DOCUMENTAÇÃO DO PROFESSOR AO DESENVOLVEREM CENÁRIOS DE APRENDIZAGENS PARA O USO DO JOGO FUNÇÃO RESGATE: um percurso metodológico experimental
Abordagem Documental do Didático; função matemática; jogos; recursos
Esta pesquisa se insere na problemática da documentação de professores ao desenvolverem cenários de aprendizagem com o uso de um jogo para o ensino e a aprendizagem de funções. Como objetivo geral, buscamos caracterizar a documentação do professor de matemática durante a concepção de cenários de aprendizagens que relacione o lúdico e o didático em situação de ensino de funções matemáticas por meio do jogo Função Resgate e seu Guia Didático-pedagógico. Elaboramos um percurso metodológico com base na Metodologia Reflexiva própria da Abordagem Documental do Didático - ADD (GUEUDET; TROUCHE, 2009) e nos princípios norteadores de Cenários de Aprendizagem (MATOS, 2014). Nesta pesquisa, investigaremos as ações a partir de momentos antes e durante o desenvolvimento de cenários de aprendizagens a partir do jogo Função Resgate e o seu Guia Didático-pedagógico. Buscaremos identificar os recursos e esquemas que ele mobiliza para apoiar o seu desenvolvimento profissional. Este processo dá origem ao que se chama de trabalho documental do professor. Os cenários de aprendizagem em ambientes educativos enriquecidos com tecnologias digitais, promovem o desenvolvimento de competências relacionadas à colaboração, pensamento crítico e criatividade, sendo uma ferramenta útil para estimular novas estratégias criativas de pensar para relacionar os conhecimentos pedagógicos, tecnológicos e de conteúdo. Um contrato metodológico será estabelecido entre os participantes da pesquisa para ajustar de forma conjunta o dispositivo de coleta de dados. Utilizamos também técnicas do design participativo, o brainstorming e o braindraw no intuito de minimizar as limitações na elicitação de requisitos apresentados no contrato metodológico, nas etapas da pesquisa. Foi elaborada uma grade de análise estruturada na metodologia reflexiva. A hipótese é que a solicitação de um mapeamento dos elementos da atividade do professor sobre seu próprio trabalho documental no desenvolvimento do cenário de aprendizagem irá estimular sua reflexão e lhe permitirá entender melhor sobre si mesmo, e na melhor forma de escolher e estruturar seus próprios recursos. Esses dados poderá nos revelar: a organização e estrutura sua gênese documental inicial na apropriação de um novo recurso e sob ele, pensar em possibilidades de uso; entender possíveis evoluções das gêneses documentais dos professores; como o professor integra novos elementos ao desenvolver cenários de aprendizagens; subsídios para designers, desenvolvedores programadores, entre outros profissionais, desenvolverem recursos dessa categoria e entendendo como professores se apropriam, e desenvolve atividades para o uso em sala de aula.