Banca de DEFESA: RAFAEL MARINHO DE ALBUQUERQUE

DISCENTE : RAFAEL MARINHO DE ALBUQUERQUE
DATA : 31/03/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet

VÍDEOS INTERATIVOS PARA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA ORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL ON-LINE NO ENSINO REMOTO

Vídeos interativos, Aulas assíncronas, Geometria Analítica, Sala de Aula Invertida, Interação.

Vídeos têm sido usados em complemento e, algumas vezes, em substituição às aulas tradicionais, introduzindo uma mudança de paradigma tanto na maneira como os professores ensinam como também na forma na qual os alunos aprendem. Particularmente em ambientes onde se utiliza a metodologia de Sala de Aula invertida ou ainda no ensino remoto, percebe-se o componente fundamental do uso de vídeos como parte da proposta. Como garantir, porém, que essa utilização não repetirá a mesma dinâmica de uma aula tradicional, em que o aluno continua recebendo as informações de forma passiva? Hoje existem plataformas na internet que permitem ao professor adicionar facilmente componentes interativos e até mesmo monitorar as interações dos alunos ao longo do vídeo, como possibilidade de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo construir, experimentar e validar uma orquestração instrumental no ensino remoto elaborada com o uso de vídeos interativos em uma turma de licenciatura, no ensino de projeções ortogonais. A pesquisa se dá em uma perspectiva do ensino remoto, portanto, trata de uma orquestração instrumental on-line.. Um vídeo interativo foi especialmente produzido e utilizado nos momentos de orquestrações instrumentais assíncronas. Para sua elaboração utilizou-se a plataforma gratuita Vizia (https://vizia.co/). Para o momento síncrono da orquestração, foram realizadas atividades de discussão coletiva, visto que não foi possível realizar atividades em grupo. A orquestração instrumental on-line foi vivenciada durante uma disciplina de Geometria Analítica, como atividades do estágio docência na disciplina. Participaram, porém, do estudo 15 dos 60 estudantes, das licenciaturas em Matemática e Física que se voluntariaram a participar da pesquisa, tendo seus dados recolhidos para análise. Dos 15 estudantes, apenas oito interagiram com o vídeo, que compuseram de fato os participantes da pesquisa. Os resultados nos mostram uma resistência para adentrar no trabalho com vídeos interativos, porém nos permitiu gerar uma categorização dos comportamentos dos estudantes na interação com esse tipo de artefato, que vai dos passivos, os de interações seletivas, aos com interação total com as atividades do vídeo.

Interna - 2321243 - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
Externo ao Programa - 1285161 - ROGERIO DA SILVA IGNACIO
Externo ao Programa - 1968638 - VALDIR BEZERRA DOS SANTOS JUNIOR
Presidente - 2131772 - VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA