Banca de DEFESA: PAULO BENTO ALVES

DISCENTE : PAULO BENTO ALVES
DATA : 23/02/2022
LOCAL: Video conferência

PLANIFICAÇÕES DE SÓLIDO GEOMÉTRICOS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO DA GÊNESE INSTRUMENTAL  DE ESTUDANTES

Orquestração Instrumental, Geogebra, visualização, artefatos simbólicos

Essa pesquisa tem por objetivo caracterizar a gênese instrumental do estudante sobre planificação de sólido geométrico, no ensino remoto, quando exploram artefatos simbólicos incluídos em tecnologias digitais na resolução de problemas contextualizados. Foi no cenário das aulas remotas, em tempos de pandemia, que a pesquisa se desenvolveu. Neste ambiente virtual de estudo, buscamos compreender como o estudante desenvolve sua gênese instrumental ao utilizar o Software Geogebra para resolver situações com planificação de sólidos geométricos. O quadro teórico é composto pela noção de Esquemas de Gérard Vergnaud, a Abordagem Instrumental de Pierre Rabardel, metodologicamente utilizamos a Orquestração Instrumental de Luc Trouche, a Orquestração Instrumental Online de Gitirana e Lucena e a Planificação de Sólido Geométrico (composição do estudo da geometria espacial). Os participantes da pesquisa foram quatro alunos do segundo ano médio de uma escola pública estadual de Pernambuco. Eles vivenciaram três encontros remotos com estudos voltados à compreensão da geometria espacial no dia a dia e a solução de situações com o uso do Software Geogebra. A metodologia desta pesquisa compôs quatro Orquestrações Instrumentais Online: modelo teórico que tem por objetivo contribuir com a construção de abordagens em um ambiente remoto rico em tecnologias digitais, assim como, facilitar a ocorrência da gênese instrumental dos estudantes. Ao compreender o desdobramento da gênese instrumental de estudantes em aulas remotas com artefatos simbólicos incluídos em tecnologias digitais, esperamos contribuir com o estudo científico voltado à aprendizagem da geometria espacial em ambiente virtual e impulsionar o ensino da matemática por meio das tecnologias digitais.

Externa à Instituição - CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR - PUC - SP
Interno - 2891219 - JOSE IVANILDO FELISBERTO DE CARVALHO
Externa à Instituição - ROSILANGELA MARIA DE LUCENA SCANONI COUTO - UFPE
Presidente - 2131772 - VERONICA GITIRANA GOMES FERREIRA