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Dissertações |
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GUSTAVO HENRIQUE DE LIMA
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O ENSINO DE HISTÓRIA ENTRE CONSENSOS E DISSENSOS: RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE E CURRÍCULO RIZOMÁTICO
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Orientador : ELETA DE CARVALHO FREIRE
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MEMBROS DA BANCA :
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ELETA DE CARVALHO FREIRE
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ROSEANE MARIA DE AMORIM
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TATIANA CRISTINA DOS SANTOS DE ARAUJO
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Data: 19/02/2025
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Esta pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre a formação inicial e continuada de professores de História e a vivência de um currículo rizomático. Esses elementos constituem o cenário da pesquisa que tem como objetivo geral compreender a relação entre a formação continuada de professores e professoras e a vivência de um currículo rizomático no ensino de história. Especificamente objetivamos: (a) discutir a respeito da formação inicial e continuada de professores e professoras, notadamente, de docentes da disciplina de história; (b) discorrer sobre as teorizações curriculares em meio às quais se foram formulando as concepções de currículo presentes no cotidiano escolar, com vistas a conceptualizar um currículo rizomático; (c) elaborar uma proposta de formação continuada para professores e professoras de história do ensino fundamental anos finais. A investigação busca responder à seguinte questão: de que forma se dá a relação entre a formação continuada de professores e professoras e a vivência de um currículo rizomático no ensino de História na Educação Básica? Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica adotada na construção dos principais conceitos da investigação e na elaboração de uma proposta de formação pedagógica para docentes de História. Os resultados apontam a complexidade que envolve a docência e, de modo especial, a docência em História. Refletem a necessidade de construção de saberes próprios ao ensino da disciplina, sobretudo para a vivência de um currículo rizomático que busca enfrentar tensões, consensos, dissensos, contingências, situações imprevisíveis. Apontam a necessidade de formação contínua capaz de responder às transformações sociais, culturais e políticas que atravessam vivência de um currículo rizomático. O produto resultante desta investigação é uma proposta de formação docente apoiada na Lei 11.645/2008 e no Parecer 14/2015 dela decorrente.
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This research has as its object of study the relationship between the initial and continuing education of History teachers and the experience of a rhizomatic curriculum. These elements are part of the research scenario that have as their general objective to understand the relationship between the continuing education of teachers and the experience of a rhizomatic curriculum in the teaching of History. Specifically, we aim to: (a) discuss the initial and continuing education of teachers, notably, of History teachers; (b) disagree on the curricular theories in which the conceptions of curriculum presented in the school routine were formulated, with a view to conceptualizing a rhizomatic curriculum; (c) develop a proposal for continuing education for History teachers in the final years of elementary school. The research aims to answer the following question: how is the relationship between the continuing education of teachers and the experience of a rhizomatic curriculum in the teaching of History in Basic Education? This is a qualitative bibliographic research adopted in the construction of the main concepts of the research and in the elaboration of a proposal for pedagogical training for History teachers. The results point to the complexity involved in teaching and, in particular, teaching in History. They reflect the need to build knowledge specific to teaching the subject, especially for the experience of a rhizomatic curriculum that seeks to face tensions, consensus, dissent, contingencies, and unpredictable situations. They point to the need for continuing education capable of responding to the social, cultural, and political transformations that permeate the experience of a rhizomatic curriculum. The product resulting from this research is a proposal for teacher training supported by Law 11.645/2008 and the Opinion 14/2015 arising therefrom.
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IGOR AMARANTE DA SILVA
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Indígenas em contextos urbanos e o ensino da temática indígena em História na rede pública municipal de ensino no Cabo de Santo Agostinho/PE
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Orientador : EDSON HELY SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDSON HELY SILVA
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ELETA DE CARVALHO FREIRE
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MARIANA ALBUQUERQUE DANTAS
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Data: 20/02/2025
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Este estudo buscou analisar como a temática indígena é abordada no ensino de História da rede pública municipal do Cabo de Santo Agostinho-PE, a partir da Lei nº 11.645/2008 e o Parecer CNE 14/2015, e como dialoga com as identidades indígenas em contextos urbanos. Especificamente, objetivamos: analisar instrumentos orientadores do ensino de História referentes às relações étnico-raciais no município; discutir o racismo, preconceitos e as discriminações contra os povos indígenas na História do Brasil; analisar a presença indígena no Cabo de Santo Agostinho na atualidade; elaborar um material didático com a temática indígena para o ensino de História. Os objetivos foram pensados buscando responder a pergunta como os indígenas, sobretudo em contextos urbanos, são representados no ensino de História na rede pública municipal no Cabo de Santo Agostinho-PE. Para isso, analisamos materiais didáticos sobre a história do município utilizados na atualidade no ensino, documentos estruturando e orientando o ensino de História na rede pública municipal e o censo escolar da referida rede. Realizamos, também, entrevistas e diálogos com professores/as de História, gestores/as, coordenadores/as e responsáveis por indígenas estudantes matriculados/as na rede pública municipal de ensino no Cabo de Santo Agostinho. Além disso, elaboramos um material didático sugerindo abordagens para o ensino da temática indígena nos anos finais do Ensino Fundamental.
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O lugar dos “índios Caetés” na história do município do Cabo se restringe à suposta extinção provocada pelas batalhas contra colonizadores portugueses no século XVI, marco inicial do dito “progresso”. Ou seja, a fundação do município marca o “desaparecimento” das populações indígenas nessa região. Assim é narrado até a atualidade por meio das principais produções literárias sobre o Cabo, pelos livros didáticos escolares e, também, pela população. Consultando o censo escolar municipal realizado pela Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho, verificamos o registro de 30 indígenas estudantes matriculados/as na rede pública em 2022, aumentando para 39 em 2023, entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Desses 39, 11 matriculados/as na mesma escola - informações até então desconhecidas tanto para a gestão escolar quanto para a Secretaria Municipal de Educação. Diante desses dados, questionamos como a história e as identidades indígenas são abordadas no ensino de História no Cabo de Santo Agostinho. Dessa forma, partindo da obrigatoriedade do ensino da história e culturas indígenas no Brasil na Educação Básica, como determinado pela Lei nº 11.645/2008 e pelo Parecer CNE 14/2015, traçamos como objetivo compreender a presença indígena na cidade e como a temática indígena é abordada no ensino de História na rede pública municipal no Cabo de Santo Agostinho-P
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WAGNER DE OLIVEIRA
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O ensino da temática indígena nos anos finais da educação básica pública em Caruaru: discussões a partir da Lei n° 11.645/2008 e o Parecer CNE 14/2015
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Orientador : EDSON HELY SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDSON HELY SILVA
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LUCAS VICTOR SILVA
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ROMULO LUIZ XAVIER DO NASCIMENTO
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Data: 21/02/2025
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A pesquisa discutiu o ensino da temática indígena em Caruaru-PE. Nos últimos, após a aprovação da Lei nº 11.645/2008 e com o Parecer CNE 14/2015, a inserção da temática indígena no ensino vem provocando diversos debates, tanto no campo acadêmico ocorrendo com maior assiduidade quanto na Educação Básica. Os sistemas de ensino, bem como as unidades escolares e os profissionais na Educação foram/são desafiados/as a discutir nas vivências escolares cotidianas a história e as culturas dos povos indígenas. Essa tarefa aparentemente com dificuldades, uma vez existindo um grande desconhecimento por parte da maioria dos/as brasileiros/as em relação aos povos indígenas, predominando imagens e discursos até racistas, estereotipados e constantemente folclorizados. Caruaru é um município relevante no estado de Pernambuco, conhecido como uma capital regional, destacando-se na sub-região Agreste em aspectos econômicos e populacionais. O Censo demográfico de 2022 realizado pelo IBGE, contabilizou 599 indígenas, provavelmente migrando dos territórios de origens com os com os conflitos de terras provocados por invasores e/ou em busca de melhores condições de vida, estando no cotidiano da cidade e consequentemente nos espaços escolares. Portanto, para entender a aplicabilidade da Lei nº 11.645/2008 com o Parecer CNE 14/2015 em Caruaru, realizamos diálogos com pesquisadores/as entrevistas com docentes atuando nos anos finais na Educação Básica para a elaboração desta dissertação. Analisamos também o Plano Municipal de Educação e o Currículo de Caruaru, , o livro didático de História para os anos finais, visando responder às inquietações do estudo. E ainda, buscando aprofundar os conhecimentos sobre os indígenas em Pernambuco, na a elaboração de um Produto Pedagógico para contribuir com o ensino da temática indígena. A efetivação da Lei de 2008 e do Parecer de 2015 corroboram para uma sociedade superando o racismo, preconceitos e desinformações inclusive ao conhecer e respeitar as sociodiversidades indígenas.
