de existência, vem evoluindo na busca da excelência viabilizando a entrega de produtos e serviços com a qualidade exigida pela sociedade, entretanto, ainda não adota plenamente o conceito de Arquitetura Corporativa (EA) para melhoria e alinhamento dos seus principais processos de negócio à estratégia empresarial. Fazer com que os Processos de Negócio tirem o melhor proveito das tecnologias da informação e telecomunicações (TIC) disponíveis é um compromisso difícil de se conseguir, visto que, as duas áreas que lidam diretamente com tecnologia, área de Tecnologia da Informação Corporativa (TI) e a área de Tecnologia da Informação Operacional (TO), não possuem o mesmo nível de maturidade em Governança de TIC. Essas áreas não são avaliadas pela mesma Metodologia, o que as impede de conhecerem os seus respectivos níveis de maturidade, bem como, possuem focos distintos, são auditadas por órgãos de controles diferentes e subordinadas a Diretorias distintas. Tudo isto dificulta a obtenção de uma visão integrada e holística, resultando em perda de sinergia e eventual má utilização de recursos financeiros por não se levar em conta investimentos em infraestrutura tecnológica já realizados por uma das áreas, cujas funcionalidades poderiam ser compartilhada entre si. Este trabalho oferece para as áreas de TIC da Empresa uma Metodologia única que se adequa às suas especificidades, com o objetivo de aferir o nível de Capacidade dos Processos em Governança de TIC, que refletirá o nível de maturidade dessas áreas. Foi proposta uma metodologia de avaliação de maturidade em Governança de TIC baseada no framework Cobit 5.0 e na ferramenta de coleta iGovTI. É importante ressaltar que essa metodologia foi aplicada na Chesf, validada e tida pelos gestores das áreas de TIC como sendo factível de ser utilizada regularmente, agregadora de valor e com potencial para contribuir com o processo de melhoria do nível de maturidade em tecnologia da empresa. Com a aplicação da metodologia foram obtidos resultados que denotam uma maior maturidade da área de TI em relação à de TO, fato já esperado, visto que, desde 2007 com a implementação dos controles para os processos que atendem à SOX (Sarbane & Oxley) a área de TI vem evoluindo e tratando deste tema, ao contrário da área de TO que tem focado seus esforços no cumprimento das metas Operacionais relativas ao Sistema Elétrico sob sua responsabilidade. Como contribuição deste trabalho destaca-se o impacto econômico positivo que ele pode proporcionar, pois, a melhoria da governança contribui diretamente para a melhoria dos resultados empresariais e consequentemente, para o aumento de receita, bem como, aos aspectos relacionados a otimização de recursos humanos e financeiros, que também impactam diretamente no resultado e nos ganhos da Empresa.
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MARIANA CAMPOS MARINHO DE MACEDO
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METODOLOGIA DE APOIO A DECISÃO EM PROJETOS DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS NA INDÚSTRIA
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Orientador : RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARCELO HAZIN ALENCAR
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MISCHEL CARMEN NEYRA BELDERRAIN
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RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
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Data: 20/12/2021
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A inovação é um dos fatores determinantes no sucesso das empresas a longo prazo. A gestão de produtos de inovação é complexa frente as incertezas do processo e a influencia do mercado consumidor. O presente trabalho realiza um revisão na literatura das metodologias de gestão de projetos de produtos e suas tendências. Nessa revisão foi identificado que a fase estratégica da escolha de produtos tem alto impacto nos resultados dos projetos. O processo de seleção de portfólio de projetos para novos produtos é muito importante na para o sucesso das empresas. As constantes mudanças no mercado, a concorrência entre as empresas e a necessidade de agilidade nos produtos de melhor qualidade com menores custos, exigem das empresas maior eficiência no processo de selecionar projetos com maiores retornos. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um método que auxilie as empresas na tomada de decisão para selecionar projetos de produtos inovadores. A metodologia desenvolvida e aplicada neste trabalho é de natureza exploratória e auxilia o processo de escolha do portfólio ideal de desenvolvimento de novos produtos através de métodos de desenvolvimento de novos produtos e de apoio multicritério a decisão. O procedimento de escolha seguiu o método proposto por De Almeida et al. (2015). Este processo contemplou o procedimento de avaliação das alternativas utilizando o método PROMETHEE C com o conceito c-ótimo, um scorecard e visões gráficas dos resultados encontrados. Em um estudo de caso real numa indústria calçadista, 14 dentre 22 projetos foram indicados para compor o portfolio mais adequado as preferências do decisor avaliado. Dentre as principais contribuições da pesquisa pode-se destacar que a metodologia proposta pode agilizar significativamente o tempo e melhorar a qualidade do processo de decisão em projetos de inovação e desenvolvimento de produtos na indústria. Pode-se evidenciar que a pesquisa traz uma contribuição efetiva na escolha projeto de novos produtos e tem impactos sociais, econômicos e ambientais relevantes. Dentre os impactos sociais, pode-se citar o potencial da metodologia proposta ser aplicada em diferentes indústrias. Em termos dos impactos econômicos e ambientais, portfólios selecionados e lançados no mercado geram uma maior rentabilidade e um menor impacto ambiental com a redução no número de produtos lançados e com um maior ciclo de vida, uma vez que serão produtos mais vencedores conforme critérios de análise mercadológica. Estes fatores desempenham um papel fundamental no processo decisório em questão.
