|
Dissertações |
|
1
|
-
FÁBIO FERNANDO ROCHA GOMES
-
PROPOSTA DE MELHORIA NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO COM RECURSOS EM UMA OBRA VERTICAL
-
Orientador : LUCIANA HAZIN ALENCAR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA PAULA HENRIQUES GUSMAO DE ARAUJO LIMA
-
CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
-
LUCIANA HAZIN ALENCAR
-
Data: 09/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A construção civil, historicamente, apresenta baixo nível de produtividade e altos índices de desperdício, problema diretamente associado às técnicas utilizadas para a elaboração do planejamento e controle. Assim, a gestão de recursos em projetos de construção é algo essencial para o desenvolvimento sustentável do setor. Diante desse contexto, essa pesquisa propõem um processo de planejamento alternativo à construtora, alvo do estudo, focado na gestão de recursos. Nesse planejamento proposto são adicionadas duas etapas que visam a verificação das rotinas internas da empresa e posterior balanceamento de recursos. Para verificar o potencial de impacto desse cenário foi realizado um estudo de caso no qual se elaborou um novo planejamento aplicando as etapas propostas à rotina praticada pela empresa e comparou-se o resultado obtido com o observado. O trabalho se limitou a realizar o balanceamento dos seguintes recursos humanos: carpinteiro, armador e pedreiro. Ao comparar os resultados, observa-se uma melhor distribuição de recursos ao longo da linha do tempo do projeto e principalmente a redução nos picos de alocação de funcionários, o que, consequentemente, traz ganhos financeiros e aumento de produtividade.
-
Mostrar Abstract
-
A construção civil, historicamente, apresenta baixo nível de produtividade e altos índices de desperdício, problema diretamente associado às técnicas utilizadas para a elaboração do planejamento e controle. Assim, a gestão de recursos em projetos de construção é algo essencial para o desenvolvimento sustentável do setor. Diante desse contexto, essa pesquisa propõem um processo de planejamento alternativo à construtora, alvo do estudo, focado na gestão de recursos. Nesse planejamento proposto são adicionadas duas etapas que visam a verificação das rotinas internas da empresa e posterior balanceamento de recursos. Para verificar o potencial de impacto desse cenário foi realizado um estudo de caso no qual se elaborou um novo planejamento aplicando as etapas propostas à rotina praticada pela empresa e comparou-se o resultado obtido com o observado. O trabalho se limitou a realizar o balanceamento dos seguintes recursos humanos: carpinteiro, armador e pedreiro. Ao comparar os resultados, observa-se uma melhor distribuição de recursos ao longo da linha do tempo do projeto e principalmente a redução nos picos de alocação de funcionários, o que, consequentemente, traz ganhos financeiros e aumento de produtividade.
|
|
2
|
-
MARCELO AUGUSTO LIMA SANTOS
-
COLLECTION SCORING COMO FERRAMENTA DE DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA DE COBRANÇA DE CLIENTES EM SITUAÇÃO DE INADIMPLÊNCIA BANCÁRIA
-
Orientador : CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
YURI LAIO TEIXEIRA VERAS SILVA
-
CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
-
CRISTIANO ALEXANDRE VIRGINIO CAVALCANTE
-
RAPHAEL HARRY FREDERICO RIBEIRO KRAMER
-
Data: 10/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho apresenta um estudo sobre a inadimplência bancária. Para tanto, buscou-se inicialmente realizar uma contextualização histórica do crédito, discorrendo sobre sua importância para o desenvolvimento econômico dos países e apontando os desafios enfrentados pelo Brasil nesta área. Para melhor analisar o tema, também foram esmiuçados os principais atos regulatórios que normatizam o assunto, bem como, foram apresentados alguns dos modelos de análise de clientes, como o Credit Score e o Behavior Score, que buscam minimizar a ocorrência da inadimplência de crédito. Como resultado da pesquisa, foi apresentado um modelo de seleção de clientes para ações de cobrança, Collection Score, construído por meio da técnica de regressão logística binária, utilizando dados de clientes em situação de inadimplência bancária habitacional de uma centralizadora de cobrança. Também foi detalhado no trabalho toda a fundamentação matemática e estatística do modelo e o nível aceitação dos resultados obtidos. Além dos resultados considerados satisfatórios no seu propósito de identificar os clientes com maior propensão a pagar, o modelo foi construído utilizando o Excel, um software amplamente utilizado, dotado de muita praticidade de aplicação e adaptabilidade a diferentes disponibilidades de dados.
-
Mostrar Abstract
-
Este trabalho apresenta um estudo sobre a inadimplência bancária. Para tanto, buscou-se inicialmente realizar uma contextualização histórica do crédito, discorrendo sobre sua importância para o desenvolvimento econômico dos países e apontando os desafios enfrentados pelo Brasil nesta área. Para melhor analisar o tema, também foram esmiuçados os principais atos regulatórios que normatizam o assunto, bem como, foram apresentados alguns dos modelos de análise de clientes, como o Credit Score e o Behavior Score, que buscam minimizar a ocorrência da inadimplência de crédito. Como resultado da pesquisa, foi apresentado um modelo de seleção de clientes para ações de cobrança, Collection Score, construído por meio da técnica de regressão logística binária, utilizando dados de clientes em situação de inadimplência bancária habitacional de uma centralizadora de cobrança. Também foi detalhado no trabalho toda a fundamentação matemática e estatística do modelo e o nível aceitação dos resultados obtidos. Além dos resultados considerados satisfatórios no seu propósito de identificar os clientes com maior propensão a pagar, o modelo foi construído utilizando o Excel, um software amplamente utilizado, dotado de muita praticidade de aplicação e adaptabilidade a diferentes disponibilidades de dados.
|
|
3
|
-
JOSÉ MARIA DE CARVALHO JÚNIOR
-
SIMULAÇÃO E PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO EM INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS DE MÉDIO PORTE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE SNACKS
-
Orientador : CRISTIANO ALEXANDRE VIRGINIO CAVALCANTE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANDRE LUIS POLICANI FREITAS
-
CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
-
CRISTIANO ALEXANDRE VIRGINIO CAVALCANTE
-
Data: 22/02/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A constante busca das indústrias para elevar seus índices de produtividade e reduzir seus custos é indispensável para que possam estar competitivas no mercado. Sistemas de manufatura em batelada costumam apresentar variações de produtos e processos nos sistemas de produção. Planejar e executar essas operações, com excelência, pode ser uma tarefa de difícil execução, devido à variação de demanda e ao surgimento de gargalos e tempos de espera nas linhas de produção, que aumentam os custos associados. Esse trabalho utilizou uma abordagem iterativa simulação-otimização para obtenção de um ótimo planejamento e sequenciamento de produção. A Simulação de Eventos Discretos, modelagem de um sistema com uma sequência discreta de eventos no tempo, tem se mostrado uma eficiente ferramenta de suporte às tomadas de decisão na modelagem de fluxos de trabalho na indústria de transformação, devido ao seu baixo custo, quando comparado à forma empírica, por tentativa e erro. Modelos de programação linear são comuns na busca da melhor programação de produção, especialmente, na busca de redução do makespan (duração total da programação). A disponibilidade e a qualidade de dados, fatores imprescindíveis para identificação do comportamento do sistema, são duas das questões mais desafiadoras na realização de projetos de simulação e otimização, especialmente em pequenas e médias indústrias, devido à ausência de investimento na coleta de dados e o complexo mapeamento de diferentes recursos. Um supervisório (software para supervisão, controle e aquisição de dados) foi desenvolvido para coleta de dados de forma online, através de uma rede industrial entre o servidor e os equipamentos da linha. Após um tempo de replicação de 6 dias, a simulação realizada no software ARENA® mostrou os gargalos da linha, capacidades produtivas das estações, tempos de espera e, combinado ao planejamento de produção, verificou-se que a maior limitação para um ótimo desempenho da linha é o baixo estoque de segurança dos itens. Novas programações foram realizadas, a partir do software de programação linear LINGO, e validadas através da simulação no ARENA®, considerando um estoque suficiente para uma semana de demanda. O resultado foi a redução de 23,5% da mão-de-obra no estágio de empacotamento e maior produtividade das máquinas programadas.
