Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPE

2022
Dissertações
1
  • FABIO FERNANDO ROCHA GOMES
  • PROPOSTA DE MELHORIA NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO COM RECURSOS EM UMA OBRA VERTICAL

  • Orientador : LUCIANA HAZIN ALENCAR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA PAULA HENRIQUES GUSMAO DE ARAUJO LIMA
  • CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
  • LUCIANA HAZIN ALENCAR
  • Data: 09/02/2022

  • Mostrar Resumo
  • A construção civil, historicamente, apresenta baixo nível de produtividade e altos índices de desperdício, problema diretamente associado às técnicas utilizadas para a elaboração do planejamento e controle. Assim, a gestão de recursos em projetos de construção é algo essencial para o desenvolvimento sustentável do setor. Diante desse contexto, essa pesquisa propõem um processo de planejamento alternativo à construtora, alvo do estudo, focado na gestão de recursos. Nesse planejamento proposto são adicionadas duas etapas que visam a verificação das rotinas internas da empresa e posterior balanceamento de recursos. Para verificar o potencial de impacto desse cenário foi realizado um estudo de caso no qual se elaborou um novo planejamento aplicando as etapas propostas à rotina praticada pela empresa e comparou-se o resultado obtido com o observado. O trabalho se limitou a realizar o balanceamento dos seguintes recursos humanos: carpinteiro, armador e pedreiro. Ao comparar os resultados, observa-se uma melhor distribuição de recursos ao longo da linha do tempo do projeto e principalmente a redução nos picos de alocação de funcionários, o que, consequentemente, traz ganhos financeiros e aumento de produtividade.


  • Mostrar Abstract
  • A construção civil, historicamente, apresenta baixo nível de produtividade e altos índices de desperdício, problema diretamente associado às técnicas utilizadas para a elaboração do planejamento e controle. Assim, a gestão de recursos em projetos de construção é algo essencial para o desenvolvimento sustentável do setor. Diante desse contexto, essa pesquisa propõem um processo de planejamento alternativo à construtora, alvo do estudo, focado na gestão de recursos. Nesse planejamento proposto são adicionadas duas etapas que visam a verificação das rotinas internas da empresa e posterior balanceamento de recursos. Para verificar o potencial de impacto desse cenário foi realizado um estudo de caso no qual se elaborou um novo planejamento aplicando as etapas propostas à rotina praticada pela empresa e comparou-se o resultado obtido com o observado. O trabalho se limitou a realizar o balanceamento dos seguintes recursos humanos: carpinteiro, armador e pedreiro. Ao comparar os resultados, observa-se uma melhor distribuição de recursos ao longo da linha do tempo do projeto e principalmente a redução nos picos de alocação de funcionários, o que, consequentemente, traz ganhos financeiros e aumento de produtividade.

2
  • MARCELO AUGUSTO LIMA SANTOS
  • COLLECTION SCORING COMO FERRAMENTA DE DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA DE COBRANÇA DE CLIENTES EM SITUAÇÃO DE INADIMPLÊNCIA BANCÁRIA

  • Orientador : CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • YURI LAIO TEIXEIRA VERAS SILVA
  • CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
  • CRISTIANO ALEXANDRE VIRGINIO CAVALCANTE
  • RAPHAEL HARRY FREDERICO RIBEIRO KRAMER
  • Data: 10/02/2022

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho apresenta um estudo sobre a inadimplência bancária. Para tanto, buscou-se inicialmente realizar uma contextualização histórica do crédito, discorrendo sobre sua importância para o desenvolvimento econômico dos países e apontando os desafios enfrentados pelo Brasil nesta área. Para melhor analisar o tema, também foram esmiuçados os principais atos regulatórios que normatizam o assunto, bem como, foram apresentados alguns dos modelos de análise de clientes, como o Credit Score e o Behavior Score, que buscam minimizar a ocorrência da inadimplência de crédito. Como resultado da pesquisa, foi apresentado um modelo de seleção de clientes para ações de cobrança, Collection Score, construído por meio da técnica de regressão logística binária, utilizando dados de clientes em situação de inadimplência bancária habitacional de uma centralizadora de cobrança. Também foi detalhado no trabalho toda a fundamentação matemática e estatística do modelo e o nível aceitação dos resultados obtidos. Além dos resultados considerados satisfatórios no seu propósito de identificar os clientes com maior propensão a pagar, o modelo foi construído utilizando o Excel, um software amplamente utilizado, dotado de muita praticidade de aplicação e adaptabilidade a diferentes disponibilidades de dados.


  • Mostrar Abstract
  • Este trabalho apresenta um estudo sobre a inadimplência bancária. Para tanto, buscou-se inicialmente realizar uma contextualização histórica do crédito, discorrendo sobre sua importância para o desenvolvimento econômico dos países e apontando os desafios enfrentados pelo Brasil nesta área. Para melhor analisar o tema, também foram esmiuçados os principais atos regulatórios que normatizam o assunto, bem como, foram apresentados alguns dos modelos de análise de clientes, como o Credit Score e o Behavior Score, que buscam minimizar a ocorrência da inadimplência de crédito. Como resultado da pesquisa, foi apresentado um modelo de seleção de clientes para ações de cobrança, Collection Score, construído por meio da técnica de regressão logística binária, utilizando dados de clientes em situação de inadimplência bancária habitacional de uma centralizadora de cobrança. Também foi detalhado no trabalho toda a fundamentação matemática e estatística do modelo e o nível aceitação dos resultados obtidos. Além dos resultados considerados satisfatórios no seu propósito de identificar os clientes com maior propensão a pagar, o modelo foi construído utilizando o Excel, um software amplamente utilizado, dotado de muita praticidade de aplicação e adaptabilidade a diferentes disponibilidades de dados.

