Banca de DEFESA: NAIROMBERG CAVALCANTI PORTELA JUNIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NAIROMBERG CAVALCANTI PORTELA JUNIOR
DATA : 30/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:
ANÁLISE PROTEÔMICA DA RESPOSTA IMUNE PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA DE Biomphalaria straminea (Dunker, 1848) EXPOSTOS AO Schistosoma mansoni (Sambon 1907)
 
 

PALAVRAS-CHAVES:
Biomphalaria straminea; Schistosoma mansoni; proteômica; resposta imune; resposta inata de memória
 
 

PÁGINAS: 85
RESUMO:
No gênero Biomphalaria existem espécies hospedeiras intermediárias importante para o ciclo de vida do Schistosoma mansoni apresentando diferentes perfis de susceptibilidade. Os caramujos Biomphalaria são de extrema importância para a epidemiologia da Esquistossomose, contudo, o Biomphalaria glabrata é a espécie mais estudada por apresentar maior suscetibilidade a esta parasitose. Seu sistema imune, composto por componentes celulares e humorais, é o principal responsável pela variação de fenótipos deste gênero e sua resposta imune inata tradicional já é conhecida. Estudos relacionados a imunidade deste gênero, indicam uma mudança de resposta diante de uma exposição secundária ao parasita, sugerindo um perfil de resistência ao caramujo. A espécie Biomphalaria straminea, apesar de apresentar um perfil menos susceptível ao parasita, apresenta-se com grande importante na manutenção do ciclo de vida do parasita, devido sua ampla distribuição. A falta de estudos, principalmente moleculares levou o presente estudo a se empenhar na primeira análise proteômica do B. straminea, avaliando sua resposta após a exposição primária e secundária frente ao S. mansoni. Assim, foram identificadas 55 proteínas válidas, as quais, a maioria apresentou similaridade com componentes já presentes em B. glabrata, sendo identificadas, proteínas relacionadas ao metabolismo comum nos invertebrados, assim como fatores imunes sendo produzidos de forma constitutiva ou exclusiva durante a exposição. Observamos que durante a resposta primária ao parasita, proteínas de reconhecimento como lectinas tipo C e tipo H se mostram super expressas durante todos os tempos analisados. Além disso, outras proteínas relacionadas ao estresse oxidativo, adesão celular e transporte de oxigênio também se mostram super expressas. Em relação à resposta após uma segunda exposição ao parasita, encontramos super expressas proteínas relacionadas a adesão celular, fatores de reconhecimento, estresse oxidativo, alguns componentes altamente imunorelevantes como FREPs e uma proteína homologa a biomphalisina, já descrita em B. glabrata e que se mostra como componente fundamental da resposta especifica e de memória também em B. straminea. A partir das análises proteômica da resposta imune primária e secundária do B. straminea frente ao S. mansoni, podemos entender melhor o perfil da resposta proteica apresentada por esta espécie, abrindo assim possibilidades, para novos estudos com diferentes abordagens a respeito da relação parasita-hospedeiro, como também analises específicos com as moléculas relacionadas a memória detectadas neste estudo.
 
 

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - VALERIA WANDERLEY TEIXEIRA - UFRPE
Interna - 1675206 - DANYELLY BRUNESKA GONDIM MARTINS
Presidente - 479.682.904-06 - LUIZ CARLOS ALVES - Fiocruz - PE
Externa à Instituição - TATIANY PATRICIA ROMAO POMPILIO DE MELO - Fiocruz - PE
Externo ao Programa - 1551125 - TERCILIO CALSA JUNIOR
Notícia cadastrada em: 23/08/2021 12:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10