-
Mostrar Abstract
-
A constante busca das indústrias para elevar seus índices de produtividade e reduzir seus custos é indispensável para que possam estar competitivas no mercado. Sistemas de manufatura em batelada costumam apresentar variações de produtos e processos nos sistemas de produção. Planejar e executar essas operações, com excelência, pode ser uma tarefa de difícil execução, devido à variação de demanda e ao surgimento de gargalos e tempos de espera nas linhas de produção, que aumentam os custos associados. Esse trabalho utilizou uma abordagem iterativa simulação-otimização para obtenção de um ótimo planejamento e sequenciamento de produção. A Simulação de Eventos Discretos, modelagem de um sistema com uma sequência discreta de eventos no tempo, tem se mostrado uma eficiente ferramenta de suporte às tomadas de decisão na modelagem de fluxos de trabalho na indústria de transformação, devido ao seu baixo custo, quando comparado à forma empírica, por tentativa e erro. Modelos de programação linear são comuns na busca da melhor programação de produção, especialmente, na busca de redução do makespan (duração total da programação). A disponibilidade e a qualidade de dados, fatores imprescindíveis para identificação do comportamento do sistema, são duas das questões mais desafiadoras na realização de projetos de simulação e otimização, especialmente em pequenas e médias indústrias, devido à ausência de investimento na coleta de dados e o complexo mapeamento de diferentes recursos. Um supervisório (software para supervisão, controle e aquisição de dados) foi desenvolvido para coleta de dados de forma online, através de uma rede industrial entre o servidor e os equipamentos da linha. Após um tempo de replicação de 6 dias, a simulação realizada no software ARENA® mostrou os gargalos da linha, capacidades produtivas das estações, tempos de espera e, combinado ao planejamento de produção, verificou-se que a maior limitação para um ótimo desempenho da linha é o baixo estoque de segurança dos itens. Novas programações foram realizadas, a partir do software de programação linear LINGO, e validadas através da simulação no ARENA®, considerando um estoque suficiente para uma semana de demanda. O resultado foi a redução de 23,5% da mão-de-obra no estágio de empacotamento e maior produtividade das máquinas programadas.
|
|
4
|
-
ANTONIO PEDRO BARROS DE FIGUEIREDO
-
Proposta de Abordagem para a Aferição da Qualidade dos Serviços de Fiscalização, Controle e Supervisão de Obras Públicas no Estado de Pernambuco
-
Orientador : DENISE DUMKE DE MEDEIROS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DENISE DUMKE DE MEDEIROS
-
JORGE DA SILVA CORREIA NETO
-
MARCELO HAZIN ALENCAR
-
Data: 28/03/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
São vários os problemas verificados na execução de obras públicas, que em suas particularidades e circunstâncias, sofrem influências que terminam por afetar suas restrições de escopo, prazo e custo, alterando a qualidade definida nos estudos e projetos. Embora existam ações determinadas pela ampla legislação, pela própria gestão dos órgãos executores, e pelos controles interno, externo e social, é difícil prever o resultado de uma obra pública, especialmente em termos de custo e prazo. Tampouco também há uma certeza de plena utilização dos dispositivos construídos. Estes são indícios de que o controle das obras públicas requer um aperfeiçoamento, e disponibiliza várias oportunidades para melhorias. Atualmente, a qualidade da supervisão e fiscalização é embasada essencialmente na aplicação da legislação pelos gestores responsáveis. São poucas as ações percebidas que levam em consideração o princípio constitucional da eficiência. Como não há uma figura clara de cliente para definição dos requisitos de qualidade a serem perseguidos pelos órgãos públicos, a própria Administração Pública identifica as necessidades, estipula os parâmetros do projeto, executa e recebe os dispositivos construídos. Tal ambiente constitui um sistema onde a melhoria ocorre de forma lenta e desnorteada, especialmente por não vincular os resultados aos objetivos pré-definidos. A proposta da pesquisa busca adentrar nesta lacuna utilizando a Tríade Donabediana de estrutura, processos e resultados, amplamente utilizada para avaliação da qualidade dos serviços de saúde. A similaridade entre os serviços, de fiscalização e supervisão de obras e os prestados na área de saúde, é perceptível quando observada como prestação de serviços profissionais especializados. Tendo em conta tal similaridade, esta pesquisa propõe a aplicação da Tríade no ambiente da prestação dos serviços de fiscalização e supervisão de obras públicas, realizado pelo Fiscal do Contrato de execução da obra, e representante da Administração, revisando a literatura e propondo indicadores para a avaliação da estrutura, dos processos e dos resultados para o serviço de fiscalização e supervisão. Ainda, na pesquisa é avaliado um estudo de caso baseado em relatórios do Fiscobras/TCU, com proposta para aplicação da metodologia em um grupo de irregularidades. As conclusões obtidas revelam que a proposta é viável para a aplicação em auditorias de obras públicas, e com potencial de desenvolvimento devido à flexibilidade e simplicidade dos indicadores e da metodologia.
-
Mostrar Abstract
-
São vários os problemas verificados na execução de obras públicas, que em suas particularidades e circunstâncias, sofrem influências que terminam por afetar suas restrições de escopo, prazo e custo, alterando a qualidade definida nos estudos e projetos. Embora existam ações determinadas pela ampla legislação, pela própria gestão dos órgãos executores, e pelos controles interno, externo e social, é difícil prever o resultado de uma obra pública, especialmente em termos de custo e prazo. Tampouco também há uma certeza de plena utilização dos dispositivos construídos. Estes são indícios de que o controle das obras públicas requer um aperfeiçoamento, e disponibiliza várias oportunidades para melhorias. Atualmente, a qualidade da supervisão e fiscalização é embasada essencialmente na aplicação da legislação pelos gestores responsáveis. São poucas as ações percebidas que levam em consideração o princípio constitucional da eficiência. Como não há uma figura clara de cliente para definição dos requisitos de qualidade a serem perseguidos pelos órgãos públicos, a própria Administração Pública identifica as necessidades, estipula os parâmetros do projeto, executa e recebe os dispositivos construídos. Tal ambiente constitui um sistema onde a melhoria ocorre de forma lenta e desnorteada, especialmente por não vincular os resultados aos objetivos pré-definidos. A proposta da pesquisa busca adentrar nesta lacuna utilizando a Tríade Donabediana de estrutura, processos e resultados, amplamente utilizada para avaliação da qualidade dos serviços de saúde. A similaridade entre os serviços, de fiscalização e supervisão de obras e os prestados na área de saúde, é perceptível quando observada como prestação de serviços profissionais especializados. Tendo em conta tal similaridade, esta pesquisa propõe a aplicação da Tríade no ambiente da prestação dos serviços de fiscalização e supervisão de obras públicas, realizado pelo Fiscal do Contrato de execução da obra, e representante da Administração, revisando a literatura e propondo indicadores para a avaliação da estrutura, dos processos e dos resultados para o serviço de fiscalização e supervisão. Ainda, na pesquisa é avaliado um estudo de caso baseado em relatórios do Fiscobras/TCU, com proposta para aplicação da metodologia em um grupo de irregularidades. As conclusões obtidas revelam que a proposta é viável para a aplicação em auditorias de obras públicas, e com potencial de desenvolvimento devido à flexibilidade e simplicidade dos indicadores e da metodologia.
|
|
5
|
-
ROGÉRIO FONSECA
-
APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS LEAN SIX SIGMA E MULTICRITÉRIO DE APOIO A DECISÃO PARA MELHORIA DO PROCESSO DE GESTÃO DE CONTRATOS DO EXÉRCITO BRASILEIRO
-
Orientador : SUZANA DE FRANCA DANTAS DAHER
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DENISE DUMKE DE MEDEIROS
-
SUZANA DE FRANCA DANTAS DAHER
-
THIAGO POLETO
-
Data: 31/03/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo tem por finalidade analisar o processo de gestão de contratos de um quartel do Exército Brasileiro localizado no município de Recife/PE. A análise do processo será sob a ótica da metodologia Lean Six Sigma (LSS), linha esta que procura com a combinação do Lean Manufacturing e da Six Sigma modelar o processo em análise, buscando melhorar a efetividade do processo. O emprego do Lean Six Sigma em um processo de uma instituição militar brasileira é algo inovador até então. No intuito de apoiar a melhoria no processo, os resultados obtidos trouxeram à luz os gargalos existentes e permitiram a elaboração de ações de melhorias que quando implantadas devem propiciar o desejado aumento na efetividade das compras e contratações da unidade militar em estudo. Este estudo foi além de apenas apontar as ações de melhorias. Como política de boas práticas estratégicas, as ações de melhorias devem ser implementadas de maneira sequencial para que possam ser medidas de forma adequada. Assim, esse trabalho propôs um modelo de apoio a decisão multicritério baseado no método PROMETHEE II para ordenar as ações de melhorias propostas, considerando a visão e as preferências do decisor, no caso o militar responsável pelo setor. O método foi escolhido mediante o tipo de problema e as características de racionalidade do decisor. O trabalho contribui diretamente para o atendimento a um dos objetivos estratégicos organizacionais apresentados no Plano de Gestão (2019-2022) do CMNE, a saber: “Aumentar a efetividade na gestão do bem público, com o uso de ferramentas que permitam, também, mitigar os seus riscos inerentes” (OE 05). Ao identificar os pontos de falhas do processo de gestão de contratos e propor melhorias, o presente trabalho cumpre seu papel ao contribuir para o uso mais eficiente do recurso público, seja na contratação propriamente dita, seja nas horas de atividades desempenhadas pelos militares. Por conseguinte, é esperado que haja um impacto financeiro direto ao realizar compras por um processo mais eficiente, bem como um impacto social para a sociedade brasileira, pois o Exército Brasileiro terá condições de atender melhor a sua missão.