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A inovação é um dos fatores determinantes no sucesso das empresas a longo prazo. A gestão de produtos de inovação é complexa frente as incertezas do processo e a influencia do mercado consumidor. O presente trabalho realiza um revisão na literatura das metodologias de gestão de projetos de produtos e suas tendências. Nessa revisão foi identificado que a fase estratégica da escolha de produtos tem alto impacto nos resultados dos projetos. O processo de seleção de portfólio de projetos para novos produtos é muito importante na para o sucesso das empresas. As constantes mudanças no mercado, a concorrência entre as empresas e a necessidade de agilidade nos produtos de melhor qualidade com menores custos, exigem das empresas maior eficiência no processo de selecionar projetos com maiores retornos. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um método que auxilie as empresas na tomada de decisão para selecionar projetos de produtos inovadores. A metodologia desenvolvida e aplicada neste trabalho é de natureza exploratória e auxilia o processo de escolha do portfólio ideal de desenvolvimento de novos produtos através de métodos de desenvolvimento de novos produtos e de apoio multicritério a decisão. O procedimento de escolha seguiu o método proposto por De Almeida et al. (2015). Este processo contemplou o procedimento de avaliação das alternativas utilizando o método PROMETHEE C com o conceito c-ótimo, um scorecard e visões gráficas dos resultados encontrados. Em um estudo de caso real numa indústria calçadista, 14 dentre 22 projetos foram indicados para compor o portfolio mais adequado as preferências do decisor avaliado. Dentre as principais contribuições da pesquisa pode-se destacar que a metodologia proposta pode agilizar significativamente o tempo e melhorar a qualidade do processo de decisão em projetos de inovação e desenvolvimento de produtos na indústria. Pode-se evidenciar que a pesquisa traz uma contribuição efetiva na escolha projeto de novos produtos e tem impactos sociais, econômicos e ambientais relevantes. Dentre os impactos sociais, pode-se citar o potencial da metodologia proposta ser aplicada em diferentes indústrias. Em termos dos impactos econômicos e ambientais, portfólios selecionados e lançados no mercado geram uma maior rentabilidade e um menor impacto ambiental com a redução no número de produtos lançados e com um maior ciclo de vida, uma vez que serão produtos mais vencedores conforme critérios de análise mercadológica. Estes fatores desempenham um papel fundamental no processo decisório em questão.
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LUCAS DURAES BEZERRA
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ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA CONSTRUÇÃO ENXUTA: ESTUDO DE CASO EM UM EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL
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Orientador : LUCIANA HAZIN ALENCAR
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MEMBROS DA BANCA :
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CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
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LUCIANA HAZIN ALENCAR
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PAMELA ADELINO RAMOS ALBERTINS
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Data: 29/12/2021
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Este trabalho busca apresentar soluções adotadas desde a etapa de desenvolvimento do planejamento até a execução de obras de um empreendimento residencial localizado na cidade de Recife-PE, incorporando, também, o desenvolvimento de uma metodologia gerencial baseada em indicadores monitorados durante a construção através de diversos relatórios e dashboards gerenciais. Com base nos princípios da Construção Enxuta, foram utilizadas ferramentas e conceitos que pudessem proporcionar redução de perdas de materiais e melhoria da produtividade no canteiro de obras, bem como possibilitar cumprimento de prazos, custo do empreendimento e melhoria da organização e operação do canteiro de obras. Num cenário econômico bastante competitivo, o presente trabalho utiliza-se da Construção Enxuta como possível solução para obtenção de melhores resultados financeiros e operacionais. Através da implantação da filosofia enxuta desde a concepção do projeto, utilizou-se conceitos, ferramentas de planejamento, métodos e materiais construtivos e metodologia BIM atrelados aos princípios do Lean Construction para conseguir atingir uma redução de custos de 2%, diminuição de despesas com logística interna através da redução de pacotes de trabalho em relação a empreendimentos executados anteriormente, uma adesão de 96% em relação ao cronograma de avanço físico da obra e índice de conformidade dos serviços controlados inspecionados acima de 99%, atingindo metas do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da organização.