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Nos últimos anos, com a aprovação da Lei nº 11.645/2008 e o Parecer CNE n° 14/2015, a inserção da temática indígena no ensino vem provocando diversos debates, tanto no campo acadêmico (onde ocorrem com maior assiduidade) quanto na Educação Básica. Os sistemas de ensino, bem como as unidades escolares e os profissionais na Educação foram/são desafiados(as) a discutir nas vivências cotidianas em salas de aulas a história e as culturas dos povos indígenas. Essa tarefa aparentemente não está sendo fácil, uma vez existindo um enorme desconhecimento por parte da maioria dos(as) brasileiros(as) em relação a esses povos predominando imagens e discursos estereotipados e constantemente folclorizados. Caruaru é um município relevante no estado de Pernambuco, conhecido como uma capital regional, destacando-se na sub-região Agreste em aspectos econômicos e populacionais, contando, segundo Censo demográfico de 2022 realizado pelo IBGE, contabilizando 599 indígenas no município. Contudo, dialogando com os/as pesquisadores/as referências para a elaboração dessa dissertação e os/as professores/as Entrevistados/as, analisando o Plano Municipal de Educação e o Currículo responsáveis por embasarem as vivências escolares, e ainda o livro didático de História utilizado na rede de ensino problematizamos as vivências da temática indígena nos anos finais na Educação Básica pública em Caruaru. A efetivação da Lei de 2008 e do supracitado Parecer corroboram para uma sociedade superando o racismo e inclusiva contribuindo também contra os silenciamentos e invisibilidades dos indígenas.
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JUCIVAN DE ARAUJO
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“EU SOU DA PARAÍBA, É MEU ESSE LUGAR” – HISTÓRIA: CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTE NO 4º E 5º ANO NO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA – PB
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Orientador : PAULO JULIAO DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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PAULO JULIAO DA SILVA
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DIRCEU SALVIANO MARQUES MARROQUIM
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THIAGO NUNES SOARES
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Data: 21/02/2025
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Este trabalho investiga a complexidade do currículo escolar e do ensino de história, com enfoque na realidade da Paraíba, Brasil, contextualizando a sua evolução desde abordagens tecnicistas, até as teorias pós-críticas que valorizam a diversidade cultural e social. A justificativa reside na necessidade de compreender como as políticas educacionais, como a BNCC, moldam o currículo e o ensino, e como a história local pode ser utilizada para promover o engajamento dos alunos e a construção da sua identidade. A pesquisa também aborda a importância da formação de professores e a relação entre o saber científico e o escolar. A metodologia adotada envolveu a análise documental de propostas curriculares, como a BNCC e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba bem como a revisão bibliográfica de obras sobre currículo, ensino de história e formação de professores. Adicionalmente, foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários a professores do ensino fundamental do município de Itaporanga, especificamente do 4º e 5º ano, com o objetivo de analisar as suas práticas e dificuldades no ensino da história da Paraíba. O ensino da história da Paraíba enfrenta a escassez de materiais didáticos e a falta de formação específica dos professores. A aplicação de sequências didáticas é apresentada como uma estratégia para melhorar o ensino da história regional e local. Nesse sentido, espera-se contribuir com as discussões relativas ao ensino de História Local, mais especificamente da Paraíba e do município de Itaporanga.
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Esse é um projeto de pesquisa apresentado ao Mestrado em Ensino de História da Universidade Federal de Pernambuco. Definimos como tema: “eu sou da paraíba, é meu esse lugar” – história regional: currículo e o fazer docente no 4º e 5º ano. A escolha do objeto de estudo tem relação com a nossa inquietação surgida a partir da prática docente no ensino médio, onde observamos que os adolescentes que chegam nessa etapa, pouco ou nenhum interesse tem pela história da Paraíba ou a desconhece totalmente. Na justificativa expomos o levantamento preliminar, realizado a partir da produção historiográfica que trata sobre o assunto, onde constatamos a existência de variadas discussões sobre o ensino de história da Paraíba porém de forma ainda incipiente especialmente no recorte temático o qual estamos propondo trabalhar, poucos são aqueles relacionados as narrativas de professores e professoras que atuam no 4º e 5º ano do Fundamental, suas práticas, metodologias, dificuldades, livros didáticos e uso de material. Buscamos estabelecer diálogo com alguns dos principais autores que discutem conceitos nos campos do ensino de história e, suas implicações interpretativas e objetivas, onde entendemos que este é um campo de disputa e por conseguinte não deve ser pensado apenas como elemento composto de conteúdo, objetivos, metodologia, plano de ensino e avaliação.Sugerimos uma reflexão da LDB concernente ao currículo da educação básica e a relação entre a base comum nacional curricular e o currículo diversificado, entendendo ser este um dos caminhos para incorporação da história da Paraíba nas propostas curriculares do município de Itaporanga.Iremos trabalhar com o documento oficial da secretaria estadual de educação denominado de Proposta Curricular da Paraíba: Educação Infantil e Ensino Fundamental, fazendo uma comparação entre o documento de 2018 e o de 2023.
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LUCIANA XAVIER VIANA
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ROTA DAS REVOLUÇÕES 1817 E 1824: UM PASSEIO HISTÓRICO E SENTIMENTAL PELOS MONUMENTOS, RUAS E PRAÇAS DO CENTRO DO RECIFE
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Orientador : RICARDO PINTO DE MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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ARNALDO MARTIN SZLACHTA JUNIOR
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ISABEL CRISTINA MARTINS GUILLEN
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MARIO RIBEIRO DOS SANTOS
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RICARDO PINTO DE MEDEIROS
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Data: 21/05/2025
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Este trabalho presta-se a apresentar roteiros aos monumentos históricos, igrejas, praças, lugares e espaços em Recife onde os principais acontecimentos que estão relatados no Currículo de Pernambuco direcionados aos conteúdos abordados no segundo ano do ensino médio possam ser conhecidos e frequentados por estudantes de escolas públicas (público do qual trabalho desde 2008), uma vez que, em sua grande maioria, têm esses locais como espaços desconhecidos em nossa cidade. Utilizaremos para isto os conceitos de Lugares de Memória de Pierre Nora, de Memória de Michel Pollak, de Patrimônio Cultural de José Reginaldo Santos Gonçalves, as vivências da Educação Patrimonial de Átila Tolentino, Carmem Gil, da Didática da História com autores como Borries von Bodo, Klauss Bergmann e Jörn Rüsen e do Ensino de História com Professora Flávia Caimi, dentre outros. Evidenciaremos esses lugares buscando trabalhar com a Educação Patrimonial para propiciar uma memória afetiva para os educandos, direcionando-os a uma cidadania cultural, onde o direito à memória esteja presente e vinculado à necessidade de preservação destes locais, identificando sua importância enquanto patrimônio cultural, estando tombado como patrimônio histórico ou na possibilidade de um dia ser. O espaço urbano pode ser um espaço escolar, desde que possamos direcionar o olhar de forma crítica para questionarmos cada canto, cada construção e cada ocupação da cidade. Apresentaremos como produto final um roteiro de aula de campo para os locais onde ocorreram a Insurreição Pernambucana de 1817 e a Confederação do Equador de 1824 com as Cartas de Orientação e folheto explicativo direcionados para esta finalidade.
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Este trabalho presta-se a apresentar roteiros aos monumentos históricos, igrejas, praças, lugares e espaços em Recife onde os principais acontecimentos que estão relatados nos livros didáticos direcionados aos conteúdos abordados no segundo ano do ensino médio, possam ser conhecidos e frequentados por estudantes de escolas públicas uma vez que em sua grande maioria, tem esses locais como espaços desconhecidos em nossa cidade. Como todo olhar apaixonado, iremos evidenciar esses lugares buscando uma memória afetiva dos educandos direcionando-os a uma cidadania cultural, onde o direito à memória esteja presente e vinculada à necessidade de preservação destes locais, identificando sua importância enquanto patrimônio cultural, estando tombado como patrimônio histórico ou na possibilidade de um dia tornar-lo a ser.
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EDGARD RODRIGUES DE LUNA JUNIOR
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O TIKTOK E O LETRAMENTO HISTÓRICO-DIGITAL: UMA PROPOSTA PARA A APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA MEDIADA PELA REDE SOCIAL CHINESA.
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Orientador : JULIANA ALVES DE ANDRADE
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE MENDES SALLES
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CRISTIANA FERREIRA LYRIO XIMENES
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JULIANA ALVES DE ANDRADE
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Data: 28/05/2025
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Estamos inseridos em uma Era Digital, em uma Sociedade em Rede e pertencentes a uma Cibercultura. Diante desse contexto, O TikTok, “a nova mania da internet”, está entre as cinco redes sociais mais usadas no Brasil, com amplo uso entre os jovens brasileiros. A história pública Digital obteve um grande espaço a partir da virada para o novo milênio, trazendo novas possibilidades e problemáticas para a humanidade, como também para a História e o seu ensino. Como historiadores e professores de História, não basta utilizarmos as tecnologias digitais, precisamos utilizar a Rede de forma crítica, reflexiva e emancipatória, suscitando assim uma aprendizagem significativa mas também libertadora das imposições epistemológicas, do negacionismo, do revisionismo infundado e principalmente das fakenews. Sendo assim, faz-se necessário compreender como se ensina história nas redes e mídias sociais, mas sobretudo selecionar e propor caminhos para o desenvolvimento da Consciência Histórica para serem utilizadas pelos professores de História da Educação Básica como possibilidades de sequências didáticas, não estanques, estimulando o Letramento Histórico- digital.