3
  • JOSÉ MARIA DE CARVALHO JÚNIOR
  • SIMULAÇÃO E PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO EM INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS DE MÉDIO PORTE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO DE SNACKS

  • Orientador : CRISTIANO ALEXANDRE VIRGINIO CAVALCANTE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANDRE LUIS POLICANI FREITAS
  • CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
  • CRISTIANO ALEXANDRE VIRGINIO CAVALCANTE
  • Data: 22/02/2022

  • Mostrar Resumo
  • A constante busca das indústrias para elevar seus índices de produtividade e reduzir seus custos é indispensável para que possam estar competitivas no mercado. Sistemas de manufatura em batelada costumam apresentar variações de produtos e processos nos sistemas de produção. Planejar e executar essas operações, com excelência, pode ser uma tarefa de difícil execução, devido à variação de demanda e ao surgimento de gargalos e tempos de espera nas linhas de produção, que aumentam os custos associados. Esse trabalho utilizou uma abordagem iterativa simulação-otimização para obtenção de um ótimo planejamento e sequenciamento de produção. A Simulação de Eventos Discretos, modelagem de um sistema com uma sequência discreta de eventos no tempo, tem se mostrado uma eficiente ferramenta de suporte às tomadas de decisão na modelagem de fluxos de trabalho na indústria de transformação, devido ao seu baixo custo, quando comparado à forma empírica, por tentativa e erro. Modelos de programação linear são comuns na busca da melhor programação de produção, especialmente, na busca de redução do makespan (duração total da programação). A disponibilidade e a qualidade de dados, fatores imprescindíveis para identificação do comportamento do sistema, são duas das questões mais desafiadoras na realização de projetos de simulação e otimização, especialmente em pequenas e médias indústrias, devido à ausência de investimento na coleta de dados e o complexo mapeamento de diferentes recursos. Um supervisório (software para supervisão, controle e aquisição de dados) foi desenvolvido para coleta de dados de forma online, através de uma rede industrial entre o servidor e os equipamentos da linha. Após um tempo de replicação de 6 dias, a simulação realizada no software ARENA® mostrou os gargalos da linha, capacidades produtivas das estações, tempos de espera e, combinado ao planejamento de produção, verificou-se que a maior limitação para um ótimo desempenho da linha é o baixo estoque de segurança dos itens. Novas programações foram realizadas, a partir do software de programação linear LINGO, e validadas através da simulação no ARENA®, considerando um estoque suficiente para uma semana de demanda. O resultado foi a redução de 23,5% da mão-de-obra no estágio de empacotamento e maior produtividade das máquinas programadas.

     


  • Mostrar Abstract
  • A constante busca das indústrias para elevar seus índices de produtividade e reduzir seus custos é indispensável para que possam estar competitivas no mercado. Sistemas de manufatura em batelada costumam apresentar variações de produtos e processos nos sistemas de produção. Planejar e executar essas operações, com excelência, pode ser uma tarefa de difícil execução, devido à variação de demanda e ao surgimento de gargalos e tempos de espera nas linhas de produção, que aumentam os custos associados. Esse trabalho utilizou uma abordagem iterativa simulação-otimização para obtenção de um ótimo planejamento e sequenciamento de produção. A Simulação de Eventos Discretos, modelagem de um sistema com uma sequência discreta de eventos no tempo, tem se mostrado uma eficiente ferramenta de suporte às tomadas de decisão na modelagem de fluxos de trabalho na indústria de transformação, devido ao seu baixo custo, quando comparado à forma empírica, por tentativa e erro. Modelos de programação linear são comuns na busca da melhor programação de produção, especialmente, na busca de redução do makespan (duração total da programação). A disponibilidade e a qualidade de dados, fatores imprescindíveis para identificação do comportamento do sistema, são duas das questões mais desafiadoras na realização de projetos de simulação e otimização, especialmente em pequenas e médias indústrias, devido à ausência de investimento na coleta de dados e o complexo mapeamento de diferentes recursos. Um supervisório (software para supervisão, controle e aquisição de dados) foi desenvolvido para coleta de dados de forma online, através de uma rede industrial entre o servidor e os equipamentos da linha. Após um tempo de replicação de 6 dias, a simulação realizada no software ARENA® mostrou os gargalos da linha, capacidades produtivas das estações, tempos de espera e, combinado ao planejamento de produção, verificou-se que a maior limitação para um ótimo desempenho da linha é o baixo estoque de segurança dos itens. Novas programações foram realizadas, a partir do software de programação linear LINGO, e validadas através da simulação no ARENA®, considerando um estoque suficiente para uma semana de demanda. O resultado foi a redução de 23,5% da mão-de-obra no estágio de empacotamento e maior produtividade das máquinas programadas.

     

4
  • ANTONIO PEDRO BARROS DE FIGUEIREDO
  • Proposta de Abordagem para a Aferição da Qualidade dos Serviços de Fiscalização, Controle e Supervisão de Obras Públicas no Estado de Pernambuco

  • Orientador : DENISE DUMKE DE MEDEIROS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DENISE DUMKE DE MEDEIROS
  • JORGE DA SILVA CORREIA NETO
  • MARCELO HAZIN ALENCAR
  • Data: 28/03/2022

