Banca de DEFESA: MARIA HELENA CAVALCANTI DA SILVA BELCHIOR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA HELENA CAVALCANTI DA SILVA BELCHIOR
DATA : 23/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEOCONFERENCIA DEVIDO À PANDEMIA DO COVID 19
TÍTULO:

Engajamento estudantil na produção de tecnologia social no ensino médio integral e integrado à educação profissional


PALAVRAS-CHAVES:

Engajamento estudantil. Tecnologia social. Ensino médio integrado. Guia de
turismo.


PÁGINAS: 188
RESUMO:

Esta pesquisa de tese, apresentada ao Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica da Universidade Federal de Pernambuco, vincula-se ao grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa e Prática - Educação, Metodologias e Tecnologias – LAB EDUCAT. Foi construída a partir dos pilares: engajamento estudantil, tecnologia social e ensino médio integral e integrado à educação profissional. Parte da perspectiva da integração das transformações sociais oriundas da produção de tecnologia social à escola. O estudo traz como pressuposto ainda que a difusão da tecnologia social é um vetor capaz de induzir o engajamento dos estudantes, a partir das múltiplas concepções de saberes derivadas dos sujeitos e de suas repercussões nas aprendizagens geradas. Tem como lócus de estudo a Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra Lins, situada no município de Igarassu, Pernambuco, e como sujeitos de pesquisa estudantes do ensino médio integrado à educação profissional em Guia de turismo. Seu objetivo geral é investigar como a produção de tecnologia social influencia no engajamento dos estudantes no ensino médio integrado à educação profissional em guia de turismo. Referente aos procedimentos metodológicos, os definimos enquanto uma pesquisa de natureza essencialmente qualitativa, de gênero prático e exploratória. Também nos utilizamos das pesquisas documentais e bibliográficas. Empregamos múltiplos meios para o recolhimento dos dados no campo de investigação realizando a análise dos mesmos através do método da análise dos conteúdos, com base nas categorias e subcategorias temáticas geradas à luz dos referenciais teóricos estudados. Verificamos a presença das dimensões do engajamento estudantil discutidas na literatura acerca do construto no curso da produção de tecnologia social, sendo estas refletidas através de indicadores do engajamento dos estudantes, tais como: colaboração, protagonismo, trabalho em equipe e autonomia. Também foi realçado o engajamento dos discentes
relacionando-o à habilitação técnica de nível médio em guia de turismo, o que configurou um engajamento proveniente dos contextos originários da educação profissional e tecnológica vivenciada. Salientamos que a busca pela promoção de cenários de aprendizagens nos quais a tecnologia social sirva enquanto um elo entre a escola e a sociedade configura-se enquanto instrumento de participação ativa do estudante, sendo esta refletida em seu engajamento. Em seu processo contínuo de (re) construção de saberes, os estudantes poderão reconhecer em seu próprio território um local de produção de tecnologia social, condizente à sua realidade e aos
seus sujeitos, assim como espaço de vivências da sua futura atuação profissional. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2321243 - MARIA AUXILIADORA SOARES PADILHA
Interno - 1808601 - MARCELO SABBATINI
Externa ao Programa - 1718231 - LUCIANA ARAUJO DE HOLANDA
Externo ao Programa - 1755357 - SERGIO RODRIGUES LEAL
Externo à Instituição - ERNANDES RODRIGUES DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 14/01/2022 11:47
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