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Dissertações |
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BEATRIZ MARIA RODRIGUES
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BLOG BIOLAGOA: uma ferramenta de divulgação científica para estudantes do Ensino Médio no enfrentamento das mudanças climáticas e na conservação da lagoa central do município de Lagoa do Carro – PE
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Orientador : MARIA APARECIDA GUILHERME DA ROCHA
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MEMBROS DA BANCA :
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LAURA MESQUITA PAIVA
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MARIA APARECIDA GUILHERME DA ROCHA
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MARILIA REGINA COSTA CASTRO
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Data: 20/02/2025
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As mudanças climáticas são uma das questões mais urgentes e desafiadoras da atualidade, pois causam impactos adversos em diferentes áreas da sociedade, além de provocar mudanças nos padrões da precipitação, afetando os ciclos naturais de água e comprometendo a disponibilidade de recursos hídricos em diversas regiões. Diante desse cenário, o desenvolvimento de um Produto Técnico e Tecnológico (PTT) foi pensado em virtude da poluição ambiental de uma lagoa, ponto turístico da cidade de Lagoa do Carro – PE. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi de promover a sensibilização ambiental da comunidade local quanto à conservação da lagoa central da cidade de Lagoa do Carro – PE. Para isso foi elaborado o blog “BioLagoa”, que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: ODS 4 (Educação de Qualidade); ODS 6 (Água Potável e Saneamento); ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima). Assim desenvolveu-se uma pesquisa-ação com os estudantes do 1 ao 3º ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Dr. Francisco Siqueira Carneiro da Cunha que foi executada em 4 etapas, sendo essas: Exploratória; Formação teórica dos estudantes e desenvolvimento de conteúdo educativo para o Blog; Realização de uma Feira Científica com os estudantes do 3º ano; Desenvolvimento do blog BioLagoa. A validação do PTT foi feita através da aplicação de dois questionários diferentes destinados aos alunos e professores de diferentes áreas do conhecimento. Os resultados indicaram que o blog revelou-se ser uma ferramenta dinâmica e eficaz para promover o aprendizado, o engajamento e a conscientização ambiental. Além disso, quanto aos critérios da CAPES (aderência, impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade), em uma escala de 0 a 5, o blog foi avaliado e validado com uma avaliação satisfatória com notas entre 4 e 5 para todos os critérios avaliados. O Blog BioLagoa mostrou-se ser uma ferramenta inovadora e eficaz para abordar questões relacionadas as Ciências Ambientais no contexto escolar, mostrando-se ser uma ferramenta de divulgação científica acessível e um canal de ativismo climático, permitindo que o conhecimento produzido na escola ultrapasse seus muros e alcance diferentes esferas sociais.
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As mudanças climáticas são uma das questões mais urgentes e desafiadoras da atualidade, pois causam impactos adversos à saúde humana, além de impactos sociais e econômicos. Diante disso, o desenvolvimento de um produto técnico ou tecnológico (PTT) foi pensado em virtude da poluição ambiental de uma lagoa, ponto turístico da cidade e no entorno da escola. Assim, o objetivo geral é promover a sensibilização ambiental da comunidade escolar e local quanto à preservação da lagoa central da cidade de Lagoa do Carro – PE. Para isso, será elaborado o blog “BioLagoa”, que está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: ODS 4 (Educação de Qualidade); ODS 6 (Água Potável e Saneamento); ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima). Será feita uma pesquisa-ação, que trabalhará os temas geradores: água, mudanças climáticas, compostagem, resíduos e fontes de energia com os estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Dr. Francisco Siqueira Carneiro da Cunha. Será feito o planejamento e executadas ações educativas de divulgação científica no ambiente escolar e socialização para a sociedade das experiências vivenciadas através do blog BioLagoa, que será construído de forma coletiva com os alunos do 3º ano do Ensino Médio. A validação do PTT será divulgar a pesquisa nos meios científicos e feiras de ciências, além da aplicação de dois questionários diferentes destinados aos alunos e moradores locais; bem como aos professores de diferentes áreas do conhecimento para avaliarem a aderência, o impacto, a aplicabilidade, a inovação e a complexidade do produto, conforme os critérios estabelecidos pela CAPES. Dessa forma, espera-se despertar a consciência ambiental da comunidade local para mudança de suas práticas cotidianas, além de sensibilizar a população frente à crise a climática, mobilizando-a em torno da preservação da lagoa.
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CRISTIANE FREITAS DE LIRA MOURA
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CONSTRUÇÃO DE UM PORTFÓLIO A PARTIR DE PESQUISAS SOBRE MICRO-ORGANISMOS, EM UMA ESCOLA DE REFÊRENCIA DE ENSINO MÉDIO– RECIFE – PE.
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Orientador : THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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LAURA MESQUITA PAIVA
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LUCAS YAGO DE CARVALHO LEAL
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THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
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Data: 25/02/2025
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É comum deparar-se com micro-organismos no dia a dia, seja em algum alimento ou no próprio ambiente. O conhecimento sobre os micro-organismos é necessário, pois, a maioria das pessoas desconhece os seus benefícios, remetendo sempre ao lado ruim desses organismos. A relevância dos fungos abrange o âmbito escolar, e é perceptível que no conteúdo dos fungos existe um vasto campo de aprendizagem, e que em alguns conteúdos das Ciências Naturais se apresentam complexos e com alto nível de abstração, que acarreta numa carência nos processos de ensino e aprendizagem em Ciências. Assim, o objetivo deste trabalho foi o de desenvolver a construção de materiais pedagógicos, através de um portfólio, a partir da investigação sobre a presença de micro-organismos em ambiente escolar. Este trabalho foi realizado com estudantes do 1º e 3º ano do Ensino Médio, em uma Escola pública no município de Recife/PE. As atividades práticas e expositivas, visando o desenvolvimento do interesse na área científica e o meio ambiente, foram desenvolvidas no componente curricular de Biologia, e assim, feito a observação e a prática do crescimento de fungos e a do meio de cultura por meio do uso de materiais de fácil acesso e amplamente conhecidos no dia a dia dos estudantes. Neste sentido, foi aplicado dois questionários na modalidade online utilizando o formulário, um questionário para o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema e outro direcionado para os professores de ensino médio e fundamental, de várias disciplinas. Este questionário teve a finalidade de avaliação e aplicação do produto técnico tecnológico, portfólio. As atividades práticas, incluíram que o cultivo e a observação destes seres , promoveram uma abordagem mais dinâmica e interativa do conteúdo, o que resultou em um maior engajamento dos estudantes com o conteúdo e do reforço seu entendimento pelos alunos sobre os processos biológicos que envolvem esses micro-organismos, como também desenvolveram uma visão mais ampla sobre o papel crucial que eles desempenham no ciclo de nutrientes, na decomposição orgânica e na interação com outros seres vivos. Os resultados obtidos nesta pesquisa indicaram uma melhora significativa no conhecimento dos estudantes sobre o tema, após a realização das atividades práticas e expositivas. Foi possível observar um avanço nas habilidades relacionadas a verificação, análise, e a compreensão de conceitos relacionados aos fungos, principalmente na importância no ecossistema. Portanto, os resultados desta pesquisa confirmam que o uso de fungos como material pedagógico oferece uma alternativa valiosa para o ensino de Biologia e na Educação ambiental.
