O ENSINO HÍBRIDO NA PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Ensino Híbrido, Personalização, Ensino de Biologia, Interatividade, Tecnologia Educacional.
No cenário educacional contemporâneo vivenciamos tempos pandêmico, causado pelo vírus Sars-Cov-2 (Covid-19). A abordagem de ensino híbrido é uma das alternativas para ressignificar o processo de ensino, presente há muitos anos no contexto da educação. A aplicabilidade do ensino híbrido requer a mesclagem da abordagem de ensino na presencialidade e on-line, além do uso de elementos tais como a personalização, interatividade, flexibilidade, tecnologia educacional, conectividade, inovações sustentada e disruptiva, dentre outras potencialidades para o ensino e aprendizagem. O estudo de dissertação tem como objetivo geral relacionar a percepção do ensino híbrido de licenciandos em ciências biológicas na formação inicial com a perspectiva interativa no ensino da biologia no contexto pandêmico. O estudo apoia-se em pesquisadores do ensino híbrido Nessa perspectiva, elencamos como objetivos específicos: 1. Levantar as atitudes e experiências prévias de licenciandos em ciências biológicas na formação inicial a respeito do uso da tecnologia educacional no ensino da biologia; 2. Identificar a percepção de licenciandos em ciências biológicas na formação inicial em relação a personalização e o uso de artefatos digitais, a partir de sua vivência com a abordagem do ensino híbrido. 3. Categorizar a percepção prévia de licenciandos em ciências biológicas na formação inicial em relação a teoria da atividade e saberes docentes no ensino de biologia. Trata-se de um estudo de campo, por isso consideramos a metodologia que mais se adequa aos nossos propósitos é de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, utilização de formulário e entrevistas semiestruturadas ambas em formato on-line, para análise dos dados recorremos ao método indutivo e análise de conteúdo. O resultado perceptível na pesquisa foram que os licenciando em ciências biológicas percebem o ensino híbrido como um concorrente de outras abordagens tais como o ensino remoto e ensino simultâneo. Contudo, os estudantes reconhecem os elementos do ensino híbrido tais como as atividades personalizadas, flexibilidade no processo de ensino, a complexidade e a durabilidade do aumento de atividades e horário atribuído com as tecnologias educacionais, a importância da interatividade no ensino e os saberes da prática docente.