Banca de DEFESA: SUELMA AMORIM DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUELMA AMORIM DO NASCIMENTO
DATA : 26/04/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO:

O ENSINO HÍBRIDO NA PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino Híbrido, Personalização, Ensino de Biologia, Interatividade, Tecnologia Educacional.


PÁGINAS: 124
RESUMO:

No cenário educacional contemporâneo vivenciamos tempos pandêmico, causado pelo vírus Sars-Cov-2 (Covid-19). A abordagem de ensino híbrido é uma das alternativas para ressignificar o processo de ensino, presente há muitos anos no contexto da educação. A aplicabilidade do ensino híbrido requer a mesclagem da abordagem de ensino na presencialidade e on-line, além do uso de elementos tais como a personalização, interatividade, flexibilidade, tecnologia educacional, conectividade, inovações sustentada e disruptiva, dentre outras potencialidades para o ensino e aprendizagem. O estudo de dissertação tem como objetivo geral relacionar a percepção do ensino híbrido de licenciandos em ciências biológicas na formação inicial com a perspectiva interativa no ensino da biologia no contexto pandêmico. O estudo apoia-se em pesquisadores do ensino híbrido Nessa perspectiva, elencamos como objetivos específicos: 1. Levantar as atitudes e experiências prévias de licenciandos em ciências biológicas na formação inicial a respeito do uso da tecnologia educacional no ensino da biologia; 2. Identificar a percepção de licenciandos em ciências biológicas na formação inicial em relação a personalização e o uso de artefatos digitais, a partir de sua vivência com a abordagem do ensino híbrido. 3. Categorizar a percepção prévia de licenciandos em ciências biológicas na formação inicial em relação a teoria da atividade e saberes docentes no ensino de biologia. Trata-se de um estudo de campo, por isso consideramos a metodologia que mais se adequa aos nossos propósitos é de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, utilização de formulário e entrevistas semiestruturadas ambas em formato on-line, para análise dos dados recorremos ao método indutivo e análise de conteúdo. O resultado perceptível na pesquisa foram que os licenciando em ciências biológicas percebem o ensino híbrido como um concorrente de outras abordagens tais como o ensino remoto e ensino simultâneo. Contudo, os estudantes reconhecem os elementos do ensino híbrido tais como as atividades personalizadas, flexibilidade no processo de ensino, a complexidade e a durabilidade do aumento de atividades e horário atribuído com as tecnologias educacionais, a importância da interatividade no ensino e os saberes da prática docente. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Presidente - 1808601 - MARCELO SABBATINI
Externa ao Programa - 2321243 - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
Externo ao Programa - 1826533 - RICARDO FERREIRA DAS NEVES
Notícia cadastrada em: 20/04/2022 17:55
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