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O presente trabalho tem como objetivo contextualizar o ensino de microbiologia na educação básica, com estudantes do Ensino Médio, em Escola pública no município de Recife/PE. Esse estudo permite ampliar o conhecimento sobre os micro-organismos destacando a sua importância para a saúde humana, manutenção do equilíbrio ecológico, além de suas diversas contribuições no cotidiano do ser humano. Este trabalho visualiza novas possibilidades metodológicas sendo um micro-organismo como ferramenta pedagógica para desenvolvimento a construção de materiais pedagógicos a partir da verificação sobre a presença de micro-organismos em ambiente escolar ,com atividades práticas e expositivas , observação do crescimento de fungos e a presença de levedura e bolor prática como referente ao meio de cultura (caseiro ) de forma caseira, cultivo de fungos em alimentos como o pão e a higienização das mãos com o objetivo de um aprendizado significativo para os discentes, visando o desenvolvimento do interesse científico, e o Produto Técnico e Tecnológico que será um portfólio
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SERGIO MATIAS DA SILVA
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UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA ENGAJAR OS JOVENS NA LUTA PELA MELHORIA DOS (SEUS) MICRO MUNDOS
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Orientador : BRUNO SEVERO GOMES
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MEMBROS DA BANCA :
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ADRIANO BENTO SANTOS
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BRUNO SEVERO GOMES
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HELOTONIO CARVALHO
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Data: 17/03/2025
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A crise socioambiental contemporânea, marcada pela intensificação dos problemas ambientais e pelas desigualdades sociais, exige uma reflexão crítica sobre os modos de produção e consumo e a necessidade de promover mudanças profundas na forma como nos relacionamos com o meio ambiente. Como afirma Leff (2001), a racionalidade ambiental demanda a construção de novos paradigmas de conhecimento e de ação, que permitam superar a crise civilizacional e construir um futuro mais sustentável. Nesse contexto, a Educação Ambiental (EA) emerge como um campo de conhecimento fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. A EA busca promover a compreensão das relações entre seres humanos e meio ambiente, desenvolvendo valores, habilidades e atitudes que possibilitem a participação ativa na construção de um futuro mais sustentável. Conforme Guimarães (2009), a Educação Ambiental deve ser um processo de construção de cidadãos críticos e conscientes, capazes de transformar suas realidades e construir um futuro mais justo e sustentável. A Educação Ambiental Crítica (EAC), por sua vez, destaca-se por sua abordagem que problematiza as relações de poder e as desigualdades socioambientais, buscando promover a transformação social e a construção de uma cidadania ambiental ativa. Segundo Loureiro (2019), a EAC "não se limita à transmissão de conhecimentos sobre o meio ambiente, mas busca a transformação da realidade social, a partir da compreensão crítica das relações entre sociedade e natureza". Ao analisar a realidade de forma crítica, a EAC possibilita que os sujeitos compreendam as causas dos problemas ambientais e se envolvam em ações para a sua superação. No Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) estabelece como objetivo fundamental o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações. No entanto, a implementação da PNEA ainda enfrenta desafios, como a falta de recursos, a formação inadequada dos professores e a fragmentação das ações. Conforme Guimarães (2012), a implementação da PNEA exige a superação de uma visão fragmentada e instrumental da educação ambiental, e a construção de uma perspectiva mais integral e transformadora. Diante desse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo investigar a potencialidade de uma sequência didática investigativa na promoção da Educação Ambiental Crítica em uma escola pública localizada em uma comunidade de interesse social. A pesquisa busca responder à seguinte pergunta: Como uma sequência didática investigativa pode contribuir para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre os problemas socioambientais, para a promoção da participação cidadã e para a transformação das práticas sociais na comunidade escolar? Conforme Fiori (2008), a pesquisa-ação é uma metodologia que permite a produção de conhecimentos e a transformação da realidade de forma simultânea, promovendo a participação dos sujeitos envolvidos. A escolha pela pesquisa-ação como metodologia se justifica pela sua potencialidade em promover a transformação social e ambiental. Conforme Tripp (2017), a pesquisa-ação é um processo colaborativo que envolve pesquisadores e participantes em uma busca conjunta por soluções para problemas sociais. Ao envolver os estudantes em todas as etapas da pesquisa, busca-se fortalecer o seu protagonismo e promover a aprendizagem significativa. As tecnologias digitais oferecem novas possibilidades para a educação ambiental, permitindo o acesso a informações, a colaboração em rede e a criação de materiais educativos inovadores. Segundo Moran (2015), as tecnologias digitais podem potencializar a aprendizagem ao promover a interação, a colaboração e a construção do conhecimento de forma autônoma e significativa. A incorporação de ferramentas digitais na sequência didática poderá ampliar as possibilidades de interação e participação dos estudantes. A educação ambiental precisa considerar a dimensão afetiva dos sujeitos, buscando despertar a sensibilidade e o cuidado com o meio ambiente. Conforme Carvalho (2016), a educação ambiental deve promover a conexão dos indivíduos com a natureza, fomentando atitudes de respeito e cuidado com todos os seres vivos. A sequência didática proposta busca promover essa conexão, através de atividades que estimulem a observação da natureza e a reflexão sobre o papel do ser humano no meio ambiente. Os desafios da implementação da Educação Ambiental em escolas públicas são diversos, como a falta de formação dos professores, a resistência a novas metodologias e a falta de recursos. Conforme Dias (2019), a formação continuada dos professores é fundamental para garantir a qualidade da implementação da Educação Ambiental nas escolas. A pesquisa busca contribuir para a formação de professores, oferecendo uma sequência didática que pode ser adaptada e utilizada em diferentes contextos escolares. A pesquisa espera contribuir para o campo da Educação Ambiental ao apresentar uma proposta de sequência didática inovadora e eficaz para a promoção da Educação Ambiental Crítica. Os resultados da pesquisa poderão subsidiar a elaboração de políticas públicas e práticas pedagógicas que promovam a sustentabilidade e a justiça social. Além disso, a pesquisa poderá inspirar outros pesquisadores a desenvolverem estudos semelhantes em diferentes contextos.
A crise socioambiental contemporânea, marcada pela intensificação dos problemas ambientais e pelas desigualdades sociais, exige uma reflexão crítica sobre os modos de produção e consumo e a necessidade de promover mudanças profundas na forma como nos relacionamos com o meio ambiente. Como afirma Leff (2001), a racionalidade ambiental demanda a construção de novos paradigmas de conhecimento e de ação, que permitam superar a crise civilizacional e construir um futuro mais sustentável. Nesse contexto, a Educação Ambiental (EA) emerge como um campo de conhecimento fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. A EA busca promover a compreensão das relações entre seres humanos e meio ambiente, desenvolvendo valores, habilidades e atitudes que possibilitem a participação ativa na construção de um futuro mais sustentável. Conforme Guimarães (2009), a Educação Ambiental deve ser um processo de construção de cidadãos críticos e conscientes, capazes de transformar suas realidades e construir um futuro mais justo e sustentável. A Educação Ambiental Crítica (EAC), por sua vez, destaca-se por sua abordagem que problematiza as relações de poder e as desigualdades socioambientais, buscando promover a transformação social e a construção de uma cidadania ambiental ativa. Segundo Loureiro (2019), a EAC "não se limita à transmissão de conhecimentos sobre o meio ambiente, mas busca a transformação da realidade social, a partir da compreensão crítica das relações entre sociedade e natureza". Ao analisar a realidade de forma crítica, a EAC possibilita que os sujeitos compreendam as causas dos problemas ambientais e se envolvam em ações para a sua superação. No Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) estabelece como objetivo fundamental o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações. No entanto, a implementação da PNEA ainda enfrenta desafios, como a falta de recursos, a formação inadequada dos professores e a fragmentação das ações. Conforme Guimarães (2012), a implementação da PNEA exige a superação de uma visão fragmentada e instrumental da educação ambiental, e a construção de uma perspectiva mais integral e transformadora. Diante desse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo investigar a potencialidade de uma sequência didática investigativa na promoção da Educação Ambiental Crítica em uma escola pública localizada em uma comunidade de interesse social. A pesquisa busca responder à seguinte pergunta: Como uma sequência didática investigativa pode contribuir para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre os problemas socioambientais, para a promoção da participação cidadã e para a transformação das práticas sociais na comunidade escolar? Conforme Fiori (2008), a pesquisa-ação é uma metodologia que permite a produção de conhecimentos e a transformação da realidade de forma simultânea, promovendo a participação dos sujeitos envolvidos. A escolha pela pesquisa-ação como metodologia se justifica pela sua potencialidade em promover a transformação social e ambiental. Conforme Tripp (2017), a pesquisa-ação é um processo colaborativo que envolve pesquisadores e participantes em uma busca conjunta por soluções para problemas sociais. Ao envolver os estudantes em todas as etapas da pesquisa, busca-se fortalecer o seu protagonismo e promover a aprendizagem significativa. As tecnologias digitais oferecem novas possibilidades para a educação ambiental, permitindo o acesso a informações, a colaboração em rede e a criação de materiais educativos inovadores. Segundo Moran (2015), as tecnologias digitais podem potencializar a aprendizagem ao promover a interação, a colaboração e a construção do conhecimento de forma autônoma e significativa. A incorporação de ferramentas digitais na sequência didática poderá ampliar as possibilidades de interação e participação dos estudantes. A educação ambiental precisa considerar a dimensão afetiva dos sujeitos, buscando despertar a sensibilidade e o cuidado com o meio ambiente. Conforme Carvalho (2016), a educação ambiental deve promover a conexão dos indivíduos com a natureza, fomentando atitudes de respeito e cuidado com todos os seres vivos. A sequência didática proposta busca promover essa conexão, através de atividades que estimulem a observação da natureza e a reflexão sobre o papel do ser humano no meio ambiente. Os desafios da implementação da Educação Ambiental em escolas públicas são diversos, como a falta de formação dos professores, a resistência a novas metodologias e a falta de recursos. Conforme Dias (2019), a formação continuada dos professores é fundamental para garantir a qualidade da implementação da Educação Ambiental nas escolas. A pesquisa busca contribuir para a formação de professores, oferecendo uma sequência didática que pode ser adaptada e utilizada em diferentes contextos escolares. A pesquisa espera contribuir para o campo da Educação Ambiental ao apresentar uma proposta de sequência didática inovadora e eficaz para a promoção da Educação Ambiental Crítica. Os resultados da pesquisa poderão subsidiar a elaboração de políticas públicas e práticas pedagógicas que promovam a sustentabilidade e a justiça social. Além disso, a pesquisa poderá inspirar outros pesquisadores a desenvolverem estudos semelhantes em diferentes contextos.