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Estamos inseridos em uma Era Digital, em uma Sociedade em Rede e pertencentes a uma Cibercultura. Diante desse contexto, O TikTok, “a nova mania da internet”, está entre as cinco redes sociais mais usadas no Brasil, com amplo uso entre os jovens brasileiros. A história pública Digital obteve um grande espaço a partir da virada para o novo milênio, trazendo novas possibilidades e problemáticas para a humanidade, como também para a História e o seu ensino. Como historiadores e professores de História, não basta utilizarmos as tecnologias digitais, precisamos utilizar a Rede de forma crítica, reflexiva e emancipatória, suscitando assim uma aprendizagem significativa mas também libertadora das imposições epistemológicas, do negacionismo, do revisionismo infundado e principalmente das fakenews. Sendo assim, faz-se necessário compreender como se ensina história nas redes e mídias sociais, mas sobretudo selecionar e propor caminhos para o desenvolvimento da Consciência Histórica para serem utilizadas pelos professores de História da Educação Básica como possibilidades de sequências didáticas, não estanques, estimulando o Letramento Histórico- digital.
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THIAGO DA SILVA BARBOSA
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UM ESPELHO, UMA CONCHA E UM SACOLÉ DE ÁGUA: CINEMA DE PERNAMBUCO, ENSINO DE HISTÓRIA E A EXPERIÊNCIA DO VER-FAZER.
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Orientador : MARIA THEREZA DIDIER DE MORAES
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA THEREZA DIDIER DE MORAES
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GUSTAVO MANOEL DA SILVA GOMES
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LÚCIA FALCÃO BARBOSA
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AMANDA MANSUR CUSTODIO NOGUEIRA
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Data: 29/05/2025
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Resumo: Este trabalho propõe o cinema produzido em Pernambuco como linguagem que, ao alcance do ensino de História, figura como meio para partilha e criação visual voltada à aprendizagem, delineando temas e cenários presentes em algumas produções da nossa cinematografia para o debate, em sala de aula, de questões do tempo presente (Lohn, 2019). Tem como principal objetivo pensar ações e estratégias para ver e fazer cinema nas aulas de História a partir do cinema de Pernambuco como possibilidade pedagógica de abertura ao sensível e construção de conhecimentos históricos pautados pela experiência, entendida esta a partir do que Larrosa (2022) constrói como um não-conceito. Ao sondar a linguagem do cinema como espaço de partilha de experiências estético-visuais que se dá pelo contato com a cidade, busca compreender de que modo as experiências individuais e coletivas podem fundamentar a construção de saberes sensíveis sobre o espaço urbano, refletindo sobre o nosso lugar e as relações que estabelecemos com ele e os outros, reorganizando política e esteticamente o sistema de divisa daquilo o que é dado a sentir no mundo (Rancière, 2005). Investiga de que maneira o cinema, para além de sua função tradicional, pode configurar-se como espaço inventivo de novas imagens e narrativas históricas (White, 2001) a partir de dois movimentos fundamentais para a prática de um cinema que se aproxime de um ato de criação (Deleuze, 1999): o ver e o fazer. Ver/fazer o espaço urbano como lugar que habitamos, mas também como criação e invenção visual daquilo que imaginamos dele, num processo de feitura e refeitura de imagens que nascem como intervenção criativa no mundo a partir de dispositivos de criação, conceito discutido por Migliorin (2016) como estratégias capazes de ativar o real para a criação de novas imagens no mundo. Partindo do pressuposto de que ver e fazer filmes participam do mesmo processo criativo-imagético que produz espectadores e criadores de cinema (Bergala, 2008), e de que o trabalho com o cinema na escola não pode ser concebido sem a experiência do fazer, a metodologia seguida incluiu uma curadoria que buscou no acervo filmográfico da Cinemateca Pernambucana Jota Soares olhares para a cidade – do Recife e seus arredores – em forma de filmes produzidos pela segunda geração pós retomada do cinema contemporâneo local. Justifica-se este critério de escolha pela aproximação temática de tais obras com algumas questões do nosso tempo, assim como pelos aspectos que comungam entre si e as fazem ser reconhecidas como um conjunto cujas concepções se distanciam do cinema hegemônico produzido no eixo Rio-São Paulo: independência criativa, liberdade produtiva, diversidade estilística, autoralidade, e auto-referencialidade. As obras fílmicas selecionadas compuseram as sessões de exibição com turmas do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Oscar Moura, rede pública do município do Jaboatão dos Guararapes, nos anos de 2023 e 2024, como operação do olhar para desnaturalizar o filme como verdade pronta e acabada sobre uma dada realidade, possível de ser pensado criativamente através do exercício ver-rever-transver (Fresquet, 2020). Essas sessões inspiraram a criação de pequenos filmes realizados por meio de dispositivos exibidos como forma de partilhar visualidades e impressões sensíveis acerca de suas imagens, também como espaço de reflexão a partir de temas transversais/integradores elencados no referencial curricular do município. O trabalho desenvolvido pode sugerir caminhos a serem trilhados onde aprender e ensinar História através do cinema não se reduz à assimilação tecnicista de conhecimentos a serviço de uma educação pautada em transmitir e adquirir habilidades. Ademais, como proposição pedagógica que reúne as discussões e ações aqui desenvolvidas, registra e compartilha em um catálogo digital as atividades vivenciadas na escola como estímulos criativos aos educadores e educadoras de História, um convite à multiplicação e re-invenção dos caminhos do cinema aqui propostos.
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This research explores the cinema produced in Pernambuco as a space of knowledge that enables creative learning in the teaching of History. It investigates how cinema, beyond its traditional function, can be configured as an inventive means for the construction of historical knowledge in the classroom. Its main objective is to propose actions and strategies for watching/making cinema in History classes as a pedagogical possibility of opening up to the sensitive and building historical knowledge based on experience. By exploring the language of cinema as a space for the production of subjectivities, it seeks to understand how individual and collective experiences can support the construction of sensitive knowledge about the urban space, reflecting on our place and the relationships we establish with it. Furthermore, as a result of discussions and theoretical analyses that bring together thinkers from the field of cinema, History and History Teaching, it develops a didactic product that records and shares possible experiences with cinema devices in the educational context.
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SUMARA DE FATIMA FERREIRA DOS SANTOS MARTOS RAMOS
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ENSINO DOS CONHECIMENTOS HISTORICOS NA EDUCACAO INFANTIL: UMA ANALISE DA PROPOSTA CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE
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Orientador : ROSEANE MARIA DE AMORIM
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MEMBROS DA BANCA :
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ELETA DE CARVALHO FREIRE
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ITACYARA VIANA MIRANDA
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ROSEANE MARIA DE AMORIM
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Data: 19/08/2025
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Essa pesquisa analisa a forma como os conhecimentos históricos são trabalhados na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) através do referencial curricular organizado para esta etapa da Educação Básica. Compreendendo que a criança é um ser ativo que produz cultura e conhecimento elaboramos como pergunta principal a seguinte indagação: Quais são os conhecimentos históricos expressos no documento curricular da Educação Infantil na Rede Municipal do Ensino de Recife? O objetivo geral da pesquisa é analisar de que maneira os conhecimentos históricos estão expressos no documento curricular da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino do Recife. Como objetivos específicos temos: a) analisar alguns aspectos referentes à história da Educação Infantil no Brasil; b) Discutir os processos de ensino e aprendizagem dos conhecimentos históricos na Educação Infantil; c) Analisar o currículo da Rede Municipal de Ensino do Recife ao que tange aos conhecimentos históricos na Educação Infantil d) Apresentar como produto uma proposta de sequência didática para ser utilizada por professoras e professores da Educação Infantil da Rede de Ensino do Recife sobre o ensino dos conhecimentos históricos nesta etapa da educação básica. A pesquisa está ancorada numa abordagem qualitativa como sinalizam Minayo (2002) e Franco (2021). Trata-se de uma pesquisa documental, cujos dados serão analisados por meio da análise de conteúdo (Bardin, 1977), tendo como locus o documento/caderno denominado, “Política Curricular da Rede Municipal de Ensino do Recife” (2015) voltado para a Educação Infantil. Como resultado da pesquisa verificamos que a Rede Municipal do Recife propõe para a educação infantil saberes históricos a serem trabalhados com as crianças rompendo com a lógica do trabalho com datas comemorativas.