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Este trabalho busca apresentar soluções adotadas desde a etapa de desenvolvimento do planejamento até a execução de obras de um empreendimento residencial localizado na cidade de Recife-PE, incorporando, também, o desenvolvimento de uma metodologia gerencial baseada em indicadores monitorados durante a construção através de diversos relatórios e dashboards gerenciais. Com base nos princípios da Construção Enxuta, foram utilizadas ferramentas e conceitos que pudessem proporcionar redução de perdas de materiais e melhoria da produtividade no canteiro de obras, bem como possibilitar cumprimento de prazos, custo do empreendimento e melhoria da organização e operação do canteiro de obras. Num cenário econômico bastante competitivo, o presente trabalho utiliza-se da Construção Enxuta como possível solução para obtenção de melhores resultados financeiros e operacionais. Através da implantação da filosofia enxuta desde a concepção do projeto, utilizou-se conceitos, ferramentas de planejamento, métodos e materiais construtivos e metodologia BIM atrelados aos princípios do Lean Construction para conseguir atingir uma redução de custos de 2%, diminuição de despesas com logística interna através da redução de pacotes de trabalho em relação a empreendimentos executados anteriormente, uma adesão de 96% em relação ao cronograma de avanço físico da obra e índice de conformidade dos serviços controlados inspecionados acima de 99%, atingindo metas do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da organização.
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FÁBIO AUGUSTO AQUINO DE LUCENA
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ANÁLISE DE PROCESSO DECISÓRIO NA PRIORIZAÇÃO DE TAREFAS EM MÚLTIPLOS PROJETOS
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Orientador : CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
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MEMBROS DA BANCA :
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CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
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ELAINE CRISTINA BATISTA DE OLIVEIRA
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LUCIANA HAZIN ALENCAR
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Data: 29/12/2021
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A conquista das oportunidades de negócio e o crescimento das empresas e o desenvolvimento de seus processos organizacionais é um desafio normalmente enfrentado por empresas em fase de sobrevivência, que em sua maioria são consideradas como de pequeno porte. Neste contexto, o dinamismo e a restrição de recursos fazem com que as decisões gerenciais sobre o direcionamento de investimentos sejam traduzidas e desdobradas em gerenciamento de tarefas e de projetos. Considerando isso, faz-se imprescindível realizar uma priorização dos projetos e das tarefas neles associadas, de maneira consistente com a estratégia organizacional, elemento norteador e fundamental para o desenvolvimento do empreendimento. Sobremaneira, critérios tais como: a importância, a urgência e aos riscos associados às tarefas entre os projetos devem ser analisados. Portanto, este trabalho apresenta um estudo de caso com a aplicação de um modelo de apoio à decisão multicritério para a priorização de tarefas no gerenciamento de múltiplos projetos de uma startup brasileira desenvolvedora de projetos complementares de engenharia no seguimento da indústria da construção civil.
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A conquista das oportunidades de negócio e o crescimento das empresas e o desenvolvimento de seus processos organizacionais é um desafio normalmente enfrentado por empresas em fase de sobrevivência, que em sua maioria são consideradas como de pequeno porte. Neste contexto, o dinamismo e a restrição de recursos fazem com que as decisões gerenciais sobre o direcionamento de investimentos sejam traduzidas e desdobradas em gerenciamento de tarefas e de projetos. Considerando isso, faz-se imprescindível realizar uma priorização dos projetos e das tarefas neles associadas, de maneira consistente com a estratégia organizacional, elemento norteador e fundamental para o desenvolvimento do empreendimento. Sobremaneira, critérios tais como: a importância, a urgência e aos riscos associados às tarefas entre os projetos devem ser analisados. Portanto, este trabalho apresenta um estudo de caso com a aplicação de um modelo de apoio à decisão multicritério para a priorização de tarefas no gerenciamento de múltiplos projetos de uma startup brasileira desenvolvedora de projetos complementares de engenharia no seguimento da indústria da construção civil.
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