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Oportunizar no território de construção de saberes formais o oportuno espaço para a Educação Ambiental Crítica (EAC), principalmente nos últimos anos do ensino fundamental, torna-se uma prioridade, evitando quaisquer superficialidades na maneira em que as temáticas socioambientais são contempladas, não raras vezes, apenas complementando ou transversalizando as abordagens nas disciplinas de ciências e geografia (BRASIL, 2018), didaticamente subsumida na apresentação de uma literatura que muitas vezes não apresenta proximidade com a realidade primeira dos estudantes. Nesse contexto, quando existem abordagens que proponham um alargamento do conceito de ecologia e é introduzido o olhar sobre a ecologia humana, através de proposições analíticas que se estruturam sobre uma reflexão crítica a respeito da realidade concreta que se apresenta no cotidiano das pessoas, encontram-se tais debates e reflexões pontualmente apresentados, muito mais por mérito do(a) professor(a) do que na construção própria do planejamento pedagógico que orienta as atitudes e procedimentos da estrutura do PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola. O projeto intitulado Uma sequência didática como ferramenta de transformação social: Educação Ambiental Crítica para engajar os jovens na luta pela melhoria dos (seus) micromundos, buscar ampliar o debate reflexivo-crítico que o estudo da Educação Ambiental (EA) pode proporcionar no campo da abordagem sociedade-natureza, contribuindo para a compreensão de que a demanda ambiental contemporânea está indissociada dessa relação dicotômica e que a Educação Ambiental Crítica possui papel articulador central entre as diversas disciplinas, bem como na ampliação do entendimento de que no conjunto do que se entende por “meio-ambiente”, existem diversos universos interseccionados, de plantas a animais, desertos a florestas, seres-humanos, moradias, fome e violência. A Sequência Didática (SD) também se apresenta em consonância com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, situando sua abordagem nas ODS 4 - Educação de qualidade, ODS 6 - Água limpa e saneamento e ODS 10 - Redução das desigualdades. A sequência aqui desenvolvida deve prestar-se à apropriação, adaptação e aplicação nos mais diversos cenários de aprendizagem, por professores da educação formal ou informal e em qualquer região do país onde haja a necessidade do debate crítico a respeito da relação entre a humanidade e o ambiente natural, numa perspectiva preservacionista e equilibrada dos desdobramentos oriundos dessa mesma relação.
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AARON DELSON DE ARAÚJO LIMA
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PETBANANA: UMA JORNADA EDUCATIVA EXPLORANDO A CRIAÇÃO DE UMA ETA SUSTENTÁVEL COM O USO DA CASCA DE BANANA.
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Orientador : ADRIANE PEREIRA WANDENESS
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MEMBROS DA BANCA :
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ADRIANE PEREIRA WANDENESS
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ANDRE MORGADO ESTEVES
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OTACILIO ANTUNES SANTANA
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Data: 25/03/2025
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A presente dissertação tem como objetivo o desenvolvimento de uma sequência didática inovadora para o ensino de Ciências, focada na criação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) simplificada utilizando garrafas PET e cascas de banana como biofiltrante de metais pesados. O projeto foi idealizado para proporcionar uma abordagem experimental e investigativa, promovendo a conscientização ambiental e incentivando o protagonismo estudantil na solução de problemas locais. A pesquisa parte da premissa de que a educação ambiental deve ser trabalhada de forma interdisciplinar, conforme estabelecido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nesse contexto, a água foi abordada como um recurso essencial para a vida e a sustentabilidade, analisando sua disponibilidade no Brasil e no mundo, os impactos da poluição hídrica e a necessidade de soluções acessíveis para o tratamento desse recurso. Um dos pontos centrais do estudo foi a investigação da casca de banana como bioadsorvente de metais pesados. Com base em pesquisas prévias, foram exploradas suas propriedades naturais de adsorção de íons metálicos, avaliando sua eficiência na remoção de contaminantes da água. Para isso, os estudantes realizaram experimentos laboratoriais e coletaram amostras do canal de Santa Cruz, em Itapissuma/PE, verificando a presença de metais como ferro, alumínio e cobre antes e depois da aplicação do biofiltrante. A sequência didática proposta foi estruturada em cinco módulos, contemplando desde a análise qualitativa da água e a construção do protótipo da ETA até a divulgação científica dos resultados em feiras de conhecimento. Durante as atividades, os estudantes foram incentivados a desenvolver habilidades de investigação, formulação de hipóteses e validação experimental, promovendo uma aprendizagem ativa e significativa. Os resultados da aplicação indicaram que a proposta atingiu seus objetivos, contribuindo para o aprendizado sobre o ciclo da água, os impactos ambientais da poluição hídrica e a importância de alternativas sustentáveis para o tratamento da água. A validação do produto pedagógico foi realizada por professores e especialistas, que destacaram a relevância da metodologia para o ensino de Ciências e sua aplicabilidade em diferentes contextos educacionais. Além de seu caráter educativo, o projeto se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente aos objetivos 6 (Água Potável e Saneamento) e 14 (Vida na Água), reforçando a importância da ciência como ferramenta para compreender e mitigar problemas ambientais. Dessa forma, esta dissertação contribui para o fortalecimento de práticas pedagógicas inovadoras, demonstrando o potencial da experimentação científica na formação de cidadãos críticos e conscientes sobre a preservação dos recursos
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O Brasil é um país conhecido por sua vasta biodiversidade e pela abundância de recursos hídricos. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o país abriga a maior diversidade de espécies do mundo, com mais de 118 mil espécies animais e quase 47 mil espécies de plantas e fungos catalogadas. Essa riqueza biológica se estende por diferentes biomas e ecossistemas marinhos em todo o território nacional. Diante desse cenário, torna-se essencial que as escolas desempenhem um papel fundamental na promoção da educação ambiental de qualidade. A Constituição Federal de 1988 estabelece, em seu artigo 225, a responsabilidade do poder público em promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino. Além disso, legislações como a Lei nº 9.795/1999 reforçam a importância da educação ambiental como componente essencial e permanente na educação nacional. Apesar da legislação existente, ainda há desafios na implementação efetiva da educação ambiental nas escolas, especialmente considerando a falta de estrutura física e de capacitação dos professores. É fundamental que os educadores estejam preparados para abordar questões ambientais de forma integrada ao currículo escolar, cultivando valores como responsabilidade e respeito pelo meio ambiente nos alunos. No contexto dos recursos hídricos, o Brasil se destaca pela maior disponibilidade de água doce do mundo. No entanto, essa água enfrenta diversos desafios, como a poluição por metais pesados, oriunda principalmente de efluentes industriais e domésticos. Nesse sentido, estudos têm investigado o potencial de materiais naturais, como a casca de banana, como biofiltros para a remoção de metais pesados em meio aquoso. A pesquisa científica também se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que destacam a importância da gestão sustentável da água e da conservação dos oceanos para o desenvolvimento sustentável. Esses objetivos fornecem diretrizes para as ações globais em prol da preservação do meio ambiente e do uso responsável dos recursos naturais. Diante desse contexto, propõe-se o desenvolvimento de uma sequência didática para explorar a concepção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) utilizando materiais de baixo custo, como garrafas PET, e investigando o potencial das cascas de banana como biofiltros para metais pesados. Essa abordagem visa não apenas ensinar os alunos sobre as etapas do tratamento de água, mas também promover a conscientização ambiental e a capacidade de solucionar problemas ambientais locais. A sequência didática será estruturada em cinco módulos, abordando desde a contextualização do tema até a elaboração de um protótipo funcional de uma ETA. Os métodos de pesquisa serão predominantemente qualitativos, incentivando o pensamento crítico e a investigação científica por parte dos alunos. O produto final será validado por pares e disponibilizado para professores e gestores educacionais, contribuindo para a oferta de uma educação ambiental de qualidade alinhada com as diretrizes curriculares nacionais.
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TOMAS VERAS BITTENCOURT
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DESCARTA: BARALHO DA SUSTENTABILIDADE COMO UMA PROPOSTA GAMIFICADA DE ENSINO DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA..