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Essa pesquisa analisa a forma como os conhecimentos históricos são trabalhados na Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) através do referencial organizado pela mesma voltado para esta etapa da Educação Básica. Compreendendo que a criança é um ser ativo que produz cultura e conhecimento. Sendo assim, elaboramos como pergunta principal a seguinte indagação: Quais são os princípios didáticos relativos aos ensinamentos históricos, os principais saberes e habilidades explorados na educação infantil, conforme a Proposta da Rede Municipal do Recife? O objetivo geral da pesquisa é compreender os princípios didáticos relativos aos ensinamentos históricos, saberes e habilidades explorados na educação infantil, conforme a Proposta da Rede Municipal do Recife. Como objetivos específicos temos: a) Realizar um breve histórico sobre a história da Educação Infantil no Brasil e em Recife; b) Compreender a complexidade do processo de aprendizagem dos conhecimentos históricos na Educação Infantil; c) Analisar o currículo da Rede Municipal de Ensino do Recife ao que tange aos conhecimentos históricos na Educação Infantil; d) Apresentar como produto do curso uma proposta de formação para professores da Educação Infantil da Rede de Ensino do Recife sobre o ensino dos conhecimentos históricos nesta etapa da educação básica. A pesquisa está ancorada numa abordagem qualitativa como sinaliza Minayo (2002) e Franco (2021). É um estudo de cunho bibliográfico documental e de análise de conteúdo (BARDIN, 1977) tendo como locus o documento/caderno denominado, “Política Curricular da Rede Municipal de Ensino do Recife” (2015) voltado para a Educação Infantil, além das contribuições de outros autores e de documentos como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC Educação Infantil (2017), os Referenciais Curriculares Nacionais (1998) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2014). Como resultado parcial da pesquisa verificamos que a Rede Municipal de Recife aponta na proposta voltada para a educação infantil saberes históricos a serem trabalhados com as crianças rompendo com a lógica do trabalho com datas comemorativas.
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JOSE AILTON DOMINGOS SOARES
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A GUERRA DOS CABANOS (1832-1835): INTERESSES E PROTAGONISMOS DE MULHERES, NEGROS E INDIGENAS
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Orientador : ANDREA GIORDANNA ARAUJO DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREA GIORDANNA ARAUJO DA SILVA
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EDSON HELY SILVA
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LIDIA RAFAELA NASCIMENTO DOS SANTOS
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Data: 21/08/2025
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A pesquisa teve por objetivo contribuir para o ensino de História nos anos finais do Ensino Fundamental, através da elaboração de um material didático/caderno temático sobre a Guerra dos Cabanos (1832-1835), com destaque para a participação de indígenas, negros e mulheres. A discussão buscou evidenciar os protagonismos exercidos pelos sujeitos subalternizados durante o conflito e como a historiografia hegemônica não acentuou o reconhecimento desses sujeitos enquanto agentes e sujeitos sociopolíticos no processo no qual estavam inseridos, pensando-os na condição de manipulados pelas elites, “ignorantes, bárbaros e selvagens”. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, utilizando como fontes as obras de Manuel Correia de Andrade (1965), Décio Freitas (1978), Dirceu Lindoso (1982), e Luiz Sávio de Almeida (2008), consideradas referências sobre a temática. Além de Janaína Cardoso de Mello (2015), Marcus Carvalho (2011), Mariana Albuquerque Dantas (2015), Danilo Luiz Marques (2018), entre outros. A pesquisa apoiou-se nos pressupostos teóricos da chamada história vista de baixo, com ênfase nas reflexões de Edward Palmer Thompson (1987). O estudo abordou: a) a contextualização histórica do Período Regencial, evidenciando os principais grupos disputando o poder após a Abdicação do Imperador D. Pedro I, b) a Guerra dos Cabanos, como um conflito social protagonizado por atores sociais subalternizados, indígenas, negros e mulheres, também acentuando a presença do líder popular Vicente Ferreira de Paula, personagem símbolo do movimento cabano e c) o produto didático/caderno temático como uma contribuição para o processo de ensino-aprendizagem de alunos/as, em específico o 8º ano do Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
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The research aimed to contribute to the teaching of History in the final years of Elementary School, through the elaboration of a didactic material/thematic notebook on the Cabanos War (1832-1835), highlighting the participation of indigenous people, black people and women. The discussion sought to highlight the leading roles played by subalternized subjects during the conflict and how the hegemonic historiography did not emphasize the recognition of these subjects as agents and sociopolitical subjects in the process in which they were inserted, considering them as manipulated by the elites, “ignorant, barbaric and savage”. This was a bibliographic and qualitative research, using as sources the works of Manuel Correia de Andrade (1965), Decio Freitas (1978), Dirceu Lindoso (1982), and Luiz Savio de Almeida (2008), considered references on the subject. In addition to Janaina Cardoso de Mello (2015), Marcus Carvalho (2011), Mariana Albuquerque Dantas (2015), Danilo Luiz Marques (2018), among others. The research was based on the theoretical assumptions of the so-called history seen from below, with emphasis on the reflections of Edward Palmer Thompson (1987). The study addressed: a) the historical contextualization of the Regency Period, highlighting the main groups disputing power after the abdication of Emperor D. Pedro I, b) the Cabanos War, as a social conflict led by subalternized social actors, indigenous people, black people and women, also highlighting the presence of the popular leader Vicente Ferreira de Paula, a symbolic character of the cabano movement and c) the didactic product/thematic notebook as a contribution to the teaching-learning process of students, specifically the 8th grade of Elementary School and for Youth and Adult Education (EJA).
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ANA MENDONÇA MARQUES
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EDUCACAO DE GENERO E ENSINO DE HISTORIA: UMA LEITURA CRITICA DAS CANCOES BRASILEIRAS.A.
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Orientador : ANDREA GIORDANNA ARAUJO DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDREA GIORDANNA ARAUJO DA SILVA
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ELETA DE CARVALHO FREIRE
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ELIANE DA CONCEIÇÃO SILVA
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NAYANA RODRIGUES CORDEIRO MARIANO
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Data: 22/08/2025
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A canção, enquanto expressão cultural e histórica, apresenta-se como uma ferramenta potente para o ensino de História e para a promoção da educação de gênero no espaço escolar. A pesquisa tem como objetivo analisar algumas canções brasileiras, observando os estereótipos cisheteronarmativos presentes nas relações de gênero, sendo o estudo uma reflexão, no ensino de história, acerca das formas de dominação e resistência que se relacionam às conquistas dos direitos das mulheres nas legislações entre o final do século XIX até o XXI. A pesquisa documental investigou cinco canções brasileiras e a capa de um disco de vinil, além de relatórios do ECAD (2021–2023) e rankings das plataformas Crowley (2017–2024) e Spotify, evidenciando a permanência da objetificação e subalternização das mulheres na música popular. A revisão bibliográfica priorizou demarcar as categorias sexo, gênero e patriarcado, entendendo a primordialidade de relacioná-las com outros marcadores como classe e raça, apresentando a história das lutas e conquistas de direitos das mulheres no Brasil e como isso se personifica nas canções. Como resultado prático, foram desenvolvidas duas disciplinas eletivas — Mulheres na Música do Brasil e A Música Brasileira Ecoa os Sons da Dominação e da Resistência — voltadas a turmas do Ensino Médio na Escola Técnica José Joaquim da Silva Filho, localizada em Vitória de Santo Antão (PE). A pesquisa destaca o potencial da canção como instrumento pedagógico para a abordagem crítica de questões de gênero, contribuindo para o enfrentamento de preconceitos e para a construção de uma educação mais inclusiva e reflexiva.
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The song, as a cultural and historical expression, presents itself as a powerful tool for History teaching and for promoting gender education within the school environment. This study aims to examine selected Brazilian songs, focusing on the cisheteronormative stereotypes embedded in gender relations. It offers a reflection, within the context of History education, on the forms of domination and resistance associated with the legal achievements of women's rights from the late 19th to the 21st century. The documentary research investigated five Brazilian songs and the cover of a vinyl record, as well as reports from ECAD (2021-2023) and rankings from the platforms Crowley (2017-2024) and Spotify, highlighting the persistent objectification and subordination of women in popular music. The literature review prioritized the categories of sex, gender, and patriarchy, emphasizing the importance of connecting them with other markers such as class and race, while presenting the historical struggles and achievements of women’s rights in Brazil and how these are embodied in song lyrics. As a practical result, two elective courses were developed — Women in Brazilian Music and Brazilian Music Echoes the Sounds of Domination and Resistance — aimed at high school students at Escola Tecnica Jose Joaquim da Silva Filho, located in Vitoria de Santo Antao (PE). This research underscores the potential of songs as pedagogical instruments for critically addressing gender issues, contributing to the fight against prejudice and to the construction of a more inclusive and reflective education.