-
Mostrar Abstract
-
Este estudo tem por finalidade analisar o processo de gestão de contratos de um quartel do Exército Brasileiro localizado no município de Recife/PE. A análise do processo será sob a ótica da metodologia Lean Six Sigma (LSS), linha esta que procura com a combinação do Lean Manufacturing e da Six Sigma modelar o processo em análise, buscando melhorar a efetividade do processo. O emprego do Lean Six Sigma em um processo de uma instituição militar brasileira é algo inovador até então. No intuito de apoiar a melhoria no processo, os resultados obtidos trouxeram à luz os gargalos existentes e permitiram a elaboração de ações de melhorias que quando implantadas devem propiciar o desejado aumento na efetividade das compras e contratações da unidade militar em estudo. Este estudo foi além de apenas apontar as ações de melhorias. Como política de boas práticas estratégicas, as ações de melhorias devem ser implementadas de maneira sequencial para que possam ser medidas de forma adequada. Assim, esse trabalho propôs um modelo de apoio a decisão multicritério baseado no método PROMETHEE II para ordenar as ações de melhorias propostas, considerando a visão e as preferências do decisor, no caso o militar responsável pelo setor. O método foi escolhido mediante o tipo de problema e as características de racionalidade do decisor. O trabalho contribui diretamente para o atendimento a um dos objetivos estratégicos organizacionais apresentados no Plano de Gestão (2019-2022) do CMNE, a saber: “Aumentar a efetividade na gestão do bem público, com o uso de ferramentas que permitam, também, mitigar os seus riscos inerentes” (OE 05). Ao identificar os pontos de falhas do processo de gestão de contratos e propor melhorias, o presente trabalho cumpre seu papel ao contribuir para o uso mais eficiente do recurso público, seja na contratação propriamente dita, seja nas horas de atividades desempenhadas pelos militares. Por conseguinte, é esperado que haja um impacto financeiro direto ao realizar compras por um processo mais eficiente, bem como um impacto social para a sociedade brasileira, pois o Exército Brasileiro terá condições de atender melhor a sua missão.
|
|
6
|
-
TAMIRYS MERCES OLIVEIRA
-
A Padronização e Melhoria dos Processos através da Gestão da Qualidade
-
Orientador : DENISE DUMKE DE MEDEIROS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DENISE DUMKE DE MEDEIROS
-
ERYKA FERNANDA MIRANDA SOBRAL
-
SUZANA DE FRANCA DANTAS DAHER
-
Data: 18/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Produzir serviços que satisfaçam as exigências e expectativas dos usuários, principalmente após a pandemia do Covid – 19, deve ser o principal objetivo de qualquer organização que queria se manter competitiva no mercado. Para que isso ocorra, a empresa precisa identificar quais os seus principais pontos fortes e suas oportunidades diante do mercado em que está inserida e mitigar seus pontos fracos e suas ameaças. Sendo assim, o presente trabalho desenvolveu um planejamento estratégico com novas missão, visão e valores que representassem o amadurecimento e profissionalismo da EPE. Para isso, foram utilizadas as ferramentas de gestão: Modelo de Canvas, Matriz SWOT, Mapeamento dos Macros Processos, construção da Cadeia de Valor e elaboração da Matriz de GUT. Essas ferramentas auxiliam na orientação para identificar os problemas e buscar a melhoria contínua para o processo e dessa forma direcionar os esforços para a resolução do principal problema identificado na Matriz GUT. O desenvolvimento da Matriz BCG possibilitou que a EPE elencasse seus principais serviços para combater o problema identificado. Durante o processo de desenvolvimento do trabalho, o Modelo de Greiner auxiliou no diagnóstico da fase de crescimento em que a empresa se encontrava e possibilitou o avanço na crise de liderança que ela estava vivendo. Com o auxílio das ferramentas de apoio, a EPE conseguiu alinhar a sua estratégia com os seus processos apresentando um melhor desempenho nas suas ações, o que possibilitou a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade. Diante do desenvolvimento e aplicação das metodologias mencionadas obtivemos um melhor desempenho da empresa, impactando diretamente no crescimento das vendas e auxiliando no desenvolvimento financeiro.
-
Mostrar Abstract
-
Produzir serviços que satisfaçam as exigências e expectativas dos usuários, principalmente após a pandemia do Covid – 19, deve ser o principal objetivo de qualquer organização que queria se manter competitiva no mercado. Para que isso ocorra, a empresa precisa identificar quais os seus principais pontos fortes e suas oportunidades diante do mercado em que está inserida e mitigar seus pontos fracos e suas ameaças. Sendo assim, o presente trabalho desenvolveu um planejamento estratégico com novas missão, visão e valores que representassem o amadurecimento e profissionalismo da EPE. Para isso, foram utilizadas as ferramentas de gestão: Modelo de Canvas, Matriz SWOT, Mapeamento dos Macros Processos, construção da Cadeia de Valor e elaboração da Matriz de GUT. Essas ferramentas auxiliam na orientação para identificar os problemas e buscar a melhoria contínua para o processo e dessa forma direcionar os esforços para a resolução do principal problema identificado na Matriz GUT. O desenvolvimento da Matriz BCG possibilitou que a EPE elencasse seus principais serviços para combater o problema identificado. Durante o processo de desenvolvimento do trabalho, o Modelo de Greiner auxiliou no diagnóstico da fase de crescimento em que a empresa se encontrava e possibilitou o avanço na crise de liderança que ela estava vivendo. Com o auxílio das ferramentas de apoio, a EPE conseguiu alinhar a sua estratégia com os seus processos apresentando um melhor desempenho nas suas ações, o que possibilitou a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade. Diante do desenvolvimento e aplicação das metodologias mencionadas obtivemos um melhor desempenho da empresa, impactando diretamente no crescimento das vendas e auxiliando no desenvolvimento financeiro.
|
|
7
|
-
RENATA MALIZIA TEIXEIRAO GARTNER
-
PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO COM BASE EM MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR E TEORIA DAS RESTRIÇÕES
-
Orientador : DENISE DUMKE DE MEDEIROS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DENISE DUMKE DE MEDEIROS
-
MARIA CREUZA BORGES DE ARAÚJO
-
RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
-
Data: 19/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Ao longo deste trabalho foram apresentados os conceitos relacionados à produção enxuta, mais especificamente ao Mapa do Fluxo de Valor (MFV), que é uma ferramenta que possibilita uma visão sistêmica que direciona a tomada de decisão, cujo principal resultado alcançado no processo, segundo Rother e Shook (2003), é a redução do lead time; e à Teoria das Restrições (TOC) e seus indicadores de desempenho. A partir da revisão da literatura, que buscou identificar no período entre 2011 e 2021 as contribuições de pesquisas sobre o uso do MFV associado aos indicadores de desempenho financeiro da TOC, foi possível concluir que não existe um modelo de mapeamento do fluxo de valor que apoie a decisão quanto à melhoria conforme o retorno financeiro para as empresas. Para contornar esse problema, essa dissertação tem como objetivo propor um modelo que promove a integração do MFV com os indicadores de desempenho da TOC para a apoiar a decisão de gestores que precisam garantir a lucratividade das empresas. O modelo proposto possui 7 passos e, para demonstrar a sua utilidade prática, foi realizado um estudo de caso em uma indústria Química. A partir de sua aplicação na família de Esmaltes Sintéticos foi possível observar e analisar o impacto das ações operacionais nos indicadores globais da TOC, contribuindo para a tomada de decisão do gestor da Produção quanto à melhor proposta de fluxo futuro. A aplicação do modelo trouxe uma reflexão ao gestor de produção uma vez que, além da possibilidade de enxergar as ineficiências do processo, refletida no lead time, teve a possibilidade de enxergar o efeito das melhorias do processo no resultado financeiro do fluxo de valor estudado.