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Orientador : JARCILENE SILVA DE ALMEIDA
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MEMBROS DA BANCA :
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JAIRO LIZANDRO SCHMITT
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JARCILENE SILVA DE ALMEIDA
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PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO
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Data: 28/04/2025
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Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação do baralho educativo DESCARTA como ferramenta de gamificação para o ensino da gestão de resíduos sólidos na educação básica. A metodologia adotada envolveu a revisão bibliográfica, a elaboração do material com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além da aplicação prática em escola da cidade de Olinda, Pernambuco. Durante a implementação, foram realizados testes práticos com estudantes e professores, acompanhados por questionários que avaliaram a eficácia do recurso didático. Os resultados indicaram um aumento significativo na conscientização ambiental dos alunos, além de uma melhora na compreensão de conceitos relacionados à sustentabilidade e à gestão responsável dos resíduos sólidos. O uso do baralho contribuiu para o engajamento dos estudantes, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo. A gamificação demonstrou ser uma estratégia pedagógica eficaz para incentivar a participação ativa dos alunos e promover uma aprendizagem significativa. Conclui-se que os jogos educativos podem ser ferramentas valiosas no ensino de educação ambiental, proporcionando aos alunos uma experiência lúdica que reforça conhecimentos teóricos e estimula a adoção de práticas sustentáveis. Recomenda-se a ampliação do uso dessa metodologia em diferentes contextos educacionais, aliada a estratégias de formação continuada para os professores, a fim de potencializar os impactos positivos dessa abordagem.
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À medida que o tempo passa, a sociedade passa por transformações de suas convenções como um reflexo do que se vive e como se vive. A educação é diretamente impactada por essas transformações que vão desde as políticas educacionais, a gestão escolar, até o tipo de lousa, configuração das cadeiras, o que se estuda e como se estuda. Professores atualizados podem contar com metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem para inserir o aluno no processo de construção do seu próprio conhecimento com o despertar de seu interesse com assuntos atuais, trazendo sentido para sua jornada. Através de um baralho com o tema central de sustentabilidade, nossos estudantes da educação básica poderão criar empatia e desenvolver novas habilidades e competências exigidas no mundo atual como as descritas na Base Nacional Comum Curricular, assim, identificando os problemas do descarte irregular de resíduos sólidos e inovando ou criando soluções com o menor impacto ambiental frente à má gestão destes materiais.
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MILENA ARAÚJO SENA
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UTILIZAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA COMPREENSÃO DA CONTAMINAÇÃO POR PLÁSTICOS E MICROPLÁSTICOS NO AMBIENTE MARINHO.
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Orientador : HELOTONIO CARVALHO
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MEMBROS DA BANCA :
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HELOTONIO CARVALHO
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JARCILENE SILVA DE ALMEIDA
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JESSÉ MARQUES DA SILVA JÚNIOR PAVÃO
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Data: 13/05/2025
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A poluição do ambiente aquático por plásticos e microplásticos é um assunto de suma importância para ser trabalhado na comunidade escolar, visto que as ações de alunos, professores e familiares, interferem diretamente nessa poluição e no ecossistema aquático. Os microplásticos são pequenas partículas de plástico, geralmente com menos de cinco milímetros de diâmetro, que estão presentes em diversos ambientes, desde oceanos, rios, lagos, solos e até mesmo no ar. Essas partículas de microplástico representam uma preocupação crescente devido aos seus potenciais impactos ambientais e à saúde humana. Esse trabalho foi realizado na Escola Municipal em Tempo Integral Bartolomeu de Gusmão de responsabilidade da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e a maior parte dos estudantes residem ou estão inseridos na comunidade da Borborema, situada a poucos metros da Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes e da praia de Boa Viagem em Recife-PE. O objetivo principal do trabalho é contribuir para a percepção por parte dos alunos, sobre as consequências da poluição por plástico e microplásticos, através da aplicação de uma sequência didática. A sequência didática foi aplicada para uma turma do sétimo ano do ensino fundamental, que possui uma média de onze e doze anos de idade. Para realização dessa sequência, foram trabalhadas 8 aulas, sendo 4 módulos com aulas geminadas de 50 min cada. A sequência didática procurou colocar os alunos como agentes inseridos no ambiente obtendo o conhecimento necessário sobre a origem, distribuição e impactos dos microplásticos e plásticos e as melhores estratégias para mitigar o problema. A fim de avaliar a eficácia da sequência didática foi aplicado um questionário aos alunos, antes e depois da sequência didática, o que permitiu concluir que houve aprendizagem significativa. A sequência didática permitiu aos alunos um aprofundamento no tema de plásticos e microplásticos despertando a curiosidade, criticidade e ludicidade. Este produto traz uma temática que é de grande relevância para ser trabalhada no ambiente escolar, pois aborda a problemática muito atual sobre o descarte inadequado de plásticos, que é um grande problema socio-ambiental. Sua implementação pode gerar impactos positivos, promovendo uma mudança de atitude em relação ao descarte correto e contribuindo para a preservação do meio ambiente. O produto alinha a teoria e a prática, proporcionando uma verdadeira imersão no método científico, o que é fundamental para a educação básica.
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A poluição dos oceanos por plásticos e microplásticos é um assunto de suma importância para ser trabalhado na comunidade escolar, visto que as ações de alunos, professores e familiares, interferem diretamente nessa poluição, sendo os mesmos agentes, que interferem diretamente no ecossistema marinho.Essas partículas de microplástico representam uma preocupação crescente devido aos seus potenciais impactos ambientais e à saúde humana. Esse trabalho foi realizado na Escola Municipal em Tempo Integral Bartolomeu de Gusmão, que se encontra localizada no bairro de Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Um bairro litorâneo que depende diretamente dos recursos retirados do Oceano, mas não se observa medidas que preservam esse ambiente. O objetivo principal desse trabalho é contribuir para a percepção por parte dos alunos, através da aplicação de uma sequência didática, sobre as consequências da poluição por microplásticos,levando em consideração o que ocorre na comunidade da Borborema, situada a quinhentos metros de Piedade. A sequência didática será aplicada para turmas do sétimo ano do ensino fundamental, que possui uma média de onze e doze anos. Para realização dessa sequência, serão trabalhadas 10 aulas, sendo 5 módulos com aulas geminadas de 50 min cada. Colocando os alunos como agentes e inseridos no ambiente da sequência didática, para que assim obterem o conhecimento necessário sobre a origem, distribuição, comportamento e impactos dos microplásticos e as melhores estratégias para mitigar o problema.
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JOHNY NUNES CAVALCANTI
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO: Um Guia Ilustrado dos Ecossistemas do Monte dos Guararapes e da Lagoa Olho D'Água
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Orientador : DIJANAH COTA MACHADO
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MEMBROS DA BANCA :
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DIJANAH COTA MACHADO
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GESILDA FLORENÇO DAS NEVES
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OTACILIO ANTUNES SANTANA
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Data: 30/05/2025
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A descrição das espécies e a conscientização sobre os ecossistemas locais são fundamentais para a preservação ambiental e para a construção de uma sociedade mais sustentável. Este trabalho propõe a elaboração de um Guia Ilustrado dos Ecossistemas do Monte dos Guararapes e da Lagoa Olho D'Água, desenvolvido com a participação ativa dos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Vereador Antônio Januário, situada no município de Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco. O produto educacional tem como objetivo principal sensibilizar os estudantes sobre a biodiversidade dos ambientes naturais do Monte dos Guararapes e da Lagoa Olho d’Água. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e o ODS 15 (Vida Terrestre), que enfatizam a conservação da biodiversidade e a proteção dos ecossistemas. A construção do produto educacional foi estruturada em três fases: 1) Fase teórica, 2) Aula de campo, e 3) Produção do guia ilustrado. Na fase inicial, foi aplicado um questionário diagnóstico para avaliar o conhecimento prévio dos estudantes sobre os ecossistemas locais. A partir dos resultados, foram ministradas aulas interdisciplinares nas disciplinas de História, Ciências e Geografia, com foco na preservação ambiental dos locais estudados, preparando os estudantes para a aula de campo. Durante a atividade em campo, os estudantes tiveram a oportunidade de imergir nos ecossistemas do Monte dos Guararapes e da Lagoa Olho d’Água, identificando e documentando espécies da fauna e flora desses ambientes. Após a aula de campo, os estudantes participaram da produção do guia ilustrado, no qual ilustraram e descreveram as espécies observadas, incluindo informações sobre suas características biológicas, importância ecológica e status de conservação. O guia, além de ser um produto educativo, serve como uma ferramenta colaborativa e didática, ficando disponível no acervo escolar para futuros usos pedagógicos. Após a finalização da produção do guia, o questionário diagnóstico foi reaplicado para avaliar a evolução do entendimento dos estudantes sobre a importância da preservação ambiental. O produto educacional foi validado entre pares conforme os critérios da CAPES (Aderência, Impacto, Aplicabilidade, Inovação e Complexidade), possibilitando a avaliação da eficácia do produto em promover uma maior sensibilização ambiental entre os estudantes. Este trabalho contribui significativamente para a formação de uma percepção crítica sobre a preservação ambiental, incentivando os estudantes a se tornarem agentes ativos na proteção dos ecossistemas e alinhados aos ODS, promovendo a sustentabilidade local e global.
