Projeto Pedagógico do Curso

A formação profissional oferecida habilita para a atuação na educação básica, por meio de processos de ensino-aprendizagem-avaliação que visam contribuir para a melhoria da educação da população, devendo o futuro profissional ser “[...]consciente do seu papel na formação de cidadãos críticos e da sua contribuição e responsabilidade na transformação da realidade”.

Compreender e aplicar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais da Educação Física, articulando os fundamentos, conceitos e princípios próprios das ciências humanas ao desenvolvimento dos processos pedagógicos na educação básica; ● Coordenar, assessorar e participar de equipes multiprofissionais de discussão e intervenção tanto no âmbito educacional mais restrito (escola) como no mais amplo (políticas educacionais), considerando aspectos históricos, culturais, sociais, econômicos, educacionais e ambientais; ● Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão a partir dos dados apresentados pela realidade social, Buscando intervir de maneira acadêmica e profissional sob a forma de projetos, programas ou atividades educacionais que contemplem e valorizem a diversidade cultural do seu contexto de atuação; ● Reconhecer, analisar e aplicar diferentes procedimentos didático-pedagógicos que contribuam com os processos de ensino-aprendizagem e contemplem as diversas formas 49 de manifestação e expressão do movimento humano nos jogos, nas ginásticas, nas lutas, nas danças, nos esportes, no lazer e nos conhecimentos sobre o corpo; ● Atuar na sociedade de maneira ética, comprometida, responsável, dialógica, humanizadora, crítico-reflexiva, questionadora, inclusiva e respeitosa, contribuindo com os processos de transformação social e melhoria da qualidade de vida; ● Entender e utilizar os diferentes recursos tecnológicos como instrumentos que possibilitem a ampliação das práticas pedagógicas no âmbito da educação e Educação Física, contribuindo também para o alargamento da produção de saberes e aperfeiçoamento profissional.

A metodologia do curso é baseada em uma proposta de mediação pedagógica que segue uma abordagem de caráter sócio interacionista, compreendendo a construção de conhecimento como uma ação rica quando realizada entre sujeitos e mediada pelos elementos tecnológicos, permitindo interação entre professores, tutores presenciais e online e alunos. O professor será partícipe desse processo formativo junto aos discentes: a) ao organizar as atividades no AVA (interação nos fóruns, acompanhamento das tarefas dos discentes, entre outras coisas); b) produzir e disponibilizar aos discentes textos, hipertextos e vídeos ilustrações, por exemplo; c) receber o suporte técnico necessário à realização das atividades, por meio da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD), localizada em Recife e com um ponto de apoio no Centro Acadêmico da Vitória (CAV). A curricularização da extensão com inserção das ACEx durante todo o curso será inovadora e possibilitará ao estudante em seus momentos de presencialidade ou mesmo por intermédio das tecnologias de ensino a distância vivenciar a articulação do ensino com as atividades voltadas para a comunidade das regiões do entorno. Este curso está estruturado, em sua maior parte, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, cujo recurso utilizado será a plataforma Moodle e outras formas de interação nos espaços virtuais abertos pelas novas tecnologias de informação e comunicação.

As avaliações dos alunos basear-se-ão nas competências, habilidades e conteúdos curriculares desenvolvidos, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores e específicas da área de Educação Física (Resolução CNE/CP nº 2/2019; Resolução CNE/CES nº 6/2018) e na Política Institucional de Formação Inicial e Continuada da Educação Básica da UFPE. O Curso de Licenciatura em Educação Física utilizará metodologias e critérios para acompanhamento e avaliação do processo ensino-aprendizagem e do próprio curso, em consonância com o sistema de avaliação e a dinâmica curricular definidos pela IES à qual pertence. A avaliação da aprendizagem da UFPE é regida pela Resolução nº 04/1994 do CCEPE (Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão), de 23 de dezembro de 1994. Esta resolução determina a aprovação por média, aprovação, reprovação e reprovação por falta. Regula ainda o sistema de revisão de prova, de realização de segunda chamada entre outras especificidades. O Sistema Acadêmico da Universidade, o SIG@, garante o cumprimento desta Resolução, garantindo ainda ao aluno a privacidade dos seus resultados.

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