-
Mostrar Abstract
-
Ao longo deste trabalho foram apresentados os conceitos relacionados à produção enxuta, mais especificamente ao Mapa do Fluxo de Valor (MFV), que é uma ferramenta que possibilita uma visão sistêmica que direciona a tomada de decisão, cujo principal resultado alcançado no processo, segundo Rother e Shook (2003), é a redução do lead time; e à Teoria das Restrições (TOC) e seus indicadores de desempenho. A partir da revisão da literatura, que buscou identificar no período entre 2011 e 2021 as contribuições de pesquisas sobre o uso do MFV associado aos indicadores de desempenho financeiro da TOC, foi possível concluir que não existe um modelo de mapeamento do fluxo de valor que apoie a decisão quanto à melhoria conforme o retorno financeiro para as empresas. Para contornar esse problema, essa dissertação tem como objetivo propor um modelo que promove a integração do MFV com os indicadores de desempenho da TOC para a apoiar a decisão de gestores que precisam garantir a lucratividade das empresas. O modelo proposto possui 7 passos e, para demonstrar a sua utilidade prática, foi realizado um estudo de caso em uma indústria Química. A partir de sua aplicação na família de Esmaltes Sintéticos foi possível observar e analisar o impacto das ações operacionais nos indicadores globais da TOC, contribuindo para a tomada de decisão do gestor da Produção quanto à melhor proposta de fluxo futuro. A aplicação do modelo trouxe uma reflexão ao gestor de produção uma vez que, além da possibilidade de enxergar as ineficiências do processo, refletida no lead time, teve a possibilidade de enxergar o efeito das melhorias do processo no resultado financeiro do fluxo de valor estudado.
|
|
8
|
-
REGINALDO CUNHA SALES JUNIOR
-
DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMO GENÉTICO PARA SOLUÇÃO DO PROBLEMA DA PROGRAMAÇÃO DE CARREGAMENTO DE VEÍCULOS
-
Orientador : MARCIO JOSE DAS CHAGAS MOURA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ISIS DIDIER LINS
-
MARCIO JOSE DAS CHAGAS MOURA
-
PAULO RENATO ALVES FIRMINO
-
Data: 23/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A finalidade desta dissertação é modelar a programação de carregamento dos veículos regidos por uma tabela de horários em um operador logístico em busca de soluções que proporcionem redução de custos. Sendo assim, este trabalho se utilizou de buscas realizadas no que há de mais recente e avançado em termos de modelagem com algoritmos genéticos para aplicar na resolução do problema. Em seguida, adotou-se como metodologia de direcionamento o levantamento de como funciona a programação dos carregamentos dos veículos assim como o conhecimento das regras de negócios contidas no setor responsável pela operação para identificar possíveis entraves contrários à produtividade e redução dos custos. Logo após construir a modelagem, deu-se início à atividade de análise dos resultados, onde se constatou que diversas soluções viáveis foram conhecidas, porém, dentre elas, 8 apresentavam as melhores soluções do modelo. De posse de tais evidências, esta dissertação avaliou comparativamente o impacto de algumas soluções utilizando uma das principais variáveis utilizadas pelos gestores operacionais, que é a quantidade de pacotes. Por fim, dentre as oito melhores soluções, uma delas foi eleita como a melhor e recomendada para a implantação.
-
Mostrar Abstract
-
A finalidade desta dissertação é modelar a programação de carregamento dos veículos regidos por uma tabela de horários em um operador logístico em busca de soluções que proporcionem redução de custos. Sendo assim, este trabalho se utilizou de buscas realizadas no que há de mais recente e avançado em termos de modelagem com algoritmos genéticos para aplicar na resolução do problema. Em seguida, adotou-se como metodologia de direcionamento o levantamento de como funciona a programação dos carregamentos dos veículos assim como o conhecimento das regras de negócios contidas no setor responsável pela operação para identificar possíveis entraves contrários à produtividade e redução dos custos. Logo após construir a modelagem, deu-se início à atividade de análise dos resultados, onde se constatou que diversas soluções viáveis foram conhecidas, porém, dentre elas, 8 apresentavam as melhores soluções do modelo. De posse de tais evidências, esta dissertação avaliou comparativamente o impacto de algumas soluções utilizando uma das principais variáveis utilizadas pelos gestores operacionais, que é a quantidade de pacotes. Por fim, dentre as oito melhores soluções, uma delas foi eleita como a melhor e recomendada para a implantação.
|
|
9
|
-
BERNARDO JOSE DE OLIVEIRA
-
REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO NA CADEIA PRODUTIVA DE UMA FÁBRICA DE COMPONENTES AUTOMOTIVOS COM BASE NA METODOLOGIA DMAIC
-
Orientador : RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RICARDO PIRES DE SOUZA
-
DENISE DUMKE DE MEDEIROS
-
RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
-
Data: 25/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
O tema de pesquisa desta dissertação do mestrado profissional em engenharia de produção é a “Redução de desperdício na cadeia produtiva de uma fábrica de componentes automotivos com base na metodologia DMAIC”. O cenário para esta pesquisa, que foi desenvolvida em uma empresa fornecedora de componentes automotivos, localizada dentro de Supplier Park de uma montadora de carros, onde existem vários processos produtivos como a injeção de peças plásticas, pintura automotiva e a montagem de componentes para a fabricação de parachoques. A empresa possuía um alto índice de falhas o que resultava em um grande descarte de peças defeituosa (SCRAP) em todos os seus processos e em virtude do retrabalho gerado por essas falhas, ocasionavam outros tipos de problemas e desperdícios na organização como a perda de tempo, falta de mão de obra, escassez de recursos, elevação dos custos, entre outros. O custo com o desperdício de peças era monitorado através de um indicador que estava alinhado ao plano estratégico e relacionava o custo do SCRAPxVENDAS da empresa. Através da análise dos dados, foi identificado que a área de pintura automotiva era o setor que tinha o maior o custo com o SCRAP, representando 34,7% de todo desperdício da empresa. O processo de pintura de peças é bem crítico, cheio de variáveis e muito técnico, onde as peças são pintadas em duas cabines automatizadas (NT1 e NT2) que necessitam de várias etapas de preparação e utilizam a tecnologia de pintura eletrostática, com a aplicação realizada por robôs, sendo que quaisquer alterações nos parâmetros, nos controles ou erros operacionais podem gerar falhas ou defeitos em grandes lotes de peças pintadas, cuja a qualidade destas ficam comprometidas o que resulta no seu descarte (SCRAP). No Lean Manufacturing, a definição de desperdício é tudo aquilo que consome recursos, mas não agrega valor ao cliente. Portanto, visando fornecer soluções inovadoras para os desafios do setor, foram desenvolvidos estudos e análises baseados no “Seis Sigma” que é uma estratégia para tomada de decisões estritamente focada na gestão da qualidade e processos, que busca melhorar a eficiência e eficácia de todas as operações através da metodologia DMAIC. A escolha da metodologia foi baseada no modelo de excelência operacional da ferramenta, cujo resultados são amplos em vastos processos e com eficiência em classe mundial. A aplicação da metodologia DMAIC foi fundamental para mapear os principais processos envolvidos, na estratificação dos dados para deixar claro quais eram as principais peças e os problemas de pintura que mais impactavam no custo do SCRAP, na identificação das causas raízes dos problemas sendo priorizadas as causas mais relevantes e na geração de soluções para os problemas específicos da área de pintura. Como o objetivo da utilização da metodologia DMAIC era desenvolver ações para a redução dos desperdícios de peças com defeitos (SCRAP), já que este problema tinha grande impacto financeiro e estava alinhado ao plano estratégico da empresa, foram estipuladas metas primaria, secundaria e especificas para mensurar os ganhos deste trabalho. As metas especificas estavam relacionadas as cabines de pinturas NT1 e NT2, onde para a NT1 o objetivo era reduzir 30% do custo com o SCRAP e foi alcançado uma redução de 33,7% e para a NT2 o objetivo era reduzir 20% do custo com o SCRAP e foi alcançado uma redução de 25,3%. A meta secundaria estava relacionada com a área de pintura e tinha o objetivo de reduzir em 25% a geração de SCRAP do setor e com este trabalho a redução foi de 26,1%. A meta primária foi relacionada com o indicador do custo geral de SCRAPxVENDAS da empresa e tinha como objetivo a redução em 20% e ao final do trabalho foi alcançado uma redução de 22,1% no indicador de SCRAPxVENDAS. Diante dos resultados alcançados, observamos que as ações geradas através do uso da metodologia DMAIC teve sua importância para a redução do desperdício da empresa e foi de total relevância para o sucesso desta pesquisa de dissertação de mestrado.
