Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA MARIA BEZERRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIA MARIA BEZERRA DA SILVA
DATA : 15/07/2022
LOCAL: Centro de Educação

A INFLUÊNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NAS CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA DO ESTUDANTE PARA A APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS BÁSICAS E DA MATEMÁTICA DA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

Crenças de Autoeficácia. Metodologias Ativas. Educação em Engenharia.

A inovação na educação em Engenharia envolve o delineamento de uma cultura que se oponha à simples certificação burocrática, com experiências nas quais o estudante tenha uma participação ativa no processo de formação. O cenário forma a seguinte questão da pesquisa: Como as metodologias ativas de aprendizagem influenciam as crenças de autoeficácia dos estudantes de Engenharia, proporcionando o engajamento para a aprendizagem nas Ciências Básicas e da Matemática? O estudo vai ter como contexto as experiências nas turmas da Área Básica de Ingresso em Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco. O objetivo geral é analisar a influência das metodologias ativas no desenvolvimento das crenças de autoeficácia e engajamento dos estudantes para a aprendizagem nas disciplinas das Ciências Básicas e da Matemática. E como objetivos específicos:

investigar como ocorre a participação dos estudantes nas atividades desenvolvidas por meio de metodologias ativas; identificar elementos das metodologias ativas que proporcionam o desenvolvimento das crenças de autoeficácia dos estudantes; e identificar elementos das metodologias ativas que proporcionam o engajamento dos estudantes nas atividades. O referencial utilizado para fundamentar a discussão se pauta na investigação e produção teórica relacionada às crenças de autoeficácia (BANDURA, 1977, 1994, 1997, 2001, 2008), à aprendizagem ativa (BONWELL; EISON, 1991; DEWEY, 1978, 1979a, 1979b; SILBERMAN, 1996) estimulada pelas metodologias ativas de aprendizagem (BERGMANN; SAMS, 2018; MORAN, 2018; VALENTE, 2018) e à educação em Engenharia (BAZZO; PEREIRA, 2019; BRASIL, 2019b; OLIVEIRA; ALMEIDA, 2010). Fundamentada na abordagem qualitativa, como instrumentos de coleta de dados, o planejamento é o de utilizar questionário, escala de autoeficácia e entrevista semiestruturada. A análise e interpretação dos dados serão baseadas nos princípios da análise de conteúdo.

Presidente - 1202339 - SERGIO PAULINO ABRANCHES
Interna - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Externo à Instituição - VANDERLI FAVA DE OLIVEIRA - UFJF
Externo à Instituição - NELSON ANTONIO PIROLA - UNESP