Banca de QUALIFICAÇÃO: WANESSA MAYARA SILVA DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WANESSA MAYARA SILVA DA ROCHA
DATA : 15/06/2022
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

MÉDIA ARITMÉTICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS ANOS FINAIS: COMPREENSÃO DE PROFESSORES E POSSIBILIDADES DE ENSINO 


PALAVRAS-CHAVES:

Média aritmética; Letramento Estatístico; Formação de professores de Matemática; Anos Finais. 


PÁGINAS: 140
RESUMO:

O conceito de média aritmética se encontra presente nas mais variadas situações e contextos, como por exemplo, nos meios de comunicação para veicular notícias diversificadas. A leitura dessas notícias necessitam de análises e avaliações críticas, baseadas em elementos do conhecimento e disposicionais, requerendo das pessoas certo nível de letramento estatístico. Nesta pesquisa analisa-se, em termos gerais, a compreensão do conceito de média aritmética por professores de Matemática dos anos finais do ensino fundamental, buscando identificar possibilidades para o ensino desse conteúdo em sala de aula a partir da perspectiva do letramento estatístico. Especificamente busca-se: Identificar conhecimentos prévios de professores de Matemática dos anos finais sobre situações envolvendo o uso da Média Aritmética; Caracterizar abordagens de ensino dos professores de matemática dos anos finais sobre situações envolvendo o uso da média; e, analisar com professores de Matemática dos anos finais possibilidades de ensino da média na perspectiva do Letramento Estatístico. A metodologia de cunho qualitativo inclui a utilização de questionário, entrevista e grupo focal. Realizou-se questionário com 14 professores de Matemática de escolas localizadas em diferentes municípios do estado de Pernambuco e os dados preliminares indicam que a compreensão de média pela grande maioria dos participantes está relacionada à definição de média simples. Além disso, muitos professores não reconhecem as propriedades da média e têm dificuldades em interpretá-la em gráficos estatísticos. Um erro comum apresentado por um quantitativo considerável de professores foi eles reconhecerem a média a partir dos resultados que mais se repetem, destacando a ideia de moda. Também identificou-se que poucos participantes da pesquisa demonstraram compreender o conceito de média móvel. A pesquisa encontra-se em desenvolvimento e esses resultados colocam em evidência a importância de serem exploradas situações diversificadas sobre a média com esses professores a partir de um processo de formação com o foco na perspectiva do Letramento Estatístico. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - IRENE MAURICIO CAZORLA - UESC-BA
Interno - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
Interna - 2132360 - LILIANE MARIA TEIXEIRA LIMA DE CARVALHO
Externo à Instituição - ROBSON DA SILVA EUGÊNIO - UPE
Notícia cadastrada em: 08/06/2022 10:12
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