Banca de DEFESA: LEONARDO DE ALBUQUERQUE MORAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONARDO DE ALBUQUERQUE MORAES
DATA : 17/01/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Via Webconferência
TÍTULO:

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: USO E PERCEPÇÕES DOS DOCENTES


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Tecnologias digitais. Professor de Inglês. Aulas de Inglês.


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Partindo do princípio que as tecnologias estiveram presentes no ensino e aprendizagem da
Língua Inglesa, desde o advento do CALL - Computer Assisted Language Learning, nos anos
50 e 60, este trabalho procurou identificar de que forma as tecnologias têm sido utilizadas
hoje em sala de aula. Temos a especificidade das aulas observadas serem de crianças e
adolescentes pois é um ponto importante analisar como seria este uso das tecnologias com
este público que está mergulhado no uso delas. O objetivo desta pesquisa foi analisar o uso
pedagógico das tecnologias digitais nas aulas de Língua Inglesa em diferentes contextos de
ensino. Para atingirmos esse objetivo elaboramos três objetivos específicos, que são: 1)
Identificar o percurso de formação dos professores de Língua Inglesa para o uso das
tecnologias digitais em sala de aula; 2) Descrever as estratégias e materiais que são utilizados
pelo professor em sala de aula ; 3) Descrever alguns aspectos observados em sala como
comportamento dos alunos, forma de uso das tecnologias, exigência da escola para uso de
tecnologias e a concepção de inovação em aula na visão do professor. Para atingirmos estes
objetivos utilizamos uma abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa descritiva, , cuja técnica
utilizada para a coleta de dados foi a observação sistemática em sala de aula e foi utilizada
também o instrumento de coleta de dados para a realização de entrevistas com os professores.
A pesquisa foi não participante, pois o pesquisador assistiu às aulas sem participar delas,
apenas observando e tomando notas. Procurando dialogar com trabalhos recentes e de
temática semelhante fizemos também uma revisão sistemática da literatura utilizando como
banco de dados a BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações). Este portal possui 124
universidades brasileiras e proporciona acessibilidade irrestrita aos estudos através dos
repositórios de origem. Em relação aos autores, este trabalho se baseou em Levy (1999),
Moran(2006), Kensky (2007,2012,2013), Prensky (2001), Pinto (2005) no que tange ao uso
das tecnologias digitais entre outros autores. Em relação ao aprendizado do idioma Inglês,
com tecnologias digitais, este trabalho se orientou baseado em
Paiva(1997,2005,2009,2010,2012,2013), Leffa (1999,2006,2012,2013), Brewler,Ellis e Girard
(2004), Betcher e Lee (2009) e outros autores. Os resultados apontaram que nem todos os
professores possuem formação em Letras Português-Inglês; em relação ao domínio da
tecnologia, eles estão em sua maioria na faixa intermediária; em relação a apropriação das
tecnologias digitais, muitos do professores tiveram treinamento nas escolas onde ensinam
para o domínio das tecnologias; Apesar de a maior parte das escolas oferecerem os artefatos
tecnológicos, foram utilizadas também não tecnologias não digitais; Não encontramos muitas
diferenças nas estratégias de aula adotadas; Para os professores, as tecnologias digitais, de
forma geral, motivam os alunos e conseguem fazer com que os alunos aprendam melhor.
Apesar desta resposta, a maioria dos professores acha que ela não é essencial para se aprender
o idioma Inglês; Professores também apontaram algumas dificuldades no uso das tecnologias
digitais que podem ser de ordem política, técnica e pedagógica; As escolas também
incentivam o uso das tecnologias digitais no qual para algumas é obrigatório; e por fim, o
professor deu o seu conceito de inovação em sala de aula, no qual encontramos uma
associação com o uso de novos artefatos ou com uma nova abordagem pedagógica.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1721820 - ANA BEATRIZ GOMES PIMENTA DE CARVALHO
Externa à Instituição - IVANDA MARIA MARTINS SILVA - UFRPE
Interna - 1229033 - PATRICIA SMITH CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 14/01/2022 15:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10