  • Mostrar Resumo
  • São vários os problemas verificados na execução de obras públicas, que em suas particularidades e circunstâncias, sofrem influências que terminam por afetar suas restrições de escopo, prazo e custo, alterando a qualidade definida nos estudos e projetos. Embora existam ações determinadas pela ampla legislação, pela própria gestão dos órgãos executores, e pelos controles interno, externo e social, é difícil prever o resultado de uma obra pública, especialmente em termos de custo e prazo. Tampouco também há uma certeza de plena utilização dos dispositivos construídos. Estes são indícios de que o controle das obras públicas requer um aperfeiçoamento, e disponibiliza várias oportunidades para melhorias. Atualmente, a qualidade da supervisão e fiscalização é embasada essencialmente na aplicação da legislação pelos gestores responsáveis. São poucas as ações percebidas que levam em consideração o princípio constitucional da eficiência. Como não há uma figura clara de cliente para definição dos requisitos de qualidade a serem perseguidos pelos órgãos públicos, a própria Administração Pública identifica as necessidades, estipula os parâmetros do projeto, executa e recebe os dispositivos construídos. Tal ambiente constitui um sistema onde a melhoria ocorre de forma lenta e desnorteada, especialmente por não vincular os resultados aos objetivos pré-definidos. A proposta da pesquisa busca adentrar nesta lacuna utilizando a Tríade Donabediana de estrutura, processos e resultados, amplamente utilizada para avaliação da qualidade dos serviços de saúde. A similaridade entre os serviços, de fiscalização e supervisão de obras e os prestados na área de saúde, é perceptível quando observada como prestação de serviços profissionais especializados. Tendo em conta tal similaridade, esta pesquisa propõe a aplicação da Tríade no ambiente da prestação dos serviços de fiscalização e supervisão de obras públicas, realizado pelo Fiscal do Contrato de execução da obra, e representante da Administração, revisando a literatura e propondo indicadores para a avaliação da estrutura, dos processos e dos resultados para o serviço de fiscalização e supervisão. Ainda, na pesquisa é avaliado um estudo de caso baseado em relatórios do Fiscobras/TCU, com proposta para aplicação da metodologia em um grupo de irregularidades. As conclusões obtidas revelam que a proposta é viável para a aplicação em auditorias de obras públicas, e com potencial de desenvolvimento devido à flexibilidade e simplicidade dos indicadores e da metodologia.


  • Mostrar Abstract
  • São vários os problemas verificados na execução de obras públicas, que em suas particularidades e circunstâncias, sofrem influências que terminam por afetar suas restrições de escopo, prazo e custo, alterando a qualidade definida nos estudos e projetos. Embora existam ações determinadas pela ampla legislação, pela própria gestão dos órgãos executores, e pelos controles interno, externo e social, é difícil prever o resultado de uma obra pública, especialmente em termos de custo e prazo. Tampouco também há uma certeza de plena utilização dos dispositivos construídos. Estes são indícios de que o controle das obras públicas requer um aperfeiçoamento, e disponibiliza várias oportunidades para melhorias. Atualmente, a qualidade da supervisão e fiscalização é embasada essencialmente na aplicação da legislação pelos gestores responsáveis. São poucas as ações percebidas que levam em consideração o princípio constitucional da eficiência. Como não há uma figura clara de cliente para definição dos requisitos de qualidade a serem perseguidos pelos órgãos públicos, a própria Administração Pública identifica as necessidades, estipula os parâmetros do projeto, executa e recebe os dispositivos construídos. Tal ambiente constitui um sistema onde a melhoria ocorre de forma lenta e desnorteada, especialmente por não vincular os resultados aos objetivos pré-definidos. A proposta da pesquisa busca adentrar nesta lacuna utilizando a Tríade Donabediana de estrutura, processos e resultados, amplamente utilizada para avaliação da qualidade dos serviços de saúde. A similaridade entre os serviços, de fiscalização e supervisão de obras e os prestados na área de saúde, é perceptível quando observada como prestação de serviços profissionais especializados. Tendo em conta tal similaridade, esta pesquisa propõe a aplicação da Tríade no ambiente da prestação dos serviços de fiscalização e supervisão de obras públicas, realizado pelo Fiscal do Contrato de execução da obra, e representante da Administração, revisando a literatura e propondo indicadores para a avaliação da estrutura, dos processos e dos resultados para o serviço de fiscalização e supervisão. Ainda, na pesquisa é avaliado um estudo de caso baseado em relatórios do Fiscobras/TCU, com proposta para aplicação da metodologia em um grupo de irregularidades. As conclusões obtidas revelam que a proposta é viável para a aplicação em auditorias de obras públicas, e com potencial de desenvolvimento devido à flexibilidade e simplicidade dos indicadores e da metodologia.

5
  • ROGERIO FONSECA
  • APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS LEAN SIX SIGMA E MULTICRITÉRIO DE APOIO A DECISÃO PARA MELHORIA DO PROCESSO DE GESTÃO DE CONTRATOS DO EXÉRCITO BRASILEIRO

  • Orientador : SUZANA DE FRANCA DANTAS DAHER
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DENISE DUMKE DE MEDEIROS
  • SUZANA DE FRANCA DANTAS DAHER
  • THIAGO POLETO
  • Data: 31/03/2022

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo tem por finalidade analisar o processo de gestão de contratos de um quartel do Exército Brasileiro localizado no município de Recife/PE. A análise do processo será sob a ótica da metodologia Lean Six Sigma (LSS), linha esta que procura com a combinação do Lean Manufacturing e da Six Sigma modelar o processo em análise, buscando melhorar a efetividade do processo. O emprego do Lean Six Sigma em um processo de uma instituição militar brasileira é algo inovador até então. No intuito de apoiar a melhoria no processo, os resultados obtidos trouxeram à luz os gargalos existentes e permitiram a elaboração de ações de melhorias que quando implantadas devem propiciar o desejado aumento na efetividade das compras e contratações da unidade militar em estudo. Este estudo foi além de apenas apontar as ações de melhorias. Como política de boas práticas estratégicas, as ações de melhorias devem ser implementadas de maneira sequencial para que possam ser medidas de forma adequada. Assim, esse trabalho propôs um modelo de apoio a decisão multicritério baseado no método PROMETHEE II para ordenar as ações de melhorias propostas, considerando a visão e as preferências do decisor, no caso o militar responsável pelo setor. O método foi escolhido mediante o tipo de problema e as características de racionalidade do decisor. O trabalho contribui diretamente para o atendimento a um dos objetivos estratégicos organizacionais apresentados no Plano de Gestão (2019-2022) do CMNE, a saber: “Aumentar a efetividade na gestão do bem público, com o uso de ferramentas que permitam, também, mitigar os seus riscos inerentes” (OE 05). Ao identificar os pontos de falhas do processo de gestão de contratos e propor melhorias, o presente trabalho cumpre seu papel ao contribuir para o uso mais eficiente do recurso público, seja na contratação propriamente dita, seja nas horas de atividades desempenhadas pelos militares. Por conseguinte, é esperado que haja um impacto financeiro direto ao realizar compras por um processo mais eficiente, bem como um impacto social para a sociedade brasileira, pois o Exército Brasileiro terá condições de atender melhor a sua missão.


