Projeto Pedagógico do Curso

Ao concluir o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, o egresso deverá ter obtido uma formação superior, em princípio, generalista em conteúdos fundamentais da grande área de Ciência Exatas, da Natureza e Tecnologia que, somada à formação de bacharel em Matemática Aplicada, espera-se do egresso, primordialmente, sólidos conhecimentos em Matemática, Computação e Estatística. Daqueles que optarem por cursar uma ênfase, espera-se que demonstrem amplos conhecimentos em Otimização ou Ciências de
Dados, de acordo com a ênfase escolhida.

As competências, habilidades, atitudes e valores que integram o perfil dos egressos do BICT seguem os Referenciais Orientadores para os Bacharelados Interdisciplinares e Similares, cujo documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho instituído pela Portaria SESu/MEC No. 383, de 12 de abril de 2010, e a versão atualizada da proposta apresentada à Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação em sua reunião de 7 de julho de 2010 está disponível em http://reuni.mec.gov.br.

O percurso metodológico desenvolvido no Curso tem como finalidade contribuir para a formação profissional dos discentes, garantindo a acessibilidade para que permaneçam com qualidade na UFPE, mediante a efetivação de ações que visem eliminar barreiras que possam restringir a participação e o desenvolvimento acadêmico e profissional. A metodologia do curso também promoverá a acessibilidade dos estudantes com deficiência através do Núcleo de Acessibilidade da UFPE (NACE), o qual tem como objetivo apoiar e promover o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes com mobilidade reduzida, transtorno funcional específico da aprendizagem, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação. Além disso, o docente, por meio de ações atitudinais, metodológicas, entre outros, também poderá promover a inclusão da pessoa com deficiência, de acordo com a Resolução ConsUni/UFPE No11 de 2019, que institucionaliza o atendimento em acessibilidade e inclusão educacional na UFPE.

A avaliação do discente será realizada em cada componente curricular, conforme o plano de ensino apresentado pelo docente no início de cada semestre letivo, obedecendo à Resolução 04/94 do CCEPE23/UFPE. Esta avaliação deve ser realizada com o objetivo de averiguar não apenas a construção do conhecimento em si mas também aferir as habilidades e competências desenvolvidas durante o processo. Neste sentido, além das avaliações ditas
tradicionais (provas escritas, listas de exercícios, seminários, relatórios etc.) recomenda-se fortemente o desenvolvimento de projetos visando o desenvolvimento de habilidades e competências além do espírito científico, conforme definido por Bachelarde (1996)24. A avaliação poderá ser individual ou em grupo, mas se propõe que seja realizada de modo a aferir a individualidade do desempenho de cada acadêmico. Para obter aprovação por média, o aluno tem que apresentar um desempenho igual ou superior a 7,0 (sete). Caso isto não ocorra, ele tem a possibilidade de se recuperar através de uma prova final, realizada no final do semestre. Para
isto, ele precisa assegurar média no semestre não inferior a 3,0 (três). A nota da prova final será adicionada à média do semestre e o resultado dividido por 2 (dois). Para aprovação, a média final resultante deverá ser maior ou igual a 5,0 (cinco). A acessibilidade aos discentes com deficiência será garantida, conforme Resolução ConsUni/UFPE No11 de 2019, que dispõe sobre o atendimento em acessibilidade e inclusão educacional na UFPE.

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