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A descrição das espécies e a conscientização sobre os ecossistemas locais são fundamentais para a preservação ambiental e para a construção de uma sociedade mais sustentável. Este trabalho propõe a elaboração de um Guia Ilustrado dos Ecossistemas do Monte dos Guararapes e da Lagoa Olho D'Água, desenvolvido com a participação ativa dos estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Vereador Antônio Januário, situada no município de Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco. O produto educacional tem como objetivo principal sensibilizar os estudantes sobre a biodiversidade dos ambientes naturais do Monte dos Guararapes e da Lagoa Olho d’Água. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima) e o ODS 15 (Vida Terrestre), que enfatizam a conservação da biodiversidade e a proteção dos ecossistemas. A construção do produto educacional foi estruturada em três fases: 1) Fase teórica, 2) Aula de campo, e 3) Produção do guia ilustrado. Na fase inicial, foi aplicado um questionário diagnóstico para avaliar o conhecimento prévio dos estudantes sobre os ecossistemas locais. A partir dos resultados, foram ministradas aulas interdisciplinares nas disciplinas de História, Ciências e Geografia, com foco na preservação ambiental dos locais estudados, preparando os estudantes para a aula de campo. Durante a atividade em campo, os estudantes terão a oportunidade de imergir nos ecossistemas do Monte dos Guararapes e da Lagoa Olho d’Água, identificando e documentando espécies da fauna e flora desses ambientes. Após a aula de campo, os estudantes participarão da produção do guia ilustrado, no qual ilustrarão e descreverão as espécies observadas, incluindo informações sobre suas características biológicas, importância ecológica e status de conservação. O guia, além de ser um produto educativo, serve como uma ferramenta colaborativa e didática, ficando disponível no acervo escolar para futuros usos pedagógicos. Após a finalização da produção do guia, o questionário diagnóstico será reaplicado para avaliar a evolução do entendimento dos estudantes sobre a importância da preservação ambiental. O produto educacional será validado entre pares conforme os critérios da CAPES (Aderência, Impacto, Aplicabilidade, Inovação e Complexidade), possibilitando a avaliação da eficácia do produto em promover uma maior sensibilização ambiental entre os estudantes. Este trabalho contribui significativamente para a formação de uma percepção crítica sobre a preservação ambiental, incentivando os estudantes a se tornarem agentes ativos na proteção dos ecossistemas e alinhados aos ODS, promovendo a sustentabilidade local e global.
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WASHINGTON RIBEIRO DE ALMEIDA FILHO
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CARTILHA GEOAMBIENTAL DIGITAL INTERATIVA COMO INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL: “EXPLORANDO O RIO CAPIBARIBE - APRENDER, DIAGNOSTICAR E PRESERVAR”
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Orientador : THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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MAYARA LOPES DE FREITAS LIMA
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OTACILIO ANTUNES SANTANA
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THAIS EMANUELLE MONTEIRO DOS SANTOS SOUZA
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Data: 04/06/2025
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A Bacia do Rio Capibaribe, situada em Pernambuco, é uma das mais relevantes do Nordeste brasileiro. Com cerca de 240 km de extensão, o Rio Capibaribe nasce na Serra de Jacarará e deságua no Oceano Atlântico, em Recife. Neste contexto, objetivou-se elaborar uma cartilha geoambiental digital interativa "Explorando o Rio Capibaribe - Aprender, Diagnosticar e Preservar", como instrumento de sensibilização ambiental, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (ODS 4, 6, 12, 14 e 15). O projeto foi desenvolvido no Colégio Terceiro Milênio, em Limoeiro-PE, com foco nos estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e seus professores. De caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, a pesquisa organizou-se em seis etapas: diagnóstico inicial dos conhecimentos prévios, sensibilização e coleta de percepções, levantamento de dados por meio de pesquisa de campo, criação de materiais educativos, elaboração da cartilha interativa e implementação com avaliação através da coleta de feedback. A validação do trabalho foi feita mediante a aplicação de questionários a alunos e professores, utilizando a escala Likert para alunos e os critérios da CAPES (aderência, impacto, aplicabilidade, inovação e complexidade) para professores, obtendo avaliações satisfatórias. Os resultados indicaram que a cartilha se consolidou como uma ferramenta dinâmica, interativa e eficaz para o aprendizado e a sensibilização ambiental. Destacou-se ainda como uma iniciativa inovadora no contexto escolar, focando na bacia do rio Capibaribe e em seu entorno, especialmente no município de Limoeiro. A cartilha proposta como produto resultante do presente TCP diferencia-se por abranger especificamente a bacia do rio Capibaribe e seu entorno, particularmente no município de Limoeiro.
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A Bacia do Rio Capibaribe, localizada no estado de Pernambuco, é uma das mais importantes da região Nordeste do Brasil. Seu principal curso d'água, o Rio Capibaribe, tem uma extensão de aproximadamente 240 km, nascendo na Serra de Jacarará, na divisa dos municípios de Jataúba e Poção, e desaguando no Oceano Atlântico, na cidade do Recife. Com isso, o objetivo geral foi elaborar uma cartilha geoambiental digital e interativa com o intuito de promover a conscientização e diagnóstico ambiental voltadas para a conservação da bacia do Rio Capibaribe no município de Limoeiro. O projeto será realizado em torno da escola Colégio Terceiro Milênio, localizado em Limoeiro-PE, situada no centro desse município, com foco nos estudantes do ensino fundamental (8º anos e 9º anos) e nos professores como público-alvo. A pesquisa possui caráter exploratório e descritivo, adotando uma abordagem qualitativa. Desse modo, a elaboração da cartilha educativa ocorre em seis etapas: Na primeira etapa (diagnóstico inicial) foram coletados os conhecimentos prévios dos alunos acerca das características geográficas e ambientais da bacia do Capibaribe. Na segunda etapa, será o envolvimento do público-alvo, com reuniões com estudantes e professores para sensibilização e coleta de percepções locais. Na terceira etapa, será o levantamento de Dados com a realização de pesquisas de campo para identificar os principais desafios ambientais. Na quarta etapa, o desenvolvimento do conteúdo: Criação de materiais educativos com foco na conservação sustentável da bacia do Capibaribe. Na quinta etapa, o design interativo com foco na elaboração da cartilha digital com elementos interativos para maior engajamento. E por fim, a implementação e avaliação com a distribuição da cartilha e coleta de feedback para avaliar o impacto na comunidade. A Cartilha Geoambiental Digital Interativa será elaborada com o propósito de ser um material educativo acessível e dinâmico, utilizando uma linguagem clara e objetiva para facilitar a compreensão de estudantes e professores. Ela contará com diversos elementos interativos, como mapas detalhados, gráficos e ilustrações, que permitem explorar informações sobre a Bacia do Rio Capibaribe de forma prática e envolvente.
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AFONSO PAZ DO MONTE NETO
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MAPEAMENTO PARTICIPATIVO: OBSERVATORIO DAS AREAS DE PRESERVACAO PERMANENTE, UMA SEQUENCIA DIDATICA
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Orientador : DIJANAH COTA MACHADO
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MEMBROS DA BANCA :
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DIJANAH COTA MACHADO
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OTACILIO ANTUNES SANTANA
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TALITHA LUCENA DE VASCONCELOS
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Data: 29/07/2025
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O uso inadequado das margens de rios pode levar à degradação ambiental, aumentando o risco de enchentes, erosão e comprometendo a qualidade da água, afetando especialmente as comunidades ribeirinhas. A Lei nº 2.651/2012 protege as Áreas de Preservação Permanente (APPs), que são zonas protegidas ao longo de corpos d'água, encostas e outros ecossistemas sensíveis, visando a conservação e prevenção de danos ambientais. A educação ambiental nas escolas é fundamental para sensibilizar os alunos sobre a importância das APPs, incentivando práticas de preservação e manejo sustentável. Ao integrar esse conhecimento ao currículo escolar, os estudantes aprendem sobre os benefícios das APPs na proteção dos recursos naturais, prevenção de desastres ambientais e melhoria da qualidade de vida das comunidades. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma sequência didática que auxilie o professor a aplicar o uso de geotecnologias, como o MyMaps, com o intuito de estimular práticas sustentáveis e o protagonismo juvenil, permitindo que os alunos apliquem o conhecimento adquirido em uma disciplina eletiva de ensino médio, com duração de vinte aulas. Com o uso do mapeamento colaborativo, o produto educacional foi desenvolvido com auxílio de estudantes do ensino médio de uma instituição pública de ensino do Estado de Pernambuco, ministrado como uma disciplina eletiva. Assim os estudantes puderam compreender, de forma interativa, os impactos ambientais resultantes do uso inadequado do solo, aproximando-os da realidade das comunidades ribeirinhas locais e envolvendo-os na construção do conhecimento.
