fabrizio de luiz rosito listo

DEPCG - DEPARTAMENTO DE CIENCIAS GEOGRAFICAS - CFCH

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Mestre e Doutor em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuando no Departamento de Ciências Geográficas. Na Graduação, é responsável pelas disciplinas da área de Geotecnologias. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É coordenador do Grupo de Pesquisa ENPLAGEO (Grupo de Pesquisa em Geotecnologias Aplicadas a Geomorfologia de Encostas e Planícies) e do Laboratório de Geomorfologia e Geotecnologias (GEOTEC) junto ao Departamento de Ciências Geográficas da UFPE. É membro do Conselho da União da Geomorfologia Brasileira (Gestão 2017-2020). É Tutor da Empresa Jr. MapGeo: Mapeamentos e Soluções Geográficas junto ao Departamento de Ciências Geográficas da UFPE. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia e Geotecnologias aplicadas à Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de dinâmica superficial em ambientes tropicais úmidos e semiáridos; cartografia de risco; geoprocessamento, modelos matemáticos de previsão e desastres naturais. Recebeu em 2013 o prêmio Young Geomorphologists durante a 8th International Conference on Geomorphology realizada em Paris pela International Association of Geomorphologists (IAG).
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
2011 - 2015: Doutorado em Geografia (Geografia Física) (Conceito CAPES 5).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Propriedades geotécnicas dos solos e modelagem matemática de previsão a escorregamentos translacionais rasos, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Bianca Carvalho Vieira.
Palavras-chave: Geomorfologia; Escorregamentos rasos; Modelo TRIGRS; Propriedades geotécnicas e geoestatística do solo; Serra do Mar.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.

2008 - 2011: Mestrado em Geografia (Geografia Física) (Conceito CAPES 5).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Análise da suscetibilidade e do grau de risco a escorregamentos rasos na Bacia do Alto Aricanduva, RMSP (SP),Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Bianca Carvalho Vieira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Geomorfologia; Escorregamentos rasos; Mapeamento de áreas de risco; Modelos matemáticos; Área urbana.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Produtos e Serviços Voltados Para A Defesa e Proteção do Meio Ambiente, Incluindo O Desenvolvimento Sustentado; Administração Pública, Defesa e Seguridade Social.

2005 - 2009: Graduação em Licenciatura Plena em Geografia.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação São Paulo, FSP, Brasil.

2004 - 2008: Graduação em Geografia - Bacharelado.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Riscos a processos morfodinâmicos em espaços urbanos: estudo aplicado ao Córrego da Rapadura, afluente da Bacia Hidrográfica do Rio Aricanduva, RMSP (SP).
Orientador: Kátia Canil.
Bolsista do(a): Fundação São Paulo, FSP, Brasil.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Geomorfologia e Geotecnologias aplicadas à Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de dinâmica superficial em ambientes tropicais úmidos e semiáridos; cartografia de risco; geoprocessamento, modelos matemáticos de previsão e desastres naturais.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/3819813007615396

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
não informado
Sala
não informado
Telefone/Ramal
8275
Endereço eletrônico
fabriziolisto@gmail.com