-
Mostrar Abstract
-
O tema de pesquisa desta dissertação do mestrado profissional em engenharia de produção é a “Redução de desperdício na cadeia produtiva de uma fábrica de componentes automotivos com base na metodologia DMAIC”. O cenário para esta pesquisa, que foi desenvolvida em uma empresa fornecedora de componentes automotivos, localizada dentro de Supplier Park de uma montadora de carros, onde existem vários processos produtivos como a injeção de peças plásticas, pintura automotiva e a montagem de componentes para a fabricação de parachoques. A empresa possuía um alto índice de falhas o que resultava em um grande descarte de peças defeituosa (SCRAP) em todos os seus processos e em virtude do retrabalho gerado por essas falhas, ocasionavam outros tipos de problemas e desperdícios na organização como a perda de tempo, falta de mão de obra, escassez de recursos, elevação dos custos, entre outros. O custo com o desperdício de peças era monitorado através de um indicador que estava alinhado ao plano estratégico e relacionava o custo do SCRAPxVENDAS da empresa. Através da análise dos dados, foi identificado que a área de pintura automotiva era o setor que tinha o maior o custo com o SCRAP, representando 34,7% de todo desperdício da empresa. O processo de pintura de peças é bem crítico, cheio de variáveis e muito técnico, onde as peças são pintadas em duas cabines automatizadas (NT1 e NT2) que necessitam de várias etapas de preparação e utilizam a tecnologia de pintura eletrostática, com a aplicação realizada por robôs, sendo que quaisquer alterações nos parâmetros, nos controles ou erros operacionais podem gerar falhas ou defeitos em grandes lotes de peças pintadas, cuja a qualidade destas ficam comprometidas o que resulta no seu descarte (SCRAP). No Lean Manufacturing, a definição de desperdício é tudo aquilo que consome recursos, mas não agrega valor ao cliente. Portanto, visando fornecer soluções inovadoras para os desafios do setor, foram desenvolvidos estudos e análises baseados no “Seis Sigma” que é uma estratégia para tomada de decisões estritamente focada na gestão da qualidade e processos, que busca melhorar a eficiência e eficácia de todas as operações através da metodologia DMAIC. A escolha da metodologia foi baseada no modelo de excelência operacional da ferramenta, cujo resultados são amplos em vastos processos e com eficiência em classe mundial. A aplicação da metodologia DMAIC foi fundamental para mapear os principais processos envolvidos, na estratificação dos dados para deixar claro quais eram as principais peças e os problemas de pintura que mais impactavam no custo do SCRAP, na identificação das causas raízes dos problemas sendo priorizadas as causas mais relevantes e na geração de soluções para os problemas específicos da área de pintura. Como o objetivo da utilização da metodologia DMAIC era desenvolver ações para a redução dos desperdícios de peças com defeitos (SCRAP), já que este problema tinha grande impacto financeiro e estava alinhado ao plano estratégico da empresa, foram estipuladas metas primaria, secundaria e especificas para mensurar os ganhos deste trabalho. As metas especificas estavam relacionadas as cabines de pinturas NT1 e NT2, onde para a NT1 o objetivo era reduzir 30% do custo com o SCRAP e foi alcançado uma redução de 33,7% e para a NT2 o objetivo era reduzir 20% do custo com o SCRAP e foi alcançado uma redução de 25,3%. A meta secundaria estava relacionada com a área de pintura e tinha o objetivo de reduzir em 25% a geração de SCRAP do setor e com este trabalho a redução foi de 26,1%. A meta primária foi relacionada com o indicador do custo geral de SCRAPxVENDAS da empresa e tinha como objetivo a redução em 20% e ao final do trabalho foi alcançado uma redução de 22,1% no indicador de SCRAPxVENDAS. Diante dos resultados alcançados, observamos que as ações geradas através do uso da metodologia DMAIC teve sua importância para a redução do desperdício da empresa e foi de total relevância para o sucesso desta pesquisa de dissertação de mestrado.
|
|
10
|
-
CLARISSA DALIA DE AZEVEDO
-
GESTÃO DO CONHECIMENTO E LIÇÕES APRENDIDAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: UM ESTUDO DE CASO
-
Orientador : LUCIANA HAZIN ALENCAR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDUARDA ASFORA FREJ
-
JOANA COELHO VIANA
-
LUCIANA HAZIN ALENCAR
-
Data: 29/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho propõe a criação de um sistema de gestão do conhecimento para uma incorporadora e construtora. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, com o objetivo de identificação de gargalos e pontos de melhoria, bem como o levantamento de sistemas e recursos, procedendo com um diagnóstico completo do contexto. Um sistema de gestão do conhecimento fornece diretrizes, ferramentas, modelos e procedimentos para a identificação, disposição, distribuição e institucionalização do conhecimento, possibilitando o crescimento organizacional e direcionamento estratégico, além da melhoria de processos. Outra contribuição deste trabalho é apresentar o FITradeoff como método para a classificação de lições aprendidas, otimizando o tempo e esforço gastos com a grande quantidade de informações coletadas na indústria da construção civil. O método FITradeoff se mostrou eficiente, pois permite que o decisor trabalhe com informações parciais, demandando o mínimo de esforço e tempo. As lições aprendidas classificadas são então encaminhadas para destinos diversos, de acordo com o grau de importância percebido. Dessa forma, o grau de autonomia de cada gerência da empresa ficou bem definido, e as ocorrências de maior importância passaram a ser tratadas pela alta direção, adquirindo um valor estratégico. A criação de um banco de dados, contendo todas as informações relevantes acerca das lições aprendidas, por exemplo, causas, riscos e desdobramentos, será de vital importância na gestão de futuros projetos e na definição do direcionamento estratégico da organização. Assim, o produto gerado se mostrou eficiente, eficaz e apropriado às restrições e cultura da organização estudada.
-
Mostrar Abstract
-
Este trabalho propõe a criação de um sistema de gestão do conhecimento para uma incorporadora e construtora. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, com o objetivo de identificação de gargalos e pontos de melhoria, bem como o levantamento de sistemas e recursos, procedendo com um diagnóstico completo do contexto. Um sistema de gestão do conhecimento fornece diretrizes, ferramentas, modelos e procedimentos para a identificação, disposição, distribuição e institucionalização do conhecimento, possibilitando o crescimento organizacional e direcionamento estratégico, além da melhoria de processos. Outra contribuição deste trabalho é apresentar o FITradeoff como método para a classificação de lições aprendidas, otimizando o tempo e esforço gastos com a grande quantidade de informações coletadas na indústria da construção civil. O método FITradeoff se mostrou eficiente, pois permite que o decisor trabalhe com informações parciais, demandando o mínimo de esforço e tempo. As lições aprendidas classificadas são então encaminhadas para destinos diversos, de acordo com o grau de importância percebido. Dessa forma, o grau de autonomia de cada gerência da empresa ficou bem definido, e as ocorrências de maior importância passaram a ser tratadas pela alta direção, adquirindo um valor estratégico. A criação de um banco de dados, contendo todas as informações relevantes acerca das lições aprendidas, por exemplo, causas, riscos e desdobramentos, será de vital importância na gestão de futuros projetos e na definição do direcionamento estratégico da organização. Assim, o produto gerado se mostrou eficiente, eficaz e apropriado às restrições e cultura da organização estudada.
|
|
11
|
-
FERNANDO LINS ALVES
-
ANÁLISE DE CONFLITOS ENTRE EMPRESAS CONTRATANTES E PRESTADORES DE SERVIÇOS DE AUDITORIA CONTÁBIL UTILIZANDO O GRAPH MODEL FOR CONFLICT RESOLUTION (“GMCR”)
-
Orientador : MAISA MENDONCA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIELLE COSTA MORAIS
-
MAISA MENDONCA SILVA
-
THIAGO POLETO
-
Data: 29/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A análise e resolução de conflitos utilizando a metodologia do Graph Model for Conflict Resolution (“GMCR”) é aplicável a muitos tipos de conflitos do mundo real. O GMCR proporciona que essa análise e resolução do conflito aconteça com base em uma modelagem definida e que busca demonstrar de maneira lógica qual a melhor maneira de resolver os conflitos. Por meio da análise de conflitos, será utilizado a modelagem do software GMCR+ que dispõe de uma estrutura que analisa as interações estratégicas dos decisores, todo o conjunto de opções, opções viáveis, os movimentos irreversíveis, a priorização dos estados viáveis, as preferências dos decisores, para demonstrar os resultados, de maneira prática e com a rapidez necessária para a tomada de decisão no âmbito empresarial. Dentro dessa temática, esse estudo busca identificar e analisar os resultados da análise de conflitos entre empresas contratantes e prestadores de serviços de auditoria contábil com a estruturação do conflito na utilização da metodologia do GMCR com o suporte do software GMCR+ para auxílio na tomada de decisão dos decisores envolvidos. Os principais resultados apontam para três equilíbrios fortes e que buscam direcionar, de maneira racional, a escolha da ação por parte dos decisores sem que haja alteração na estrutura do conflito, mas de acordo com todas as variáveis analisadas.
