Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINY MICHELLY SILVA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KARINY MICHELLY SILVA DE OLIVEIRA
DATA : 22/06/2022
LOCAL: Vídeo conferência devido ao contexto da Covid 19

POTENCIALIDADES DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E TIRINHAS PARA O TRABALHO COM EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Educação Matemática Crítica. Educação Financeira Escolar. Recursos Didáticos. Histórias em Quadrinhos. Tirinhas.

A presente pesquisa discute possibilidades de trabalho com a Educação Financeira Escolar (EFE), a partir da potencialidade do uso das HQs (Histórias em Quadrinhos) e tirinhas como recursos didáticos complementares ao ensino dessa temática. Pensando nisso, apontamos a importância do trabalho com a EFE que contribua para a autonomia e a formação crítica do sujeito. Acreditamos que as HQs e as tirinhas dinamizam o trabalho e fortalecem a ideia de uma EFE contextualizada e com ênfase na formação da cidadania. No presente estudo, objetivamos analisar HQs e tirinhas como estratégias pedagógicas que contribuem para o trabalho com as distintas temáticas de EFE. Em relação ao método, analisamos, com base nas temáticas elencadas por Santos (2017), HQs e tirinhas digitais disponíveis na internet e que consideramos terem potenciais para trabalhar a EFE; depois selecionaremos algumas HQs e tirinhas e apresentaremos a professores e professoras do 5° ano do Ensino Fundamental, em uma entrevista, solicitando que estes, posteriormente, nos enviem um roteiro de aula de EFE utilizando os recursos disponibilizados. O objetivo desta solicitação é identificar propostas de aulas e analisar os potenciais ambientes de aprendizagem de Skovsmose (2000; 2014) nos roteiros dos professores entrevistados. Os resultados parciais das análises das HQs e tirinhas revelaram que a predominância maior de temáticas de EF localizadas nestes recursos pedagógicos foram guardar para adquirir bens ou produtos, produtos financeiros, consumismo, atitudes ao comprar e tomada de decisão o que evidenciou que é mais recorrente a localização de temáticas de EF com ênfase mercadológica.

Presidente - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Interna - 1121255 - GILDA LISBOA GUIMARAES
Externa à Instituição - CHANG KUO RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 15/06/2022 09:44