Banca de DEFESA: PATRÍCIA BENEVIDES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRÍCIA BENEVIDES DE OLIVEIRA
DATA : 13/04/2022
LOCAL: online

MODELIZAÇÃO DO TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO PARA O AMBIENTE MICROMUNDO SOB A ÓTICA DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIÁTICO

Micromundo. Teorema Fundamental do Cálculo. Praxeologia. T4TEL. Engenharia Didático-Informática. Teoria Antropológica do Didático.

O Teorema Fundamental do Cálculo tem uma dada relevância histórica devido à relação inversa que existe entre os processos de integração e derivação, originários dos problemas de quadratura e tangente que permearam as mentes de diversos matemáticos. No entanto, seus conceitos são ensinados geralmente de forma independente, o que pode ser a causa de alguns obstáculos durante a aprendizagem. Os softwares educativos apresentam-se como ambientes valiosos para a exploração do ensino desses objetos ao considerar que as atividades abordem questões problemáticas que ajudem a mobilizar os conceitos e processos matemáticos durante a interação. Com os micromundos, por exemplo, é possível resolver muitos problemas por meio da interação dinâmica entre o sujeito e os objetos por meio de suas ferramentas e dos feedbacks recebidos.  A questão inicial que surgiu para nós foi relativa às práticas de ensino sobre o teorema fundamental quando o software educativo é colocado em jogo. Para fundamentar o nosso percurso metodológico, decidimos escolher a Teoria Antropológica do Didático, que ajuda a organizar o saber por meio das praxeologias, e a Engenharia Didático-Informática com o seu modelo de processo de desenvolvimento de software educativo. O objetivo foi criar um modelo praxeológico para a análise de micromundos para o ensino do Teorema Fundamental do Cálculo. Com as análises dos dados parciais já foi possível identificar alguns requisitos de micromundo com base nas dimensões didática, cognitiva, epistemológica e informática e organizar a praxeologia presente em três livros de Cálculo que abordam sobre o teorema fundamental. Os próximos passos serão para conhecer as praxeologias constituídas por professores de Cálculo e criar o modelo praxeológico para a análise de micromundos.

Externo à Instituição - AFONSO HENRIQUES - UESC-BA
Presidente - 2318859 - FRANCK GILBERT RENE BELLEMAIN
Externo à Instituição - MARCUS BESSA DE MENEZES - UFCG
Externa à Instituição - MARILENA BITTAR - UFMS