Banca de DEFESA: AMANDA VASCONCELOS DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA VASCONCELOS DO NASCIMENTO
DATA : 31/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:
Estudo da capacidade imunomoduladora de derivados das Ftalimidas-Tiazóis em células mononucleares de portadores da Leishmaniose Tegumentar Americana.
 
 

PALAVRAS-CHAVES:
Leishmaniose cutânea, células mononucleares, citocinas, tratamento, moléculas.
 
 

PÁGINAS: 93
RESUMO:
A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), é um grave problema de saúde pública com registro anual de 1 a 1,5 milhões de casos. Os atuais tratamentos da LTA apresentaram efeitos colaterais importantes e relatos de resistência. O estudo da resposta imunológica frente ao tratamento com fármacos pode ser a chave para um novo tratamento da LTA, pois a resposta imunológica do hospedeiro é decisiva para progressão da doença. Neste contexto os derivados das Ftalaminas e Tiázois são moléculas imunomodulatórias e apresentam ação biológica contra Leishmania infantum. O estudo tem como objetivo avaliar a capacidade imunomoduladora desses compostos heterocíclicos da classe Fitalaminas e Tiázois sobre as células do sistema imune de pacientes portadores da LTA expostas a antígenos de Leishmania braziliensis. Inicialmente foram testadas citoxicidade dos compostos 2J e 2M sobre células mononucleares de sangue periférico (PBMC), assim como a atividade biológica dos compostos sobre a L. braziliensis. Após, foram selecionados 12 portadores da LTA e 08 controles negativos para obtenção das PBMC, que foram estimuladas com antígenos solúveis de L. braziliensis e tratadas 2J e 2M. Foi realizada a imunofenotipagem das PBMC para linfócitos TCD4+, com marcação para CD28 e CTLA-4 e os TCD8+ com marcação para CD28, CTLA-4, Granzima e IFN-γ. Os monócitos CD14+ foram analisados através da expressão das moléculas CD80, CD86 e HLA-DR. As PBMC foram submetidas ao processamento para as microscopias eletrônicas de Varredura e Transmissão e o sobrenadante de cultura foi coletado para dosagem das citocinas de perfil TH1/TH2. Nos resultados as moléculas 2J e 2M apresentaram taxas de concentrações inibitórias (IC50) de 50,12μM e 64,88μM, respectivamente. Na citotoxicidade das moléculas em PBMC humanas, para 2J CC50 de 662,49 μM e 2M 885,28µM. O índice de seletividade (IS) foi aproximadamente de 13 vezes mais seletiva para a promastigota de L. braziliensis do que as PBMC humanas. Na expressão fenotípica em linfócitos, o tratamento com a 2M sobre células de pacientes levou a um aumento de Granzima B+ em TCD8+, na condição de cultivo C+2J. Para 2M, observamos aumento do CTLA-4 em TCD4+ nos controles negativos, na condição C+A+2M. Analisando as citocinas, foi visto que os antígenos aumentaram a resposta inflamatória, no grupo de pacientes. Na avaliação ultraestrutural com o tratamento da 2J e 2M, foi observado que as moléculas foram semelhantes aos controles sem tratamento. Os nossos resultados incentivam mais estudos com as moléculas no âmbito da terapêutica para LTA.
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MILENA DE PAIVA CAVALCANTI - Fiocruz - PE
Externa à Instituição - AMANDA SILVA DOS SANTOS ALIANCA - Ceuma
Externa ao Programa - 1173933 - ANA CRISTINA LIMA LEITE
Interno - 2214959 - FABRICIO OLIVEIRA SOUTO
Presidente - 479.682.904-06 - LUIZ CARLOS ALVES - Fiocruz - PE
Notícia cadastrada em: 23/08/2021 14:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06