Banca de DEFESA: EWELLEN TENORIO DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EWELLEN TENORIO DE LIMA
DATA : 21/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet (Webconferência)
TÍTULO:

COMBINATÓRIA, PROBABILIDADE E SUAS ARTICULAÇÕES NO CURRÍCULO DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: o que é prescrito, o que é apresentado e o que se pode fazer?


PALAVRAS-CHAVES:

Combinatória; Probabilidade; Articulações; Anos Finais; Currículo.


PÁGINAS: 134
RESUMO:

A presente pesquisa teve por objetivo investigar Combinatória, Probabilidade e suas
articulações em currículos prescritos e apresentados aos Anos Finais do Ensino
Fundamental, visando a construção de uma proposta que favoreça o ensino de ambas
as áreas. A mesma foi estruturada em três estudos que envolveram, à luz dos
diferentes referenciais teóricos adotados: 1) a análise de documentos oficiais nacionais
e do estado de Pernambuco para identificar se e como estão prescritos os trabalhos
com as áreas da Matemática investigadas e suas articulações; 2) a análise de coleções
de livros didáticos de Matemática voltados à etapa da escolarização em questão para
analisar como o trabalho com essas áreas da Matemática é apresentado ao professor
nesse material curricular, além de se e como aparecem articulações entre as mesmas;
e 3) a construção de um material direcionado ao professor, sendo este um produto da
tese que consiste em orientações gerais e um conjunto de problemas articulados,
visando o desenvolvimento dos raciocínios combinatório e probabilístico de estudantes
dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os Estudos 1 e 2 apontaram que a
Combinatória tem ganhado menos espaço que a Probabilidade, tanto no currículo
prescrito quanto no currículo apresentado. No que diz respeito às duas áreas, foram
identificadas lacunas referentes ao trabalho com problemas variados que possibilitem a
ampla compreensão dos conceitos, bem como a apropriação e uso de diferentes
representações simbólicas que se adequem, também, ao nível de escolarização e de
dificuldade dos problemas a serem trabalhados nos Anos Finais. Percebeu-se que os
currículos prescrito e apresentado possibilitam articulações a partir de representações
em comum e também de contextos aleatórios únicos que exploram situações
combinatórias e probabilísticas, ainda que de maneira não intencional. Nesse sentido, o
Estudo 3 propõe um conjunto de problemas compostos por oito blocos, visando
aprofundar a articulação entre Combinatória e Probabilidade a partir do trabalho com os
diferentes tipos de problemas defendidos pelos aportes teóricos adotados, trazendo,
ainda, orientações ao professor no sentido de explorar a importância do
desenvolvimento dos raciocínios em questão. Dessa maneira, o trabalho de tese pode
contribuir tanto para o campo de estudos da Educação Matemática, quanto diretamente
para o ensino de Combinatória e de Probabilidade (valorizando as relações e possíveis
articulações entre essas áreas da Matemática) na Educação Básica, oferecendo
possibilidades para que o professor possa enriquecer sua prática e defendendo, ainda,
que desde os primeiros anos da escolarização e em anos posteriores os estudantes
são capazes de iniciar e ampliar o desenvolvimento de seus raciocínios combinatório e
probabilístico.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1134527 - ANA COELHO VIEIRA SELVA
Externa à Instituição - EDDA CURI - UNICRUZ
Interno - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
Externo à Instituição - LEANDRO DE OLIVEIRA SOUZA - UFU
Presidente - 384660 - RUTE ELIZABETE DE SOUZA ROSA BORBA
Notícia cadastrada em: 01/02/2022 15:18
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