  • Mostrar Abstract
  • Este estudo tem por finalidade analisar o processo de gestão de contratos de um quartel do Exército Brasileiro localizado no município de Recife/PE. A análise do processo será sob a ótica da metodologia Lean Six Sigma (LSS), linha esta que procura com a combinação do Lean Manufacturing e da Six Sigma modelar o processo em análise, buscando melhorar a efetividade do processo. O emprego do Lean Six Sigma em um processo de uma instituição militar brasileira é algo inovador até então. No intuito de apoiar a melhoria no processo, os resultados obtidos trouxeram à luz os gargalos existentes e permitiram a elaboração de ações de melhorias que quando implantadas devem propiciar o desejado aumento na efetividade das compras e contratações da unidade militar em estudo. Este estudo foi além de apenas apontar as ações de melhorias. Como política de boas práticas estratégicas, as ações de melhorias devem ser implementadas de maneira sequencial para que possam ser medidas de forma adequada. Assim, esse trabalho propôs um modelo de apoio a decisão multicritério baseado no método PROMETHEE II para ordenar as ações de melhorias propostas, considerando a visão e as preferências do decisor, no caso o militar responsável pelo setor. O método foi escolhido mediante o tipo de problema e as características de racionalidade do decisor. O trabalho contribui diretamente para o atendimento a um dos objetivos estratégicos organizacionais apresentados no Plano de Gestão (2019-2022) do CMNE, a saber: “Aumentar a efetividade na gestão do bem público, com o uso de ferramentas que permitam, também, mitigar os seus riscos inerentes” (OE 05). Ao identificar os pontos de falhas do processo de gestão de contratos e propor melhorias, o presente trabalho cumpre seu papel ao contribuir para o uso mais eficiente do recurso público, seja na contratação propriamente dita, seja nas horas de atividades desempenhadas pelos militares. Por conseguinte, é esperado que haja um impacto financeiro direto ao realizar compras por um processo mais eficiente, bem como um impacto social para a sociedade brasileira, pois o Exército Brasileiro terá condições de atender melhor a sua missão.

2021
Dissertações
1
  • MARINA DE FREITAS CARVALHEDO CORREIA
  • ANÁLISE MULTICRITÉRIO PARA PRIORIZAÇÃO DAS AÇÕES DE MELHORIA A SEREM IMPLEMENTADAS EM UMA EMPRESA DE PESCA

  • Orientador : EDUARDA ASFORA FREJ
  • MEMBROS DA BANCA :
  • DANIELLE COSTA MORAIS
  • EDUARDA ASFORA FREJ
  • JOAO CARLOS CORREIA BAPTISTA SOARES DE MELLO
  • Data: 26/08/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho propõe a construção de um modelo multicritério para ordenação de ações de melhoria, originadas a partir dos fatores críticos de sucesso evidenciados na análise SWOT, durante o Planejamento Estratégico de uma empresa produtora e distribuidora de pescados. Estas ações, foram utilizadas como alternativas em um modelo que teve sua construção apoiada no framework de 12 etapas e refinamentos sucessivos, para resolução de problemas de decisão multicritério. No contexto deste estudo, o método utilizado foi o FITradeoff para problemática de ordenação. Sua utilização, permitiu uma priorização eficaz das ações para alcance dos objetivos traçados para o estudo. Também foi possível implementar uma gestão mais organizada a partir do momento que as ações foram dispostas na Matriz de Decisão, utilizada como referência para o entendimento do que era necessário realizar. A visualização das ações por ordem de prioridade, permitiu que a comunicação entre os gestores e o restante da equipe fosse alinhada, além de ter ficado evidente que haveria ganhos econômicos para empresa, que passaria a direcionar melhor seus recursos. Para o estudo, uma lista com 32 ações, que derivaram dos fatores críticos de sucesso da análise SWOT, e 4 critérios, foi utilizada. Um ranking satisfatório, foi obtido após 6 perguntas de elicitação flexível e mais 2 perguntas de avaliação holística, chegando a 25 posições. A combinação destes dois tipos de avaliação melhora o processo de modelagem de consequências já que aumenta sua eficiência e consistência. A análise de sensibilidade, realizada pelo SAD, também demonstrou a robustez do resultado obtido, que teve a maior parte das posições do ranking inalteradas após uma variação de +-10% nos valores das consequências de todos os critérios. A tomada de decisão de forma estruturada, pôde garantir maior segurança por parte dos gestores promovendo maior assertividade em suas escolhas evitando custos desnecessários. A implementação de ações de melhoria na empresa, eram realizadas de forma aleatória e o estudo demonstrou que algumas ações listadas, poderiam ser implementadas antes de outras, que inclusive já estavam em execução. O método foi reconhecido também, como forte aliado para uma futura elaboração dos planejamentos de curto, médio e longo prazo.