-
Mostrar Abstract
-
A análise e resolução de conflitos utilizando a metodologia do Graph Model for Conflict Resolution (“GMCR”) é aplicável a muitos tipos de conflitos do mundo real. O GMCR proporciona que essa análise e resolução do conflito aconteça com base em uma modelagem definida e que busca demonstrar de maneira lógica qual a melhor maneira de resolver os conflitos. Por meio da análise de conflitos, será utilizado a modelagem do software GMCR+ que dispõe de uma estrutura que analisa as interações estratégicas dos decisores, todo o conjunto de opções, opções viáveis, os movimentos irreversíveis, a priorização dos estados viáveis, as preferências dos decisores, para demonstrar os resultados, de maneira prática e com a rapidez necessária para a tomada de decisão no âmbito empresarial. Dentro dessa temática, esse estudo busca identificar e analisar os resultados da análise de conflitos entre empresas contratantes e prestadores de serviços de auditoria contábil com a estruturação do conflito na utilização da metodologia do GMCR com o suporte do software GMCR+ para auxílio na tomada de decisão dos decisores envolvidos. Os principais resultados apontam para três equilíbrios fortes e que buscam direcionar, de maneira racional, a escolha da ação por parte dos decisores sem que haja alteração na estrutura do conflito, mas de acordo com todas as variáveis analisadas.
|
|
12
|
-
ISMAEL RODRIGUES DE OLIVEIRA JUNIOR
-
MODELO PARA AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE OPERADORES EM UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA COM INFINITOS SKUS
-
Orientador : RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EDUARDA ASFORA FREJ
-
FLÁVIO TROJAN
-
RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
-
Data: 31/08/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
As indústrias siderúrgicas enfrentam diversos desafios relacionados a questões de produtividade. Dentre os principais desafios, pode-se destacar o gerenciamento de seus processos com base no desempenho dos seus recursos produtivos que envolve capacidade produtiva de operadores. Em uma indústria siderúrgica de corte e dobra de vergalhões, tem se a dificuldade de que produtos possuem bitola, formato e quantidade diferentes, caracterizando uma infinidade de SKUs (stock keeping units). Este trabalho objetiva o desenvolvimento de um modelo para avaliação da produtividade de operadores para uma indústria siderúrgica de corte e dobra de vergalhões com infinitos SKUs. Para a avaliação da produtividade da mão- de-obra, o conhecimento de especialistas nas operações foi levantado e algumas distribuições de probabilidade foram consideradas. Um estudo de caso em uma indústria siderúrgica que processa vergalhão para construção civil foi desenvolvido. Foi possível evidenciar que o desenvolvimento do modelo de avaliação da produtividade pode alavancar consideravelmente a capacidade produtiva da planta onde o modelo foi aplicado assim como identificar oportunidades de melhoria no processo, através do acompanhamento do desempenho dos operadores. O modelo proposto tem como característica básica sua facilidade de uso e atende uma lacuna do setor proporcionando relevantes impactos econômicos e sociais na empresa em que foi aplicado. Como o setor siderúrgico no segmento de corte e dobra tem uma alta demanda, o modelo de avaliação da produtividade colabora para incrementos de produtividade da organização e impactando em ganhos financeiros com potenciais aumentos de faturamento e lucratividade. Do ponto de vista social, este modelo permite um aumento do valor agregado do operador ao processo que pode contribuir para o aumento da remuneração dos operadores.
-
Mostrar Abstract
-
As indústrias siderúrgicas enfrentam diversos desafios relacionados a questões de produtividade. Dentre os principais desafios, pode-se destacar o gerenciamento de seus processos com base no desempenho dos seus recursos produtivos que envolve capacidade produtiva de operadores. Em uma indústria siderúrgica de corte e dobra de vergalhões, tem se a dificuldade de que produtos possuem bitola, formato e quantidade diferentes, caracterizando uma infinidade de SKUs (stock keeping units). Este trabalho objetiva o desenvolvimento de um modelo para avaliação da produtividade de operadores para uma indústria siderúrgica de corte e dobra de vergalhões com infinitos SKUs. Para a avaliação da produtividade da mão- de-obra, o conhecimento de especialistas nas operações foi levantado e algumas distribuições de probabilidade foram consideradas. Um estudo de caso em uma indústria siderúrgica que processa vergalhão para construção civil foi desenvolvido. Foi possível evidenciar que o desenvolvimento do modelo de avaliação da produtividade pode alavancar consideravelmente a capacidade produtiva da planta onde o modelo foi aplicado assim como identificar oportunidades de melhoria no processo, através do acompanhamento do desempenho dos operadores. O modelo proposto tem como característica básica sua facilidade de uso e atende uma lacuna do setor proporcionando relevantes impactos econômicos e sociais na empresa em que foi aplicado. Como o setor siderúrgico no segmento de corte e dobra tem uma alta demanda, o modelo de avaliação da produtividade colabora para incrementos de produtividade da organização e impactando em ganhos financeiros com potenciais aumentos de faturamento e lucratividade. Do ponto de vista social, este modelo permite um aumento do valor agregado do operador ao processo que pode contribuir para o aumento da remuneração dos operadores.
|
|
13
|
-
DAVID JOSÉ OLIVEIRA DA SILVA
-
CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO DE RISCO NA ANÁLISE DE IMPACTO REGULATÓRIO (AIR) E APLICAÇÃO DA METODOLOGIA BOWTIE NA AVALIAÇÃO DE RISCOS OPERACIONAIS DO TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS
-
Orientador : MARCELO HAZIN ALENCAR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARCELO HAZIN ALENCAR
-
ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
-
INÊZ MANUELE DOS SANTOS
-
Data: 14/10/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A regulação é uma forma contemporânea de ação do Estado e se refere, em sentido geral, ao conjunto de instrumentos jurídico-normativos (leis, decretos, regulamentos e outras normas) de que dispõe o governo para estabelecer obrigações que devem ser cumpridas pelo setor privado, pelos cidadãos e pelo próprio governo. A questão regulatória no Brasil, a dificuldade na tomada de decisões de cunho político visando intervenções de políticas públicas, a informação segura e confiável para o gestor público, demonstra-se ainda mais delicada no âmbito dos transportes públicos de passageiros. Neste contexto, a engenharia da confiabilidade e risco pode contribuir de maneira relevante para a melhoria regulatória. Esta pesquisa propõe estrutura para avaliação de riscos no ambiente regulatório e a aplicação da metodologia bowtie para avaliação dos riscos operacionais do transporte público de passageiros no contexto da pandemia. A primeira, aplicada na fase de planejamento das ações e intervenções regulatórias desenvolvidas na Análise de Impacto Regulatório (AIR), introduzindo de maneira estruturada a análise de riscos no contexto dos riscos internos ou institucionais. A segunda, ganha ainda mais relevância devido ao contexto da pandemia pois apresenta uma aplicação prática da metodologia bowtie na análise dos riscos envolvidos nas operações do transporte público de passageiros. Com base nas proposições acima observa-se uma melhor compreensão dos riscos e consequências associados à atividade regulatória e maior assertividade dos tomadores de decisão para equilíbrio do ecossistema regulatório (poder concedente, empresas e usuários). De forma específica, a expectativa que o estudo contribua para uma maior resiliência das operações de transporte público de passageiros frente a eventos de grande magnitude/catastróficos decorrentes de uma crise sanitária vivenciada durante a pandemia de Covid-19 (2020-2022).
