ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: LITERATURA INFANTIL E HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS
Educação Estatística. Literatura Infantil. História em Quadrinhos. Letramento Estatístico. anos iniciais
Acreditamos que a literatura infantil e a história em quadrinhos são recursos com grande potencial pedagógico para a aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O professor pode utilizar esses recursos em diversas disciplinas permitindo um trabalho interdisciplinar e contextualizado.
Entretanto, através de uma revisão da literatura, constatou-se que existem poucos estudos que trazem uma abordagem de livros literatura infantil para o ensino e aprendizagem de Estatística e com o uso de histórias em quadrinhos, nenhum artigo foi encontrado que envolvesse conceitos estatísticos.
A pesquisa deve ser o eixo do ensino aprendizagem de Estatística como argumentam Guimarães e Gitirana (2013). Assim, nossa proposta abrange o desenvolvimento do ciclo investigativo que envolve a definição dos objetivos a serem investigados, o levantamento de hipóteses, a definição da amostra, coleta e classificação dos dados, sistematização dos dados em gráficos e/ou tabelas, análise, conclusão e novos questionamentos surgem levando a novas pesquisas, caracterizando-se, então, como um ciclo.
Desse modo, configura-se a problemática de investigação da dissertação a seguinte questão: Como o uso de diferentes recursos pedagógicos (literatura infantil e história em quadrinhos) pode favorecer no processo de ensino e aprendizagem de Estatística em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para tal, desenvolvemos um processo interventivo utilizando literatura infantil e histórias em quadrinhos (HQs) para a compreensão do ciclo investigativo por alunos do 5º ano os quais foram analisados e comparados, buscando ver a viabilidade e adequação dos mesmos.
Observamos que os alunos que a princípio apresentavam dificuldades relacionadas a conceitos estatísticos, a partir da vivência de duas pesquisa em sala passaram a compreender a sua função, aprenderam sobre as diferentes fases do ciclo e, muito animados elaboraram novas pesquisas que gostariam de realizar. A aprendizagem se deu forma equitativa nas quatro turmas, independente do gênero literário utilizado nas intervenções. A mediação da pesquisadora foi fundamental no sentido de levar os alunos a aprendizagem do ciclo investigativo e na promoção da autonomia deles.