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CLEBER CAVALCANTI DE MORAES
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Malunguinho, reis das matas de Pernambuco: experiencias no ensino de Historia a partir da religiosidade de matriz afro-indigena
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Orientador : LUIZA NASCIMENTO DOS REIS
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MEMBROS DA BANCA :
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GUSTAVO MANOEL DA SILVA GOMES
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JOSE BENTO ROSA DA SILVA
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LUIZA NASCIMENTO DOS REIS
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Data: 22/08/2025
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Considerando a importância dos estudos sobre os quilombos e quilombolas no Brasil, e sua pouca repercussão no currículo e livros didáticos, essa pesquisa investe nas histórias e memórias do Quilombo do Catucá e dos malunguinhos. A existência desse quilombo, nas primeiras décadas do século XIX, marcou um importante capítulo da resistência afro-indígena em Pernambuco, de modo que sua história e memórias foram preservadas pela jurema sagrada. Assim, buscamos nos terreiros da região metropolitana do Recife, entendidos como espaços de memória, investigar as experiências desses atores sociais atentando para as práticas de culto a reis malunguinhos, através de observação, entrevistas e depoimentos orais. Na perspectiva da História enquanto territórios de disputas e de horizontes de expectativas serão analisados as vivências e experiências da jurema sagrada e também umbanda, ou seja, as comunidades de axé, vistas como espaços de significação e memórias em torno da História do povo negro e dos malunguinhos. Há que se destacar sua importância social e cultural, como foco de resistência das comunidades quilombolas aos padrões socioculturais de branquitude. Ao investigar as narrativas do povo de terreiro busca-se construir narrativas decoloniais em torno dos quilombos, especificamente o Catucá, ao tempo em que se busca desconstruir narrativas eurocentradas. O e-book Malunguinho e as vozes da floresta: memórias do povo de terreiro em Pernambuco é o material didático resultado dessa pesquisa e pode contribuir para o combate ao racismo religioso no ambiente escolar, explorando o potencial das religiosidades afro-indígena no ensino de História.
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Considerando a importância dos estudos sobre os quilombos e quilombolas no Brasil, e sua pouca repercussão no currículo e livros didáticos, essa pesquisa investe nas histórias e memórias do Quilombo do Catucá e dos malunguinhos. A existência desse quilombo, nas primeiras décadas do século XIX, marcou um importante capítulo da resistência afro-indígena em Pernambuco, de modo que sua história e memórias foram preservadas pela jurema sagrada. Assim, buscamos nos terreiros da região metropolitana do Recife, entendidos como espaços de memória, investigar as experiências desses atores sociais atentando para as práticas de culto a reis malunguinhos, através de observação, entrevistas e depoimentos orais. Na perspectiva da História enquanto territórios de disputas e de horizontes de expectativas serão analisados as vivências e experiências da jurema sagrada e também umbanda, ou seja, as comunidades de axé, vistas como espaços de significação e memórias em torno da História do povo negro e dos malunguinhos. Há que se destacar sua importância social e cultural, como foco de resistência das comunidades quilombolas aos padrões socioculturais de branquitude. Ao investigar as narrativas do povo de terreiro busca-se construir narrativas decoloniais em torno dos quilombos, especificamente o Catucá, ao tempo em que se busca desconstruir narrativas eurocentradas. O material didático resultado dessa pesquisa pode contribuir para o combate ao racismo religioso no ambiente escolar, explorando o potencial das religiosidades afro-indígena no ensino de História.
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HARLISSON DE CARVALHO BEZERRA
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A RELACAO ENTRE ENSINO DE HISTORIA E A EDUCACAO PARA AS RELACOES ETNICO-RACIAIS: DISCUSSOES A PARTIR DA INSTITUICAO DO CALENDARIO AFRO REFERENCIADO PARA A REDE ESTADUAL DEPERNAMBUCO EM 2024
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Orientador : ANDRE MENDES SALLES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE MENDES SALLES
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LIDIA RAFAELA NASCIMENTO DOS SANTOS
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LUIZ GUSTAVO MENDEL SOUZA
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ROSELY TAVARES DE SOUZA
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Data: 25/08/2025
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A presente dissertação tem como objetivo compreender as possibilidades de integração entre o ensino de História e a educação para as relações étnico-raciais na educação básica. Em consonância com essa proposta, a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE/PE) estabeleceu, por meio da Portaria N° 5745, datada de 14 de dezembro de 2023, que o tema para o ano letivo de 2024 será “Relações Étnico-Raciais: educar para o reconhecimento e a valorização da diversidade e da diferença”. Esse documento normativo reflete a preocupação do Governo do Estado com o aumento dos casos de discriminação racial nas escolas. Dentro desse contexto, um dos principais objetivos do Calendário é a promoção de atividades pedagógicas que evidenciem datas e eventos históricos significativos da cultura afro-brasileira. O calendário destaca eventos, personalidades e conquistas relacionadas à história da cultura africana e afrodiaspórica no Brasil e no mundo. Busca também enfatizar as expressões culturais de matriz africana presentes no estado de Pernambuco. A pesquisa busca discutir as possibilidades do ensino de História e dos saberes históricos no fomento a um convívio respeitoso entre os diferentes grupos étnicos que historicamente formaram a sociedade brasileira. Para a coleta de dados visando responder aos problemas da pesquisa, foram utilizados três instrumentos de coleta de dados. Inicialmente foi feito o mapeamento sociológico da escola e da comunidade na qual encontra-se localizadas, em seguida e concomitantemente a esse processo, foram aplicados questionários semiestruturados aos professores de História da Escola Paulo Freire. Posteriormente, esses os professores produziram textos narrativos, sobre suas trajetórias de vida e profissional, método de pesquisa concebido por Severino e Lakatos (2023), como “História de vida. Tanto a aplicação do questionário como o texto narrativo produzido pelos professores tiveram como objetivo compreender suas experiências e percepções sobre o ensino de História relacionados à educação para as relações étnico-raciais e sua articulação com a proposta do Calendário Afro referenciado. Minha motivação pessoal para a escolha deste tema relaciona-se à minha trajetória profissional como professor de História na Rede Estadual de Pernambuco, onde atuo desde 2010 e tenho testemunhado práticas e discursos de discriminação racial entre estudantes. Com este trabalho, busca-se contribuir para a ampliação do debate acadêmico sobre a integração entre o ensino de História e a educação das relações étnico-raciais, propondo práticas pedagógicas que visem a promoção de uma educação antirracista. Além disso, a pesquisa discute, sob a perspectiva dos estudos interculturais, a forte presença afrodiásporica e dos povos indígenas na identidade brasileira. Para fundamentar teoricamente esta pesquisa, o trabalho faz uso dos estudos de Stuart Hall, Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes, entre outros autores, que oferecem conceitos fundamentais para o exame da identidade cultural, do racismo estrutural e da colonialidade. A pesquisa também ressalta a necessidade urgente de reformulação dos currículos e um reforço na oferta de formações continuadas para que os professores de História possam desenvolver seus repertórios didáticos e pedagógicos em práticas de ensino que integrem a educação para as relações étnico-raciais.
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A presente dissertação tem como objetivo compreender as possibilidades de integração entre o ensino de História e a educação para as relações étnico-raciais na educação básica. Em consonância com essa proposta, a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE/PE) estabeleceu, por meio da Portaria N° 5745, datada de 14 de dezembro de 2023, que o tema para o ano letivo de 2024 será “Relações Étnico-Raciais: educar para o reconhecimento e a valorização da diversidade e da diferença”. Esse documento normativo reflete a preocupação do Governo do Estado com o aumento dos casos de discriminação racial nas escolas. Dentro desse contexto, um dos principais objetivos do Calendário é a promoção de atividades pedagógicas que evidenciem datas e eventos históricos significativos da cultura afro-brasileira. O calendário destaca eventos, personalidades e conquistas relacionadas à história da cultura africana e afrodiaspórica no Brasil e no mundo. Busca também enfatizar as expressões culturais de matriz africana presentes no estado de Pernambuco. A pesquisa busca discutir as possibilidades do ensino de História e dos saberes históricos no fomento a um convívio respeitoso entre os diferentes grupos étnicos que historicamente formaram a sociedade brasileira. Para a coleta de dados visando responder aos problemas da pesquisa, foram utilizados três instrumentos de coleta de dados. Inicialmente foi feito o mapeamento sociológico da escola e da comunidade na qual encontra-se localizadas, em seguida e concomitantemente a esse processo, foram aplicados questionários semiestruturados aos professores de História da Escola Paulo Freire. Posteriormente, esses os professores produziram textos narrativos, sobre suas trajetórias de vida e profissional, método de pesquisa concebido por Severino e Lakatos (2023), como “História de vida. Tanto a aplicação do questionário como o texto narrativo produzido pelos professores tiveram como objetivo compreender suas experiências e percepções sobre o ensino de História relacionados à educação para as relações étnico-raciais e sua articulação com a proposta do Calendário Afro referenciado. Minha motivação pessoal para a escolha deste tema relaciona-se à minha trajetória profissional como professor de História na Rede Estadual de Pernambuco, onde atuo desde 2010 e tenho testemunhado práticas e discursos de discriminação racial entre estudantes. Com este trabalho, busca-se contribuir para a ampliação do debate acadêmico sobre a integração entre o ensino de História e a educação das relações étnico-raciais, propondo práticas pedagógicas que visem a promoção de uma educação antirracista. Além disso, a pesquisa discute, sob a perspectiva dos estudos interculturais, a forte presença afrodiásporica e dos povos indígenas na identidade brasileira. Para fundamentar teoricamente esta pesquisa, o trabalho faz uso dos estudos de Stuart Hall, Kabengele Munanga e Nilma Lino Gomes, entre outros autores, que oferecem conceitos fundamentais para o exame da identidade cultural, do racismo estrutural e da colonialidade. A pesquisa também ressalta a necessidade urgente de reformulação dos currículos e um reforço na oferta de formações continuadas para que os professores de História possam desenvolver seus repertórios didáticos e pedagógicos em práticas de ensino que integrem a educação para as relações étnico-raciais.