-
Mostrar Abstract
-
A regulação é uma forma contemporânea de ação do Estado e se refere, em sentido geral, ao conjunto de instrumentos jurídico-normativos (leis, decretos, regulamentos e outras normas) de que dispõe o governo para estabelecer obrigações que devem ser cumpridas pelo setor privado, pelos cidadãos e pelo próprio governo. A questão regulatória no Brasil, a dificuldade na tomada de decisões de cunho político visando intervenções de políticas públicas, a informação segura e confiável para o gestor público, demonstra-se ainda mais delicada no âmbito dos transportes públicos de passageiros. Neste contexto, a engenharia da confiabilidade e risco pode contribuir de maneira relevante para a melhoria regulatória. Esta pesquisa propõe estrutura para avaliação de riscos no ambiente regulatório e a aplicação da metodologia bowtie para avaliação dos riscos operacionais do transporte público de passageiros no contexto da pandemia. A primeira, aplicada na fase de planejamento das ações e intervenções regulatórias desenvolvidas na Análise de Impacto Regulatório (AIR), introduzindo de maneira estruturada a análise de riscos no contexto dos riscos internos ou institucionais. A segunda, ganha ainda mais relevância devido ao contexto da pandemia pois apresenta uma aplicação prática da metodologia bowtie na análise dos riscos envolvidos nas operações do transporte público de passageiros. Com base nas proposições acima observa-se uma melhor compreensão dos riscos e consequências associados à atividade regulatória e maior assertividade dos tomadores de decisão para equilíbrio do ecossistema regulatório (poder concedente, empresas e usuários). De forma específica, a expectativa que o estudo contribua para uma maior resiliência das operações de transporte público de passageiros frente a eventos de grande magnitude/catastróficos decorrentes de uma crise sanitária vivenciada durante a pandemia de Covid-19 (2020-2022).
|
|
14
|
-
HEITOR FAGNER LOPES DE LIMA
-
MODELO DE APOIO A DECISÃO PARA OTIMIZAÇÃO DE MANGOTES MARÍTIMOS SOBRESSALENTES PARA TERMINAIS AQUAVIÁRIOS OFFSHORE
-
Orientador : RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MIRIAM KARLA ROCHA
-
MARCELO HAZIN ALENCAR
-
RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
-
Data: 19/10/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
As exportações e importações de petróleo e derivados possuem elevada relevância estratégica no Brasil e no mundo. A movimentação desses hidrocarbonetos entre navios e terminais marítimos é uma atividade de elevado risco, dada a possibilidade de vazamento no mar, trazendo grandes impactos ambientais. Portanto é de suma importância um bom gerenciamento de manutenção e, para isso, um dos pontos de atenção é a gestão adequada dos sobressalentes que dão suporte à gestão da manutenção de terminais marítimos. Dentre os principais sobressalentes dos terminais aquaviários offshore estão os mangotes marítimos. Existem muitas pesquisas sobre resistência mecânica, materiais de construção e simulações computacionais sobre estes componentes, porém não foram encontrados na literatura estudos sobre a determinação da quantidade ótima que deve ser mantida em estoque. Diante desse contexto, este trabalho apresenta um modelo de apoio a decisão para otimização de mangotes sobressalentes e expõe a aplicação em terminais offshore responsáveis pelo abastecimento de regiões com milhões de pessoas ao longo da costa brasileira. O modelo desenvolvido se mostrou de fácil utilização e reduziu o risco de impacto econômico, social e ambiental na empresa em que foi aplicado. O impacto social se dá pela redução do risco de desabastecimento de petróleo e derivados em várias regiões do país, o que resultaria num aumento considerável do custo de alimentos, dentre outros que dependem de logística com caminhões a diesel. O impacto ambiental se dá pela redução do risco de acidentes ambientais ocorrida pelo aumento do nível de serviço de linhas de transferência de petróleo que atravessam quilômetros no mar. E, por fim, o impacto econômico devido à redução de custo de investimento em ativos imobilizados em cerca de R$ 20 milhões em relação ao que era previsto antes da aplicação da metodologia, bem como a redução anual do custo com manutenção do estoque em aproximadamente R$ 5 milhões. Além da redução possível do lucro cessante e do aprimoramento da estimativa orçamentária para os anos seguintes, o ponto ótimo calculado para cada tipo de mangote resultou na diminuição do risco de quebra de estoque média em mais de 22%.
-
Mostrar Abstract
-
As exportações e importações de petróleo e derivados possuem elevada relevância estratégica no Brasil e no mundo. A movimentação desses hidrocarbonetos entre navios e terminais marítimos é uma atividade de elevado risco, dada a possibilidade de vazamento no mar, trazendo grandes impactos ambientais. Portanto é de suma importância um bom gerenciamento de manutenção e, para isso, um dos pontos de atenção é a gestão adequada dos sobressalentes que dão suporte à gestão da manutenção de terminais marítimos. Dentre os principais sobressalentes dos terminais aquaviários offshore estão os mangotes marítimos. Existem muitas pesquisas sobre resistência mecânica, materiais de construção e simulações computacionais sobre estes componentes, porém não foram encontrados na literatura estudos sobre a determinação da quantidade ótima que deve ser mantida em estoque. Diante desse contexto, este trabalho apresenta um modelo de apoio a decisão para otimização de mangotes sobressalentes e expõe a aplicação em terminais offshore responsáveis pelo abastecimento de regiões com milhões de pessoas ao longo da costa brasileira. O modelo desenvolvido se mostrou de fácil utilização e reduziu o risco de impacto econômico, social e ambiental na empresa em que foi aplicado. O impacto social se dá pela redução do risco de desabastecimento de petróleo e derivados em várias regiões do país, o que resultaria num aumento considerável do custo de alimentos, dentre outros que dependem de logística com caminhões a diesel. O impacto ambiental se dá pela redução do risco de acidentes ambientais ocorrida pelo aumento do nível de serviço de linhas de transferência de petróleo que atravessam quilômetros no mar. E, por fim, o impacto econômico devido à redução de custo de investimento em ativos imobilizados em cerca de R$ 20 milhões em relação ao que era previsto antes da aplicação da metodologia, bem como a redução anual do custo com manutenção do estoque em aproximadamente R$ 5 milhões. Além da redução possível do lucro cessante e do aprimoramento da estimativa orçamentária para os anos seguintes, o ponto ótimo calculado para cada tipo de mangote resultou na diminuição do risco de quebra de estoque média em mais de 22%.
|
|
15
|
-
LUIZ HUMBERTO DE SOUZA
-
PARCERIAS ESTRATÉGICAS NO FORNECIMENTO DE INSUMOS HOSPITALARES ESTRATÉGICOS
-
Orientador : LUCIANA HAZIN ALENCAR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DENISE DUMKE DE MEDEIROS
-
FAGNER JOSE COUTINHO DE MELO
-
LUCIANA HAZIN ALENCAR
-
Data: 28/10/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
No ramo hospitalar da região nordeste, o sistema de parcerias estratégicas e competência central, são vistos com desconfiança e cautela, pois, os hospitais ainda têm alguns paradigmas ao que concerne o fornecimento de informações de consumo, estoque, custo de aquisição e faturamento, pois, essas informações são relevantes para a implementação, do modelo de fornecimento de materiais estratégicos como OPME e medicamentos antineoplásicos, através dos contratos de fornecimento desse materiais com fornecedores que estejam alinhando com a estratégia da organização, a fim de formar as parcerias estratégicas. Nesse cenário se faz necessário utilizar modelos matemáticos mais apurados em que a escolha de fornecedores estejam atreladas a múltiplos critérios, ou seja, os critérios custo e prazo, são incapazes de decidir se o fornecedor está alinhando ou não com a estratégia das organizações hospitalares que fazem parte da assistência suplementar. Para esse estudo de caso foram escolhidos o grupo de medicamentos estratégicos com as seguintes características: relevante no tratamento dos pacientes, criticidade e custo de aquisição, medicamentos sem substituto no mercado nacional, impacto no tratamento, recuperação dos pacientes e na imagem da organização. Como resultado um modelo de seleção de fornecedores estratégicos para insumos hospitalares considerados estratégicos foi proposto e aplicado.