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O estudo aborda a importância da preservação ambiental, destacando as Áreas de Preservação Permanente (APPs) como mecanismos essenciais para a conservação dos recursos hídricos, proteção da biodiversidade e mitigação de impactos ambientais causados pela ação antrópica. Baseado no Código Florestal Brasileiro, o trabalho detalha as funções das APPs, que incluem a estabilização do solo, controle de erosão e fornecimento de habitats para diversas espécies, além de proteger corpos d’água contra degradações como o assoreamento. Enfatiza-se o papel das matas ciliares como barreiras naturais contra poluição e deslizamento, ressaltando sua relevância no equilíbrio ecológico. A análise também aborda a crise hídrica potencial, derivada do uso desordenado dos recursos, e destaca a educação ambiental como estratégia transformadora, capacitando jovens para compreenderem e enfrentarem desafios socioambientais. Por meio de uma disciplina eletiva, estudantes do ensino médio desenvolveram um mapa colaborativo utilizando geotecnologias, promovendo a identificação e preservação de APPs no município do Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. A metodologia incluiu aulas expositivas e práticas, englobando a utilização de ferramentas como My Maps e Google Earth, e discutiu temas como cartografia, biomas, mudanças climáticas e sustentabilidade. A iniciativa demonstrou o potencial educativo de tecnologias digitais na conscientização ambiental, fomentando o protagonismo estudantil e a integração de práticas sustentáveis. Conclui-se que, além da legislação, é fundamental engajar a sociedade, especialmente os jovens, em ações educativas que reforcem a preservação ambiental e assegurem recursos naturais para as futuras gerações.
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CARLOS ROBERTO LOPES DA SILVA JUNIOR
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MATEMATICA PARA UM PLANETA UMIDO: Monitoramento de um pluviometro sustentavel em ambiente escolar por meio da utilizacao de aplicativo de codigo aberto.
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Orientador : ADRIANE PEREIRA WANDENESS
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MEMBROS DA BANCA :
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ADRIANE PEREIRA WANDENESS
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BENNY FERREIRA DE OLIVEIRA
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OTACILIO ANTUNES SANTANA
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Data: 13/08/2025
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Este trabalho apresenta o desenvolvimento do aplicativo educacional AQUAPLUV como produto técnico-tecnológico voltado ao monitoramento de dados pluviométricos em ambiente escolar. A proposta visa integrar o ensino de estatística à educação ambiental, promovendo uma abordagem interdisciplinar que articula matemática, ciências e tecnologia. O estudo foi motivado pelos desafios relacionados à escassez hídrica e à necessidade de conscientização ambiental no contexto escolar. A metodologia adotada incluiu a construção de pluviômetros sustentáveis com materiais recicláveis, o planejamento e a aplicação de uma sequência didática prática e a participação ativa dos alunos no desenvolvimento do aplicativo. Os dados coletados ao longo de um semestre letivo foram analisados com base em medidas de tendência central, utilizando o aplicativo como ferramenta de registro e interpretação gráfica das informações. Os resultados evidenciaram que o uso do AQUAPLUV favoreceu o aprendizado significativo, o engajamento estudantil e o desenvolvimento de habilidades analíticas, digitais e socioambientais. A proposta demonstrou o potencial das tecnologias educacionais na promoção de uma educação mais contextualizada, crítica e sustentável.
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Este trabalho apresenta o desenvolvimento do aplicativo educacional AQUAPLUV como produto técnico-tecnológico voltado ao monitoramento de dados pluviométricos em ambiente escolar. A proposta visa integrar o ensino de estatística à educação ambiental, promovendo uma abordagem interdisciplinar que articula matemática, ciências e tecnologia. O estudo foi motivado pelos desafios relacionados à escassez hídrica e à necessidade de conscientização ambiental no contexto escolar. A metodologia adotada incluiu a construção de pluviômetros sustentáveis com materiais recicláveis, o planejamento e a aplicação de uma sequência didática prática e a participação ativa dos alunos no desenvolvimento do aplicativo. Os dados coletados ao longo de um semestre letivo foram analisados com base em medidas de tendência central, utilizando o aplicativo como ferramenta de registro e interpretação gráfica das informações. Os resultados evidenciaram que o uso do AQUAPLUV favoreceu o aprendizado significativo, o engajamento estudantil e o desenvolvimento de habilidades analíticas, digitais e socioambientais. A proposta demonstrou o potencial das tecnologias educacionais na promoção de uma educação mais contextualizada, crítica e sustentável.
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LEOMAR BASILIO BARRETO DE LIMA
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CARTILHA DIGITAL COMO FERRAMENTA DE EDUCACAO AMBIENTAL: sensibilizar e agir sobre os impactos ambientais do rio Ipojuca/PE
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Orientador : VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANTÔNIO HÉLTON VASCONCELOS DOS SANTOS
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HELOTONIO CARVALHO
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VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA
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Data: 26/08/2025
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O rio Ipojuca, um dos principais cursos d’água de Pernambuco, enfrenta graves problemas ambientais causados pelo despejo de esgoto doméstico, resíduos industriais e uso indiscriminado de agrotóxicos. Esse cenário compromete a biodiversidade, a saúde pública e a qualidade de vida das comunidades ribeirinhas. Diante disso, este estudo teve como objetivo desenvolver e implementar uma cartilha digital interativa como ferramenta de educação ambiental voltada para estudantes da Educação Básica, com foco na sensibilização e na promoção de práticas sustentáveis relacionadas à poluição do rio Ipojuca. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa-ação com abordagem qualitativa, envolvendo estudantes do Ensino Fundamental II e Novo Ensino Médio do SESI Escada (PE) em todas as etapas de elaboração do produto, desde o levantamento teórico, análise ambiental, criação do layout, até a socialização do material. A cartilha incorporou elementos interativos, como quizzes, vídeos, imagens e propostas de atividades práticas, com o intuito de potencializar o aprendizado e engajar a comunidade escolar. A validação por professores da Educação Básica evidenciou aceitação unânime quanto à clareza, aplicabilidade e relevância pedagógica do material, destacando sua viabilidade para replicação em diferentes contextos. Conclui-se que a cartilha digital se configura como uma ferramenta eficaz para fortalecer a educação ambiental, promovendo a conscientização, o protagonismo estudantil e ações coletivas em prol da conservação dos recursos hídricos e da sustentabilidade local.
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O rio Ipojuca, um dos principais cursos d'água de Pernambuco, enfrentou graves problemas ambientais devido à intensa atividade industrial, agrícola e urbana ao longo de suas margens, que resultaram em elevados níveis de poluição e sérias implicações para a biodiversidade e saúde pública. O projeto visa desenvolver uma cartilha digital interativa como ferramenta de educação ambiental para promover a sensibilização sobre a poluição do rio e práticas sustentáveis. O público-alvo inclui estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Escola SESI em Escada, Pernambuco, buscando sensibilizá-los para a importância da conservação da água. A metodologia inclui a criação de conteúdo acessível, utilizando recursos como quizzes, vídeos e atividades práticas, para facilitar o entendimento e estimular o engajamento da comunidade escolar. Além disso, os estudantes participarão de atividades de campo e análises diretas dos agentes poluentes no rio, enriquecendo seu aprendizado sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente. A cartilha também se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovendo ações locais que valorizam a conservação ambiental. Ao final, espera-se que o projeto de atuação não apenas informe, mas fomente ações práticas, como campanhas de limpeza e programas de sensibilização que envolvam a comunidade e reforcem a importância de práticas ambientais sustentáveis para a conservação dos ecossistemas aquáticos.