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JORGE LIMA LOPES LÔBO
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DESNAZIFICACAO NO AMBIENTE ESCOLAR ATRAVES DO ENSINO DE HISTORIA: COMO APAGAR SUASTICAS EM MEIO A (NEO)NAZIFASCISMOS?
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Orientador : AUGUSTO CESAR ACIOLY PAZ SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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AUGUSTO CESAR ACIOLY PAZ SILVA
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CATARINA CARNEIRO GONCALVES
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EDSON HELY SILVA
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Data: 26/08/2025
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De 2002 a 2023 trinta e seis ataques de violência extrema contra escolas foram contabilizados no Brasil. 58,33% concentraram-se nos dois últimos anos. Muitos com simbologia neonazista ou extremista de direita, como nos casos de Suzano (SP) e Aracruz (ES) onde suásticas foram utilizadas pelos jovens atacantes. O extremismo de direita está relacionado com casos de violência extrema. Da vivência como docente de História nos anos finais do ensino fundamental neste período brotou este trabalho que promoveu, a partir das circunstâncias, uma “Ação Antinazismo” aplicada na Escola Estadual José Oliveira Silva, no bairro do Vergel do Lago em Maceió, Alagoas no âmbito do programa de pós-graduação em ensino de história da Universidade Federal de Pernambuco (Profhistoria-UFPE) focada nos eventos da história do tempo presente. A presente dissertação preocupa-se em investigar o fenômeno das violências escolares, especialmente, de cunho extremista de direita, relacionando com o papel do ambiente escolar e sua relação com o Ensino de História na prevenção e combate a estas violências, afim de promover, uma convivência mais pacífica e ética. Diante disto, a nossa pesquisa procurou discutir, a partir do ambiente, em questão estratégias que colaborem no processo de compreensão e combate ao ideário neonazista, problematizando o uso de suásticas no espaço escolar, e quais as possibilidades de refletir junto aos estudos a respeito destes símbolos.
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O referido trabalho tem como foco de preocupação o processo de avanço da extrema direita, através dosdesenhos de suásticas no ambiente escolar, numa escola no bairro do Brejal, Maceió no estado de Alagoas. As preocupações centrais da pesquisa, orientam-se por analisar como tal fenômeno aconteceu na escola, relacionando a discussão de como o ensino de História pode colaborar na problematização dos significados do uso dos símbolos e sua disseminação no espaço escolar. Observando que através de um ensino de História Crítica e problematizadora torna-se possível compreender e desenvolver estratégias de superação desta realidade.
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DAYVISON DA SILVA FREITAS
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AVALIACAO DO CONHECIMENTO HISTORICO ESCOLAR: desafios e possibilidades para romper com as praticas avaliativas excludentes no Ensino Medio da rede estadual de ensino de Pernambuco.
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Orientador : ANDRE MENDES SALLES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE MENDES SALLES
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JULIANA ALVES DE ANDRADE
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LÚCIA FALCÃO BARBOSA
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MARTA MARGARIDA DE ANDRADE LIMA
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Data: 26/08/2025
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Esta pesquisa analisa como professores de História do ensino médio compreendem e aplicam a avaliação da aprendizagem, considerando as teorias pedagógicas e as políticas educacionais vigentes. O foco está nas tensões entre práticas avaliativas tradicionais, de caráter classificatório, e abordagens formativas que visam à promoção de uma educação democrática e à valorização da autonomia discente, especialmente em contextos populares. A investigação parte da seguinte questão central: de que modo a avaliação pode ser ressignificada como instrumento qualitativo, contribuindo efetivamente para a construção do conhecimento? Para responder a isso, o estudo se fundamenta em autores como Luckesi (2011), Andrade e Caimi (2013), Esteban (2007; 2014) e Afonso (2014), que discutem as bases teóricas, políticas e epistemológicas da avaliação educacional e do ensino de História. A metodologia adotada é de caráter empírico, com aplicação de questionários semiestruturados a professores de escolas de referência da Gerência Regional de Ensino (GRE) Recife Sul. A análise dessas respostas permite identificar concepções docentes sobre avaliação e sua relação com os desafios do ensino histórico contemporâneo. Na etapa final, a pesquisa adquire uma dimensão propositiva ao articular os achados teóricos e empíricos na elaboração de critérios para o uso de questões objetivas com viés formativo. Baseando-se na ideia de avaliação como instrumento de coleta de dados voltado à aprendizagem (Luckesi, 2011), discute-se a superação de práticas excludentes marcadas por “arbitrário cultural” e “violência simbólica” (Bourdieu e Passeron, 1992), propondo alternativas por meio do “hibridismo pedagógico” (Mugnaini e Pintassilgo, 2024) e da perspectiva da Educação Popular (Esteban e Fetzner, 2015). Conclui-se que é possível ressignificar a avaliação no ensino de História mas, para isso, é fundamental que os professores repensem o uso de instrumentos avaliativos, abandonando lógicas punitivas em favor de estratégias que promovam o protagonismo dos estudantes e o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa e contextualizada.
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As discussões em torno da Avaliação da Aprendizagem, por sua vez, têm sido realizadas, comumente, por áreas externas às disciplinas escolares como a Filosofia, a Pedagogia, a Psicologia, a Sociologia, demonstrando a necessidade de um encontro entre os saberes específicos e as outras ciências. No campo do Ensino de História, esse debate ainda não ganhou centralidade. De acordo com o levantamento realizado pelos historiadores Marcus Leonardo Bomfim Martins e Juliana Alves de Andrade, constatou-se que, embora a avaliação se constitua como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, é um tema residualmente explorado. A fim de responder à quais são as concepções de avaliação de professores das escolas de referência em ensino médio da Gerência Regional de Ensino (GRE), seccional Recife Sul, da rede estadual consideram para pensar a avaliação da aprendizagem em História. Utilizaremos, para tanto, da coleta de informações por meio de entrevista semiestruturada e de aplicação de formulário on-line com os professores de História da rede estadual de ensino, para investigar de que maneira a avaliação surge enquanto parte integrante do processo de formação voltada para a construção do saber escolar.
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BETANIA CRISTINA DE MOURA SILVA
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O ENSINO DE HISTORIA E A FORMACAO CONTINUADA NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
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Orientador : ROSEANE MARIA DE AMORIM
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MEMBROS DA BANCA :
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ELETA DE CARVALHO FREIRE
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ITACYARA VIANA MIRANDA
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ROSEANE MARIA DE AMORIM
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Data: 27/08/2025
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A presente dissertação aborda a formação continuada dos professores de História que lecionam nos anos finais do ensino fundamental na Rede Pública Estadual de Ensino em Pernambuco, especificamente na Gerência Regional de Ensino Recife Sul (GRE/ Recife Sul). A escolha do tema está pautada no interesse particular pelos temas de formação de professores e formação continuada. A questão norteadora deste estudo é: Qual é a percepção de professores e professoras acerca de formação continuada de história da rede estadual de educação de Pernambuco? O objetivo geral é analisar a percepção de professores e professoras de história sobre a formação continuada ofertada pela rede estadual de educação de Pernambuco. A investigação é de natureza qualitativa sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (1977) na medida em que buscamos analisar os documentos da Rede Estadual orientadores da formação continuada e as falas oriundas da escuta do grupo de docentes selecionado para a pesquisa. Sendo assim, também foi realizada uma série de entrevistas com os professores, além da verificação dos documentos para aporte teórico dos autores: Gatti (2008, 2009), Saviani (2009), Nóvoa (1992, 1995, 2009), Tardif e Lessard (2014). Sobre os estudos relacionados ao ensino de História acessaremos as obras de Bittencourt (2004, 2013); Fonseca (2003); Hartog (2013); Rusen (2001); e Caimi (2015). Os resultados indicam certo distanciamento entre os cursos de formação inicial e os desafios presentes na escola pública, mas também articulações entre os conteúdos da formação e as experiências com a docência, reconhecimento da importância das formações, da pertinência dos temas anuais de formação e dos conteúdos tratados. No entanto, os docentes percebem que o espaço da formação é, muitas vezes, tomado pelas queixas em relação aos problemas da escola ou como local de autoajuda.
