Banca de QUALIFICAÇÃO: TARCISIO ROCHA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TARCISIO ROCHA DOS SANTOS
DATA : 29/04/2022
LOCAL: online

MANKALA COLHE TRÊS DIGITAL: processo de produção de uma versão digital do jogo Mankala Colhe Três com o suporte da Engenharia Didático-Informática

Jogo Matemático. Mankala Colhe Três. Desenvolvimento de Softwares Educativos. Transposição Informática. Situações Didáticas. Engenharia Didático-Informática

Com o objetivo de produzir uma versão digital do jogo Mankala Colhe Três, e analisar tal processo de produção, de modo a permitir a ampliação do potencial didático do jogo em relação à sua versão física, a presente pesquisa apresenta uma dupla problemática: a validação do Mankala Colhe Três Digital, que leve em consideração requisitos de produção do software de diversas naturezas, incluindo requisitos epistemológicos, cognitivos, didáticos e informáticos; e a análise do uso da Engenharia Didática Informática (EDI) como fundamentação metodológica de produção do software, tendo em vista que essa metodologia possui originalmente um enfoque especial para o desenvolvimento de softwares de outras naturezas (micromundos), além do fato de que sua atual versão ainda não foi posta em prática em projetos de pesquisa de desenvolvimento de softwares educativos. Deste modo, este trabalho possui tanto um enfoque prático quanto teórico. O jogo Mankala Colhe Três, criado na UFPE no âmbito do projeto “Formação docente: interdisciplinaridade e ação docente – Projeto Rede”, foi concebido para permitir que estudantes do Ensino Fundamental trabalhassem com múltiplos e divisores de um número. O jogo foi objeto de uma pesquisa de mestrado, que, fundamentada na Teoria das Situações Didáticas, buscou investigar o potencial didático do jogo. Tal pesquisa obteve resultados positivos envolvendo análises das interações dos sujeitos, do equilíbrio entre a dimensão lúdica e a intencionalidade didática nas situações de jogo e da mobilização de conhecimentos matemáticos de distintas naturezas. Alguns encaminhamentos futuros desse trabalho foram traçados e, ao considerá-los, acreditamos que a produção de uma versão digital do Mankala Colhe Três que leve em conta, desde sua gênese, tanto a manutenção dos aspectos educativos de sua versão tradicional quanto uma análise minuciosa de novas possibilidades de uso do jogo, considerando, por exemplo, um olhar direcionado aos diversos tipos de usuários (pesquisador, professor, aluno, jogador) e fatores como: a possibilidade de utilização de novas representações, inclusive representações dinâmicas do jogo; a articulação de entre diferentes representações; a possibilidade de fornecimento de feedbacks do meio, que favoreceria o aspecto adidático das situações de jogo; entre outros, conseguirá suprir as limitações apresentadas nas pesquisas anteriores envolvendo o jogo e, seguramente, superar o potencial educativo Mankala Colhe Três, reconstruído por um viés informático.

Presidente - 2318859 - FRANCK GILBERT RENE BELLEMAIN
Interna - 2377374 - ROSINALDA AURORA DE MELO TELES
Externo à Instituição - PERICLES DE LIMA SOBREIRA
Externo à Instituição - RICARDO TIBURCIO DOS SANTOS