Banca de DEFESA: EDUARDA FERNANDA DA COSTA PONTES

DISCENTE : EDUARDA FERNANDA DA COSTA PONTES
DATA : 15/03/2022
LOCAL: Video conferência

UMA COMPOSIÇÃO DE ORQUESTRAÇÕES INSTRUMENTAIS DE FORMAÇÃO SOBRE SALA DE AULA INVERTIDA

Orquestração Instrumental. Metaorquestração Instrumental. Sala de Aula Invertida. Formação de Professores.

Esta pesquisabuscou construir, experimentar e validar uma composição de Orquestrações Instrumentais de Formação On-line sobre a Sala de Aula Invertida (SAI) para licenciandos de matemática. Partiu-se da seguinte questão de pesquisa: Como construir uma formação de professores, constituída por uma composição de Orquestrações Instrumentais, para proporcionar conhecimento aos licenciandos em torno da Sala de Aula Invertida? Os fundamentos da pesquisa foram divididos em três blocos. O primeiro traz à tona a concepção de metodologias ativas, com enfoque na sala de aula invertida. O segundo aborda a questão da formação de professores, mais especificamente a formação complementar de professores. E, no último, constrói-se a noção de Orquestração Instrumental de Formação On-line, a partir de seis construtos chaves, as noções de situação e esquema, a de gênese instrumental, a Orquestração Instrumental, incluindo a noção de performance didática, a Metaorquestração Instrumental e a Orquestração Instrumental on-line (OI on-line). A metodologia teve por base a construção de uma composição com três OI on-line, com o intuito de promover uma discussão teórica-prática-reflexiva acerca da SAI. As Orquestrações Instrumentais pensadas trazem descrição da configuração didática e modo de execução, seguindo o design proposto na Metaorquestração Instrumental. A performance da OI de formação on-line foi realizada como formação complementar para estudantes de licenciatura. Ao final, dois estudantes compuseram os participantes da pesquisa. A performance didática da composição de orquestração foi gravada por meio de gravação das vídeo-conferências. Serviram de dados também documentos construídos ao longo da formação e diários de bordo, feitos a partir das observações da formadora. Os dados coletados seguiram uma análise microgenética, baseando-se em Meira, com descrição das suas etapas. Os resultados nos mostram que as orquestrações instrumentais desenvolvidas conseguiram proporcionar conhecimento acerca da SAI, bem como do seu planejamento, mas, apesar disso, evidenciaram que ainda há uma comparação significativa entre o método tradicional e outros métodos de ensino. Aponta-se a necessidade de mais formações que apresentem esses métodos, como forma de ampliar o conhecimento dos professores ou dos futuros, mas também no sentido de proporcionar que os alunos estejam sempre no centro desse processo.

Presidente - 2131772 - VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA
Interna - 2321243 - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
Externa à Instituição - ROSILANGELA MARIA DE LUCENA SCANONI COUTO - UFPE
Notícia cadastrada em: 31/01/2022 11:48