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A presente dissertação aborda a formação continuada do professor e da professora de História, que leciona nos anos finais do ensino fundamental na Rede Pública Estadual de Ensino em Pernambuco. A escolha do tema desenvolvido, está pautada no interesse pela educação básica, pela escola pública e, especialmente, pela formação continuada de professores de História. A questão norteadora deste estudo é: qual a percepção dos professores e professoras de História dos anos finais sobre as políticas de formação continuada ofertado pela Rede Estadual de ensino de Pernambuco? Temos como objetivo geral: compreender a visão dos professores(as)de História dos anos finais do ensino fundamental sobre o sistema de formação continuada ofertada pela Rede Estadual de Ensino. Entre os objetivos secundários apresentam-se: a) analisar o processo de formação continuada no âmbito do ensino de História; b) discutir as políticas do Estado de Pernambuco para a formação dos professores(as) de História. c) desenvolver uma proposta de formação continuada a partir das demandas apresentado pelos profissionais pesquisados. A investigação é de natureza qualitativa, sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (1977) na medida em que buscamos analisar documentos da Rede Estadual orientadores da formação continuada e a escuta dos docentes da Gerência Regional de Ensino Recife Sul. Sendo assim, para a análise dos dados foi realizada análise de conteúdo das entrevistas realizadas e revisão da ltirerarura, apartir de autores do campo da Educação como Gatti (2002), Mello (2000) e Saviani (1973-1978), Novoa (2005), Tardif e Lessard (2002-2014) e os estudos sobre o ensino de História acessaremos as obras de Bittencourt (1998); Fonseca (2003); Pinsk (1988), Rusen (1994) (1988), Zamboni (2018).Os resultados parciais indicam que há uma inadequação entre a proposta formativa e as necessidades práticas dos docentes principalmente nesta atual gestão.
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CAMILLA FERNANDES NUNES
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IDENTIDADES DO SERTAO EM CORDEL: UTILIZACAO DA OBRA DE JOAO FERREIRA DE LIMA (1902 - 1973) NO ENSINO DE HISTORIA
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Orientador : BRUNO UCHOA BORGONGINO
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MEMBROS DA BANCA :
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BRUNO UCHOA BORGONGINO
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ANDRE MENDES SALLES
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BEATRIZ DE MIRANDA BRUSANTIN
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Data: 27/08/2025
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A literatura de cordel é um patrimônio imaterial que representa a identidade nordestina no contexto nacional. Fruto de uma poética fomentada por pessoas comuns, principalmente dos sertões nordestinos, onde se fez presente a figura do narrador enquanto essencial nas relações sociais entre o litoral e o sertão. Consideramos o cordel um gênero literário, fruto das práticas sociais enraizadas na oralidade construída nesses espaços (Grillo, 2015). Nossa pesquisa se concentra na análise e utilização da obra de João Ferreira de Lima (1902 –1973) no ensino de História. Natural de São José do Egito, microrregião do Sertão do Pajeú (PE), a região é considerada o berço dos poetas populares do estado. Temos interesse em explorar o elo entre o poeta, seu meio social e sua obra. Pretendemos, portanto, propor um debate sobre identidade pernambucana, sob a ótica da História Cultural, fazendo do cordel enquanto fonte para o ensino de História. Identidades que são historicamente construídas a partir do “outro”, identidades forjadas a partir do “fora”, desse “outro de fora”, do litoral, da cidade grande. O estudo se desdobra através dos debates levantados por Stuart Hall (1992) sobre identidade concomitante as discussões acerca da memória coletiva pensada por Maurice Halbwachs (1990). Assim, o cordel por possuir elementos fundados da oralidade, musicalidade, e na memorização rimada, traz possibilidades para o processo de escolarização de maneira interdisciplinar. Portanto, buscaremos realizar no campo do ensino de História, o seu uso para compreensão da dimensão histórica do que chamamos de cultura/poesia/literatura popular/nordestina/sertaneja, a partir das discussões sobre as identidades historicamente construídas, articuladas entre os contextos locais e conjunturais.
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A literatura de cordel é um patrimônio imaterial que representa a identidade nordestina no contexto nacional. Fruto de uma poética fomentada por pessoas comuns, principalmente dos sertões nordestinos, onde se fez presente a figura do narrador enquanto essencial nas relações sociais entre o litoral e o sertão. Consideramos o cordel um gênero literário, fruto das práticas sociais enraizadas na oralidade construída nesses espaços (Grillo, 2015). Nossa pesquisa se concentra na análise e utilização da obra de João Ferreira de Lima (1902 –1973) no ensino de História. Natural de São José do Egito, microrregião do Sertão do Pajeú (PE), a região é considerada o berço dos poetas populares do estado. Temos interesse em explorar o elo entre o poeta, seu meio social e sua obra. Pretendemos, portanto, propor um debate sobre identidade pernambucana, sob a ótica da História Cultural, fazendo do cordel enquanto fonte para o ensino de História. Identidades que são historicamente construídas a partir do “outro”, identidades forjadas a partir do “fora”, desse “outro de fora”, do litoral, da cidade grande. O estudo se desdobra através dos debates levantados por Stuart Hall (1992) sobre identidade concomitante as discussões acerca da memória coletiva pensada por Maurice Halbwachs (1990). Assim, o cordel por possuir elementos fundados da oralidade, musicalidade, e na memorização rimada, traz possibilidades para o processo de escolarização de maneira interdisciplinar. Portanto, buscaremos realizar no campo do ensino de História, o seu uso para compreensão da dimensão histórica do que chamamos de cultura/poesia/literatura popular/nordestina/sertaneja, a partir das discussões sobre as identidades historicamente construídas, articuladas entre os contextos locais e conjunturais.
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DIEGO COSTA ALMEIDA
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A AFRICA NA COLECAO DIDATICA ADOTADA PELA REDE MUNICIPAL DE JABOATAO DOS GUARARAPES (PNLD 2020)
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Orientador : ANDRE MENDES SALLES
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE MENDES SALLES
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ROSELY TAVARES DE SOUZA
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LUIZ GUSTAVO MENDEL SOUZA
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LIDIA RAFAELA NASCIMENTO DOS SANTOS
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Data: 27/08/2025
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A coleção didática “História: Sociedade & Cidadania” do autor Alfredo Boulos, adotado pela rede municipal de ensino do município de Jaboatão dos Guararapes, possui um total de 4 livros, que percorrem os seguintes anos do Ensino Fundamental II: 6°, 7°,8° e 9° Anos. A coleção didática sob análise é a do ano 2020, que foi válida para os anos letivos de 2020 a 2023. Entretanto, a mesma coleção, já sob o PNLD 2024, foi renovada como coleção didática em uso na rede municipal do município citado em nosso estudo para os anos de 2024 a 2027. O nosso objetivo, no presente trabalho, é analisar como a História da África é abordada na coleção em foco, com destaque para a África Contemporânea. Apresenta-se, ainda, a intenção de analisar o edital correspondente do PNLD a respeito, especificamente, da História da África, assim como os elementos que nortearam a escolha da rede de ensino em questão da coleção em análise. Como proposição didática, foram elaboradas aula-oficinas sobre História da África Contemporânea.
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A coleção didática “História: Sociedade & Cidadania” do autor Alfredo Boulos, adotado pela rede municipal de ensino do município de Jaboatão dos Guararapes, possui um total de 4 livros, que percorrem os seguintes anos do Ensino Fundamental II: 6°, 7°,8° e 9° Anos. A coleção didática sob análise é a do ano 2020, que foi válida para os anos letivos de 2020 a 2023. Entretanto, a mesma coleção, já sob o PNLD 2024, foi renovada como coleção didática em uso na rede municipal do município citado em nosso estudo para os anos de 2024 a 2027. O nosso objetivo, no presente trabalho, é analisar como a História da África é abordada na coleção em foco, com destaque para a África Contemporânea. Apresenta-se, ainda, a intenção de analisar o edital correspondente do PNLD a respeito, especificamente, da História da África, assim como os elementos que nortearam a escolha da rede de ensino em questão da coleção em análise.
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JONATHAN ALVES CORDEIRO BARROS
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O JOGO DE ESCAPE ROOM NO ENSINO DE HISTORIA DOS POVOS INDIGENAS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM SOBRE A TRAJETORIA DO CACIQUE “XICAO XUCURU DO ORORUBA” COMO TEMA DA CONSTRUCAO DO CONHECIMENTO HISTORICO ESCOLAR PARA O ENSINO MEDIO.