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RAFAEL ALISSON ARRUDA SILVA
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SEQUENCIA DIDATICA PARA O ENSINO DE QUIMICA AMBIENTAL: UTILIZANDO O PROCESSO DE COMPOSTAGEM COMO FERRAMENTA PEDAGOGICA
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Orientador : PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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JESSIKA FERNANDA FERREIRA RIBEIRO
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PAULO EUZEBIO CABRAL FILHO
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VALÉRIA SANDRA DE OLIVEIRA COSTA
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Data: 28/08/2025
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O crescimento populacional e econômico impulsiona a produção alimentar, com o Brasil sendo um grande produtor global. Contudo, há um elevado desperdício de alimentos, essa problemática reforça a necessidade de soluções eficazes para o lixo orgânico. Nesse cenário, a compostagem, um processo natural e econômico de reciclagem da matéria orgânica, surge como uma alternativa viável e sustentável para o manejo desses resíduos, reduzindo o volume enviado a aterros sanitários e mitigando a emissão de gases de efeito estufa, como o metano. Dentro desse contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma Sequência Didática (SD), como ferramenta no ensino de Química Ambiental, que permita a criação e utilização da compostagem por estudantes do Ensino Médio. Durante o processo, resíduos pré-compostados são misturados e colocados em leiras ou caixas, com a presença de oxigênio acelerando a decomposição biológica. A SD proposta consiste em 10 aulas, abordando desde conceitos básicos da compostagem e o papel dos microrganismos, até as reações químicas envolvidas, impacto ambiental, e a prática da montagem e acompanhamento de uma composteira na escola. O estudo, de natureza qualitativa, envolveu 20 estudantes do 2º ano do Ensino Médio e utilizou uma SD e um questionário semiestruturado para avaliar o conhecimento prévio e o aprendizado adquirido, bem como a motivação dos alunos. Os resultados indicam um baixo conhecimento inicial sobre compostagem, mas um alto engajamento e motivação dos alunos com a abordagem prática e experimental. A Aplicação da SD mostrou-se eficiente no processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar nas aulas de Química Ambiental. Essa abordagem permitiu uma integração eficaz de conceitos e habilidades.
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O crescimento populacional e econômico impulsiona a produção alimentar, com o Brasil sendo um grande produtor global. Contudo, há um elevado desperdício de alimentos, essa problemática reforça a necessidade de soluções eficazes para o lixo orgânico. Nesse cenário, a compostagem, um processo natural e econômico de reciclagem da matéria orgânica, surge como uma alternativa viável e sustentável para o manejo desses resíduos, reduzindo o volume enviado a aterros sanitários e mitigando a emissão de gases de efeito estufa, como o metano. Dentro desse contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma sequência didática (SD), como ferramenta no ensino de Química Ambiental, que permita a criação e utilização da compostagem por estudantes do Ensino Médio. Durante o processo, resíduos pré-compostados são misturados e colocados em leiras ou caixas, com a presença de oxigênio acelerando a decomposição biológica. A sequência didática proposta consiste em 10 aulas, abordando desde conceitos básicos da compostagem e o papel dos microrganismos, até as reações químicas envolvidas, impacto ambiental, e a prática da montagem e acompanhamento de uma composteira na escola. O estudo, de natureza quali-quantitativa, envolveu 20 estudantes do 2º ano do Ensino Médio e utilizou uma SD e um questionário semiestruturado para avaliar o conhecimento prévio e o aprendizado adquirido, bem como a motivação dos alunos. Os resultados preliminares indicam um baixo conhecimento inicial sobre compostagem, mas um alto engajamento e motivação dos alunos com a abordagem prática e experimental.
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MARIA FLACINETE SANTOS DUARTE
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PROPOSTA NORMATIVA E PEDAGOGICA PARA PREVENCAO DE PASSIVOS AMBIENTAIS NO MUNICIPIO DE OLINDA: LICOES DA FABRICA FOSFORITA OLINDA S.A.
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Orientador : ALINEAUREA FLORENTINO SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALINEAUREA FLORENTINO SILVA
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BRUNO SEVERO GOMES
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CLEONILDE MARIA DO NASCIMENTO
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LUCIVANIO JATOBA DE OLIVEIRA
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Data: 05/09/2025
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Este trabalho analisa criticamente os impactos socioambientais causados pela fábrica Fosforita Olinda S.A. (FASA) no bairro de Peixinhos, Olinda (PE). Embora economicamente relevante entre as décadas de 1950 e 1970, a atividade industrial degradou aproximadamente quatro quilômetros quadrados de área urbana, sem estudos de impacto ambiental ou ações de recuperação na época. A pesquisa, com abordagem interdisciplinar (ambiental, sociológica e jurídica), destaca a invisibilidade política e institucional do legado da FASA, que resultou no apagamento da sua história e da sua importância para o desenvolvimento agroindustrial do país, tanto nos registros oficiais quanto na memória coletiva da população de Olinda. Diante disso, o estudo propõe o resgate dessa história como um instrumento de justiça ambiental e social, buscando a mitigação dos danos ambientais. Para tal, defende a aplicação do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) como ferramenta estratégica para a reabilitação ecológica da área afetada, alinhado a diretrizes legais e técnicas. Além disso, enfatiza a responsabilidade do município de Olinda na criação de políticas públicas sustentáveis que promovam o desenvolvimento urbano com justiça ambiental. Como produto técnico, sugere-se a elaboração de uma cartilha educativa e histórica sobre a FASA, seus impactos e legados, a ser incluída nos currículos das escolas públicas municipais de Olinda. O objetivo é fomentar o conhecimento das novas gerações sobre o território e seus processos históricos, promovendo a apropriação da identidade local e o engajamento na defesa do meio ambiente. Ao integrar memória, reparação, educação e gestão ambiental, o trabalho contribui para o debate sobre sustentabilidade urbana, em especial o ODS 15 (recuperação de ecossistemas terrestres), oferecendo subsídios para a reconstrução ambiental e a justiça histórica em contextos urbanos com passivos ambientais industriais.
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Este trabalho analisa criticamente os impactos socioambientais causados pela fábrica Fosforita Olinda S.A. (FASA) no bairro de Peixinhos, Olinda (PE). Embora economicamente relevante entre as décadas de 1950 e 1970, a atividade industrial degradou aproximadamente quatro quilômetros quadrados de área urbana, sem estudos de impacto ambiental ou ações de recuperação na época. A pesquisa, com abordagem interdisciplinar (ambiental, sociológica e jurídica), destaca a invisibilidade política e institucional do legado da FASA, que resultou no apagamento da sua história e da sua importância para o desenvolvimento agroindustrial do país, tanto nos registros oficiais quanto na memória coletiva da população de Olinda.
Diante disso, o estudo propõe o resgate dessa história como um instrumento de justiça ambiental e social, buscando a mitigação dos danos ambientais. Para tal, defende a aplicação do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) como ferramenta estratégica para a reabilitação ecológica da área afetada, alinhado a diretrizes legais e técnicas. Além disso, enfatiza a responsabilidade do município de Olinda na criação de políticas públicas sustentáveis que promovam o desenvolvimento urbano com justiça ambiental.
Como produto técnico, sugere-se a elaboração de uma cartilha educativa e histórica sobre a FASA, seus impactos e legados, a ser incluída nos currículos das escolas públicas municipais de Olinda. O objetivo é fomentar o conhecimento das novas gerações sobre o território e seus processos históricos, promovendo a apropriação da identidade local e o engajamento na defesa do meio ambiente. Ao integrar memória, reparação, educação e gestão ambiental, o trabalho contribui para o debate sobre sustentabilidade urbana, em especial o ODS 15 (recuperação de ecossistemas terrestres), oferecendo subsídios para a reconstrução ambiental e a justiça histórica em contextos urbanos com passivos ambientais industriais.
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JOSÉ TARCISIO PEREIRA MAGALHÃES
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CRIACAO DE UM GLOSSARIO MULTIMIDIA EM LIBRAS PARA O ENSINO TECNICO DE LOGISTICA: UM CAMINHO PARA A DEMOCRATIZACAO E ACESSIBILIDADE EM IGARASSU
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Orientador : HELOTONIO CARVALHO
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MEMBROS DA BANCA :
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HELOTONIO CARVALHO
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HELTON ROGER DA SILVA
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LUIZ GUIMARAES RIBEIRO NETO
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OTACILIO ANTUNES SANTANA
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Data: 10/09/2025
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Este trabalho surgiu a partir das observações das dificuldades enfrentadas por estudantes surdos em um curso técnico em logística, especialmente na compreensão de termos técnicos que não possuem tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Percebeu-se que a ausência de uma linguagem acessível representa uma barreira comunicacional, dificultando o acesso pleno ao conhecimento. Baseado na Lei 14.191/2021, que promove a educação bilíngue para surdos, o trabalho visa desenvolver um glossário multimídia de termos logísticos com definições e traduções para Libras, alinhando-se aos objetivos de inclusão educacional e acessibilidade, previstos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 10. Além da criação do glossário, incluiu-se atividades com estudantes surdos de escolas específicas, promovendo a troca de conhecimentos entre os estudantes do curso de logística e os estudantes dessas instituições. Essas interações permitem identificar e superar barreiras comunicacionais, testando a aceitação das traduções para Libras, pela comunidade surda. Além disso, o trabalho busca criar um ambiente colaborativo e inclusivo, onde os estudantes surdos desempenham um papel ativo no processo educativo, ajudando a construir materiais didáticos acessíveis e inclusivos, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, contribui para um ensino mais inclusivo e democrático, focado na igualdade de oportunidades para todos os estudantes, independentemente de suas capacidades auditivas.
