Banca de DEFESA: ISABEL PAULINE LIMA DE BRITO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABEL PAULINE LIMA DE BRITO
DATA : 28/03/2022
HORA: 16:00
LOCAL: videoconferência, devido à Pandemia do Covid-19
TÍTULO:

CARTOGRAFIA DO ENGAJAMENTO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: uma relação de contextos rizomáticosda jornada profissional acadêmica


PALAVRAS-CHAVES:

 Cartografia, Engajamento Docente, Educação Superior, Contextos, Análise Textual Discursiva,


PÁGINAS: 188
RESUMO:

Diante da necessidade de entender como o professor se sente em relação a seu trabalho, da possibilidade de dar voz a esse profissional que anda tão desgastado e até desvalorizado em nosso país e buscando dados que respondam a questão norteadora desse projeto de como diferentes contextos e fatores internos e externos influenciam o engajamento (ou não) de docentes da educação superior, temos como objetivo principal cartografar o engajamento docente a partir dos contextos diferenciados de educação superior. Partindo desse questionamento mais geral, trabalhamos com outras perguntas que também direcionam nossa pesquisa: o que significa engajamento docente no contexto da educação superior? Qual a relação desse(s) engajamento(s) (ou não) com os contextos e fatores internos e externos em que os docentes se encontram inseridos? Existem dimensões ou níveis de engajamento docente? Que tipos de fatores pessoais favorecem (ou não) o engajamento dos professores? Tais questionamentos nos levam aos nossos objetivos específicos que são: (1) Classificar o significado de engajamento docente para professores da Educação superior. (2) Analisar como fatores internos e externos influenciam o contexto da atuação docente dos participantes da pesquisa (3) Relacionar engajamento docente, contextos e uso das TDICs que influenciam no engajamento docente na educação superior, (4) Identificar fatores da trajetória acadêmica/profissional que influenciam no engajamento docente na educação superior.Para isso, escolhemos um desenho metodológico que envolve tanto os objetivos traçados como também é modelo principal de pesquisa que é a cartografia. Trata-se então de um trabalho de natureza básica, em abordagem qualitativa e exploratória de acordo com os objetivos traçados. Uma pesquisa-intervenção com análise textual discursiva dos dados obtidos com a cartografia e com instrumentos específicos de acordo com cada objetivo como entrevistas não estruturadas, questionário e mapeamento de jornada educacional com narrativa gráfica e textual.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2321243 - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
Interno - 1808601 - MARCELO SABBATINI
Externa à Instituição - CRISTIANE LUCIA DA SILVA - IFPE
Externo à Instituição - ERNANDES RODRIGUES DO NASCIMENTO
Externa à Instituição - MARIANA VALOIS SOUTO-MANNING
Notícia cadastrada em: 21/01/2022 15:35
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