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Orientador : LUCAS VICTOR SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ADRIANA MARIA PAULO DA SILVA
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EDSON HELY SILVA
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LUCAS VICTOR SILVA
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MARCELLO PANIZ GIACOMONI
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Data: 27/08/2025
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O presente trabalho aborda a utilização de jogos digitais do tipo escape room como ferramenta pedagógica para o ensino de História para alunos do Ensino Médio, utilizando a biografia do cacique “Xicão Xukuru do Ororubá” como fio condutor. A pesquisa parte da necessidade de diversificar as metodologias de ensino dae História e de buscar novas abordagens que tornem o aprendizado mais dinâmico e significativo para os alunos, especialmente em um contexto em que as tecnologias digitais ocupam um espaço central na vida dos estudantes. Para a construção do estudo, foram utilizadas diferentes fontes de pesquisa. Realizamos revisão bibliográfica sobre o uso de jogos no ensino de História, com foco em produções acadêmicas da rede PROFHISTÓRIA,; análise da legislação brasileira sobre o ensino da Hhistória e cultura indígena, com ênfase na Lei 11.645/08 e no Parecer CNE 14/2015; e levantamento de dados sobre a história do povo Xukuru do Ororubá e a trajetória do cacique “Xicão” Xukuru, a partir de documentos oficiais, trabalhos acadêmicos como dissertações e teses e entrevistas com membros da comunidade Xukuru. O objetivo principal deste trabalho é explorar o potencial dos jogos de escape room como uma ferramenta de ensino para o ensino de História, utilizando a biografia do cacique “Xicão” Xukuru como um estudo de caso.
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Este trabalho busca refletir sobre as potencialidades dos jogos digitais do tipo scape room como ferramenta pedagógica para o ensino de História nas turmas de Ensino Médio. Utilizando a biografia do cacique Xicão Xukuru como enredo que norteará a criação do jogo digital. O objetivo geral desta pesquisa é refletir sobre o uso de jogos como recursos didáticos para o ensino de História. Como objetivos específicos, delimitamos: refletir sobre o uso de recursos didáticos lúdicos no âmbito do Ensino Médio, refletir sobre o ensino de História dos povos indígenas; e produzir um jogo do tipo scape room abordando conteúdos da história do povos indígenas de Pernambuco, privilegiando a abordagem biográfica do Cacique Chicão Xucuru.
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GABRIELLE DEMANNI PEREIRA DE LIMA
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O CARNAVAL DO RECIFE: EDUCACAO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTORIA.
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Orientador : ADRIANA MARIA PAULO DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ADRIANA MARIA PAULO DA SILVA
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LUCAS VICTOR SILVA
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THIAGO NUNES SOARES
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Data: 28/08/2025
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Esta pesquisa utiliza a história do Carnaval do Recife como um instrumento para a educação patrimonial e para o Ensino de História. Uma das funções elementares da escola é formar indivíduos para o exercício da cidadania e esse deve conter o domínio dos bens patrimoniais de seus grupos de referência. Oportunizar, nas nossas salas de aula, o conhecimento do repertório cultural local, do ponto de vista histórico, constitui uma das tarefas do ensino da História e um meio de despertar a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico dos discentes. Ancoramos nossa problematização e análise na produção historiográfica de Abreu (2011), Muniz (2006), Silva (2009), Santos (2010), Soihet (2010), Araújo (1996). Na didática de Meirieu (1998). Na antropologia cultural de Da Matta (1979) e nas discussões sobre patrimônio e memória de Tolentino (2011), Gondar (2008), Nora (1984), Silva e Brunelo (2024). Nossa proposição didática é uma sequência pedagógica cujo objetivo é consolidar, com os estudantes da Educação Básica, os conceitos de memória, identidade e patrimônio cultural, a partir da experiência educativa e imersiva no Paço do Frevo, em Recife–PE. Do ponto de vista metodológico, o plano articula momentos de pesquisa, vivência, produção artística e retorno às comunidades (aos territórios dos estudantes), com a intenção de promover seu engajamento afetivo e o pleno exercício da cidadania cultural.
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This research uses the History of the Recife Carnival as a tool for heritage education and for the teaching of History. One of the elementary functions of the school is to prepare individuals for the exercise of citizenship, which should include the mastery of the heritage assets of their reference groups. Providing, in our classrooms, knowledge of the local cultural repertoire from a historical perspective constitutes one of the tasks of teaching History and a means to awaken the curiosity, creativity, and critical thinking of students. We anchor our problematization and analysis in the historiographical production of Abreu (2011), Muniz (2006), Silva (2009), Santos (2010), Soihet (2010), Araujo (1996). In Meirieu's didactics (1998). In Da Matta's cultural anthropology (1979) and in the discussions of heritage and memory by Tolentino (2011), Gondar (2008), Nora (1984), Silva and Brunelo (2024). Our didactic proposition is a pedagogical sequence whose objective is to consolidate, with the students from Basic Education, the concepts of memory, identity, and cultural heritage are derived from the educational and immersive experience at the Paco do Frevo in Recife-PE. From a methodological standpoint, the plan links moments of research, experience, artistic production, and return to the communities (the students' territories), with the intention of promoting their emotional engagement and the full exercise of cultural citizenship.
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EDCLÉA FABIANA DE ALBUQUERQUE BARROS
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RESPIRAR, HISTORIAR E ENTUSIASMAR: PRATICAS MEDITATIVAS DO ENSINO MEDIO INTEGRAL DE ALAGOAS
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Orientador : GUSTAVO MANOEL DA SILVA GOMES
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLA TACIANE FIGUEIREDO
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GUSTAVO MANOEL DA SILVA GOMES
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LÚCIA FALCÃO BARBOSA
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Data: 29/08/2025
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Esta pesquisa tem como ponto de partida o contexto pós-pandêmico da Covid-19, durante o retorno às aulas de História na Escola Estadual Drª Eunice de Lemos Campos, em Maceió (AL), onde observamos um quadro crescente de estudantes com crises de ansiedade, apáticos e desinteressados na volta ao âmbito escolar. Ao refletirmos sobre essa realidade inquietante, percebemos que tal fenômeno fazia parte de algo maior, gerado por fatores políticos, econômicos, sociais, culturais e sanitários que os afetavam emocionalmente, subjetivamente e na sua relação com a História. Partindo desse cenário, surgiu o problema norteador da nossa investigação: de que modo o contexto pandêmico e pós pandêmico teria moldado às subjetividades desses estudantes em sua relação com o tempo e o conhecimento histórico escolar? A partir da situação disparadora apresentada e na tentativa de responder ao questionamento que emergiu, optamos por incorporar um novo dispositivo pedagógico às aulas de História: as práticas meditativas, com o objetivo de mobilizar os estudantes e promover um ambiente acolhedor que favorecesse o repensar de seus regimes de historicidade e da relação que estabelecem com a história escolar, tão atravessada por tensionamentos próprios da contemporaneidade. Convidamo-los a desacelerar por meio do silêncio meditativo, estimulando reflexões alinhadas à experiência de si, abrindo espaço para que contassem suas próprias histórias e expressassem suas percepções sobre a história ensinada. Nesse sentido, o estudo é norteado pelo fio condutor das costuras e conexões entre: etnografia escolar e observação participante, meditação laica e experiência de si como dispositivo pedagógico e possibilidade para a coleta de dados das narrativas orais e escritas produzidas pelos estudantes. Os dados produzidos foram analisados a partir da perspectiva foucaultiana da análise do discurso, evidenciando sentimentos de cansaço e desconexão com o ensino de história, mas também gestos de esperança, desejos de escuta e vontade de reconstruir vínculos com o saber histórico escolar. Como produto final, desenvolveu-se uma sequência didática centrada nas práticas meditativas dos estudantes, com o intuito de contribuir como instrumento pedagógico de apoio e orientação para professores/as da Educação Básica.
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No contexto pós-pandêmico da Covid-19, durante o retorno as aulas de História, na Escola Estadual Drª Eunice de Lemos Campos em Maceió AL, percebemos um quadro crescente de estudantes com crise de ansiedade, apáticos e desinteressados na volta ao âmbito escolar. Observando e refletindo sobre essa realidade inquietante, percebemos que esse aspecto fazia parte de algo maior, gerado por fatores políticos, econômicos, sociais, culturais e sanitários que os afetavam emocionalmente, subjetivamente e na sua relação com a História. Partindo deste cenário, decidimos incorporar um novo dispositivo pedagógico nas aulas de História: as práticas meditativas, empreendendo um movimento de abrir trilhas de acesso para a desaceleração através do silêncio e estimular as meditações/reflexões alinhadas a experiência de si na tentativa de acalmar os estudantes, trazendo mais foco para os estudos, abrindo espaço para ouví-los sobre o que pensam da história ensinada, o que esperam dela e com ela, contribuindo através de suas percepções para uma aprendizagem que lhes faça sentido e valorize os seus saberes.
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