Banca de DEFESA: NAHARA MORAIS LEITE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NAHARA MORAIS LEITE
DATA : 04/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Via Webconferência
TÍTULO:

HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL: POSSIBILIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologias Digitais; História em Quadrinhos Digital; Professores de
Matemática; Construção de HQs Digitais; Ensino de Geometria.


PÁGINAS: 156
RESUMO:

A nossa sociedade está fortemente influenciada e marcada pela inserção das
Tecnologias Digitais que por meio delas transformam nossa maneira de pensar, agir e sentir,
como também, as formas de comunicar e adquirir conhecimento. E nos dias atuais,
entendemos que o maior desafio encontrado pelos professores não é a falta de recursos
tecnológicos, pois todos os dias surgem novos aparatos tecnológicos, mas o fato de tais
docentes não terem uma formação tecnológica que favoreça a sua prática docente. As
Histórias em Quadrinhos (HQs), assim como outros meios de comunicação e artes, estão
sofrendo mudanças e adaptações diante da convergência digital. Atualmente, a produção de
Quadrinhos digitais está evoluindo, vai desde os mais simples, transposição literais de suas
versões impressas para a tela, até aquelas que investem em recursos multimidiáticos de alta
complexidade. Por isso, o presente estudo objetivou em analisar o uso de História em
Quadrinhos Digital (HQD) no ensino de Geometria do Ensino Fundamental. O referencial
teórico desta pesquisa está fundamentado nas seguintes temáticas: a Cultura Digital e suas
influências das Tecnologias Digitais na Educação (KENSKI, 2007; MORAN, 2004;
CASTELLS, 2007), o uso de tecnologias na formação continuada do professor de Matemática
(NACARATO, 2006; IMBERNÓN, 2010; KENSKI, 2008; SANDES; MOREIRA, 2018), as
Tecnologias Digitais no ensino de Geometria. Como também, a origem das HQs e suas
influências no Brasil e no mundo (VERGUEIRO; RAMOS e CHINEN, 2013; MOYA, 1993),
as HQs no ambiente educacional (VERGUEIRO; RAMOS, 2020; NETO; SILVA, 2015)
juntamente com as influências nos recursos digitais (VIANNA; SETTON, 2004; SILVA,
2015; FRANCO, 2009; MCCLOUD, 2006). Além de abordar os elementos essenciais para
construção de uma HQs (EISNER, 2010; 1989; SOUZA, 2015). Este estudo caracteriza-se
como pesquisa-formação e tem natureza qualitativa, e como ponto de partida dividiu-se em
três etapas: curso de formação para professores de Matemática da Educação Básica, no qual
utilizou como instrumento de coleta de dados questionários e a observação-participante, em
seguida, análise do processo de formação no qual foram coletados os dados por meio de
entrevistas semiestruturada e a proposta didática do uso de HQD na sala de aula pelos
professores de Matemática, e por fim, a construção de HQD pelos alunos dos professores de
Matemática abordando o conteúdo de Polígonos e como instrumento de coleta de dados será
analisado os materiais produzidos, baseado na análise de conteúdo (BARDIN, 2011).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ABIGAIL FREGNI LINS - UFPB
Presidente - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Interna - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Interna - 1743037 - THELMA PANERAI ALVES
Notícia cadastrada em: 07/02/2022 09:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04