Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, no Departamento de Letras (DL - UFPE) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL - UFPE), ministrando disciplinas nas áreas de Língua Portuguesa, Análise Crítica do Discurso e Semântica/Pragmática. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens e Estudos Afro-Latino-Americanos (LEAFRO/UFPE/CNPq). Coordena o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFPE (NEAB - UFPE).É professor permanente do Programa de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras (MIHL), da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central/ Universidade Estadual do Ceará. Professor convidado do Certificado em Estudos Afro-Latino-Americanos promovido pelo Afro-Latin-American Research Institute at the Hutchins Center (ALARI) da Harvard University, ministrando o Seminário Avançado "O Brasil contemporâneo sob a ótica de pensadores (as) negros(as)" (2020-2023). Membro-associado da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. É sócio da ABRALIN Associação Brasileira de Linguística. Na ABRALIN, coordena a Comissão de Diversidade, Inclusão e Igualdade - CDII.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
É Pós-doutor (2021) em Educação das Relações Étnico-Raciais pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES na Universidade Estadual do Ceará (PNPD-CAPES/ UECE). É doutor (2016) e mestre (2011) em Linguística Aplicada pela UECE. Licenciado em Letras - Português (2008) pela mesma instituição.
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Tem experiência de pesquisa e ensino em Linguística Aplicada, Análise de Discurso Crítica, Pragmática Linguística e Educação para as Relações Raciais. Seus temas de interesse são: ato de fala, performatividade racial, identidades e trajetórias textuais na sua relação com corpo, gênero e movimentos sociais; estudo das relações entre discurso, racismo antinegro, racismo epistêmico e decolonialidade nos Estudos Críticos da Linguagem. Suas pesquisas e publicações recentes estão alinhadas aos Afro-Latin American Studies, campo de pesquisa recém criado por meio do ALARI/ Harvard University.