PROBABILIDADE SUBJETIVA NO ENSINO MÉDIO: indicadores epistêmicos e o conhecimento de estudantes
educação estatística; letramento probabilístico; probabilidade subjetiva; ensino médio.
A presente pesquisa tem como objetivo investigar os conhecimentos sobre probabilidade subjetiva de estudantes do Ensino Médio à luz dos indicadores epistêmicos. Indicadores esses que foram criados e/ou adaptados dentro de um contexto de letramento probabilístico e sob a teoria do significado subjetivo de
probabilidade. Para responder ao objetivo serão conduzidos dois estudos: uma análise dos livros didáticos utilizados nas turmas participantes e um processo de diagnose. Para análise dos livros, criamos e adaptamos indicadores epistêmicos tanto para o mapeamento das diversas formas que os problemas são apresentados
nos materiais, quanto para elaboração dos problemas do questionário. Para a diagnose, foi elaborado um questionário como instrumento de coleta de dados, que versa sobre diferentes contextos e problemas sobre probabilidade subjetiva.
Posteriormente a aplicação do mesmo, haverá uma entrevista semiestruturada no intuito de investigar as ideias dispostas pelos estudantes na resolução dos problemas. A aplicação se dará em três escolas de Ensino Médio públicas na cidade
de Pesqueira/PE, sendo duas estaduais e uma federal. Resultados parciais das análises dos livros didáticos apontam para uma predominância do entendimento da probabilidade como uma razão, em seu significado clássico. Já o estudo envolvendo a diagnose será conduzido logo após a qualificação deste projeto de dissertação.