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Este trabalho surgiu a partir das observações das dificuldades enfrentadas por estudantes surdos em um curso técnico em logística, especialmente na compreensão de termos técnicos que não possuem tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Percebeu-se que a ausência de uma linguagem acessível representa uma barreira comunicacional, dificultando o acesso pleno ao conhecimento. Baseado na Lei 14.191/2021, que promove a educação bilíngue para surdos, o trabalho visa desenvolver um glossário multimídia de termos logísticos com definições e traduções para Libras, alinhando-se aos objetivos de inclusão educacional e acessibilidade, previstos nos ODS 4 e 10. Além da criação do glossário, incluiu-se atividades com estudantes surdos de escolas específicas, promovendo a troca de conhecimentos entre os estudantes do curso de logística e os estudantes dessas instituições. Essas interações permitem identificar e superar barreiras comunicacionais, testando a aceitação das traduções para Libras, pela comunidade surda. Além disso, o trabalho busca criar um ambiente colaborativo e inclusivo, onde os estudantes surdos desempenham um papel ativo no processo educativo, ajudando a construir materiais didáticos acessíveis e inclusivos, conforme preconiza a BNCC. Dessa forma, contribui para um ensino mais inclusivo e democrático, focado na igualdade de oportunidades para todos os estudantes, independentemente de suas capacidades auditivas.
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WAGNER RAMOS DE AMORIM
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CARTILHA ECOPEDAGÓGICA DA RESERVA COVA DE ONÇA: uma proposta didática para a educação ambiental
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Orientador : LAURA MESQUITA PAIVA
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MEMBROS DA BANCA :
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LAURA MESQUITA PAIVA
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LUCIVANIO JATOBA DE OLIVEIRA
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ROXANA CARDOSO BARRETO
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Data: 04/12/2025
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A reserva ecológica Cova de Onça, situada na zona rural do município de Jaboatão dos Guararapes, no bairro do Curado III, com 569,69 hectares, encontra-se em região de urbanização desordenada e sua escolha como área de estudo se deve à significativa redução da cobertura vegetal. O objetivo desta pesquisa foi a elaboração da cartilha: Pé na trilha olho na Mata, Explorando a Cova de Onça, direcionada à prática de ensino em unidades escolares próximas à reserva, para a conscientização conservacionista da população local, através do uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Além disso, foram enumerados os potenciais problemas causadores da destruição da cobertura florestal. O produto tecnológico e pedagógico está diretamente relacionado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e aos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) previstos pela agenda 2030 das Nações Unidas (ONU), com destaque ao fornecimento de água potável e saneamento e desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis, ações contra a mudanças global do clima e da vida terrestre. A cartilha está alinhada ao Projeto Estruturante N° 03, referindo-se, a Comunidades, Saúde e Ambiente, premissas fundamentais construídas ao longo dessa cartilha, enquadrando-se diretamente na corrente de educação ambiental: Conservacionista/Recursista, quando compactua dos princípios da conservação dos inúmeros recursos da natureza em qualidade e quantidade. O trabalho incluiu amplo diálogo com a população local através dos alunos como agente replicadores da iniciativa e esclarecimento sobre a manutenção dos recursos naturais e serviços ecossistêmicos. A cartilha indica alternativas para atenuar os efeitos antrópicos, incluindo o plantio de mudas nativas, descarte adequado do lixo, e cumprimento da legislação ambiental municipal, com o propósito de promover a educação ambiental para o desenvolvimento sustentável da área. O Produto Técnico e Tecnológico, a cartilha digital, foi validada por docentes da Unidade de ensino, Iraci Rodovalho, mediante formulário que se baseou nos critérios de avaliação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Levando-se em consideração as respostas apresentadas, o produto educacional obteve uma avaliação satisfatória. Por conseguinte, tal recurso de ensino-aprendizagem se mostrou um instrumento eficiente para o Ensino Fundamental II, no que se refere à Educação Ambiental.
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A reserva ecológica Cova de Onça situada na zona rural do município de Jaboatão dos Guararapes, no bairro do Curado III. Com aproximadamente, 569,69 hectares de reserva. Localizada numa região desordenadamente urbanizada e ainda em processo de expansão por diferentes motivos sociais. Apresenta inúmeros problemas em potenciais que estão gradativamente reduzindo sua cobertura vegetal. Assim, o referido projeto de Qualificação, tem como objetivo, construir por meio de uma cartilha uma consciência conservacionista direcionada a prática de ensino, para com os alunos das unidades escolares que margeiam a reserva de Cova de Onça, se apropriando de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC´s), dentro de sala de aula como ferramentas que fomentem a aquisição de práticas que remetam a conservação da Mata Atlântica ali existente. Enumerando os problemas em potenciais, que estão gradativamente reduzindo sua cobertura florestal.
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ANDREZA KELLY SIMOES TORREAO
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Curso de Formação Profissional para Professores da Educação Básica: Aplicação do Arduino para Monitoramento do CO2
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Orientador : OTACILIO ANTUNES SANTANA
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MEMBROS DA BANCA :
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OTACILIO ANTUNES SANTANA
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DIJANAH COTA MACHADO
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JANILSON JOSE DA SILVA JUNIOR
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Data: 09/12/2025
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O Trabalho de Conclusão Profissional (TCP), aqui apresentado, visa atender demandas da Base Nacional Comum Curricular e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com a sistematização de um curso de formação profissional para professores da educação básica, sintetizado em um livro (e-book), a partir de uma temática transversal que é o papel dos gases de efeito estufa para as mudanças climáticas locais. Os objetivos específicos deste TCP foram: a) Construir um Curso de Formação Profissional para professores da educação básica que os ensine a aplicar no contexto escolar a coleta e análise de um dado ambiental (no caso a concentração de CO2) através do uso do Arduino e um sensor acoplado (ENS160), b) Mobilizar professores para o Curso e realiza-lo com o intuito de receber feedbacks e avaliações que poderão ser inseridos no formato e conteúdo do Curso em outras edições, c) Sistematizar o Curso em um livro para que os professores possam aplicar e multiplicar em seus ambientes de laboro, d) Avaliar todo o processo de construção do Curso, da mobilização dos professores, e do e-book. Todos os objetivos propostos para este Trabalho de Conclusão Profissional foram atingidos com sucesso. O Curso de Formação Profissional para professores da educação básica que os ensine a aplicar no contexto escolar a coleta e análise de um dado ambiental (no caso a concentração de CO2) através do uso do Arduino e um sensor acoplado foi concebido e executado: “Robótica em Projetos Ambientais com Arduíno Uno para Professores”. Os professores se mobilizaram para o curso e geraram um compilado de feedbacks e avaliações que serão inseridos no formato e conteúdo do Curso em outras edições. A sistematização do Curso em um livro é uma ferramenta que vem a responder as demandas instigadas pela Base Nacional Comum Curricular e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
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O Trabalho de Conclusão Profissional (TCP), aqui apresentado, visa atender demandas da Base Nacional Comum Curricular e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com a sistematização de um curso de formação profissional para professores da educação básica, sintetizado em um livro (e-book), a partir de uma temática transversal que é o papel dos gases de efeito estufa para as mudanças climáticas locais. Os objetivos específicos deste TCP foram: a) Construir um Curso de Formação Profissional para professores da educação básica que os ensine a aplicar no contexto escolar a coleta e análise de um dado ambiental (no caso a concentração de CO2) através do uso do Arduino e um sensor acoplado (ENS160), b) Mobilizar professores para o Curso e realiza-lo com o intuito de receber feedbacks e avaliações que poderão ser inseridos no formato e conteúdo do Curso em outras edições, c) Sistematizar o Curso em um livro para que os professores possam aplicar e multiplicar em seus ambientes de laboro, d) Avaliar todo o processo de construção do Curso, da mobilização dos professores, e do e-book. Todos os objetivos propostos para este Trabalho de Conclusão Profissional foram atingidos com sucesso. O Curso de Formação Profissional para professores da educação básica que os ensine a aplicar no contexto escolar a coleta e análise de um dado ambiental (no caso a concentração de CO2) através do uso do Arduino e um sensor acoplado foi concebido e executado: “Robótica em Projetos Ambientais com Arduíno Uno para Professores”. Os professores se mobilizaram para o curso e geraram um compilado de feedbacks e avaliações que serão inseridos no formato e conteúdo do Curso em outras edições. A sistematização do Curso em um livro é uma ferramenta que vem a responder as demandas instigadas pela Base Nacional Comum Curricular e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
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