  • Mostrar Abstract
  • Este trabalho propõe a construção de um modelo multicritério para ordenação de ações de melhoria, originadas a partir dos fatores críticos de sucesso evidenciados na análise SWOT, durante o Planejamento Estratégico de uma empresa produtora e distribuidora de pescados. Estas ações, foram utilizadas como alternativas em um modelo que teve sua construção apoiada no framework de 12 etapas e refinamentos sucessivos, para resolução de problemas de decisão multicritério. No contexto deste estudo, o método utilizado foi o FITradeoff para problemática de ordenação. Sua utilização, permitiu uma priorização eficaz das ações para alcance dos objetivos traçados para o estudo. Também foi possível implementar uma gestão mais organizada a partir do momento que as ações foram dispostas na Matriz de Decisão, utilizada como referência para o entendimento do que era necessário realizar. A visualização das ações por ordem de prioridade, permitiu que a comunicação entre os gestores e o restante da equipe fosse alinhada, além de ter ficado evidente que haveria ganhos econômicos para empresa, que passaria a direcionar melhor seus recursos. Para o estudo, uma lista com 32 ações, que derivaram dos fatores críticos de sucesso da análise SWOT, e 4 critérios, foi utilizada. Um ranking satisfatório, foi obtido após 6 perguntas de elicitação flexível e mais 2 perguntas de avaliação holística, chegando a 25 posições. A combinação destes dois tipos de avaliação melhora o processo de modelagem de consequências já que aumenta sua eficiência e consistência. A análise de sensibilidade, realizada pelo SAD, também demonstrou a robustez do resultado obtido, que teve a maior parte das posições do ranking inalteradas após uma variação de +-10% nos valores das consequências de todos os critérios. A tomada de decisão de forma estruturada, pôde garantir maior segurança por parte dos gestores promovendo maior assertividade em suas escolhas evitando custos desnecessários. A implementação de ações de melhoria na empresa, eram realizadas de forma aleatória e o estudo demonstrou que algumas ações listadas, poderiam ser implementadas antes de outras, que inclusive já estavam em execução. O método foi reconhecido também, como forte aliado para uma futura elaboração dos planejamentos de curto, médio e longo prazo.

2
  • ALBERTO BORGES DE ARAÚJO FILHO
  • MUDANÇA BASEADA EM PROCESSOS: UM FRAMEWORK PARA ADEQUAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES A MUDANÇAS REGULATÓRIAS

  • Orientador : ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
  • CAROLINA LINO MARTINS POMPEO DE CAMARGO
  • LUCIANA HAZIN ALENCAR
  • Data: 28/10/2021

  • Mostrar Resumo
  • Mudanças regulatórias são um fenômeno conhecido do mundo empresarial, com interferência direta no dia a dia dos negócios, que deve se adaptar a novas exigências de modo recorrente. Este trabalho dissertativo objetiva propor a estruturação de um framework para apoiar organizações a lidar com as mudanças no ambiente regulatório, partindo da compreensão da nova norma até a implementação dos requisitos para adequação, utilizando os processos de negócio como elemento central de mudança. A proposição do framework utilizou como método a abordagem de processos proposta, principalmente, por Ken Platts. Além da descrição do modelo conceitual, estruturado em seis etapas sucessivas para implementação, foi discutida a utilização do framework na preparação de uma organização de saúde para a mudança regulatória trazida pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) do governo brasileiro. Como conclusão, identificou-se que a aplicação do framework permitiu a observância dos requisitos regulatórios de modo articulado aos objetivos organizacionais. Assim, espera-se que o framework proposto tenha condição de entregar às organizações um recurso consistente para identificar os principais processos afetados por inovações regulatórias, analisar eventuais impactos para a organização e iniciar ações para a implementação de mudanças que podem ter naturezas diversas (infraestruturais, procedimentais, tecnológicas, de gestão, de conhecimento etc.), apoiando as organizações em como lidar com mudanças regulatórias.


  • Mostrar Abstract
  • Mudanças regulatórias são um fenômeno conhecido do mundo empresarial, com interferência direta no dia a dia dos negócios, que deve se adaptar a novas exigências de modo recorrente. Este trabalho dissertativo objetiva propor a estruturação de um framework para apoiar organizações a lidar com as mudanças no ambiente regulatório, partindo da compreensão da nova norma até a implementação dos requisitos para adequação, utilizando os processos de negócio como elemento central de mudança. A proposição do framework utilizou como método a abordagem de processos proposta, principalmente, por Ken Platts. Além da descrição do modelo conceitual, estruturado em seis etapas sucessivas para implementação, foi discutida a utilização do framework na preparação de uma organização de saúde para a mudança regulatória trazida pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) do governo brasileiro. Como conclusão, identificou-se que a aplicação do framework permitiu a observância dos requisitos regulatórios de modo articulado aos objetivos organizacionais. Assim, espera-se que o framework proposto tenha condição de entregar às organizações um recurso consistente para identificar os principais processos afetados por inovações regulatórias, analisar eventuais impactos para a organização e iniciar ações para a implementação de mudanças que podem ter naturezas diversas (infraestruturais, procedimentais, tecnológicas, de gestão, de conhecimento etc.), apoiando as organizações em como lidar com mudanças regulatórias.

3
  • BRUNO VICTOR FERNANDES SANTOS
  • MODELO DE DECISÃO PARA DEFINIÇÃO DA LOCALIZAÇÃO DE UMA NOVA FÁBRICA DE PAPEL RECICLADO

  • Orientador : RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANTONIO VANDERLEY HERRERO SOLA
  • EDUARDA ASFORA FREJ
  • RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
  • Data: 29/10/2021

  • Mostrar Resumo
  • A crescente demanda por embalagens de papel e papelão ondulado tem exigido cada vez mais do setor de papel e celulose. Dentro deste cenário, há uma preocupação com a oferta de papéis reciclados para garantia e sustentabilidade da cadeia e, com isto, uma necessidade de ampliação da produção destes. O objetivo geral dessa dissertação foi avaliar as opções de localização para uma nova fábrica de papel reciclado utilizando um modelo construído a partir das teorias de localização com base em princípios logísticos e de processos decisórios. Como parte desse estudo, foram identificados os critérios necessários para avaliação de localização para uma fábrica de papel reciclado, identificado o estado da arte nas teorias de localização, construído um modelo com base nas teorias de localização, avaliado o modelo aplicado sob as perspectivas dos decisores, realizada análise de sensibilidade e sinalizada a melhor opção de localização em um estudo de caso. As análises realizadas evidenciaram a relação da indicação da alternativa mais viável com os custos logísticos envolvidos, comprovando a robustez do modelo. Dentre os principais resultados, pode-se destacar a possibilidade de economia de custos operacionais e logísticos com a alternativa recomendada na ordem de R$ 30 milhões anuais quando comparado a algumas alternativas.


