Banca de DEFESA: FLAVIA ANDREA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FLAVIA ANDREA DOS SANTOS
DATA : 01/04/2022
LOCAL: Recife

O uso das Tecnologias Digitais Móveis na EJA como contribuição à garantia do Direito à Aprendizagem

Educações de Jovens e Adultos. Direito à Aprendizagem. Tecnologias Digitais Móveis na Educação. Tecnologias Digitais Móveis na EJA.

As Tecnologia Digitais Móveis adentram a sociedade criando novos tempos e espaços, redimensionando distâncias, produzindo mudanças culturais, modificando e estimulando novos costumes e práticas sociais. Chega ao campo da educação favorecendo o acesso à informação e à comunicação, propondo contribuir para a construção da aprendizagem e solicitando mudanças das práticas cotidianas da escola. E chega na Educação de Jovens e Adultos trazendo possibilidades e desafios. Este estudo apresentou como objetivo de investigação analisar como o uso das Tecnologias Digitais Móveis contribui à garantia do Direito à Aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos, em sua fase I. Consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e analítico que teve como lócus de investigação a Rede Municipal de Educação do Recife e como sujeitos de pesquisas professores que lecionam na Educação de Jovens e Adultos dessa rede de ensino. Na etapa inicial da pesquisa participaram da investigação 52 professores e na etapa subsequente, de aprofundamento da investigação, participaram 15 dos professores que compuseram a etapa inicial. Para a coleta dos dados, foram utilizados quatro instrumentos, sendo eles: o questionário online, a entrevista onlinesemiestrutura, o diário de bordo e as gravações em vídeos dos Encontros Formativos realizados com os sujeitos da pesquisa. Para a análise dos dados foi utilizado a Análise Temática Reflexiva, e o apoio do Software ATLAS.ti. Por meio da análise dos dados foram desenvolvidos quatro temas de pesquisa: (1) A Compreensão e a Práxis do Direito à Aprendizagem; (2) Encontro Territoriais: as Tecnologias Digitais Móveis e a EJA; (3) Pertencimento Tecnológico; e (4) O Empoderamento Docente e a Concretização das Tecnologias Digitais Móveis na EJA. Entre os resultados da pesquisa, destaca-se a necessidade de ampliação da compreensão de Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Este entendimento, necessita dialogar com as necessidades de aprendizagem do aluno; conversar com a perspectiva da Aprendizagem ao Longo da Vida; e envolver a necessidade de colaborar com a formação do Sujeito de Direito e para o exercício ativo da cidadania. Neste sentido, a contribuição da inserção e uso das Tecnologias Digitais Móveis na Educação de Jovens e Adultos se concretiza como resposta às perspectivas de aprendizagem estabelecidos para esta modalidade de ensino.

Presidente - 1202339 - SERGIO PAULINO ABRANCHES
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Externo à Instituição - IVANDA MARIA MARTINS SILVA - UFRPE
Externa à Instituição - JANE PAIVA - UERJ