A ENGENHARIA DIDÁTICO-INFORMÁTICA NA PROTOTIPAÇÃO DE UMA VERSÃO DIGITAL DO JOGO DO NIM
Jogo do Nim; Jogos Combinatórios; Engenharia Didático-Informática (EDI)
Este projeto faz parte de pesquisa em desenvolvimento do curso de Mestrado Acadêmico em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. O objetivo geral conceber, prototipar e validar uma versão digital do Jogo do Nim em sua modalidade com Uma Pilha, direcionada pelo quadro teórico-metodológico da Engenharia Didático-Informática (EDI). Para isso, foram elencados os seguintes objetivos específicos: (a) Analisar as dimensões cognitiva, didática e epistemológica dos conhecimentos matemáticos envolvidos no processo didático apresentado pelo Jogo do Nim, integrando a ele a dimensão informática, de forma a estabelecer requisitos para o protótipo; (b) Realizar a prototipação e validação da versão digital do Jogo do Nim com Uma Pilha, baseadas no modelo de processo de software proposto pela EDI; (c) Identificar as potencialidades e limitações teórico-metodológicas da utilização do modelo de processo de software desenvolvido por meio da EDI no Jogo do Nim com Uma Pilha. O percurso metodológico será feito a partir dos ciclos “analítico-hipotético” e “hipotético-experimental”, propostos pela EDI. Com isso, será delineado um aporte teórico-metodológico para desenvolver uma versão digital do Jogo do Nim com Uma Pilha.