  • Mostrar Abstract
  • A crescente demanda por embalagens de papel e papelão ondulado tem exigido cada vez mais do setor de papel e celulose. Dentro deste cenário, há uma preocupação com a oferta de papéis reciclados para garantia e sustentabilidade da cadeia e, com isto, uma necessidade de ampliação da produção destes. O objetivo geral dessa dissertação foi avaliar as opções de localização para uma nova fábrica de papel reciclado utilizando um modelo construído a partir das teorias de localização com base em princípios logísticos e de processos decisórios. Como parte desse estudo, foram identificados os critérios necessários para avaliação de localização para uma fábrica de papel reciclado, identificado o estado da arte nas teorias de localização, construído um modelo com base nas teorias de localização, avaliado o modelo aplicado sob as perspectivas dos decisores, realizada análise de sensibilidade e sinalizada a melhor opção de localização em um estudo de caso. As análises realizadas evidenciaram a relação da indicação da alternativa mais viável com os custos logísticos envolvidos, comprovando a robustez do modelo. Dentre os principais resultados, pode-se destacar a possibilidade de economia de custos operacionais e logísticos com a alternativa recomendada na ordem de R$ 30 milhões anuais quando comparado a algumas alternativas.

4
  • LUIZ CARLOS DE PADUA WALFRIDO FILHO
  • PROPOSIÇÃO DE METODOLOGIA PARA AVALIAÇÃO DA MATURIDADE EM GOVERNANÇA DE TIC

  • Orientador : ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA PAULA CABRAL SEIXAS COSTA
  • IVALDIR HONORIO DE FARIAS JUNIOR
  • SUZANA DE FRANCA DANTAS DAHER
  • Data: 19/11/2021

  • Mostrar Resumo
  • A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf, empresa de 71 anos de existência, vem evoluindo na busca da excelência viabilizando a entrega de produtos e serviços com a qualidade exigida pela sociedade, entretanto, ainda não adota plenamente o conceito de Arquitetura Corporativa (EA) para melhoria e alinhamento dos seus principais processos de negócio à estratégia empresarial. Fazer com que os Processos de Negócio tirem o melhor proveito das tecnologias da informação e telecomunicações (TIC) disponíveis é um compromisso difícil de se conseguir, visto que, as duas áreas que lidam diretamente com tecnologia, área de Tecnologia da Informação Corporativa (TI) e a área de Tecnologia da Informação Operacional (TO), não possuem o mesmo nível de maturidade em Governança de TIC. Essas áreas não são avaliadas pela mesma Metodologia, o que as impede de conhecerem os seus respectivos níveis de maturidade, bem como, possuem focos distintos, são auditadas por órgãos de controles diferentes e subordinadas a Diretorias distintas. Tudo isto dificulta a obtenção de uma visão integrada e holística, resultando em perda de sinergia e eventual má utilização de recursos financeiros por não se levar em conta investimentos em infraestrutura tecnológica já realizados por uma das áreas, cujas funcionalidades poderiam ser compartilhada entre si. Este trabalho oferece para as áreas de TIC da Empresa uma Metodologia única que se adequa às suas especificidades, com o objetivo de aferir o nível de Capacidade dos Processos em Governança de TIC, que refletirá o nível de maturidade dessas áreas. Foi proposta uma metodologia de avaliação de maturidade em Governança de TIC baseada no framework Cobit 5.0 e na ferramenta de coleta iGovTI. É importante ressaltar que essa metodologia foi aplicada na Chesf, validada e tida pelos gestores das áreas de TIC como sendo factível de ser utilizada regularmente, agregadora de valor e com potencial para contribuir com o processo de melhoria do nível de maturidade em tecnologia da empresa. Com a aplicação da metodologia foram obtidos resultados que denotam uma maior maturidade da área de TI em relação à de TO, fato já esperado, visto que, desde 2007 com a implementação dos controles para os processos que atendem à SOX (Sarbane & Oxley) a área de TI vem evoluindo e tratando deste tema, ao contrário da área de TO que tem focado seus esforços no cumprimento das metas Operacionais relativas ao Sistema Elétrico sob sua responsabilidade. Como contribuição deste trabalho destaca-se o impacto econômico positivo que ele pode proporcionar, pois, a melhoria da governança contribui diretamente para a melhoria dos resultados empresariais e consequentemente, para o aumento de receita, bem como, aos aspectos relacionados a otimização de recursos humanos e financeiros, que também impactam diretamente no resultado e nos ganhos da Empresa.


  • Mostrar Abstract
  • A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - Chesf, empresa de 71 anos de existência, vem evoluindo na busca da excelência viabilizando a entrega de produtos e serviços com a qualidade exigida pela sociedade, entretanto, ainda não adota plenamente o conceito de Arquitetura Corporativa (EA) para melhoria e alinhamento dos seus principais processos de negócio à estratégia empresarial. Fazer com que os Processos de Negócio tirem o melhor proveito das tecnologias da informação e telecomunicações (TIC) disponíveis é um compromisso difícil de se conseguir, visto que, as duas áreas que lidam diretamente com tecnologia, área de Tecnologia da Informação Corporativa (TI) e a área de Tecnologia da Informação Operacional (TO), não possuem o mesmo nível de maturidade em Governança de TIC. Essas áreas não são avaliadas pela mesma Metodologia, o que as impede de conhecerem os seus respectivos níveis de maturidade, bem como, possuem focos distintos, são auditadas por órgãos de controles diferentes e subordinadas a Diretorias distintas. Tudo isto dificulta a obtenção de uma visão integrada e holística, resultando em perda de sinergia e eventual má utilização de recursos financeiros por não se levar em conta investimentos em infraestrutura tecnológica já realizados por uma das áreas, cujas funcionalidades poderiam ser compartilhada entre si. Este trabalho oferece para as áreas de TIC da Empresa uma Metodologia única que se adequa às suas especificidades, com o objetivo de aferir o nível de Capacidade dos Processos em Governança de TIC, que refletirá o nível de maturidade dessas áreas. Foi proposta uma metodologia de avaliação de maturidade em Governança de TIC baseada no framework Cobit 5.0 e na ferramenta de coleta iGovTI. É importante ressaltar que essa metodologia foi aplicada na Chesf, validada e tida pelos gestores das áreas de TIC como sendo factível de ser utilizada regularmente, agregadora de valor e com potencial para contribuir com o processo de melhoria do nível de maturidade em tecnologia da empresa. Com a aplicação da metodologia foram obtidos resultados que denotam uma maior maturidade da área de TI em relação à de TO, fato já esperado, visto que, desde 2007 com a implementação dos controles para os processos que atendem à SOX (Sarbane & Oxley) a área de TI vem evoluindo e tratando deste tema, ao contrário da área de TO que tem focado seus esforços no cumprimento das metas Operacionais relativas ao Sistema Elétrico sob sua responsabilidade. Como contribuição deste trabalho destaca-se o impacto econômico positivo que ele pode proporcionar, pois, a melhoria da governança contribui diretamente para a melhoria dos resultados empresariais e consequentemente, para o aumento de receita, bem como, aos aspectos relacionados a otimização de recursos humanos e financeiros, que também impactam diretamente no resultado e nos ganhos da Empresa.