-
Mostrar Abstract
-
No ramo hospitalar da região nordeste, o sistema de parcerias estratégicas e competência central, são vistos com desconfiança e cautela, pois, os hospitais ainda têm alguns paradigmas ao que concerne o fornecimento de informações de consumo, estoque, custo de aquisição e faturamento, pois, essas informações são relevantes para a implementação, do modelo de fornecimento de materiais estratégicos como OPME e medicamentos antineoplásicos, através dos contratos de fornecimento desse materiais com fornecedores que estejam alinhando com a estratégia da organização, a fim de formar as parcerias estratégicas. Nesse cenário se faz necessário utilizar modelos matemáticos mais apurados em que a escolha de fornecedores estejam atreladas a múltiplos critérios, ou seja, os critérios custo e prazo, são incapazes de decidir se o fornecedor está alinhando ou não com a estratégia das organizações hospitalares que fazem parte da assistência suplementar. Para esse estudo de caso foram escolhidos o grupo de medicamentos estratégicos com as seguintes características: relevante no tratamento dos pacientes, criticidade e custo de aquisição, medicamentos sem substituto no mercado nacional, impacto no tratamento, recuperação dos pacientes e na imagem da organização. Como resultado um modelo de seleção de fornecedores estratégicos para insumos hospitalares considerados estratégicos foi proposto e aplicado.
|
|
16
|
-
DACIO VIEIRA PONTES DE MELO
-
MODELO MULTICRITÉRIO PARA DEFINIÇÃO DE PRIORIDADE DE ATENDIMENTO A DEMANDA DE INSUMOS PARA EMPRESAS DE ADQUIRÊNCIA
-
Orientador : DANIELLE COSTA MORAIS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIELLE COSTA MORAIS
-
PATRÍCIA GUARNIERI DOS SANTOS
-
RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
-
Data: 05/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
A cadeia de suprimentos das empresas tem evoluído para buscar mais eficiência nos elos dos seus processos. Nas empresas do ramo da adquirência, a necessidade de resultados enxutos, custos mais competitivos e decisões eficazes segue a mesma linha, pois possui uma vasta área de logística que envolve desde o avanço, quanto as reversas dos materiais ao longo da cadeia de suprimentos. Os insumos da cadeia de suprimentos desse ramo são peças fundamentais para que os elos da cadeia funcionem de forma orquestrada e são os objetos do presente estudo, tendo como base uma empresa real desse ramo. O objetivo do trabalho é definir as prioridades de envios desses insumos para as bases logísticas avançados da operação, os elos finais da cadeia com interface com os clientes finais. Foi desenvolvido um modelo de decisão multicritério para apoiar o decisor nos momentos em que há desabastecimentos dos estoques dos centros de distribuição da cadeia, gerando necessidade de definir quais bases avançadas devem receber de forma prioritária os insumos remanescentes nos estoques. O modelo proposto foi baseado no método PROMETHEE-ROC, combinado ao fluxograma de atuação nesses momentos de crises com redução dos estoques de insumos. Os resultados das simulações realizadas com o modelo proposto apresentaram-se adequados para a situação estudada, sendo apropriado para apoiar o processo decisório do gestor da empresa de adquirência em estudo. A aplicação do modelo desenvolvido melhora o desempenho da empresa por reduzir os tempos dos avanços dos insumos da cadeia, mas também por trazer escolhas mais eficientes com melhor embasamento para tomada de decisão, o que resulta na evolução das percepções dos clientes finais e retorno financeiro para empresa em estudo.
-
Mostrar Abstract
-
A cadeia de suprimentos das empresas tem evoluído para buscar mais eficiência nos elos dos seus processos. Nas empresas do ramo da adquirência, a necessidade de resultados enxutos, custos mais competitivos e decisões eficazes segue a mesma linha, pois possui uma vasta área de logística que envolve desde o avanço, quanto as reversas dos materiais ao longo da cadeia de suprimentos. Os insumos da cadeia de suprimentos desse ramo são peças fundamentais para que os elos da cadeia funcionem de forma orquestrada e são os objetos do presente estudo, tendo como base uma empresa real desse ramo. O objetivo do trabalho é definir as prioridades de envios desses insumos para as bases logísticas avançados da operação, os elos finais da cadeia com interface com os clientes finais. Foi desenvolvido um modelo de decisão multicritério para apoiar o decisor nos momentos em que há desabastecimentos dos estoques dos centros de distribuição da cadeia, gerando necessidade de definir quais bases avançadas devem receber de forma prioritária os insumos remanescentes nos estoques. O modelo proposto foi baseado no método PROMETHEE-ROC, combinado ao fluxograma de atuação nesses momentos de crises com redução dos estoques de insumos. Os resultados das simulações realizadas com o modelo proposto apresentaram-se adequados para a situação estudada, sendo apropriado para apoiar o processo decisório do gestor da empresa de adquirência em estudo. A aplicação do modelo desenvolvido melhora o desempenho da empresa por reduzir os tempos dos avanços dos insumos da cadeia, mas também por trazer escolhas mais eficientes com melhor embasamento para tomada de decisão, o que resulta na evolução das percepções dos clientes finais e retorno financeiro para empresa em estudo.
|
|
17
|
-
LEONARDO ARCANJO DE ALBUQUERQUE
-
ANÁLISE DESCRITIVA DOS EGRESSOS EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO COM BASE EM DADOS DO LINKEDIN
-
Orientador : RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
-
CRISTIANO ALEXANDRE VIRGINIO CAVALCANTE
-
MÔNICA MARIA MENDES LUNA
-
Data: 22/12/2022
-
-
Mostrar Resumo
-
Investimentos no ensino superior, tanto em universidades públicas quanto privadas, são de interesse da sociedade, visto que ela colhe os frutos desses investimentos quando os alunos concluem seus cursos de graduação. Segundo o Inep (2022), em 2020 o Brasil teve 1.278.622 concluintes no ensino superior. Essas pessoas tornam-se egressos da instituição e, ao se formarem, vão para o mercado de trabalho. É importante, então, que a sociedade conheça as principais características desses egressos antes, durante e depois da sua formação. Assim, esta pesquisa tomou como base a existência do estudo de egressos para a proposição de um modelo para seu acompanhamento, baseado em três pilares: Carreira Profissional, Formação e Experiência Internacional, e o seu impacto nos interesses dos principais stakeholders do processo de formação de um aluno em egresso: candidato, aluno, egresso, empresas contratantes, professores, gestão da Instituição de Ensino Superior e a sociedade. Então, foi desenvolvido um estudo de caso aplicado com análise estatística de dados dos egressos do curso de graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife. Em um universo de 509 egressos, formados entre 2003 e 2020, foram analisados os currículos do LinkedIn de 256. As variáveis consideradas foram: para Carreira Profissional, cargo, localização, empresa e setor da economia; para Formação, curso, tipo, instituição e localização; para Experiência Internacional, países dos cargos e cursos. A maioria dos egressos encontrados chega a cargos de liderança, e aproveita muitos dos conceitos vistos durante a graduação para desenvolver habilidades de gestão e colocar em prática nas empresas em que estão inseridos. Através do estudo de caso, foi possível visualizar particularidades dos egressos do curso e comprovou-se a aplicabilidade em outros cursos do Brasil, e o impacto para a sociedade desenvolvido apresenta-se na forma de conhecimento gerado para a tomada de decisões dos stakeholders.
-
Mostrar Abstract
-
Investimentos no ensino superior, tanto em universidades públicas quanto privadas, são de interesse da sociedade, visto que ela colhe os frutos desses investimentos quando os alunos concluem seus cursos de graduação. Segundo o Inep (2022), em 2020 o Brasil teve 1.278.622 concluintes no ensino superior. Essas pessoas tornam-se egressos da instituição e, ao se formarem, vão para o mercado de trabalho. É importante, então, que a sociedade conheça as principais características desses egressos antes, durante e depois da sua formação. Assim, esta pesquisa tomou como base a existência do estudo de egressos para a proposição de um modelo para seu acompanhamento, baseado em três pilares: Carreira Profissional, Formação e Experiência Internacional, e o seu impacto nos interesses dos principais stakeholders do processo de formação de um aluno em egresso: candidato, aluno, egresso, empresas contratantes, professores, gestão da Instituição de Ensino Superior e a sociedade. Então, foi desenvolvido um estudo de caso aplicado com análise estatística de dados dos egressos do curso de graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife. Em um universo de 509 egressos, formados entre 2003 e 2020, foram analisados os currículos do LinkedIn de 256. As variáveis consideradas foram: para Carreira Profissional, cargo, localização, empresa e setor da economia; para Formação, curso, tipo, instituição e localização; para Experiência Internacional, países dos cargos e cursos. A maioria dos egressos encontrados chega a cargos de liderança, e aproveita muitos dos conceitos vistos durante a graduação para desenvolver habilidades de gestão e colocar em prática nas empresas em que estão inseridos. Através do estudo de caso, foi possível visualizar particularidades dos egressos do curso e comprovou-se a aplicabilidade em outros cursos do Brasil, e o impacto para a sociedade desenvolvido apresenta-se na forma de conhecimento gerado para a tomada de decisões dos stakeholders.
|
|