Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIAS PEDRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSIAS PEDRO DA SILVA
DATA : 27/05/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet

DOCUMENTAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM TURMAS DA EJA - CAMPO E A RELAÇÃO COM OS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM

Educação do Campo. Educação de Jovens e Adultos. Educação Matemática Crítica. Abordagem Documental do Didático. Sistema de Documentação. Recursos

A pesquisa tem por objetivo compreender o sistema de documentação de professores que ensinam matemática em turmas da Educação de Jovens e Adultos do Campo e a relação com os ambientes de aprendizagem que eles propõem. Para tanto, nos fundamentamos na Educação Matemática Critica, na Educação do Campo, na Educação de Jovens e Adultos e na Abordagem Documental do Didático. A metodologia de investigação reflexiva nos possibilitou produzir os dados da pesquisa e delinear as seguintes categorias de análise: contexto sociocultural do campesinato local; formação e experiência profissional; os recursos do professor para o ensino remoto e presencial; relação estabelecida pelo professor entre os seus recursos; documentos do professor e sua relação com os ambientes de aprendizagem. Na fase atual do desenvolvimento da pesquisa, produzimos dados com quatro professores em dois momentos: no primeiro, realizamos entrevistas semiestruturadas; solicitamos aos participantes que apresentassem, por meio de uma gravação em áudio e em vídeo, os recursos que dispõem na escola; e que eles produzissem uma representação esquemática dos seus recursos. No segundo momento, observamos a produção, pelo professor, do planejamento de uma aula, bem como a planejada. As análises parciais revelam que  os professores possuem uma diversidade de recursos para o ensino remoto que estão relacionados às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, embora também utilizassem atividades impressas em papel em razão da precariedade do acesso à internet na área rural. Alguns desses recursos são utilizados também no ensino presencial, para além de outros como a lousa, o projetor, atividades lúdicas inidviduais e/ou em grupos e, por vezes, aspectos relacionados às realidades dos estudantes, como os relatos sobre suas atividades profissionais. Os ambientes de aprendizagem propostos pelos professores são associados, predominantemente, às listas de exercícios com referência à matemática pura.

Presidente - 2306894 - IRANETE MARIA DA SILVA LIMA
Interna - 579.194.106-49 - IRACEMA CAMPOS CUSATI - USP
Externa ao Programa - 2131772 - VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA
Externo à Instituição - DILENO DUSTAN LUCAS DE SOUZA - UFJF