5
  • MARIANA CAMPOS MARINHO DE MACEDO
  • METODOLOGIA DE APOIO A DECISÃO EM PROJETOS DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS NA INDÚSTRIA

  • Orientador : RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARCELO HAZIN ALENCAR
  • MISCHEL CARMEN NEYRA BELDERRAIN
  • RODRIGO JOSE PIRES FERREIRA
  • Data: 20/12/2021

  • Mostrar Resumo
  • A inovação é um dos fatores determinantes no sucesso das empresas a longo prazo. A gestão de produtos de inovação é complexa frente as incertezas do processo e a influencia do mercado consumidor. O presente trabalho realiza um revisão na literatura das metodologias de gestão de projetos de produtos e suas tendências. Nessa revisão foi identificado que a fase estratégica da escolha de produtos tem alto impacto nos resultados dos projetos. O processo de seleção de portfólio de projetos para novos produtos é muito importante na para o sucesso das empresas. As constantes mudanças no mercado, a concorrência entre as empresas e a necessidade de agilidade nos produtos de melhor qualidade com menores custos, exigem das empresas maior eficiência no processo de selecionar projetos com maiores retornos. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um método que auxilie as empresas na tomada de decisão para selecionar projetos de produtos inovadores. A metodologia desenvolvida e aplicada neste trabalho é de natureza exploratória e auxilia o processo de escolha do portfólio ideal de desenvolvimento de novos produtos através de métodos de desenvolvimento de novos produtos e de apoio multicritério a decisão. O procedimento de escolha seguiu o método proposto por De Almeida et al. (2015). Este processo contemplou o procedimento de avaliação das alternativas utilizando o método PROMETHEE C com o conceito c-ótimo, um scorecard e visões gráficas dos resultados encontrados. Em um estudo de caso real numa indústria calçadista, 14 dentre 22 projetos foram indicados para compor o portfolio mais adequado as preferências do decisor avaliado. Dentre as principais contribuições da pesquisa pode-se destacar que a metodologia proposta pode agilizar significativamente o tempo e melhorar a qualidade do processo de decisão em projetos de inovação e desenvolvimento de produtos na indústria. Pode-se evidenciar que a pesquisa traz uma contribuição efetiva na escolha projeto de novos produtos e tem impactos sociais, econômicos e ambientais relevantes. Dentre os impactos sociais, pode-se citar o potencial da metodologia proposta ser aplicada em diferentes indústrias. Em termos dos impactos econômicos e ambientais, portfólios selecionados e lançados no mercado geram uma maior rentabilidade e um menor impacto ambiental com a redução no número de produtos lançados e com um maior ciclo de vida, uma vez que serão produtos mais vencedores conforme critérios de análise mercadológica. Estes fatores desempenham um papel fundamental no processo decisório em questão.


  • Mostrar Abstract
  • A inovação é um dos fatores determinantes no sucesso das empresas a longo prazo. A gestão de produtos de inovação é complexa frente as incertezas do processo e a influencia do mercado consumidor. O presente trabalho realiza um revisão na literatura das metodologias de gestão de projetos de produtos e suas tendências. Nessa revisão foi identificado que a fase estratégica da escolha de produtos tem alto impacto nos resultados dos projetos. O processo de seleção de portfólio de projetos para novos produtos é muito importante na para o sucesso das empresas. As constantes mudanças no mercado, a concorrência entre as empresas e a necessidade de agilidade nos produtos de melhor qualidade com menores custos, exigem das empresas maior eficiência no processo de selecionar projetos com maiores retornos. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um método que auxilie as empresas na tomada de decisão para selecionar projetos de produtos inovadores. A metodologia desenvolvida e aplicada neste trabalho é de natureza exploratória e auxilia o processo de escolha do portfólio ideal de desenvolvimento de novos produtos através de métodos de desenvolvimento de novos produtos e de apoio multicritério a decisão. O procedimento de escolha seguiu o método proposto por De Almeida et al. (2015). Este processo contemplou o procedimento de avaliação das alternativas utilizando o método PROMETHEE C com o conceito c-ótimo, um scorecard e visões gráficas dos resultados encontrados. Em um estudo de caso real numa indústria calçadista, 14 dentre 22 projetos foram indicados para compor o portfolio mais adequado as preferências do decisor avaliado. Dentre as principais contribuições da pesquisa pode-se destacar que a metodologia proposta pode agilizar significativamente o tempo e melhorar a qualidade do processo de decisão em projetos de inovação e desenvolvimento de produtos na indústria. Pode-se evidenciar que a pesquisa traz uma contribuição efetiva na escolha projeto de novos produtos e tem impactos sociais, econômicos e ambientais relevantes. Dentre os impactos sociais, pode-se citar o potencial da metodologia proposta ser aplicada em diferentes indústrias. Em termos dos impactos econômicos e ambientais, portfólios selecionados e lançados no mercado geram uma maior rentabilidade e um menor impacto ambiental com a redução no número de produtos lançados e com um maior ciclo de vida, uma vez que serão produtos mais vencedores conforme critérios de análise mercadológica. Estes fatores desempenham um papel fundamental no processo decisório em questão.

