ARTICULAÇÃO ENTRE A FORMA ALGÉBRICA E A FORMA GEOMÉTRICA DO OBJETO RETA UTILIZANDO O SOFTWARE FUNCTION STUDIUM
Articulação. Forma Algébrica. Forma Geométrica. Registros de Representações Semióticas. Reta.
Esta pesquisa tem por objetivo principal, analisar como estudantes da 3ª série do ensino médio realizam a articulação entre a forma algébrica e a forma geométrica do objeto reta, dispondo-se do software Function Studium como ferramenta mediadora desse processo. Para contemplar o objetivo previamente exposto, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: (a) Investigar as dificuldades apresentadas pelos estudantes da 3ª série do ensino médio ao realizarem a articulação entre a forma algébrica e a forma geométrica do objeto reta. (b) Compreender as implicações do software Function Studium sobre a articulação entre a forma algébrica e a forma geométrica do objeto reta. (c) Discutir sobre a utilização do software Function Studium como ferramenta mediadora em relação à articulação entre a forma algébrica e a forma geométrica do objeto reta. (d) Analisar criticamente as contribuições e as limitações do software Function Studium quanto à articulação entre a forma algébrica e a forma geométrica do objeto reta, na perspectiva de, guardada as devidas proporções do uso do termo, citar requisitos para possíveis modificações dentro desse ambiente. O quadro teórico é constituído pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), proposta por Duval, que dará embasamento ao nosso estudo. Nessa perspectiva, realizamos uma análise prévia em relação ao objeto reta, à luz da Engenharia Didático-informática (EDI), com inspiração nas suas dimensões epistemológica, didática, cognitiva e informática. Com isso, percebemos a necessidade de propor uma sequência de ensino utilizando como ferramenta mediadora o software Function Studium, levando em consideração nosso aporte teórico e os estudos preliminares realizados, a qual posteriormente aplicaremos e analisaremos os dados obtidos.