Banca de DEFESA: AMANDA REGINA DOS SANTOS ANDRADE

DISCENTE : AMANDA REGINA DOS SANTOS ANDRADE
DATA : 08/03/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet (Webconferência)

O ENSINO DE ESTATÍSTICA POR PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DOS ANOS INICIAIS

Educação de Jovens e adultos; Ciclo Investigativo; Educação Estatística; Professores.

Pesquisas propostas nas escolas podem ser um modo de contribuir com o desenvolvimento da autonomia dos cidadãos e pode ser uma maneira de ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Assim, temos como objetivo analisar o que dizem professores de Educação de Jovens e Adultos sobre suas práticas para o processo de ensino de pesquisa estatística. Mais especificamente buscamos analisar o conhecimento de conceitos estatístico do ciclo investigativo de pesquisa estatística de professoras de Eja dos anos iniciais; o que as professoras dizem sobre suas práticas didáticas para o ensino do ciclo investigativo de pesquisa estatística e comparar o conhecimento estatístico com o que dizem sobre suas práticas. Para cumprir esse objetivo realizamos entrevistas com 10 (dez) professoras da EJA de escolas municipais da Região Metropolitana de Recife do Modulo 3, turmas com equivalência ao 4º ou 5º ano do ensino regular. Foi elaborado um roteiro para traçar o perfil das professoras e seu conhecimento conceitual e didático para o ensino de estatística. Todas as entrevistas foram gravadas pela plataforma Google Meet. Foi observado que as professoras apresentam dificuldades com conceitos estatísticos, principalmente a construção de gráficos. Elas acreditam que os alunos de Eja tem muitas dificuldades para aprender e a estatística é difícil e por isso precisa ser ensinada bem devagarinho com situações bem simples, o que se configura como um equívoco. Acreditamos ser imprescindível a realização de processos de formação inicial e continuada  sobre o ensino aprendizagem de estatística que permitam de fato os alunos serem cidadãos.

Presidente - 1121255 - GILDA LISBOA GUIMARAES
Interna - 2357016 - CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA
Externa à Instituição - MILKA ROSSANA GUERRA CAVALCANTI
Notícia cadastrada em: 21/01/2022 10:46