6
  • LUCAS DURAES BEZERRA
  • ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DA CONSTRUÇÃO ENXUTA: ESTUDO DE CASO EM UM EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL

  • Orientador : LUCIANA HAZIN ALENCAR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
  • LUCIANA HAZIN ALENCAR
  • PAMELA ADELINO RAMOS ALBERTINS
  • Data: 29/12/2021

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho busca apresentar soluções adotadas desde a etapa de desenvolvimento do planejamento até a execução de obras de um empreendimento residencial localizado na cidade de Recife-PE, incorporando, também, o desenvolvimento de uma metodologia gerencial baseada em indicadores monitorados durante a construção através de diversos relatórios e dashboards gerenciais. Com base nos princípios da Construção Enxuta, foram utilizadas ferramentas e conceitos que pudessem proporcionar redução de perdas de materiais e melhoria da produtividade no canteiro de obras, bem como possibilitar cumprimento de prazos, custo do empreendimento e melhoria da organização e operação do canteiro de obras. Num cenário econômico bastante competitivo, o presente trabalho utiliza-se da Construção Enxuta como possível solução para obtenção de melhores resultados financeiros e operacionais. Através da implantação da filosofia enxuta desde a concepção do projeto, utilizou-se conceitos, ferramentas de planejamento, métodos e materiais construtivos e metodologia BIM atrelados aos princípios do Lean Construction para conseguir atingir uma redução de custos de 2%, diminuição de despesas com logística interna através da redução de pacotes de trabalho em relação a empreendimentos executados anteriormente, uma adesão de 96% em relação ao cronograma de avanço físico da obra e índice de conformidade dos serviços controlados inspecionados acima de 99%, atingindo metas do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da organização.


  • Mostrar Abstract
  • Este trabalho busca apresentar soluções adotadas desde a etapa de desenvolvimento do planejamento até a execução de obras de um empreendimento residencial localizado na cidade de Recife-PE, incorporando, também, o desenvolvimento de uma metodologia gerencial baseada em indicadores monitorados durante a construção através de diversos relatórios e dashboards gerenciais. Com base nos princípios da Construção Enxuta, foram utilizadas ferramentas e conceitos que pudessem proporcionar redução de perdas de materiais e melhoria da produtividade no canteiro de obras, bem como possibilitar cumprimento de prazos, custo do empreendimento e melhoria da organização e operação do canteiro de obras. Num cenário econômico bastante competitivo, o presente trabalho utiliza-se da Construção Enxuta como possível solução para obtenção de melhores resultados financeiros e operacionais. Através da implantação da filosofia enxuta desde a concepção do projeto, utilizou-se conceitos, ferramentas de planejamento, métodos e materiais construtivos e metodologia BIM atrelados aos princípios do Lean Construction para conseguir atingir uma redução de custos de 2%, diminuição de despesas com logística interna através da redução de pacotes de trabalho em relação a empreendimentos executados anteriormente, uma adesão de 96% em relação ao cronograma de avanço físico da obra e índice de conformidade dos serviços controlados inspecionados acima de 99%, atingindo metas do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da organização.

7
  • FÁBIO AUGUSTO AQUINO DE LUCENA
  • ANÁLISE DE PROCESSO DECISÓRIO NA PRIORIZAÇÃO DE TAREFAS EM MÚLTIPLOS PROJETOS

  • Orientador : CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CAROLINE MARIA DE MIRANDA MOTA
  • ELAINE CRISTINA BATISTA DE OLIVEIRA
  • LUCIANA HAZIN ALENCAR
  • Data: 29/12/2021

  • Mostrar Resumo
  • A conquista das oportunidades de negócio e o crescimento das empresas e o desenvolvimento de seus processos organizacionais é um desafio normalmente enfrentado por empresas em fase de sobrevivência, que em sua maioria são consideradas como de pequeno porte. Neste contexto, o dinamismo e a restrição de recursos fazem com que as decisões gerenciais sobre o direcionamento de investimentos sejam traduzidas e desdobradas em gerenciamento de tarefas e de projetos. Considerando isso, faz-se imprescindível realizar uma priorização dos projetos e das tarefas neles associadas, de maneira consistente com a estratégia organizacional, elemento norteador e fundamental para o desenvolvimento do empreendimento. Sobremaneira, critérios tais como: a importância, a urgência e aos riscos associados às tarefas entre os projetos devem ser analisados. Portanto, este trabalho apresenta um estudo de caso com a aplicação de um modelo de apoio à decisão multicritério para a priorização de tarefas no gerenciamento de múltiplos projetos de uma startup brasileira desenvolvedora de projetos complementares de engenharia no seguimento da indústria da construção civil.


  • Mostrar Abstract
  • A conquista das oportunidades de negócio e o crescimento das empresas e o desenvolvimento de seus processos organizacionais é um desafio normalmente enfrentado por empresas em fase de sobrevivência, que em sua maioria são consideradas como de pequeno porte. Neste contexto, o dinamismo e a restrição de recursos fazem com que as decisões gerenciais sobre o direcionamento de investimentos sejam traduzidas e desdobradas em gerenciamento de tarefas e de projetos. Considerando isso, faz-se imprescindível realizar uma priorização dos projetos e das tarefas neles associadas, de maneira consistente com a estratégia organizacional, elemento norteador e fundamental para o desenvolvimento do empreendimento. Sobremaneira, critérios tais como: a importância, a urgência e aos riscos associados às tarefas entre os projetos devem ser analisados. Portanto, este trabalho apresenta um estudo de caso com a aplicação de um modelo de apoio à decisão multicritério para a priorização de tarefas no gerenciamento de múltiplos projetos de uma startup brasileira desenvolvedora de projetos complementares de engenharia no seguimento da indústria da construção civil.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02